Visita na Escola
Municipal Maria D’Ajuda
No dia 15 de março às 13:30h,
eu Uelcineia Jeamonod da Cruz a Articuladora de Geografia, estive reunida com a
coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, Ozenildes Leão a
diretora da Núbia Cajaíba escola e alguns professores. Na oportunidade,
conversamos sobre o Programa Brasil na Escola e a necessidade da efetivação dos
cadastros dos professores na plataforma CAEd e o cadastro das turmas de alunos
de cada professor, para ter acesso as Avaliações Diagnósticas e Formativas com
objetivo de receber apoio do MEC na retomada das aulas presenciais e
recomposição das aprendizagens. A plataforma CAEd/UFJF reúne cadernos dos
testes das Avaliações Formativas do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do
Ensino Médio, devolutivas pedagógicas, recursos formativas pedagógicas,
recursos formativos e ferramentas que possibilitam a professores e gestores o
acompanhamento personalizado das aprendizagens. Na plataforma será ainda possível monitorar
o andamento dos programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola. Alguns professores já possuíam
cadastro no Gov, o que facilitou a realização do cadastro das turmas. Durante a
visita assuntos como medidas de segurança no retorno presencial, funcionamento
do intervalo, tempo de aula e sugestões para atender os alunos com dificuldades
na leitura e escrita. O funcionamento referente ao tempo de aula, estava
reduzido, os horários de aula correspondiam a 30 minutos, não tinha intervalo,
as medidas de segurança estavam conforme os protocolos de segurança, Durante a
primeira quinzena de aula, todos os componentes estavam comprometidos em fazer
o diagnóstico dos alunos, os articuladores de área orientaram os professores e
forneceram as sequências didáticas elaboradas por eles, com o tema "Escola como espaço de acolhimento, afetividade e
conhecimento".
As
visitas estão sendo uma experiência necessária, na qual, observamos, ouvimos
sobre o funcionamento da escola e construímos caminhos para colocar em prática
nossos paradigmas educacionais, visando à realidade da comunidade onde a escola
está inserida. Este documento tem como finalidade explicitar toda a demanda
discutida durante a visita na referida escola.
Continuação
dos Trabalhos referentes ao cadastro das turmas.
Por:
Uelcineia Jeamonod da Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário