SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE ITAMARAJU
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO – 2022
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
ARTICULADOR:
Uelcineia Jeamonod da Cruz
DATA:
19 / 04 / 2022
HORÁRIO:
08:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração/ Texto sobre Entusiasmo
Após a mensagem,
fazer uma breve reflexão e entregar a caixinha de remédio personalizada
simbolizando o ante choro.
2º Momento:
Avaliação diagnóstica
Esse momento os
professores deverão preencher as fichas diagnósticos, calculando uma média
geral para os critérios avaliados no decorrer da aplicação das sequências
didáticas trabalhadas, dessa maneira construirá um perfil para as turmas
colaborando para a construção do Planejamento anual. Fazer a leitura dos
resultados em grupo, apresentar aos demais professores e abrir espaço para
pontuarem outras situações que não foram apresentadas.
3º Momento: Seleção
de habilidades e objetos de conhecimento essenciais - flexibilização curricular
- recuperação da aprendizagem
Em grupo selecionar
as habilidades prioritárias que serão desenvolvidas ao longo do ano.
4º Momento:
Intervalo
5º Momento: Elaboração
da 4ª Sequência Didática
Os grupos deverão
apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e habilidades do
6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação ponto por ponto,
após a apresentação das metodologia, o espaço fica aberto para as intervenções.
Tema: Escola como espaço
de acolhimento, afetividade e conhecimento
6º Ano:
Subtema: A afetividade no
espaço geográfico.
Objetos de
Conhecimento: Identidade socioculturais.
Habilidades:
(EF05GE03) Identificar as formas
e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais
provocadas pelo seu crescimento.
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a
circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos.
(EF06GE03IT) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação
geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e
impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade da
Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e Microrregião de Porto Seguro das áreas
litorâneas e de Itamaraju.
7º Ano:
Subtema: Escola lugar de
conhecimento geográfico.
Objetos de
Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil.
Habilidades:
(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes
tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do
Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de
Itamaraju.
(EF07GE01) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos
meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação
territorial do Brasil.
(EF07GE01BA) Avaliar por meio de exemplos
extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens
e da formação territorial do Brasil e da Bahia.
(EF07GE01IT) Avaliar, por meio de exemplos
extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens
e da formação territorial do Brasil, da Bahia da microrregião geográfica do
Extremo Sul da Bahia a partir do município de Itamaraju.
8º Ano:
Subtema: A escola conduz
o conhecimento sobre a geografia.
Objetos de
Conhecimento: Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais.
Habilidades:
(EF07GE04IT) Analisar
a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade
étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos
de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade
do estado, como Itamaraju.
(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população
humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos
da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais
associados à distribuição da população humana pelos continentes.
EF08GE01IT) Descrever as rotas
de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos
migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores
históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da
população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da
Bahia e no município de Itamaraju.
9º Ano:
Subtemas: Construindo
conhecimento e afetividade na Geografia
Objetos de Conhecimento: A Hegemonia Europeia
na Economia, Política e na Cultura.
Habilidades:
(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os
principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os
fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição
da população humana pelos continentes.
(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia
europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de
conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos
e lugares.
(EF09GE01BA) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida
em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito,
intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares,
destacando a repercussão no território brasileiro e no baiano.
Sugestões:
Habilidades a serem trabalhadas para alfabetizar
· Identificar
informações explícitas em um texto;
· Ler frases;
· Ler palavras;
· Identificar o
propósito comunicativo de um texto;
· Inferir o tema de
um texto;
· Comparar textos que
se referem a um mesmo fato ou a um mesmo assunto;
· Inferir informações
em um texto que conjuga linguagem verbal e não verbal;
· Inferir o sentido
de uma palavra ou expressão;
· Distinguir fato de
opinião em um texto;
· Reconhecer recursos
de coesão referencial em um texto;
· Reconhecer relações
lógico-discursivas presentes em um texto.
Que
Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário