SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: “Valores em Pauta:
Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”. Subtema: Conhecimento
geográfico e valores em pauta. |
Unidade Temática: O
Sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento: A hegemonia europeia na
economia, na política e na cultura. |
Objetivo
geral: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer
o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes
tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos
fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação
homem- natureza. |
|
Ano: 9° Período: 20/03/2023 a
31/03/2023 Nº de
Aulas: 4 |
|
HABILIDADES |
|
EF09GE01: Analisar criticamente
de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta,
notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência
cultural em diferentes tempos e lugares. Corporações e organismos internacionais. EF09GE01BA) Analisar criticamente
de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta,
notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência
cultural em diferentes tempos e lugares, destacando a repercussão no
território brasileiro e no baiano. EF09GE10)
Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação
de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. (EF09GE11) Relacionar as mudanças
técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as
transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas
consequências no Brasil. (EF09GE11BA) Relacionar as mudanças
técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as
transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas
consequências no Brasil e na Bahia. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. 4.
Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si
mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de
investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização
da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 5.
Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços
variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em
espaços variados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir
pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade
,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequência didática terá uma duração de duas semana
para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma
visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas.
1ªAula ETAPA1:
Nesta etapa depois de registrar a frequência dos estudantes, fazer um levantamento prévio do objeto de
conhecimento a ser trabalhado nesta sequência.. “A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura”.
HEGEMONIA Supremacia, influência preponderante exercida por cidade, povo,
país etc. sobre outros. Autoridade soberana; liderança, predominância ou
superioridade. Quando falamos de HEGEMONIA EUROPEIA estamos falando das
influências que países da Europa exerceu sobre os demais países. A HEGEMONIA
pode ser de vários tipos: POLÍTICA – ECONOMICA - MILITAR –CULTURAL. Em seguida o
professor(a) pode incetivar os
estudantes a compreender as relações existentes entre o modelo econômico vigente
e as consequências sociais relacionadas às contradições próprias do capitalismo. ETAPA 2: Orientar os estudantes a fazer a leitura
compartilhada do texto disponível na apostila em continuidade e melhor
compreensão dos estudantes o professor pode fazer algumas perguntas
relacionada ao ao texto e estimulando-os a responder . Assim o professor (a)
pode ajudar seus estudantes a desenvolver características como o pensamento
crítico, de síntese e análise, o julgamento crítico e a interpretação-
habilidades fundamentais no mundo em que vivemos hoje. E se dê tempo fazer a correção da
atividade. TEXTO:
O que é o capitalismo? O capitalismo
é um sistema econômico que está baseado na propriedade privada dos meios de
produção e tem como principais objetivos o lucro e a acumulação de riquezas.
Este é o sistema mais adotado no mundo atualmente. No sistema capitalista, os meios de produção e de
distribuição são de propriedade dos capitalistas, que empregam os
trabalhadores, o proletariado. Os proletários ganham um salário em troca do
trabalho desempenhado. Como funciona o capitalismo? O capitalismo é dividido em duas classes, formadas
pelos capitalistas e pelos proletários. Os capitalistas são os detentores dos
meios de produção e empregam os proletários a fim de obter lucros e acumular
riquezas. Os proletários, ou trabalhadores, detêm apenas a sua força de
trabalho e precisam vendê-la para os capitalistas em troca de um salário. Principais características do capitalismo Controle privado dos meios de produção
(bens necessários à produção, como instalações fabris, máquinas e
ferramentas). Propriedade privada, seja
de bens tangíveis, como imóveis, seja de bens intangíveis, como as ações de
uma empresa. Sociedade dividida em classes sociais, que
são grupos determinados principalmente pelo fator propriedade (ou ausência de
propriedade). Economia de mercado, que
funciona através do princípio da oferta e da demanda ("lei do
mercado"). A ideia é que o mercado se autorregule, com pouca intervenção
do Estado. Definição dos preços através do próprio mercado,
formado pelas interações entre compradores e vendedores de mercadorias. Livre competição entre
agentes econômicos individuais, que agem a partir de seus próprios
interesses. Produção com vistas à obtenção do lucro. Liberdade de escolha na
produção, no investimento e no consumo. Fases do o
capitalismo: O capitalismo comercial, industrial e financeiro. https://www.significados.com.br/capitalismo/ 1- O
que é o capitalismo? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2- Como funciona o capitalismo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3- Escreva três características do capitalismo. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4- Quais foram as fases do capitalismo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Sugestão de atividade complementar:
Atividade complementar 1.
No
texto a seguir, são feitas algumas considerações sobre o capitalismo e o seu
processo de desenvolvimento ao longo da história. O capitalismo, como sistema
econômico e social, passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do
século XVI. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar
às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as
nações ao longo do tempo. O capitalismo evoluiu gradativamente e foi-se
transformando à medida que novas dificuldades surgiam, apresentando, assim,
um grande dinamismo ao longo do seu processo de desenvolvimento. Para melhor
entender a sua evolução e a construção do espaço geográfico, costuma-se
dividir o capitalismo em 3 (três) fases distintas. (Adap. SENE, E. de e
MOREIRA, J. C. "Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e
Globalização". São Paulo: Scipione, 1998. p. 14) 2. Considerando o processo
capitalista, a ordem correta do seu desenvolvimento é: a)
Capitalismo Comercial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Industrial. b) Capitalismo Financeiro, Capitalismo
Industrial e Capitalismo Comercial. c) Capitalismo Comercial, Capitalismo
Industrial e Capitalismo Financeiro. d)
Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Comercial. e) Capitalismo Industrial, Capitalismo
Comercial e Capitalismo Financeiro. 2. Em
relação aos sistemas econômicos, Capitalismo e Socialismo, não é correto
afirmar: a) a
Economia Capitalista está sempre voltada para a venda de produtos e serviços,
isto é, para o mercado; b) países como
o Brasil e os Estados Unidos possuem uma economia planificada; c) apenas
no século XX foram instalados Governos Socialistas; d) o
princípio básico do Capitalismo é a propriedade privada e os meios de
produção; e) a
escassez de produtos essenciais foi um dos fatores da intensa crise que
ocasionou a desintegração da URSS, no final de 1991. 3. Leia com
cuidado o texto abaixo: "Sistema socioeconômico baseado numa economia
planificada em que, teoricamente, não há classes sociais, pois as empresas em
geral foram nacionalizadas ou estatizadas." Ele se refere ao: a)
socialismo b) capitalismo comercial c) capitalismo financeiro d)
capitalismo industrial e)
feudalismo
3ª Aula ETAPA 1:Inicie essa etapa com uma sondagem sobre a aula
anterior. Em seguida orientar os estudantes a fazer a leitura comentada sobre Socialismo,
sugerir que os estudantes
copie em seu caderno o texto disponível na apostila e respondam algumas questões,
desenvolvendo assim, a capacidade de analisar, refletir, questionar e tomar
uma posição pessoal sobre o que lê. Leia o texto com bastante atenção:
Socialismo Socialismo é
uma doutrina política, econômica e filosófica surgida no final do século
XVIII. Caracteriza-se pela ideia de transformação da sociedade através da
tomada dos meios de produção e do controle dos recursos econômicos pela
classe trabalhadora, bem como a gestão pública orientada pelo princípio da
igualdade social. "O socialismo é uma ideologia política e
econômica que não tem data de surgimento fixa nem um autor, uma vez que foi
construído ao longo do tempo e se formou pela contribuição de diferentes
pensadores. Contudo, há um norte que podemos estabelecer como o momento de
sua origem. Assim, o socialismo surgiu entre os séculos XVIII e
XIX, no contexto da Revolução Industrial, e se estabeleceu por meio das
propostas de diferentes intelectuais, como Pierre Leroux, Robert Owen,
Saint-Simon, Charles Fourier, entre outros. Esses primeiros pensadores
ficaram conhecidos como membros do chamado socialismo utópico. Posteriormente, o socialismo foi melhor
sistematizado por Karl Marx e Friedrich Engels, dois intelectuais alemães que
estudaram o capitalismo em profundidade e estabeleceram uma teoria que
recebeu o nome de socialismo científico e que é a base teórica do socialismo
moderno." "Algumas características do socialismo
são:" "Socialização da produção de riqueza; Controle dos meios de produção pelos trabalhadores; Combate às desigualdades; Abolição da propriedade privada; Tomada do poder pela via revolucionária; Abolição das classes sociais; Centralização do poder no Estado." Veja mais sobre "Socialismo" em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/socialismo.htm ETAPA 2: Após a leitura comentada e
questionamento solicitar uma atividade que esta proposta na apostila. 1- O que é o socialismo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2- Quais são as principais
características do socialismo?
_____________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________ 4ª Aula ETAPA1: Nesta aula se necessário, retome com os alunos o cenário
econômico dos países europeus ao final da Segunda Guerra, evidenciando a
crise que enfrentavam por conta do direcionamento dos investimentos aos
setores militares e da destruição dos territórios. Os Estados Unidos, nesse
contexto, lançam o Plano Marshall, concedendo emprétimos para a reconstrução
dos países europeus. Essa medida visava impedir o avanço socialista na
Europa, aumentando a influência dos Estados Unidos no continente. Como
resposta, a União Soviética lançou o Plano Molotov, com os mesmos objetivos
do Plano Marshall, envolvendo praticamente todos os países com influência
socialista. Em seguida solicite aos alunos a leitura do texto “A ORDEM
BIPOLAR”.
A ORDEM BIPOLAR Após o fim da Segunda Guerra
Mundial, os países dividiram-se em virtude das diferenças entre seus sistemas
políticos, sociais e econômicos. Surgiram, assim, dois polos de influência:
um capitalista e outro socialista. De um lado estavam os Estados Unidos e os
países que compartilhavam o sistema capitalista; do outro, a União Soviética
e os países que adotaram o sistema socialista. Com isso, a ordem política
mundial adquiriu um caráter bipolar. Corridas
armamentista e espacial As superpotências investiam progressivamente
em arsenais militares — incluindo nucleares — como forma de intimidação aos
oponentes. Essa crescente militarização das duas superpotências foi chamada
de corrida armamentista. A consequência foi a ameaça da eclosão de outra
guerra mundial, com utilização de armas nucleares, o que seria catastrófico
para a humanidade. Também havia disputa pela supremacia na exploração do
espaço, que ficou conhecida como corrida espacial. Essa disputa era
considerada muito importante para a defesa territorial e simbolizava a
superioridade tecnológica e ideológica. Com a corrida espacial, o ser humano
chegou à Lua e foram investidos milhões de dólares em pesquisas que geraram
novas tecnologias e grandes avanços científicos.
Livro
didático Arariá Mais Geografia nas páginas 20 . ETAPA2: Após a realização da leitura do texto, se for possível
assistir com aos estudantes ao vídeo que esta disponibilizado no link: https://youtu.be/0Kcrms9olwo ao assista a vídeo aula sobre
a Nova Ordem Mundial e entenda o que é essa configuração geopolítica. Conheça
seu histórico e suas características. Compreenda, também, como a Nova Ordem
Mundial influencia os países do mundo. ETAPA3: Nesta etapa orientar aos estudantes a copiar e responder
no caderno a atividade completar proposta na apostila.
ATIVIDADE
1. A Nova Ordem Mundial é caracterizada por
vários polos de poder, ou seja, vários países ou grupos de países que detêm
determinado protagonismo em nível mundial, seja no plano político, seja no
econômico. Desse modo, a Nova Ordem Mundial é definida pela A) bipolaridade. B) neutralidade. C) homogeneidade. D) multipolaridade. E) unipolaridade. 2. Explique o que significa a expressão “Nova
Ordem Mundial”. 3. Quais
acontecimentos impulsionaram o surgimento “Nova Ordem Mundial”. 4. Aponte
as suas principais características da “Nova Ordem Mundial”. . Explique
os termos abaixo: a) Mundo
Bipolar- b) Unipolaridade - c)
Multipolaridade - d)
Unimultipolaridade- 5. Faça um
pequeno texto sobre a Guerra ao Terror destacando o que é, causa e
consequências. Sugestão
de atividade complementar: As
atividades complementares são, portanto, uma oportunidade de tornar mais
fácil a compeensão e interpretação de objetos de conhecimento abordado nas
sequência didática .
Atividade
complementar 1.
No
texto a seguir, são feitas algumas considerações sobre o capitalismo e o seu
processo de desenvolvimento ao longo da história. O capitalismo, como sistema
econômico e social, passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do
século XVI. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar
às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as
nações ao longo do tempo. O capitalismo evoluiu gradativamente e foi-se
transformando à medida que novas dificuldades surgiam, apresentando, assim,
um grande dinamismo ao longo do seu processo de desenvolvimento. Para melhor
entender a sua evolução e a construção do espaço geográfico, costuma-se
dividir o capitalismo em 3 (três) fases distintas. (Adap. SENE, E. de e
MOREIRA, J. C. "Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e
Globalização". São Paulo: Scipione, 1998. p. 14) 2. Considerando o processo
capitalista, a ordem correta do seu desenvolvimento é: a)
Capitalismo Comercial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Industrial. b) Capitalismo Financeiro, Capitalismo
Industrial e Capitalismo Comercial. c) Capitalismo Comercial, Capitalismo
Industrial e Capitalismo Financeiro. d)
Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Comercial. e) Capitalismo Industrial, Capitalismo
Comercial e Capitalismo Financeiro. 3. Em
relação aos sistemas econômicos, Capitalismo e Socialismo, não é correto
afirmar: a) a
Economia Capitalista está sempre voltada para a venda de produtos e serviços,
isto é, para o mercado; b) países
como o Brasil e os Estados Unidos possuem uma economia planificada; c) apenas
no século XX foram instalados Governos Socialistas; d) o
princípio básico do Capitalismo é a propriedade privada e os meios de
produção; e) a
escassez de produtos essenciais foi um dos fatores da intensa crise que
ocasionou a desintegração da URSS, no final de 1991. 4 . Leia com cuidado o texto abaixo:
"Sistema socioeconômico baseado numa economia planificada em que,
teoricamente, não há classes sociais, pois as empresas em geral foram
nacionalizadas ou estatizadas." Ele se refere ao: a)
socialismo b) capitalismo comercial c) capitalismo financeiro d)
capitalismo industrial e)
feudalismo ATIVIDADE COMPLEMENTAR Refletindo a imagem ao lado responda as
questões: Questão 1 – (ENEM/2015) O impulso
para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade
possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo.
Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido comum a toda
sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países, sempre que
se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo,
porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio
da empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa
ordem completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não
tirasse vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à
extinção. WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo:
Martin Claret, 2001 (adaptado). O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como
característica fundamental a) competitividade decorrente da acumulação de capital. b) implementação da flexibilidade produtiva e comercial. c) ação calculada e planejada para obter rentabilidade. d) socialização das condições de produção. Questão 2 – (ENEM/2015) – Um
carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em
Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos,
que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha
publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as
cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias
globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente. REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no
século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado). A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o
uso de a) linhas de montagem e formação de estoques. b) empresas burocráticas e mão de obra barata. c) controle estatal e infraestrutura consolidada d) organização em rede e tecnologia de informação. e) gestão centralizada e protecionismo econômico. Questão 3 – (Unespar 2015) A
fase atual de expansão do capitalismo é chamada de globalização. Ela é
consequência do avanço tecnológico, especialmente da modernização do sistema
industrial. As tecnologias modernas permitem um aumento considerável da
produtividade, isto é, com o mesmo número de trabalhadores consegue-se
produzir mais. De forma crítica podemos concluir que: a) a produção cresce significativamente e sem problemas; b) o desemprego diminui significativamente, pois essas
tecnologias são geradoras de mão-de-obra; c) a produção compensa o desemprego, justificando os
meios; d) o desemprego cresce significativamente, pois essas
tecnologias são poupadoras de mão-de-obra; e) é natural que os diversos ramos industriais venham se
modernizando, contudo, o desemprego é responsabilidade única do trabalhador
que não se atualiza. GABARITO: Exercício resolvido da questão 1 – Alternativa correta: letra c) ação calculada e
planejada para obter rentabilidade. Exercício resolvido
da questão 2 – Alternativa correta:
letra d) organização em rede e tecnologia de
informação. Exercício resolvido da questão 3 – Alternativa correta:
letra d) o desemprego cresce significativamente,
pois essas tecnologias são poupadoras de mão-de-obra. RECURSOS: (12 a 21 ) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo; ( )
Computador; ( ) Jogos; ( x )
Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 22,23 ) ( ) Seminários; ( x) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;(
) Relatórios; ( ) Atividade escrita; (x ) Avaliação da participação; Outros: REFERENCIAS:
https://youtu.be/jNeUx0LAJXQ Capitalismo
https://youtu.be/_XNTrI8rAZI Globalização https://youtu.be/XFXg7nEa7vQ Capitalismo - indústria Atividade complementar (
Capitalismo e Socislismo) -Colégio Tiradentes PMMG https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTWhB4R9sBOl7pO-6uTCm3Dx6nArhEjISwgrU2w7lDV&s Imagem de Capitalismo. https//desafiosdaeducacao.com.br https://beduka.com/blog/exercicios/historia-exercicios/exercicios-sobre-capitalismo/?amp Questões. blob:https://web.whatsapp.com/42eaa22d-efe4-4920-a505-4ccfd239409a -Imagem – capistalista.
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário