2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA 9º ANO - 2023

 

 

                                              SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: “Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

Subtema: Conhecimento geográfico e valores em pauta.

Unidade Temática: O Sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 9°                          Período: 20/03/2023  a  31/03/2023                                Nº de Aulas: 4

                             HABILIDADES

EF09GE01: Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares. Corporações e organismos internacionais.

EF09GE01BA) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares, destacando a repercussão no território brasileiro e no baiano.

 EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

(EF09GE11BA) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia.

                  COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

               COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                            ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência didática terá uma duração de duas semana para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.                                                                    

                                                                                1ªAula                                       

         

ETAPA1: Nesta etapa depois de registrar a frequência  dos estudantes,  fazer um levantamento prévio do objeto de conhecimento a ser trabalhado nesta sequência.. “A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura”. HEGEMONIA Supremacia, influência preponderante exercida por cidade, povo, país etc. sobre outros. Autoridade soberana; liderança, predominância ou superioridade. Quando falamos de HEGEMONIA EUROPEIA estamos falando das influências que países da Europa exerceu sobre os demais países. A HEGEMONIA pode ser de vários tipos: POLÍTICA – ECONOMICA -  MILITAR –CULTURAL. Em seguida o professor(a) pode  incetivar os estudantes a compreender as relações existentes entre o modelo econômico vigente e as consequências sociais relacionadas às contradições próprias do capitalismo.

 

  ETAPA 2:  Orientar os estudantes a fazer a leitura compartilhada do texto disponível na apostila em continuidade e melhor compreensão dos estudantes o professor pode fazer algumas perguntas relacionada ao ao texto e estimulando-os a responder . Assim o professor (a) pode ajudar seus estudantes a desenvolver características como o pensamento crítico, de síntese e análise, o julgamento crítico e a interpretação- habilidades fundamentais no mundo em que vivemos  hoje. E se dê tempo fazer a correção da atividade.

TEXTO:                                                                  

 

    Quanto mais capitalismo, mais superexploração. E a luz da ...    O que é o capitalismo?

 O capitalismo é um sistema econômico que está baseado na propriedade privada dos meios de produção e tem como principais objetivos o lucro e a acumulação de riquezas. Este é o sistema mais adotado no mundo atualmente.

No sistema capitalista, os meios de produção e de distribuição são de propriedade dos capitalistas, que empregam os trabalhadores, o proletariado. Os proletários ganham um salário em troca do trabalho desempenhado.

Como funciona o capitalismo?

O capitalismo é dividido em duas classes, formadas pelos capitalistas e pelos proletários. Os capitalistas são os detentores dos meios de produção e empregam os proletários a fim de obter lucros e acumular riquezas. Os proletários, ou trabalhadores, detêm apenas a sua força de trabalho e precisam vendê-la para os capitalistas em troca de um salário.

Principais características do capitalismo

Controle privado dos meios de produção (bens necessários à produção, como instalações fabris, máquinas e ferramentas).

Propriedade privada, seja de bens tangíveis, como imóveis, seja de bens intangíveis, como as ações de uma empresa.

Sociedade dividida em classes sociais, que são grupos determinados principalmente pelo fator propriedade (ou ausência de propriedade).

Economia de mercado, que funciona através do princípio da oferta e da demanda ("lei do mercado"). A ideia é que o mercado se autorregule, com pouca intervenção do Estado.

Definição dos preços através do próprio mercado, formado pelas interações entre compradores e vendedores de mercadorias.

Livre competição entre agentes econômicos individuais, que agem a partir de seus próprios interesses.

Produção com vistas à obtenção do lucro.

Liberdade de escolha na produção, no investimento e no consumo.

    Fases do o capitalismo:

O capitalismo comercial, industrial e financeiro.

 https://www.significados.com.br/capitalismo/

1-      O que é o capitalismo?

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Como funciona o capitalismo? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Escreva três características do capitalismo.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Quais foram as fases do capitalismo? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________­­­­­­­­­­________________________________________________________

  Sugestão de atividade complementar:                                      

                                                                   Atividade complementar

 

1.      No texto a seguir, são feitas algumas considerações sobre o capitalismo e o seu processo de desenvolvimento ao longo da história. O capitalismo, como sistema econômico e social, passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações ao longo do tempo. O capitalismo evoluiu gradativamente e foi-se transformando à medida que novas dificuldades surgiam, apresentando, assim, um grande dinamismo ao longo do seu processo de desenvolvimento. Para melhor entender a sua evolução e a construção do espaço geográfico, costuma-se dividir o capitalismo em 3 (três) fases distintas. (Adap. SENE, E. de e MOREIRA, J. C. "Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização". São Paulo: Scipione, 1998. p. 14)

 

2.      Considerando o processo capitalista, a ordem correta do seu desenvolvimento é:

a) Capitalismo Comercial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Industrial.

 b) Capitalismo Financeiro, Capitalismo Industrial e Capitalismo Comercial.

 c) Capitalismo Comercial, Capitalismo Industrial e Capitalismo Financeiro.

d) Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Comercial.

 e) Capitalismo Industrial, Capitalismo Comercial e Capitalismo Financeiro.

 

2. Em relação aos sistemas econômicos, Capitalismo e Socialismo, não é correto afirmar:

a) a Economia Capitalista está sempre voltada para a venda de produtos e serviços, isto é, para o mercado;

b) países como o Brasil e os Estados Unidos possuem uma economia planificada;

c) apenas no século XX foram instalados Governos Socialistas;

d) o princípio básico do Capitalismo é a propriedade privada e os meios de produção;

e) a escassez de produtos essenciais foi um dos fatores da intensa crise que ocasionou a desintegração da URSS, no final de 1991.

 

3. Leia com cuidado o texto abaixo: "Sistema socioeconômico baseado numa economia planificada em que, teoricamente, não há classes sociais, pois as empresas em geral foram nacionalizadas ou estatizadas." Ele se refere ao:

a) socialismo

 b) capitalismo comercial

 c) capitalismo financeiro

d) capitalismo industrial

e) feudalismo

 

                                                                                3ª Aula

 ETAPA 1:Inicie  essa etapa com uma sondagem sobre a aula anterior. Em seguida orientar os estudantes a fazer a leitura comentada sobre Socialismo, sugerir que os estudantes copie em seu caderno o texto disponível na apostila e respondam algumas questões, desenvolvendo assim, a capacidade de analisar, refletir, questionar e tomar uma posição pessoal sobre o que lê.

Leia o texto com bastante atenção:

                                                                             Socialismo

 Socialismo é uma doutrina política, econômica e filosófica surgida no final do século XVIII. Caracteriza-se pela ideia de transformação da sociedade através da tomada dos meios de produção e do controle dos recursos econômicos pela classe trabalhadora, bem como a gestão pública orientada pelo princípio da igualdade social.

"O socialismo é uma ideologia política e econômica que não tem data de surgimento fixa nem um autor, uma vez que foi construído ao longo do tempo e se formou pela contribuição de diferentes pensadores. Contudo, há um norte que podemos estabelecer como o momento de sua origem.

Assim, o socialismo surgiu entre os séculos XVIII e XIX, no contexto da Revolução Industrial, e se estabeleceu por meio das propostas de diferentes intelectuais, como Pierre Leroux, Robert Owen, Saint-Simon, Charles Fourier, entre outros. Esses primeiros pensadores ficaram conhecidos como membros do chamado socialismo utópico.

Posteriormente, o socialismo foi melhor sistematizado por Karl Marx e Friedrich Engels, dois intelectuais alemães que estudaram o capitalismo em profundidade e estabeleceram uma teoria que recebeu o nome de socialismo científico e que é a base teórica do socialismo moderno."

"Algumas características do socialismo são:"

"Socialização da produção de riqueza;

Controle dos meios de produção pelos trabalhadores;

Combate às desigualdades;

Abolição da propriedade privada;

Tomada do poder pela via revolucionária;

Abolição das classes sociais;

Centralização do poder no Estado."

 

Veja mais sobre "Socialismo" em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/socialismo.htm

ETAPA 2: Após a leitura comentada e questionamento solicitar uma atividade que esta proposta  na apostila.

1- O que é o socialismo? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Quais são as principais características do socialismo? _____________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________

 

                                                                                     4ª Aula

ETAPA1: Nesta aula se necessário, retome com os alunos o cenário econômico dos países europeus ao final da Segunda Guerra, evidenciando a crise que enfrentavam por conta do direcionamento dos investimentos aos setores militares e da destruição dos territórios. Os Estados Unidos, nesse contexto, lançam o Plano Marshall, concedendo emprétimos para a reconstrução dos países europeus. Essa medida visava impedir o avanço socialista na Europa, aumentando a influência dos Estados Unidos no continente. Como resposta, a União Soviética lançou o Plano Molotov, com os mesmos objetivos do Plano Marshall, envolvendo praticamente todos os países com influência socialista. Em seguida solicite aos alunos a leitura do texto “A ORDEM BIPOLAR”.

                                                                         A ORDEM BIPOLAR

 

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os países dividiram-se em virtude das diferenças entre seus sistemas políticos, sociais e econômicos. Surgiram, assim, dois polos de influência: um capitalista e outro socialista. De um lado estavam os Estados Unidos e os países que compartilhavam o sistema capitalista; do outro, a União Soviética e os países que adotaram o sistema socialista. Com isso, a ordem política mundial adquiriu um caráter bipolar.

              

Corridas armamentista e espacial

  As superpotências investiam progressivamente em arsenais militares — incluindo nucleares — como forma de intimidação aos oponentes. Essa crescente militarização das duas superpotências foi chamada de corrida armamentista. A consequência foi a ameaça da eclosão de outra guerra mundial, com utilização de armas nucleares, o que seria catastrófico para a humanidade. Também havia disputa pela supremacia na exploração do espaço, que ficou conhecida como corrida espacial. Essa disputa era considerada muito importante para a defesa territorial e simbolizava a superioridade tecnológica e ideológica. Com a corrida espacial, o ser humano chegou à Lua e foram investidos milhões de dólares em pesquisas que geraram novas tecnologias e grandes avanços científicos.

                                                                                            

                                                                                                                                 Livro didático Arariá Mais Geografia nas páginas 20 .

 

ETAPA2: Após a realização da leitura do texto, se for possível assistir com aos estudantes ao vídeo que esta disponibilizado no link:

https://youtu.be/0Kcrms9olwo ao assista a vídeo aula sobre a Nova Ordem Mundial e entenda o que é essa configuração geopolítica. Conheça seu histórico e suas características. Compreenda, também, como a Nova Ordem Mundial influencia os países do mundo.

 

ETAPA3: Nesta etapa orientar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade completar proposta na apostila.

 

                                                                               ATIVIDADE                                                                           

 1. A Nova Ordem Mundial é caracterizada por vários polos de poder, ou seja, vários países ou grupos de países que detêm determinado protagonismo em nível mundial, seja no plano político, seja no econômico. Desse modo, a Nova Ordem Mundial é definida pela

A) bipolaridade.

B) neutralidade.

C) homogeneidade.

D) multipolaridade.

E) unipolaridade.

 

2. Explique o que significa a expressão “Nova Ordem Mundial”.

 

3.  Quais acontecimentos impulsionaram o surgimento “Nova Ordem Mundial”.

 

4.  Aponte as suas principais características da “Nova Ordem Mundial”.

 

.  Explique os termos abaixo:

a) Mundo Bipolar-

 

 b) Unipolaridade -

 

c) Multipolaridade -

 

d) Unimultipolaridade-

 

 5. Faça um pequeno texto sobre a Guerra ao Terror destacando o que é, causa e consequências.

 

 Sugestão de atividade complementar: As atividades complementares são, portanto, uma oportunidade de tornar mais fácil a compeensão e interpretação de objetos de conhecimento abordado nas sequência didática .                                   

                                                                  Atividade complementar

 

1.      No texto a seguir, são feitas algumas considerações sobre o capitalismo e o seu processo de desenvolvimento ao longo da história. O capitalismo, como sistema econômico e social, passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações ao longo do tempo. O capitalismo evoluiu gradativamente e foi-se transformando à medida que novas dificuldades surgiam, apresentando, assim, um grande dinamismo ao longo do seu processo de desenvolvimento. Para melhor entender a sua evolução e a construção do espaço geográfico, costuma-se dividir o capitalismo em 3 (três) fases distintas. (Adap. SENE, E. de e MOREIRA, J. C. "Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização". São Paulo: Scipione, 1998. p. 14)

 

2.      Considerando o processo capitalista, a ordem correta do seu desenvolvimento é:

a) Capitalismo Comercial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Industrial.

 b) Capitalismo Financeiro, Capitalismo Industrial e Capitalismo Comercial.

 c) Capitalismo Comercial, Capitalismo Industrial e Capitalismo Financeiro.

d) Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Comercial.

 e) Capitalismo Industrial, Capitalismo Comercial e Capitalismo Financeiro.

 

       3. Em relação aos sistemas econômicos, Capitalismo e Socialismo, não é correto afirmar:

a) a Economia Capitalista está sempre voltada para a venda de produtos e serviços, isto é, para o mercado;

b) países como o Brasil e os Estados Unidos possuem uma economia planificada;

c) apenas no século XX foram instalados Governos Socialistas;

d) o princípio básico do Capitalismo é a propriedade privada e os meios de produção;

e) a escassez de produtos essenciais foi um dos fatores da intensa crise que ocasionou a desintegração da URSS, no final de 1991.

 

      4  . Leia com cuidado o texto abaixo: "Sistema socioeconômico baseado numa economia planificada em que, teoricamente, não há classes sociais, pois as empresas em geral foram nacionalizadas ou estatizadas." Ele se refere ao:

a) socialismo

 b) capitalismo comercial

 c) capitalismo financeiro

d) capitalismo industrial

e) feudalismo

    

                                                         

 

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Refletindo a imagem ao lado responda as questões:

Questão 1 – (ENEM/2015) O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo. Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido comum a toda sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países, sempre que se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa ordem completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não tirasse vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à extinção.

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).

O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como característica fundamental 

a) competitividade decorrente da acumulação de capital.

b) implementação da flexibilidade produtiva e comercial.

c) ação calculada e planejada para obter rentabilidade.

d) socialização das condições de produção.

 Questão 2 – (ENEM/2015) – Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente. 

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado). 

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de

a) linhas de montagem e formação de estoques.

b) empresas burocráticas e mão de obra barata.

c) controle estatal e infraestrutura consolidada

d) organização em rede e tecnologia de informação.

e) gestão centralizada e protecionismo econômico.

 Questão 3 – (Unespar 2015A fase atual de expansão do capitalismo é chamada de globalização. Ela é consequência do avanço tecnológico, especialmente da modernização do sistema industrial. As tecnologias modernas permitem um aumento considerável da produtividade, isto é, com o mesmo número de trabalhadores consegue-se produzir mais. De forma crítica podemos concluir que:

a) a produção cresce significativamente e sem problemas;

b) o desemprego diminui significativamente, pois essas tecnologias são geradoras de mão-de-obra;

c) a produção compensa o desemprego, justificando os meios;

d) o desemprego cresce significativamente, pois essas tecnologias são poupadoras de mão-de-obra;

e) é natural que os diversos ramos industriais venham se modernizando, contudo, o desemprego é responsabilidade única do trabalhador que não se atualiza.

 GABARITO:

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra c) ação calculada e planejada para obter rentabilidade.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra d) organização em rede e tecnologia de informação.

 Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra d) o desemprego cresce significativamente, pois essas tecnologias são poupadoras de mão-de-obra.

RECURSOS: (12 a 21 ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  22,23  )

( ) Seminários; ( x) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; (x  ) Avaliação da participação; Outros:

REFERENCIAS:

 

  https://youtu.be/jNeUx0LAJXQ Capitalismo

 

 https://youtu.be/_XNTrI8rAZI Globalização

 

 https://youtu.be/XFXg7nEa7vQ Capitalismo - indústria

 

Atividade complementar ( Capitalismo e Socislismo) -Colégio Tiradentes PMMG

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTWhB4R9sBOl7pO-6uTCm3Dx6nArhEjISwgrU2w7lDV&s

Imagem de Capitalismo.

 

https//desafiosdaeducacao.com.br 

https://beduka.com/blog/exercicios/historia-exercicios/exercicios-sobre-capitalismo/?amp Questões.

blob:https://web.whatsapp.com/42eaa22d-efe4-4920-a505-4ccfd239409a  -Imagem – capistalista.

 

                                                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário