1ª sequencia Educação Física 8º e 9º ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA             Nº 01-2022

Tema: “Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”

Ano: 8º e 9º ano                          Período: 07/03 a 18/03/2022                                              Nº de Aulas: 4

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Participar do momento de apresentação entre professor e alunos, socializando combinados, dinâmicas e apresentação do componente.

  • Compreender a importância do estudo de Educação Física para a vida pessoal e social.
  • Trabalhar com as emoções e sobre como alcançar resultados positivos no modo como lidamos com o afeto.
  • Refletir sobre as próprias emoções e as dos outros, gerando assim uma oportunidade de aprendizado e diálogo entre todos.
  • Descrever as emoções/sentimentos e o conhecimento através da Educação Física.
  • Vivenciar práticas individuais e coletivas nos circuitos e atividades recreativas.
  • Perceber a importância do exame Biométrico na verificação das medidas corporais.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Caro professor (a),

Estamos retornando com as aulas presenciais e vale ressaltar que a importância de criar um planejamento de volta às aulas nunca foi tão crucial. Escolheu-se trabalhar com o tema: “Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”, assim sendo, segue um direcionamento para as 4 aulas quinzenais. Cabe ao professor usar esse espaço através de dinâmicas, textos, músicas, atividades recreativas e assim haver uma escuta de todos os alunos nesse retorno. Durante esse período iniciar a avaliação diagnóstica de cada aluno. Através desse tema o professor poderá ajustar a sequência didática a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

Finalmente, chegamos a este momento presencial com os nossos alunos! Motivo maior pelo qual nos preparamos e preocupamos tanto com todos os detalhes anteriores!

Eles também se reinventaram na maneira de aprender e realizar tarefas e, possivelmente, estão saudosos de trocas com os colegas no ambiente escolar, portanto: oportunize espaços de partilhas para falarem sobre como foi o período de isolamento social, afinal, eles retornarão com imensa necessidade de expressar as suas vivências e entender as dos colegas.

Apenas para reforçar a importância das dinâmicas, sugerimos que elas estejam pautadas em ressaltar o papel fundamental de todos na escola, identificação e partilha das emoções, demonstração de afeto (de maneira verbal ou escrita/desenho, mas, à distância, claro).

Garanta que eles possam refletir criticamente sobre os momentos que vivenciaram na quarentena e neste retorno e, até mesmo, que eles possam trabalhar a empatia e a sensibilidade.

Enfim, reforce os combinados de convivência, a importância da corresponsabilidade e das relações pautadas na afetividade, no diálogo e na prática constante da gratidão!

Neste momento, é importante nos alimentarmos de coragem e bravura para recomeçar! Esperamos que essas dicas tenham feito sentido, mas não se limitem a elas, busquem também maiores informações para complementar o seu planejamento.

AULA 01

1º MOMENTO:

  • Boas vindas!

Juntos sempre fomos mais fortes!

Sem desistir dos nossos sonhos, das nossas lutas, das nossas vitórias. Neste momento estamos voltando com as aulas presenciais, com mais amor, foco, garra para um novo capítulo na nossa história.

Estávamos contando os dias para o nosso reencontro!

Estamos muito felizes por este dia de ter novamente vocês dentro da nossa escola.

Sejam bem-vindos!

 

  • Apresentação do professor e alunos (dinâmicas)

A seguir, algumas atividades e dinâmicas de apresentação, acolhimento, de afetividade, como sugestão que podem ser realizadas na aula.

 

DINÂMICAS/ATIVIDADES:

1. Como eu me sinto? Como eu quero me sentir?

 

CONDUÇÃO:

Esta atividade ocorrerá em etapas, com respostas individuais as perguntas, uma por vez.

 

1. Como eu me sinto?

Na primeira etapa, o professor deve solicitar aos estudantes que respondam no formulário à pergunta “Como você está sentindo, considerando todo o cenário de volta às aulas? Que sinais você usou para saber que se sente assim?”; A segunda pergunta a ser respondida é “O que fez com que você se sentisse assim? Ocorreu algo de concreto, ou qual pensamento passou pela sua cabeça que ocasionasse esse sentimento?”; A terceira pergunta será “Além dessa emoção que descreveu na primeira pergunta, o que mais você está sentindo também?”; A quarta pergunta é “Como você tem expressado essas emoções? As pessoas ao seu redor têm compreendido do que se trata?

Você acha que tem expressado essas emoções de forma adequada? Acha que há outras formas de expressá-las? Quais?”. Por fim, a última pergunta a ser respondida é “O que você fez para lidar com esse sentimento? Em que sentido isso funcionou e em que sentido não funcionou?

O que você podia ter feito diferente para lidar com esse sentimento? O que os outros ao seu redor podem fazer para ajudá-lo a lidar com suas emoções?”.

Depois disso, o professor pede aos alunos que compartilhem suas respostas, ao final, pode sugerir que esse exercício ocorra sempre que tiverem dificuldades para lidar com as emoções que estão enfrentando.

 

2. Como eu quero me sentir?

Nesta atividade, os estudantes são estimulados a pensar sobre como gostariam de se sentir daqui em diante e, desse modo, abordar elementos necessários para que esses sentimentos sejam fomentados. Assim, ao tratar de como queremos nos sentir, também será possível identificar sentimentos que requerem atenção para que não causem prejuízos a esses sentimentos objetivados e para abordar o modo como se deve lidar com eles.

 

“Como quero me sentir daqui em diante como um estudante nesta escola?”. Podem surgir respostas como feliz, inspirado, valorizado, apoiado, respeitado, produtivo, tranquilo etc. Em seguida, deve ser solicitado ao grupo que afunile essas opções em apenas cinco, aquelas que eles julgarem mais importantes. Em seguida, o professor provoca os estudantes novamente com uma nova pergunta, desta vez “O que precisamos fazer para que todos se sintam assim?”. Neste momento os estudantes compartilham ideias específicas que os ajudariam a experimentar cada um dos sentimentos, inclusive estratégias para evitar sentimentos contrários aos desejados (calma, raiva, por exemplo). O objetivo é criar dois ou três comportamentos observáveis que sejam realistas e atingíveis para cada sentimento. Por exemplo, para que os estudantes se sintam apoiados na aprendizagem, o que exatamente todos concordam em fazer de maneira diferente para que todos se sintam apoiados? Se eles querem se sentir mais valorizados, quais são as coisas específicas que as escolas podem fazer?

 

Uma vez compilados comportamentos relacionados aos cinco sentimentos, os alunos podem organizar maneiras criativas de representar os resultados. Por fim, socializar com a turma.

 

3. Emocionômetro: O termômetro das emoções

Através do Emocionômetro podemos identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou não. Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal. Represente através de uma ilustração quais são as emoções que o componente Educação Física desperta em você. Ao lado da ilustração justifique a sua escolha. Após a realização da atividade socializar com a turma.

 

 

2º MOMENTO: Apresentação do protocolo de retorno às aulas de Educação Física

 

Para que tudo ocorra de maneira segura, precisaremos manter uma rotina de cuidados visando à prevenção e contaremos também com a ajuda de vocês. Sendo assim, estruturamos alguns protocolos a serem utilizados durante as vivências nas aulas de Educação Física.

Pensando em todos os benefícios que a prática da atividade física proporciona, e no iminente retorno às aulas presenciais e vivências práticas características da Educação Física são sugeridos protocolos que almejam evitar e prevenir o contágio do COVID19.

Devemos considerar, quais são os espaços onde essas atividades podem ser realizadas. Vivemos um momento em que os espaços ao ar livre como praças, pátios, quadras devem ser privilegiados.

É possível realizar atividades adaptadas sem contato físico, respeitando o distanciamento social recomendado.

 

Vamos às orientações para o direcionamento das aulas:

As aulas práticas de Educação Física podem ser realizadas em locais arejados adaptados de acordo a realidade de cada escola.

O espaço de cada estudante nas aulas de Educação Física deverá ser demarcado e respeitar as especificações de acordo o protocolo de segurança da saúde.

Evitar qualquer tipo de contato físico.

O número de estudantes na quadra, pátio ou espaço aberto será limitado para que haja o correto distanciamento.

O uso de máscaras é obrigatório em todas as atividades. Trazer uma máscara extra para fazer a troca após o término da aula prática.

Trazer a própria garrafa de água e não compartilhar com os colegas. É importante manter-se hidratado.

Lavar as mãos ou usar álcool em gel a 70% conforme orientações do protocolo de higiene, sempre que tocar em algum objeto.

Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca quando a mão não estiver lavada e higienizada.

Não colocar as mãos na máscara.

Os materiais que serão utilizados nas aulas serão higienizados conforme recomendação sanitária, antes e depois do uso.

 

HORÁRIO

Solicitamos que o horário seja respeitado.

O atraso na hora da entrada compromete o acompanhamento do aluno e o andamento da turma. Portanto, o aluno tem o dever de comparecer assídua e pontualmente às aulas.

 

UNIFORME

Usar uniforme completo e adequado conforme regras da escola;

Utilizar calçado fechado apropriado para as aulas práticas;

Devem ser retirados: brincos, pulseiras, relógios, colares durante a aula para evitar acidentes.

 

ATITUDES

Durante a aula, saber ouvir e saber falar;

Aguardar a chegada do professor dentro da sala de aula e em silêncio;

Sair para as aulas práticas organizadamente;

Respeitar o professor, colegas e demais funcionários da escola;

Não é autorizado a retirada de materiais da sala dos professores (exemplo:  bolas, jogos: dominó, xadrez, baralho etc,) somente quando autorizado pelo professor do componente curricular.

Utilizar e devolver corretamente os materiais da aula.

Se danificar os materiais que são utilizados nas aulas práticas, o (s) aluno (s) que tiver utilizando no momento deverá arcar com a despesa de compra de um novo material.

É proibido pendurar-se nas traves e postes, acertar intencionalmente o colega, danificar os materiais de aula, permanecer em local diferente da aula.

Qualquer problema de indisciplina grave será levado à direção e/ou coordenação da escola.

O uso de celular, fone de ouvido, aparelhos sonoros para qualquer fim no decorrer das aulas deverá ser utilizados quando autorizados pelo professor.

Para evitar acidentes estão proibidas as balas, chicletes e outros alimentos durante as aulas práticas de Educação Física.

 

JUSTIFICATIVAS

Caso o aluno esteja impossibilitado por problema de saúde de frequentar a aula de Educação Física, deverá apresentar um atestado médico assinado e datado.

Mesmo dispensado, o aluno deve assistir às aulas e participar das atividades dentro de suas possibilidades.

 

AULA 02

Para esta aula desenvolver atividades práticas ao ar livre (quadra, pátio, sala de aula, ou outros espaços adaptados de acordo à realidade de cada escola).

 

Sugestões de atividades:

  • Alongamento

 

  • Circuitos

 

  • Sugestões: DINÂMICA DA ESCULTURA
  • Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
  • 2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa:
  • Um participante trabalha com escultor enquanto o outro (s) ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar:
  • -estátua mais engraçada
  • -estátua mais criativa
  • -estátua mais assustadora
  • -estátua mais bonita, etc.
  • Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.

 

01.JOGO DO DICIONÁRIO

Dividir a turma em duas ou quatro equipes. Cada equipe recebe um dicionário. A cada rodada vai um representante de cada equipe com seu dicionário sendo estabelecidos 30 segundos para que os mesmos procurem ao mesmo tempo a palavra anunciada, quem encontrar primeiro levante a mão e em voz alta faça a leitura do significado. Acerta o ponto a equipe que encontrar primeiro e fizer a leitura certa. A cada rodada vai trocando os alunos para que tenha participação de todos até completar a quantidade de palavras sorteadas. Faz as anotações dos pontos e no final vence a equipe que tiver maior número de acerto.

As palavras a serem pesquisadas poderão ser na área da disciplina Educação Física e se preferir pode escrever em papéis para fazer o sorteio no momento. Exemplos: (ESPORTE, ARREMESSAR, SAÚDE, ATLETA, CORPO, DARDO, NATAÇÃO, CAMINHADA, RÍTMICAS, EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL, dentre outras.

 

02. CORRIDA DA VASSOURA

Correm um representante de cada equipe nessa corrida só de ida. O objetivo é equilibrar uma vassoura na palma da mão enquanto correm. Se a vassoura cair antes da linha de chegada, o corredor volta ao início e começa tudo outra vez. Ganha quem cumprir a tarefa corretamente primeiro.

 

03. APERTO

Jogam duas equipes. Cada equipe deverá ficar em um retângulo riscado no chão. O Objetivo é fazer com que todos permaneçam nesse espaço por 30 segundos. Após esse tempo, a equipe que conseguiu deverá reduzir o espaço da outra, que terá menos espaço para colocar seus componentes. E assim o jogo prossegue, até o retângulo ficar tão pequeno a ponto de ser impossível manter as pessoas lá, dando a vitória para a outra equipe.

 

04. GUERRA DE PAPEL

Jogam duas equipes em dois campos distintos, separados por um espaço. Cada equipe terá à sua disposição dezenas de bolinhas de papel. Elas começarão a jogar essas bolas de papel no campo adversário, que deverá fazer o mesmo. O Objetivo é tirar as bolinhas de papel do seu campo e jogar no adversário. No fim do tempo, o mestre faz a contagem. A equipe que tiver menos papel em seu campo é a vencedora.

 

05. TÚNEL

Jogam duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde os participantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No “Já” do mestre, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente. Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel que cruzar a linha de chegada primeiro.

 

06. CORRIDA AO CONTRÁRIO

Os corredores dão 25 voltas em um cabo de vassoura e correm de costas até a linha de chegada. Quem chegar primeiro vence.

 

AULA 03

 

1º MOMENTO: Nesta aula promover um momento de reconhecimento de trajetória dos alunos e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Relacionar a bagagem ao Componente Curricular Educação Física.

 

O QUE TRAGO NA BAGAGEM?

CONDUÇÃO

Responder as questões em relação à Bagagem do Componente Curricular Educação Física

 

1. Você se interessa pelo estudo da Educação Física? Como você colabora para que seu tempo de estudo seja o mais aproveitável possível?

2. Como é a sua participação nas aulas de Educação Física? Leve em consideração questões como:

Você participa? Tem interesse, compromisso, responsabilidade e afetividade? Justifique.

3. O que trago na bagagem em relação ao que aprendi no ano de 2021?

4. Mas o que é mesmo Educação Física? Escreva sua definição.

5. A Educação Física é importante? Por quê?

6. Desde quando existe a Educação Física?

7. Quais são as modalidades desportivas que mais gosta de participar? Quais são as suas habilidades em relação a esse desporto?

8. Em que o estudo da Educação Física contribui para sua vida cotidiana?

9. Que emoções/ sentimentos você sente quando participa das aulas de Educação Física? Por quê?

10. Quais são as expectativas para este ano de 2022?

11. Como gostaria de estudar o componente durante esse ano?

 

Após responderem o questionário socializar as respostas dos alunos, em seguida direcionar para a apresentação do componente curricular Educação Física.

 

2º MOMENTO: APRESENTAÇÃO DO COMPONENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentação do componente Educação Física no vídeo a seguir traz reflexão e sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do que apenas "jogar"! Maneira lúdica de mostrar aos alunos o que é, sua importância e o prazer em participar desse momento!

 

Vídeo 1: O que é Educação Física?

https://www.youtube.com/watch?v=foVvpAvJ0LE

Duração: 04:06

 

Vídeo 2: Educação Física Escolar: qual a sua importância?

https://www.youtube.com/watch?v=9tyvjssXcDw

Duração: 04:38

 

ü  Para finalizar apresentar o componente curricular Educação Física (O que é, a importância, as vantagens e os benefícios,

 

Apresentar e discutir o texto em anexo: Você sabe o que é Educação Física?

 

O termo Educação Física remete à ideia de educar o físico. Mas o que isso significa? Fortalecer a musculatura? Praticar esportes? Adquirir postura? Bem, a Educação Física nasceu como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os indivíduos a partir dos seus corpos. Ou seja: a Educação Física está historicamente atrelada a um método de dominação do indivíduo.

Para melhor compreendermos como esse processo acontece, é necessário recorrer a um conceito importante do filósofo Michel Foucault: corpos dóceis. Segundo ele, a sociedade moderna (constituída a partir das Revoluções Industrial e Francesa) foi marcada pelo êxodo rural e consequentemente pelo inchaço de pessoas nas grandes cidades europeias. Dito de maneira bastante simplificada, uma vez que as autoridades não tinham pessoas suficientes para trabalhar, foi preciso desenvolver um método em que as pessoas controlassem a si mesmas: a vigia. Trata-se de um mecanismo em que a pessoa se sente vigiada constantemente e que, portanto, dificilmente fará algo que contrarie as regras sociais. Um desses mecanismos é o controle do corpo: ora, à medida que o corpo é disciplinado, sua conduta está sendo disciplinada. É possível, portanto, entender que tornar o corpo dócil – ou disciplinado – já foi um dos papéis fundamentais da Educação Física.

Hoje em dia as coisas mudaram. Há alguns autores, como Medina, por exemplo, que afirmam que a Educação Física não cuida apenas do corpo, mas antes de tudo da mente. A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do corpo em movimento. Explicando: o objetivo desse componente curricular não é fazer com que as pessoas saibam jogar futebol, mas sim que elas consigam vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre o comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e venda de atletas, dentre outras coisas. É por isso que Medina afirma que a Educação Física trabalha corpo e mente.

 

RONDINELLI, Paula. "O que é Educação Física?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/o-que-educacao-fisica.htm. Acesso em 17 de abril de 2021

 

AULA 04

O professor durante essa aula deverá fazer o exame Biométrico dos alunos, antes disso explicar para que é utilizado e a sua importância. O Exame Biométrico é utilizado nas escolas pelos profissionais de Educação Física para fazer o levantamento de dados dos alunos e verificar se o seu peso está ideal.

Deslocar os alunos para um espaço para mensurar as medidas corporais (peso e altura).

Fazer as anotações de cada aluno na planilha por turma (em anexo). Através da fórmula calcular o IMC e analisar o resultado de acordo a tabela da OMS (em anexo).

Material necessário: balança, fita métrica.

 

Enquanto tiver mensurando as medidas (peso e altura) de um grupo, os demais alunos deverão preencher individualmente o questionário de Avaliação da Atividade Física (em anexo)

A realização do questionário sugerido, simples e objetivo, pode servir para acompanhar modificações no estilo de vida ativo ou sedentário, além de auxiliar nas orientações das modificações necessárias à promoção da saúde nos adolescentes.

ü  Caso o tempo não for suficiente, socializar as questões apresentadas no questionário na próxima aula.

 

Observação: Durante esse período da sequência os professores deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos dispostos na planilha (em anexo).

(Traçar o perfil de cada turma, identificar alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros pontos

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) notebook (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

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