2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA 8º ANO - 2023

 

                                          SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  : “Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

Subtema: Aprendizagem Significativas no espaço geográfico.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais.

Objetivo geral:  

·         Definir Estado, nação, território e país, conceitos essenciais para a abordagem da Geografia Política, já que boa parte dos conflitos mundiais só pode ser compreendida com a distinção desses conceitos;

·         Entender o que são organizações políticas mundiais e conhecer algumas delas, das quais a Organização das Nações Unidas (ONU) é a mais relevante.

Ano:                          Período: 20/03/20223 a  31/03/2023                       Nº de Aulas: 4

                                                                 HABILIDADES

 

 (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

EF08GE01IT) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

(EF08GE02IT) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial, e de outras regiões do Brasil com destaque para a presença do capixaba e o mineiro no município de Itamaraju.

 (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

(EF08GE06IT) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural (capoeira, festividades, comida, arte, etc.) e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

                      COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.  

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários

                       COMPETÊNCIAS GERAIS

1.    Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    6. Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

    7. Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

              COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                        ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência didática terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                               1ª AULA

 

ETAPA 1 e 2: Iniciar com um bom dia ou boa tarde, chamada e um levantamento prévio da aula anterior, dando seguimento ao objeto de conhecimento já abordado, nesta etapa apresentar aos estudantes o que são organizações mundiais, focando a integração econômica do mundo, ao abordar instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional(FMI). O entendimento do que são essas organizações é essencial para a compreensão da sua influência no contexto africano e americano. Orientar os estudantes a leitura compartilhada do texto proposto na apostila ou se preferir utilizar o livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 15 a 18.

TEXTO PARA LEITURA:

                 AS RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES E AS PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS

 

 As relações entre os países são regulamentadas por tratados e acordos, que podem ser bilaterais ou multilaterais.

  As relações bilaterais ocorrem entre dois Estados e se baseiam em variados interesses: comércio, imigração e segurança internacional, entre outros. Essas relações permitem alianças locais e regionais.

   As relações multilaterais, por sua vez, envolvem três ou mais Estados. Geralmente, os acordos multilaterais se caracterizam pela obrigatoriedade de adesão às regras por todos os participantes.

 Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países vencedores do conflito estabeleceram alguns valores considerados fundamentais para garantir a ordem internacional, entre eles a manutenção da paz, a proteção ao meio ambiente e o respeito aos direitos humanos. Para concretizar esses valores, foram criadas organizações multilaterais.

Banco Mundial e FMI

 

 Em 1944, uma conferência internacional ocorrida na cidade de Bretton Woods (Estados Unidos) estabeleceu os pilares dos atuais sistemas monetário e financeiro internacionais. Nela, foram instituídos o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que mais tarde passou a integrar o Banco Mundial, e o Fundo Monetário Internacional (FMI), ambos controlados por países ricos. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o principal objetivo de manter a paz e a segurança internacionais. Além de seus órgãos principais, a ONU é formada por programas, fundos e agências especializadas, com escritórios próprios que atuam de forma interligada. A Assembleia Geral, da qual participam os países-membros da organização, é um espaço de discussão, análise e decisão sobre os mais diversos assuntos de âmbito internacional.

     O Conselho de Segurança da ONU, que tem 15 membros, cinco deles permanentes (China, Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido). A Unesco é um dos vários organismos que integram a ONU.

     

  ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS E INTEGRAÇÃO CULTURAL

  

 Além das organizações multilaterais criadas para garantir a ordem internacional, também surgiram organismos intergovernamentais, no período pós-Segunda Guerra Mundial, para promover integração e cooperação cultural entre os países. Alguns deles fazem parte da própria ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que, entre diversos objetivos, atua na preservação do patrimônio histórico e cultural dos países. Na América, por exemplo, algumas organizações se destacam por implementar projetos e programas intergovernamentais capazes de difundir aspectos e elementos culturais entre os países do continente. Entre elas, destacam-se a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).  

 

                                                              Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia15 a18.

                                                                              

ETAPA 2: Após a leitura momento de questionamento e discussão.Para casa, sugira que os alunos acessem o seguinte endereço: https://nacoesunidas.org/organismos/siglas.

                                                 Atividade complementar

 

1.    Quando foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) e com qual objetivo?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

2.    Qual o significado da   sigla FMI?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2.    Observe a imagem abaixo  pesquise e responda a questão:

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ETAPA 3: Correção da atividade socialização.                                                                

 

                                                                         2ª AULA

 

ETAPA 1 e 2: Esta aula está estruturada em duas etapa, nesta etapa explanação do objeto de conhecimento que aborda “Da ordem bipolar à geopolítica atual”.  Apresente aos estudantes o que foi a Guerra Fria e explique o que é ordem bipolar. O mundo ficou dividido entre duas potências mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética. Portanto, muitos dos conflitos e das questões econômicas e políticas da época tinham relação com a disputa entre essas duas potências. Porém, com o fim da Guerra Fria, os conflitos persistiram e, quando aprofundado sobre suas causas e motivações, muitos têm relação com o contexto da ordem bipolar. Solicite aos estudantes a leitura e interpretação do texto disponível na apostila ou das páginas 21 a 27 do livro didático Araribá Mais Geografia.

Leitura do Texto:

                                                    Da ordem bipolar à geopolítica atual

       Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os Estados mais poderosos do mundo, tanto economicamente quanto militarmente.

 Essas potências eram governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos, o capitalista e o socialista, e estenderam sua liderança a outros países, formando os blocos capitalista e socialista. Essa disputa pela influência sobre outras nações (hegemonia) ficou conhecida como Guerra Fria, já que as duas potências nunca se enfrentaram diretamente no campo de batalha. O confronto entre elas só ocorreu no campo diplomático, caracterizado principalmente pelo apoio a guerras em outras regiões, como as guerras da Coreia, do Vietnã e do Afeganistão. Com o fim da Guerra Fria, em 1989, vários países deixaram o bloco socialista e aderiram à economia de mercado, típica do sistema capitalista.

Com isso, os Estados Unidos emergiram como a grande potência mundial, com reflexos na economia, na sociedade e na cultura de todo o planeta.

  A GUERRA FRIA

 

  Depois de quase seis anos de batalhas e um saldo de mais de 50 milhões de mortos e 28 milhões de mutilados, a Segunda Guerra Mundial terminou, em 1945, com a derrota dos países que formavam o bloco conhecido como Eixo (liderado por Itália, Japão e Alemanha). O Japão, último a se render, sofreu ainda ataques nucleares dos Estados Unidos, que lançaram duas bombas atômicas, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, assombrando o mundo. Com o fim da Guerra, países que formavam o bloco dos Aliados (Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido), vitoriosos, participaram de conferências para reorganizar o espaço europeu de acordo com seus interesses. As conferências de Yalta e Potsdam remodelaram as fronteiras soviéticas e alemãs, expandindo as áreas de influência da União Soviética. Os Estados Unidos.

                                                                                  Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia21 a 27.

 

Sugestões:

https://youtu.be/0Kcrms9olwo Nova Ordem Mundial.

https://youtu.be/tabLMflgUwo  Origens do mundo bipolar: A ordem Geopolítica da Guerra Fria- Geografia.

 

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação do texto orientar os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade proposta na apostila ou nas páginas 32 a 33 no livro didático Araribá Mais Geografia .

 

                                                                          ATIVIDADE

 

RESPONDA COM ATENÇÃO:

 

1.    A imagem a seguir é do dia 11 de setembro de 2001, quando, em território estadunidense, ocorreu uma série de atentados liderados pelo saudita e líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, que foi morto em 2011.

 

A tirinha está relacionada:

 a) ao período da Segunda Guerra Mundial, já que deixa implícita a importância militar e econômica dos Estados Unidos e da União Soviética nessa época.

 b) ao período conhecido como Guerra Fria, quando a intensa  troca de acusações e ameaças entre Estados Unidos e União Soviética provocou o temor de uma possível guerra nuclear.

c) ao período posterior à Guerra Fria, quando os Estados Unidos tornaram-se a única superpotência mundial.

 d) ao período anterior à Segunda Guerra Mundial, quando as potências mundiais buscavam, por meio de acordos, evitar esse conflito.

 e) aos dias de hoje, já que seu conteúdo encaixa-se na situação política e militar atual.

 

4)Escreva com suas palavras o conceito de GUERRA FRIA.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Como se caracterizou a Guerra Fria?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                               3ª AULA

 

ETAPA 1 e 2: Correção da atividade, orientando aos alunos a expressar sobre o conhecimento adquirido a partir da resolução da atividade sobre A Guerra Fria.Momento de escuta.

 

Obs. Lembrando que o professor é livre para fazer modificações na sequência ou utilizar outra atividade, vídeos ou slides de acordo a realidade de suas turmas, desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

                                                                4ª AULA

 

ETAPA 1 e 2:Nesta etapa o professor orienta os estudantes a trabalhar a habilidade (EF08GE06), permitindo  analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural (capoeira, festividades, comida, arte, etc.) e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.Com a realização de uma atividade complementar disponível na apostila.

 

                                                                   ATIVIDADE

 

Vamos exercitar:

 

1.    Quais são os principais termos relacionados à geopolítica?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2.    Por que Estado, nação, território e país são conceitos-chave da Geografia?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3.    Qual é o papel das organizações multilaterais?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4.    Qual é a importância da ONU e suas características?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5.    O que foi a Guerra Fria?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6.    Quais são as principais rivalidades étnico-religiosas do mundo?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7.    Qual é a relação entre recursos naturais e os principais conflitos no mundo?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

RECURSOS: ( 15 a 18 e 20 a 31  ) Livro didático; (x ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (  ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  19, 32e33  )

( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (x ) Debate;( ) Relatórios;

(x  ) Atividade escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:

 

 

______________________________________________________________________________

 Referencias:

 Livro Didático- Encontros Geografia/ 8º ano- Araribá Mais Geografia .

 IMAGEM DO SITE: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/nacao-estado-governo-sala-aula.htm

 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ https://nacoesunidas.org/organismos/siglas.

 

https://escolakids.uol.com.br/geografia/organizacoes-internacionais.htm .

 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mundo-bipolar.htm .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário