3º ENCONTRO DA ARTICULAÇÃO 19-04-2022

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

DE ITAMARAJU

 

                  Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO – 2022

 

                COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

               ARTICULADOR: Uelcineia Jeamonod da Cruz

               DATA: 19 / 04 / 2022

               HORÁRIO: 08:00h às 11:30h (matutino)

                   13:30h às 17:00h (vespertino)

                                                                                                                                                                                    

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração/ Texto sobre Entusiasmo

 

Após a mensagem, fazer uma breve reflexão e entregar a caixinha de remédio personalizada simbolizando o ante choro.

 

2º Momento: Avaliação diagnóstica

Esse momento os professores deverão preencher as fichas diagnósticos, calculando uma média geral para os critérios avaliados no decorrer da aplicação das sequências didáticas trabalhadas, dessa maneira construirá um perfil para as turmas colaborando para a construção do Planejamento anual. Fazer a leitura dos resultados em grupo, apresentar aos demais professores e abrir espaço para pontuarem outras situações que não foram apresentadas.

3º Momento: Seleção de habilidades e objetos de conhecimento essenciais - flexibilização curricular - recuperação da aprendizagem

Em grupo selecionar as habilidades prioritárias que serão desenvolvidas ao longo do ano.

4º Momento: Intervalo

5º Momento: Elaboração da 4ª Sequência Didática

Os grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação ponto por ponto, após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para as intervenções.

Tema: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento

6º Ano:

Subtema: A afetividade no espaço geográfico.

Objetos de Conhecimento:  Identidade socioculturais.

Habilidades:

(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos.

(EF06GE03IT) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de Itamaraju.

 

7º Ano:

Subtema: Escola lugar de conhecimento geográfico.

Objetos de Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil.

 

Habilidades:

  (EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju.

 (EF07GE01) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

   (EF07GE01BA) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil e da Bahia.

   (EF07GE01IT) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil, da Bahia da microrregião geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do município de Itamaraju.

 

8º Ano:

Subtema: A escola conduz o conhecimento sobre a geografia.

Objetos de Conhecimento: Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais.

Habilidades:

 (EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

 (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

EF08GE01IT) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

 

9º Ano:

Subtemas: Construindo conhecimento e afetividade na Geografia

Objetos de Conhecimento: A Hegemonia Europeia na Economia, Política e na Cultura.

Habilidades:

 

(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE01BA) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares, destacando a repercussão no território brasileiro e no baiano.

Sugestões:

Habilidades a serem trabalhadas para alfabetizar

 

·       Identificar informações explícitas em um texto;

·       Ler frases;

·       Ler palavras;

·       Identificar o propósito comunicativo de um texto;

·       Inferir o tema de um texto;

·       Comparar textos que se referem a um mesmo fato ou a um mesmo assunto;

·       Inferir informações em um texto que conjuga linguagem verbal e não verbal;

·       Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;

·       Distinguir fato de opinião em um texto;

·       Reconhecer recursos de coesão referencial em um texto;

·       Reconhecer relações lógico-discursivas presentes em um texto.

 

 

 

 

 

 

 

                                Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário