SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
TEMA: :
“Valores em
Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”. Subtema: Aprendizagem Significativas
no espaço geográfico. |
Unidade
Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento: Distribuição
da População Mundial e Deslocamento Populacionais. |
|
Objetivo
geral: ·
Definir Estado, nação, território e país,
conceitos essenciais para a abordagem da Geografia Política, já que boa parte
dos conflitos mundiais só pode
ser compreendida com a distinção desses conceitos; ·
Entender o que são organizações políticas
mundiais e conhecer algumas delas, das quais a Organização das Nações Unidas
(ONU) é a mais relevante. |
||
Ano: 8º Período: 20/03/20223 a
31/03/2023 Nº de Aulas: 4 |
||
HABILIDADES |
||
|
||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e
aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção
do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação,
distribuição, extensão, localização e ordem. 7. Agir pessoal e
coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais,
com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6. Construir argumentos com base em informações geográficas
,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza. 7. Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
||
|
||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||
OBS: Professores, essa sequência didática terá uma duração de duas
semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos
uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas.
1ª AULA ETAPA
1 e 2: Iniciar com um
bom dia ou boa tarde, chamada e um levantamento prévio da aula anterior, dando
seguimento ao objeto de conhecimento já abordado, nesta etapa apresentar aos
estudantes o que são organizações mundiais, focando a integração econômica do
mundo, ao abordar instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário
Internacional(FMI). O entendimento do que são essas organizações é essencial
para a compreensão da sua influência no contexto africano e americano.
Orientar os estudantes a leitura compartilhada do texto proposto na apostila
ou se preferir utilizar o livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas
15 a 18. TEXTO PARA LEITURA: AS
RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS As relações entre os países são
regulamentadas por tratados e acordos, que podem ser bilaterais ou
multilaterais. As relações bilaterais ocorrem entre dois
Estados e se baseiam em variados interesses: comércio, imigração e segurança
internacional, entre outros. Essas relações permitem alianças locais e
regionais. As relações multilaterais, por sua vez,
envolvem três ou mais Estados. Geralmente, os acordos multilaterais se
caracterizam pela obrigatoriedade de adesão às regras por todos os
participantes. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os
países vencedores do conflito estabeleceram alguns valores considerados
fundamentais para garantir a ordem internacional, entre eles a manutenção da
paz, a proteção ao meio ambiente e o respeito aos direitos humanos. Para
concretizar esses valores, foram criadas organizações multilaterais. Banco Mundial e FMI Em 1944, uma conferência internacional
ocorrida na cidade de Bretton Woods (Estados Unidos) estabeleceu os pilares
dos atuais sistemas monetário e financeiro internacionais. Nela, foram
instituídos o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird),
que mais tarde passou a integrar o Banco Mundial, e o Fundo Monetário
Internacional (FMI), ambos
controlados por países ricos. A Organização das
Nações Unidas (ONU) foi criada em
1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o principal objetivo de manter a paz
e a segurança internacionais. Além de seus órgãos principais, a ONU é formada por programas, fundos e
agências especializadas, com escritórios próprios que atuam de forma
interligada. A Assembleia Geral, da qual participam os países-membros da organização,
é um espaço de discussão, análise e decisão sobre os mais diversos assuntos
de âmbito internacional. O Conselho
de Segurança da ONU, que tem 15
membros, cinco deles permanentes (China, Estados Unidos, Rússia, França e
Reino Unido). A Unesco é um dos vários organismos que integram a ONU.
ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS E INTEGRAÇÃO
CULTURAL Além das organizações multilaterais criadas
para garantir a ordem internacional, também surgiram organismos
intergovernamentais, no período pós-Segunda Guerra Mundial, para promover
integração e cooperação cultural entre os países. Alguns deles fazem parte da
própria ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência
e a Cultura (Unesco), que, entre diversos objetivos, atua na preservação do
patrimônio histórico e cultural dos países. Na América, por exemplo, algumas
organizações se destacam por implementar projetos e programas
intergovernamentais capazes de difundir aspectos e elementos culturais entre
os países do continente. Entre elas, destacam-se a Organização dos Estados
Americanos (OEA), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a
Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).
Livro
Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia15 a18. ETAPA
2: Após a leitura momento de
questionamento e discussão.Para casa, sugira que os alunos acessem o seguinte
endereço: https://nacoesunidas.org/organismos/siglas. Atividade complementar 1.
Quando
foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) e com qual objetivo? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________. 2.
Qual
o significado da sigla FMI? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2.
Observe a
imagem abaixo pesquise e responda a
questão: Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ETAPA 3: Correção da
atividade socialização.
2ª AULA ETAPA
1 e 2: Esta aula está
estruturada em duas etapa, nesta etapa explanação do objeto de conhecimento
que aborda “Da ordem bipolar à
geopolítica atual”. Apresente aos
estudantes o que foi a Guerra Fria e explique o que é ordem bipolar. O mundo
ficou dividido entre duas potências mundiais, os Estados Unidos e a União
Soviética. Portanto, muitos dos conflitos e das questões econômicas e políticas
da época tinham relação com a disputa entre essas duas potências. Porém, com
o fim da Guerra Fria, os conflitos persistiram e, quando aprofundado sobre
suas causas e motivações, muitos têm relação com o contexto da ordem bipolar.
Solicite aos estudantes a leitura e interpretação do texto disponível na
apostila ou das páginas 21 a 27 do livro didático Araribá Mais Geografia. Leitura
do Texto:
Da ordem bipolar à geopolítica atual Após a Segunda Guerra Mundial
(1939-1945), os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os Estados mais poderosos do
mundo, tanto economicamente quanto militarmente. Essas potências eram governadas sob sistemas sociais e
econômicos opostos, o capitalista e o socialista, e estenderam sua liderança
a outros países, formando os blocos capitalista e socialista. Essa disputa
pela influência sobre outras nações (hegemonia) ficou conhecida como Guerra
Fria, já que as duas potências nunca se enfrentaram diretamente no campo de
batalha. O confronto entre elas só ocorreu no campo diplomático,
caracterizado principalmente pelo apoio a guerras em outras regiões, como as
guerras da Coreia, do Vietnã e do Afeganistão. Com o fim da Guerra Fria, em
1989, vários países deixaram o bloco socialista e aderiram à economia de
mercado, típica do sistema capitalista. Com isso, os Estados Unidos
emergiram como a grande potência mundial, com reflexos na economia, na
sociedade e na cultura de todo o planeta. A GUERRA FRIA Depois de quase seis anos de batalhas e um
saldo de mais de 50 milhões de mortos e 28 milhões de mutilados, a Segunda
Guerra Mundial terminou, em 1945, com a derrota dos países que formavam o
bloco conhecido como Eixo (liderado por Itália, Japão e Alemanha). O Japão,
último a se render, sofreu ainda ataques nucleares dos Estados Unidos, que
lançaram duas bombas atômicas, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki,
assombrando o mundo. Com o fim da Guerra, países que formavam o bloco dos
Aliados (Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido), vitoriosos,
participaram de conferências para reorganizar o espaço europeu de acordo com
seus interesses. As conferências de Yalta e Potsdam remodelaram as fronteiras
soviéticas e alemãs, expandindo as áreas de influência da União Soviética. Os
Estados Unidos. Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais
Geografia21 a 27. Sugestões: https://youtu.be/0Kcrms9olwo Nova Ordem Mundial. https://youtu.be/tabLMflgUwo Origens do mundo
bipolar: A ordem Geopolítica da Guerra Fria- Geografia. ETAPA 2: Após a leitura e
interpretação do texto orientar os estudantes a copiar e responder no caderno
a atividade proposta na apostila ou nas páginas 32 a 33 no livro didático
Araribá Mais Geografia .
ATIVIDADE RESPONDA COM ATENÇÃO: 1.
A
imagem a seguir é do dia 11 de setembro de 2001, quando, em território
estadunidense, ocorreu uma série de atentados liderados pelo saudita e líder
da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, que foi morto em 2011. A tirinha está relacionada: a) ao período da Segunda Guerra Mundial, já
que deixa implícita a importância militar e econômica dos Estados Unidos e da
União Soviética nessa época. b) ao período conhecido como Guerra Fria,
quando a intensa troca de acusações e
ameaças entre Estados Unidos e União Soviética provocou o temor de uma
possível guerra nuclear. c)
ao período posterior à Guerra Fria, quando os Estados Unidos tornaram-se a
única superpotência mundial. d) ao período anterior à Segunda Guerra
Mundial, quando as potências mundiais buscavam, por meio de acordos, evitar
esse conflito. e) aos dias de hoje, já que seu conteúdo
encaixa-se na situação política e militar atual. 4)Escreva
com suas palavras o conceito de GUERRA FRIA. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5)
Como se caracterizou a Guerra Fria? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3ª
AULA ETAPA 1 e
2: Correção
da atividade, orientando aos alunos a expressar sobre o conhecimento
adquirido a partir da resolução da atividade sobre A Guerra Fria.Momento de escuta. Obs. Lembrando
que o professor é livre para fazer modificações na sequência ou utilizar
outra atividade, vídeos ou slides de acordo a realidade de suas turmas, desde
que não fuja do objeto de conhecimento. 4ª
AULA ETAPA 1 e
2:Nesta
etapa o professor orienta os estudantes a
trabalhar a habilidade (EF08GE06), permitindo analisar a atuação das organizações mundiais
nos processos de integração cultural (capoeira, festividades, comida, arte,
etc.) e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus
lugares de vivência, marcas desses processos.Com a realização de uma
atividade complementar disponível na apostila. ATIVIDADE Vamos exercitar: 1.
Quais
são os principais termos relacionados à geopolítica? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 2.
Por
que Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 3.
Qual
é o papel das organizações multilaterais? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 4.
Qual
é a importância da ONU e suas características? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 5.
O
que foi a Guerra Fria? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 6.
Quais
são as principais rivalidades étnico-religiosas do mundo? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 7.
Qual
é a relação entre recursos naturais e os principais conflitos no mundo? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ RECURSOS: ( 15 a 18 e
20 a 31 )
Livro didático; (x ) Data show; ( ) Jornal; ( )
Revista; (x )
Vídeo; ( )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos
Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 19, 32e33
) (
) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (x ) Debate;( ) Relatórios; (x ) Atividade escrita; (
) Avaliação da participação; Outros: ______________________________________________________________________________ Referencias: Livro Didático-
Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia . IMAGEM DO SITE: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/nacao-estado-governo-sala-aula.htm Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável/ https://nacoesunidas.org/organismos/siglas. https://escolakids.uol.com.br/geografia/organizacoes-internacionais.htm . https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mundo-bipolar.htm .
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário