| SEQUÊNCIA
  DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA             Nº
  01-2022 | 
| Tema: “Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e
  conhecimento” | 
| Ano: 8º e 9º ano     
                      Período: 07/03 a
  18/03/2022                                              Nº de Aulas: 4 | 
| OBJETIVOS
  ESPECÍFICOS | 
| ·        
  Participar do momento de apresentação entre
  professor e alunos, socializando combinados, dinâmicas e apresentação do
  componente. 
 | 
| ETAPAS
  DA AULA / METODOLOGIA | 
| Caro
  professor (a), Estamos retornando
  com as aulas presenciais e vale ressaltar que a importância de criar um
  planejamento de volta às aulas nunca foi tão crucial. Escolheu-se trabalhar
  com o tema: “Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”, assim
  sendo, segue um direcionamento para as 4 aulas quinzenais. Cabe ao professor
  usar esse espaço através de dinâmicas, textos, músicas, atividades
  recreativas e assim haver uma escuta de todos os alunos nesse retorno.
  Durante esse período iniciar a avaliação diagnóstica de cada aluno. Através
  desse tema o professor poderá ajustar a sequência didática a outras
  metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
  escolar. Finalmente, chegamos
  a este momento presencial com os nossos alunos! Motivo maior pelo qual nos
  preparamos e preocupamos tanto com todos os detalhes anteriores! Eles também se
  reinventaram na maneira de aprender e realizar tarefas e, possivelmente,
  estão saudosos de trocas com os colegas no ambiente escolar, portanto: oportunize
  espaços de partilhas para falarem sobre como foi o período de isolamento
  social, afinal, eles retornarão com imensa necessidade de expressar as suas
  vivências e entender as dos colegas. Apenas para reforçar
  a importância das dinâmicas, sugerimos que elas estejam pautadas em ressaltar
  o papel fundamental de todos na escola, identificação e partilha das emoções,
  demonstração de afeto (de maneira verbal ou escrita/desenho, mas, à
  distância, claro). Garanta que eles
  possam refletir criticamente sobre os momentos que vivenciaram na quarentena
  e neste retorno e, até mesmo, que eles possam trabalhar a empatia e a
  sensibilidade. Enfim, reforce os
  combinados de convivência, a importância da corresponsabilidade e das
  relações pautadas na afetividade, no diálogo e na prática constante da
  gratidão! Neste momento, é
  importante nos alimentarmos de coragem e bravura para recomeçar! Esperamos
  que essas dicas tenham feito sentido, mas não se limitem a elas, busquem
  também maiores informações para complementar o seu planejamento. AULA
  01 1º MOMENTO: 
 Juntos sempre fomos
  mais fortes! Sem desistir dos nossos sonhos, das nossas lutas, das nossas vitórias.
  Neste momento estamos voltando com as aulas presenciais, com mais amor, foco,
  garra para um novo capítulo na nossa história. Estávamos contando os dias para o nosso reencontro! Estamos muito felizes por este dia de ter novamente vocês dentro da
  nossa escola. Sejam bem-vindos! 
 A seguir, algumas atividades e dinâmicas de apresentação, acolhimento,
  de afetividade, como sugestão que podem ser realizadas na aula. DINÂMICAS/ATIVIDADES: 1. Como eu me
  sinto? Como eu quero me sentir? CONDUÇÃO: Esta atividade ocorrerá em etapas,
  com respostas individuais as perguntas, uma por vez. 1. Como eu me sinto? Na primeira etapa, o professor deve
  solicitar aos estudantes que respondam no formulário à pergunta “Como você
  está sentindo, considerando todo o cenário de volta às aulas? Que sinais você
  usou para saber que se sente assim?”; A segunda pergunta a ser respondida é
  “O que fez com que você se sentisse assim? Ocorreu algo de concreto, ou qual
  pensamento passou pela sua cabeça que ocasionasse esse sentimento?”; A
  terceira pergunta será “Além dessa emoção que descreveu na primeira pergunta,
  o que mais você está sentindo também?”; A quarta pergunta é “Como você tem
  expressado essas emoções? As pessoas ao seu redor têm compreendido do que se
  trata? Você acha que tem expressado essas
  emoções de forma adequada? Acha que há outras formas de expressá-las?
  Quais?”. Por fim, a última pergunta a ser respondida é “O que você fez para
  lidar com esse sentimento? Em que sentido isso funcionou e em que sentido não
  funcionou? O que você podia ter feito diferente
  para lidar com esse sentimento? O que os outros ao seu redor podem fazer para
  ajudá-lo a lidar com suas emoções?”. Depois disso, o professor pede aos
  alunos que compartilhem suas respostas, ao final, pode sugerir que esse
  exercício ocorra sempre que tiverem dificuldades para lidar com as emoções
  que estão enfrentando. 2. Como eu quero me sentir? Nesta atividade, os estudantes são
  estimulados a pensar sobre como gostariam de se sentir daqui em diante e,
  desse modo, abordar elementos necessários para que esses sentimentos sejam
  fomentados. Assim, ao tratar de como queremos nos sentir, também será
  possível identificar sentimentos que requerem atenção para que não causem
  prejuízos a esses sentimentos objetivados e para abordar o modo como se deve
  lidar com eles. “Como quero me sentir daqui em diante
  como um estudante nesta escola?”. Podem surgir respostas como feliz,
  inspirado, valorizado, apoiado, respeitado, produtivo, tranquilo etc. Em
  seguida, deve ser solicitado ao grupo que afunile essas opções em apenas
  cinco, aquelas que eles julgarem mais importantes. Em seguida, o professor
  provoca os estudantes novamente com uma nova pergunta, desta vez “O que
  precisamos fazer para que todos se sintam assim?”. Neste momento os
  estudantes compartilham ideias específicas que os ajudariam a experimentar
  cada um dos sentimentos, inclusive estratégias para evitar sentimentos
  contrários aos desejados (calma, raiva, por exemplo). O objetivo é criar dois
  ou três comportamentos observáveis que sejam realistas e atingíveis para cada
  sentimento. Por exemplo, para que os estudantes se sintam apoiados na
  aprendizagem, o que exatamente todos concordam em fazer de maneira diferente
  para que todos se sintam apoiados? Se eles querem se sentir mais valorizados,
  quais são as coisas específicas que as escolas podem fazer? Uma vez compilados comportamentos
  relacionados aos cinco sentimentos, os alunos podem organizar maneiras
  criativas de representar os resultados. Por fim, socializar com a turma. 3. Emocionômetro: O
  termômetro das emoções Através
  do Emocionômetro podemos identificar o que sentimos e dar-nos conta se a
  emoção é muito intensa ou não. Isso nos permitirá entender também o motivo
  pelo qual nos sentimos mal. Represente através de uma ilustração quais são as emoções que o componente Educação Física desperta em você. Ao lado da
  ilustração justifique a sua escolha. Após a realização da atividade
  socializar com a turma. 2º MOMENTO: Apresentação do protocolo de retorno
  às aulas de Educação Física Para que tudo ocorra de maneira
  segura, precisaremos manter uma rotina de cuidados visando à prevenção e
  contaremos também com a ajuda de vocês. Sendo assim, estruturamos alguns
  protocolos a serem utilizados durante as vivências nas aulas de Educação
  Física. Pensando em todos os benefícios que a
  prática da atividade física proporciona, e no iminente retorno às aulas presenciais
  e vivências práticas características da Educação Física são sugeridos
  protocolos que almejam evitar e prevenir o contágio do COVID19. Devemos considerar, quais são os
  espaços onde essas atividades podem ser realizadas. Vivemos um momento em que
  os espaços ao ar livre como praças, pátios, quadras devem ser privilegiados.  É possível realizar atividades
  adaptadas sem contato físico, respeitando o distanciamento social
  recomendado. Vamos às orientações para o
  direcionamento das aulas: As aulas práticas de Educação Física
  podem ser realizadas em locais arejados adaptados de acordo a realidade de
  cada escola. O espaço de cada estudante nas aulas
  de Educação Física deverá ser demarcado e respeitar as especificações de
  acordo o protocolo de segurança da saúde. Evitar qualquer tipo de contato
  físico. O número de estudantes na quadra,
  pátio ou espaço aberto será limitado para que haja o correto distanciamento. O uso de máscaras é obrigatório em
  todas as atividades. Trazer uma máscara extra para fazer a troca após o
  término da aula prática. Trazer a própria garrafa de água e não
  compartilhar com os colegas. É importante manter-se hidratado. Lavar as mãos ou usar álcool em gel a
  70% conforme orientações do protocolo de higiene, sempre que tocar em algum
  objeto. Evitar tocar nos olhos, no nariz e na
  boca quando a mão não estiver lavada e higienizada. Não colocar as mãos na máscara. Os materiais que serão utilizados nas
  aulas serão higienizados conforme recomendação sanitária, antes e depois do
  uso. HORÁRIO Solicitamos que o horário seja respeitado. O atraso na hora da entrada compromete o
  acompanhamento do aluno e o andamento da turma. Portanto, o aluno tem o dever
  de comparecer assídua e pontualmente às aulas.  UNIFORME Usar uniforme completo e adequado conforme regras
  da escola; Utilizar calçado fechado apropriado para as aulas
  práticas; Devem ser retirados: brincos, pulseiras,
  relógios, colares durante a aula para evitar acidentes. ATITUDES Durante a aula, saber ouvir e saber falar; Aguardar a chegada do professor dentro da sala de
  aula e em silêncio; Sair para as aulas práticas organizadamente;  Respeitar o professor, colegas e demais
  funcionários da escola;  Não é autorizado a retirada de materiais da sala
  dos professores (exemplo:  bolas,
  jogos: dominó, xadrez, baralho etc,) somente quando autorizado pelo professor
  do componente curricular. Utilizar e devolver corretamente os materiais da
  aula. Se danificar os materiais que são utilizados nas
  aulas práticas, o (s) aluno (s) que tiver utilizando no momento deverá arcar
  com a despesa de compra de um novo material. É proibido pendurar-se nas traves e postes,
  acertar intencionalmente o colega, danificar os materiais de aula, permanecer
  em local diferente da aula. Qualquer problema de indisciplina grave será
  levado à direção e/ou coordenação da escola. O uso de celular, fone de ouvido, aparelhos
  sonoros para qualquer fim no decorrer das aulas deverá ser utilizados quando
  autorizados pelo professor. Para evitar acidentes estão proibidas as balas,
  chicletes e outros alimentos durante as aulas práticas de Educação Física. JUSTIFICATIVAS Caso o aluno esteja impossibilitado por problema
  de saúde de frequentar a aula de Educação Física, deverá apresentar um
  atestado médico assinado e datado. Mesmo dispensado, o aluno deve assistir às aulas e
  participar das atividades dentro de suas possibilidades. AULA
  02 Para esta aula desenvolver atividades práticas ao ar livre (quadra,
  pátio, sala de aula, ou outros espaços adaptados de acordo à realidade de
  cada escola). Sugestões de
  atividades: 
 
 
 01.JOGO DO DICIONÁRIO Dividir a turma em
  duas ou quatro equipes. Cada equipe recebe um dicionário. A cada rodada vai
  um representante de cada equipe com seu dicionário sendo estabelecidos 30
  segundos para que os mesmos procurem ao mesmo tempo a palavra anunciada, quem
  encontrar primeiro levante a mão e em voz alta faça a leitura do significado.
  Acerta o ponto a equipe que encontrar primeiro e fizer a leitura certa. A
  cada rodada vai trocando os alunos para que tenha participação de todos até completar
  a quantidade de palavras sorteadas. Faz as anotações dos pontos e no final
  vence a equipe que tiver maior número de acerto. As palavras a serem
  pesquisadas poderão ser na área da disciplina Educação Física e se preferir
  pode escrever em papéis para fazer o sorteio no momento. Exemplos: (ESPORTE,
  ARREMESSAR, SAÚDE, ATLETA, CORPO, DARDO, NATAÇÃO, CAMINHADA, RÍTMICAS,
  EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL, dentre outras. 02. CORRIDA DA VASSOURA Correm um
  representante de cada equipe nessa corrida só de ida. O objetivo é equilibrar
  uma vassoura na palma da mão enquanto correm. Se a vassoura cair antes da
  linha de chegada, o corredor volta ao início e começa tudo outra vez. Ganha
  quem cumprir a tarefa corretamente primeiro. 03. APERTO Jogam duas equipes.
  Cada equipe deverá ficar em um retângulo riscado no chão. O Objetivo é fazer
  com que todos permaneçam nesse espaço por 30 segundos. Após esse tempo, a
  equipe que conseguiu deverá reduzir o espaço da outra, que terá menos espaço
  para colocar seus componentes. E assim o jogo prossegue, até o retângulo
  ficar tão pequeno a ponto de ser impossível manter as pessoas lá, dando a
  vitória para a outra equipe. 04. GUERRA DE PAPEL Jogam duas equipes
  em dois campos distintos, separados por um espaço. Cada equipe terá à sua
  disposição dezenas de bolinhas de papel. Elas começarão a jogar essas bolas
  de papel no campo adversário, que deverá fazer o mesmo. O Objetivo é tirar as
  bolinhas de papel do seu campo e jogar no adversário. No fim do tempo, o
  mestre faz a contagem. A equipe que tiver menos papel em seu campo é a
  vencedora. 05. TÚNEL Jogam duas equipes
  com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde os
  participantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de
  corrida. No “Já” do mestre, o último de cada fila deve passar por debaixo do
  túnel e ir para a frente. Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o
  túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel
  que cruzar a linha de chegada primeiro. 06. CORRIDA AO CONTRÁRIO Os corredores dão
  25 voltas em um cabo de vassoura e correm de costas até a linha de chegada.
  Quem chegar primeiro vence. AULA 03 1º MOMENTO: Nesta aula promover um
  momento de reconhecimento de trajetória dos alunos e de acolhida com empatia
  das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.
  Relacionar a bagagem ao Componente Curricular Educação Física. O QUE TRAGO NA BAGAGEM? CONDUÇÃO Responder
  as questões em relação à Bagagem do Componente Curricular Educação Física 1. Você se
  interessa pelo estudo da Educação Física? Como você colabora para que seu
  tempo de estudo seja o mais aproveitável possível? 2. Como é a
  sua participação nas aulas de Educação Física? Leve em consideração questões
  como: Você
  participa? Tem interesse, compromisso, responsabilidade e afetividade?
  Justifique. 3. O que
  trago na bagagem em relação ao que aprendi no ano de 2021? 4. Mas o
  que é mesmo Educação Física? Escreva sua definição.  5. A
  Educação Física é importante? Por quê?  6. Desde
  quando existe a Educação Física? 7. Quais
  são as modalidades desportivas que mais gosta de participar? Quais são as
  suas habilidades em relação a esse desporto? 8. Em que o
  estudo da Educação Física contribui para sua vida cotidiana? 9. Que
  emoções/ sentimentos você sente quando participa das aulas de Educação
  Física? Por quê? 10. Quais
  são as expectativas para este ano de 2022? 11. Como
  gostaria de estudar o componente durante esse ano? Após
  responderem o questionário socializar as respostas dos alunos, em seguida
  direcionar para a apresentação do componente curricular Educação Física. 2º
  MOMENTO: APRESENTAÇÃO
  DO COMPONENTE EDUCAÇÃO FÍSICA Apresentação
  do componente Educação Física no vídeo a seguir traz reflexão e
  sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do
  que apenas "jogar"! Maneira lúdica de mostrar aos alunos o que é,
  sua importância e o prazer em participar desse momento! Vídeo
  1: O que é Educação Física? https://www.youtube.com/watch?v=foVvpAvJ0LE Duração:
  04:06 Vídeo
  2: Educação Física Escolar: qual a sua importância? https://www.youtube.com/watch?v=9tyvjssXcDw Duração:
  04:38 ü  Para finalizar apresentar o
  componente curricular Educação Física (O que é, a importância, as vantagens e
  os benefícios,  Apresentar e discutir o texto em anexo: Você sabe o que é
  Educação Física? O termo
  Educação Física remete à ideia de educar o físico. Mas o que isso significa?
  Fortalecer a musculatura? Praticar esportes? Adquirir postura? Bem, a
  Educação Física nasceu como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os
  indivíduos a partir dos seus corpos. Ou seja: a Educação Física está historicamente
  atrelada a um método de dominação do indivíduo. Para melhor
  compreendermos como esse processo acontece, é necessário recorrer a um
  conceito importante do filósofo Michel Foucault: corpos dóceis. Segundo ele,
  a sociedade moderna (constituída a partir das Revoluções Industrial e
  Francesa) foi marcada pelo êxodo rural e consequentemente pelo inchaço de
  pessoas nas grandes cidades europeias. Dito de maneira bastante simplificada,
  uma vez que as autoridades não tinham pessoas suficientes para trabalhar, foi
  preciso desenvolver um método em que as pessoas controlassem a si mesmas: a
  vigia. Trata-se de um mecanismo em que a pessoa se sente vigiada
  constantemente e que, portanto, dificilmente fará algo que contrarie as
  regras sociais. Um desses mecanismos é o controle do corpo: ora, à medida que
  o corpo é disciplinado, sua conduta está sendo disciplinada. É possível,
  portanto, entender que tornar o corpo dócil – ou disciplinado – já foi um dos
  papéis fundamentais da Educação Física. Hoje em dia
  as coisas mudaram. Há alguns autores, como Medina, por exemplo, que afirmam
  que a Educação Física não cuida apenas do corpo, mas antes de tudo da mente.
  A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área
  que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do
  corpo em movimento. Explicando: o objetivo desse componente curricular não é
  fazer com que as pessoas saibam jogar futebol, mas sim que elas consigam
  vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre o
  comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e venda de
  atletas, dentre outras coisas. É por isso que Medina afirma que a Educação
  Física trabalha corpo e mente. RONDINELLI, Paula. "O que é Educação
  Física?"; Brasil Escola. Disponível em:
  https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/o-que-educacao-fisica.htm.
  Acesso em 17 de abril de 2021 AULA 04 O professor durante essa aula deverá fazer o exame
  Biométrico dos alunos, antes disso explicar para que é utilizado e a sua
  importância. O Exame Biométrico é utilizado nas escolas pelos profissionais
  de Educação Física para fazer o levantamento de dados dos alunos e verificar
  se o seu peso está ideal. Deslocar os alunos para um espaço para mensurar as
  medidas corporais (peso e altura). Fazer as anotações de cada aluno na planilha por
  turma (em anexo). Através da fórmula calcular o IMC e analisar o resultado de
  acordo a tabela da OMS (em anexo). Material necessário: balança, fita métrica. Enquanto tiver mensurando as medidas (peso e
  altura) de um grupo, os demais alunos deverão preencher individualmente o questionário
  de Avaliação da Atividade Física (em anexo) A realização do
  questionário sugerido, simples e objetivo, pode servir para acompanhar
  modificações no estilo de vida ativo ou sedentário, além de auxiliar nas
  orientações das modificações necessárias à promoção da saúde nos
  adolescentes. ü  Caso o tempo não for
  suficiente, socializar as questões apresentadas no questionário na próxima
  aula. Observação: Durante esse período da sequência os professores
  deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos
  dispostos na planilha (em anexo). (Traçar o perfil de cada turma, identificar
  alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros
  pontos | 
| RECURSOS: (  ) Livro
  didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) notebook (  ) Computador; (  ) Jogos; ( 
  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular;  (  )
  Outros:  | 
| AVALIAÇÃO: (  )
  Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de
  Exercícios (  ) Seminários;  (  )
  Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    ( 
  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                         | 
|  | 
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência
quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
 
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