SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
GEOGRAFIA |
||
TEMA:Saúde
Ambiental (Combate ao Aedes aegypti). Subtema: Combate ao mosquito Aedes
aegypti no espaço geográfico. |
Unidade
Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo Objetos
do conhecimento: Corporações e organismos internacionais Mundo globalizado (Mundialização e globalização). |
|
Objetivo
geral: como o mundo atual se configurou a partir
das inovações técnicas e tecnológicas e como essas inovações resultaram em
transformações no espaço geográfico, no trabalho, nas relações humanas e
entre países, possibilitando o aumento dos fluxos de pessoas, informações e
mercadorias, uma das características do processo de globalização. |
||
Ano: 9º Período:
11/03 a 27/03/2024 Nº
de Aulas: 6 |
||
HABILIDADES |
||
|
||
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
||
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e
senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 4. Interpretar e expressar
sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às
diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências
Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 5. Comparar eventos
ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos
ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados. |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||
1.Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 6:Construir argumentos com
base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista
que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||
OBS: Professores, essa sequência
terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais
fácil a avaliação de desempenho da
participação nas aulas e nasatiovidades
realizadas.
1ªAula
ETAPA 1 e 2:
Esta aula esta estruturada em duas etapas
nesta primeira etapa, uma levantamento prévio da aula anterior, em
seguida fazer uma explanação sobre o tema: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti) Subtema: A importância da Geografia na prevenção Aedes
aegypti,
que será trabalhados durante a
sequência. O
professor(a) nesta etapa pode trabalhar ,Construir um panfleto
digital (por turma) que participará de uma seleção e o panfleto que for
escolhido será disponibilizado nas redes sociais.
Neste
panfleto digital deverá conter informações de conscientiação e prevenção de combate a dengue.
Atividade Segue abaixo texto com algumas informações
sobre a Dengue,que pode ser usado para leitura compartilhada com os alunos e
como texto informativo.
DENGUE
A dengue é uma doença viral
transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Ela é uma doença infecciosa febril
aguda causada por um vírus. No Brasil, o vírus da dengue é transmitido pela
fêmea do mosquito e pode ocasionar tanto a manifestação clássica da doença
quanto à forma considerada hemorrágica. A dengue é uma das doenças mais
comuns transmitidas por mosquitos no mundo.
A dengue é caracterizada por
sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, dor
atrás dos olhos, náusea e vômito. Em casos mais graves, ela pode levar a
complicações na vítima, como hemorragia e até provocar a morte. A prevenção
desta doença envolve a eliminação de locais onde o mosquito pode se
reproduzir, como água parada em vasos, pneus, garrafas e recipientes de
plástico. É importante também usar repelente de insetos e roupas de proteção
em áreas onde o mosquito é comum.
Caso você suspeite que está
com dengue, é importante procurar um médico imediatamente. Não há tratamento
específico, entretanto, os sintomas podem ser aliviados com repouso,
hidratação adequada e medicamentos para aliviar a
dor. Lembre-se sempre de tomar medidas preventivas para evitar a dengue e
outras doenças transmitidas por mosquitos. Além disso, ajude a conscientizar
outras pessoas sobre a importância da prevenção e dos cuidados adequados de
saúde para manter sua comunidade saudável e segura.
2ªAula ETAPA
1 e 2: Nestas etapas acolhimento da turma. Logo após a chamada
fazer uma breve sondagem sobre o conteúdo da aula anterior. Em seguida fazer
a explanação do objeto do conhecimento sobre “Mundialização e globalização”. Podendo ser utilizado o livro didático
Geografia, Espaço e Interpretação ou o resumo sobre o conteúdo abordado,
podendo fazer leitura compartilhada, juntamente com a explanação.
Fases do
capitalismo
O
capitalismo é o sistema econômico que tem como principal característica a
acumulação de capital privado. Esse modelo é praticado na maior parte dos
países do globo. O capitalismo é
dividido em quatro grandes fases, que ocorreram de forma linear, aglutinando
características importantes desse sistema econômico. São elas: Capitalismo
comercial: representa o primeiro momento do sistema econômico
capitalista. Nesse período, destacam-se as Grandes Navegações, fase
histórico-econômica caracterizada pela introdução do comércio em nível
mundial como resultado da colonização. A lógica do mercantilismo e do metalismo se estabeleceram
como duas doutrinas importantes para defender a acumulação de riquezas em
nível individual. Capitalismo
industrial: teve início com a Revolução Industrial. Nesse período, o
acúmulo de capital proveniente do comércio foi aplicado no desenvolvimento de
atividades industriais, iniciando uma nova maneira de gerar lucro. A lógica
de produção fabril fomentou uma nova forma de acumulação de capital, por meio
do emprego de mão de obra assalariada e da maximização do lucro. Capitalismo financeiro: ascendeu após a Primeira Guerra
Mundial (1914-1918)
com o desenvolvimento de um complexo setor financeiro atuante em nível
global. Essa fase capitalista estava centrada prioritariamente nos bancos,
além de outras instituições financeiras. Houve, assim, maior concentração de
riquezas e maior participação do capital especulativo na economia. Capitalismo
informacional: é fruto do desenvolvimento da tecnologia e do avanço
da globalização. A consolidação do
chamado meio técnico-científico-informacional contribuiu para a ampliação das
relações comerciais, logo possibilitou novas formas de transação e inúmeras
maneiras de obtenção de lucro. A sociedade atual é justamente marcada pelo
capitalismo informacional.
Mundialização
e globalização
Da década de 1990 em diante, com o fim da
Guerra Fria (1945-1989), uma Nova Ordem Mundial promoveu transformações na
organização do espaço geográfico, as quais repercutiram nas formas de
produzir, pensar e fazer política no mundo. Com o desmembramento de uma das
antigas superpotências, a União Soviética, os protagonistas mundiais passaram
a ser Estados Unidos, países da União Europeia e Japão, que despontaram como
novos centros de poder mundial. A partir de
então, o termo globalização passou a ser usado para se referir ao crescimento
da interdependência entre países, governos, empresas e povos do mundo,
sugerindo uma ideia de unificação mundial. Para alguns pesquisadores, a
globalização corresponde à etapa atual do processo de mundialização da
economia, iniciado no período das Grandes Navegações (século XV) e ampliado
progressivamente pelos crescentes fluxos internacionais de informações,
mercadorias, pessoas, serviços e capitais. O crescimento desses fluxos
ocorreu principalmente pela evolução tecnológica dos meios de comunicação e
transporte, que passam a sensação de que o mundo está cada vez menor. Esse
aspecto caracteriza a chamada aldeia global, termo sugerido pelo pesquisador canadense
Marshall McLuhan (1911-1980). O uso do termo vem do fato de o mundo ganhar um
sentido de lugar pequeno, conhecido por todos, onde as relações entre as
pessoas são mais próximas. Embora muitas vezes usados como sinônimos,
globalização e mundialização são conceitos distintos, porém relacionados. O
conceito de mundialização é empregado para se referir ao contexto da expansão
e do desenvolvimento dos mercados e fluxos de capitais no mundo. As bolsas de
valores, instituições onde ocorrem as transações de compra e venda de ações e
títulos de empresas do mundo todo, são um símbolo desse processo. Já a
globalização refere-se à integração do espaço geográfico mundial, pois, além
dos aspectos econômicos, envolve certa padronização de costumes, com ação
predominante dos meios de comunicação.
Video- aula:
Mundialização x globalização
https://www.youtube.com/watch?v=FH-5Utgac7M
3ºaula ETAPA 1 e 2: Iniciar
as etapas com acolhida
e chamada. Em seguida levantamento prévio da última aula.Logo após orientar
os estudantes a fazer atividade de fixação se preferir utilizar o livro didático Geografia, Espaço e
Interpretação nas páginas 14,16 e 17 ou uma outra atividade.
Atividade
1.
Leia
o trecho da canção “Parabolicamará”, de Gilberto Gil. Antes mundo era pequeno Porque Terra era grande Hoje
mundo é muito grande Porque Terra é pequena Do tamanho da antena Parabolicamará [...] De jangada leva uma eternidade De saveiro leva uma encarnação Pela onda luminosa Leva o tempo de um raio [...] PARABOLICAMARÁ. Intérprete:
Gilberto Gil. Compositor: Gilberto Gil. In: PARABOLICAMARÁ. Produção: Rio de
Janeiro: WMB, 1992. 1 CD, faixa 2.
Converse com os colegas e o
professor(a) sobre as questões a seguir 1) O que o autor quis dizer ao
contrapor as ideias de “mundo pequeno/Terra grande” e “mundo grande/Terra
pequena”?
2) O trecho “Pela onda luminosa
leva o tempo de um raio” se refere à televisão e ao modo como ela altera
nossa noção de distância e tempo. Atualmente, que recurso tecnológico assume
com ainda mais intensidade esse papel?
3) Com base no trecho da canção
e em seus conhecimentos, indique as evoluções tecnológicas que permitiram o
“encurtamento das distâncias”. 4)
A globalização é um processo
contínuo de integração, em especial, econômica do globo. Para tal, torna-se
necessário a disponibilidade de ferramentas que permitem a organização das
redes e dos fluxos entre as diferentes regiões do mundo. Desse modo, pode-se
apontar que a globalização está amparada no A)
protecionismo econômico praticado pelos países desenvolvidos. B)
desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação. C)
emprego de técnicas tradicionais de produção, como o fordismo. D)
comprometimento com o desenvolvimento sustentável das nações. E) processo industrial altamente
concentrado nos países emergentes.
5) Nos últimos anos, a
globalização provocou uma mudança na
distribuição espacial industrial, por meio da valorização da: A) disponibilidade de mão de obra. B) exploração de matérias-primas. C) presença de jazidas minerais. D) existência de redes de
circulação. E) adoção de políticas
protecionistas. 4ª AULA
ETAPA 1 e 2: Nestas
estapas acolhimento da turma, em continuidade explanação
do objeto do conhecimento sobre Mundialização x
globalização.Podendo fazer a leitura compartilhada com
explicação utilizando o livro didático Geografia, Espaço e Interação ou texto
disponibilizado na apostila.
Primórdios da
economia mundial
Para muitos estudiosos, a
globalização corresponde à atual e mais avançada fase do capitalismo, sistema
que surgiu nos países da Europa, no fim da Idade Média, sobrepondo-se
lentamente ao feudalismo. No início do século XV, o capitalismo já comandava
a economia e a sociedade europeias. Até o século XV, as relações entre os
habitantes de diferentes continentes – e no interior deles – eram bastante
limitadas. Com meios de transporte e comunicação pouco desenvolvidos, os
elementos naturais, como montanhas e oceanos, constituíam barreiras físicas
que dificultavam os deslocamentos e o contato entre diferentes povos. Embora
houvesse comércio entre regiões distantes, ele ocorria com intensidade e
ritmo muito inferiores aos atuais. No período das Grandes Navegações, entre
os séculos XV e XVI, as técnicas de navegação desenvolvidas na Europa
favoreceram as viagens de longa distância. Dispostos a obter metais preciosos
e outros produtos que pudessem ser comercializados, os europeus incorporaram
novas terras (América) e novos mercados (África e Ásia), interferindo na
integração do espaço geográfico mundial, possibilitando a expansão do
capitalismo e, de acordo com alguns pesquisadores, iniciando o processo de
globalização. Do fim do século XV ao fim
da primeira metade do século XVIII (1500-1740), o comércio de mercadorias foi
a principal atividade econômica do capitalismo. Por esse motivo, essa etapa
ficou conhecida como capitalismo comercial. O estabelecimento de
colônias europeias – inicialmente na América e posteriormente na África e na
Ásia – contribuiu para a propagação da divisão do mundo em Ocidente e
Oriente, muito utilizada e bastante complexa.
A noção de
Ocidente e Oriente
O Oriente está relacionado à
direção onde o Sol nasce (leste); e o Ocidente, à direção oposta (oeste). A
noção de Ocidente tem suas origens com as civilizações grega e romana, na
Europa, em oposição aos povos do Oriente, como os persas. Porém, essa noção
passou a ser oficialmente utilizada com a divisão do Império Romano em duas
partes, no ano de 395 d.C. Do século XV em diante, com
as Grandes Navegações, o chamado “mundo ocidental” ampliou suas fronteiras
disseminando uma falsa noção de superioridade da civilização ocidental em
relação às demais. Com o passar dos séculos, a influência dos valores
ocidentais foi se consolidando em todo o planeta. Os Estados Unidos, ao
adotar os valores europeus de democracia, liberdade e direitos humanos,
passaram a integrar o mundo ocidental. A Revolução Industrial e a noção de
progresso validaram a necessidade de expansão dessa civilização, consolidada
pela política imperialista ao longo do século XIX e início do século XX. No
contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, a emergência dos Estados Unidos e da
União Soviética como potências mundiais redefiniu o uso dos termos
“Ocidental” e “Oriental” com base em critérios políticos e econômicos. Os
Estados Unidos e os países alinhados a eles representavam os valores
ocidentais e do capitalismo, enquanto a União Soviética e os países alinhados
a ela faziam parte do bloco socialista, considerados orientais.
5ª AULA ETAPA
1 e 2: Iniciar as etapas com um bom dia
ou boa tarde e chamada. Em seguida Levantamento prévio da aula anterior. Logo após atividade de
fixação podendo ser utilizada do livro página Geografia,
Espaço e Interação ou texto disponibilizado na apostila 19, ou a proposta de
atividade que segue logo abaixo. Lembrando que o professor tem o livre
arbítrio de adaptar ou incluir outras atividades de acordo a realidade de sua
turma, não fugindo do objeto de conhecimento
Atividade 1)
Quais os dois setores que marcam a integração global típica da mundialização? a)
Transporte e comunicação. b)
Agropecuário e químico. c)
Extrativismo e mineração. d)
Agropecuário e industrial. e)
Construção civil e pecuária. 2) Assinale
um fenômeno histórico-econômico que contribuiu para o processo de
mundialização: a)
Crise de 1929. b)
Primeira Grande Guerra. c)
Primavera Árabe. d)
Segunda Grande Guerra. e) Grandes Navegações. 3)
Considerando a hierarquia urbana brasileira, qual cidade do país apresenta o
maior grau de integração mundial, sendo considerada uma cidade global? a)
Campinas. b) São
Paulo. c) Florianópolis. d) Porto Alegre 4) A
mundialização gerou, dentre suas consequências negativas, a a)
modernização da sociedade global. b)
facilitação de viagens internacionais. c)
elevação da desigualdade social. d)
criação de redes de telecomunicação. e) expansão
das redes de transportes. 5) Qual das alternativas, dentre as listadas abaixo,
não apresenta uma vantagem da mundialização? a) O
enriquecimento das economias das nações do mundo. b) O
processo de degradação do meio em nível mundial. c) O
desenvolvimento de várias ferramentas de tecnologia. d) O
crescimento do intercâmbio cultural entre as nações. e) O
aumento do comércio internacional em nível global. 6ºAula ETAPA 1
e 2: Acolhimento da turma e correção da
atividade da aula anterior. Em seguida atividade de complementar do objeto do
conhecimento sobre Mundialização x Globalização. Segue abaixo duas atividades
para escolha do professor(a), sendo uma delas a música que fala a respeito da
globalização. Atividade de fixação Chegada de
Cabral em Porto seguro em 1500. Responda as
questões abaixo utilizando a imagem a cima. 1) Que momento histórico a obra
retrata? ________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2) De acordo com seus
conhecimentos, de que forma se deu o contato entre os povos retratados na
pintura? ________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3) Cite algumas diferenças
técnicas e culturais existentes entre esses povos. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4) Que relação pode ser feita
entre a imagem e o processo de globalização? ________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5)
Assinale
a alternativa que indica a característica da Globalização representada pela
tirinha: a)
Mercantilização da Economia b)
Formação de Acordos Econômicos c)
Cartelização d)
Expansão das empresas globais e)
Censura aos meios publicitários
6) O controle
de parcelas significativas do mercado mundial está entre os mais claros
sinais de desenvolvimento econômico. A repartição desse mercado entre as
nações é extremamente desigual. Os países desenvolvidos controlam a fatia
predominante do bolo, embora se registrem avanços significativos dos grandes
países em desenvolvimento, especialmente a China. MAGNOLI,
D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo:
Atual, 2008. p.385. A tendência
atual, no contexto da globalização econômica das relações internacionais, é
caraterizada pela concretização de um paradigma mundial, representado: a) pela
oposição entre os países do norte desenvolvido e do sul subdesenvolvido,
caracterizando uma nova forma de se regionalizar politicamente o mundo. b) pela
fragmentação industrial, em que as sedes das grandes empresas multinacionais
se deslocam para polos comerciais de economias emergentes. c) pela
nova política de controle da produção industrial em benefício da preservação
dos recursos naturais. d) pelo
fim do mercado especulativo financeiro e pelo estabelecimento de uma ordem
econômica informacional, eminentemente não oligopolizada. 2º
sugestão de atividade, música. Atividade
Ouçam a música abaixo e
façam a interpretação da mesma. Música:
Globalização : música para aula de Geografia/Guilherme Durans
- Conceitos Geográficos.
Letra da música
Bolsa
de valores, ações pra todo lado
O
norte evolui, o sul tá atrasado
"produtos
estrangeiros
Em
prateleiras nacional"
A
galera não importa
O
que importa é o capital
Tecnologias
de forma brutal
Aumentando
a exclusão em escala global
Como
eu já falei tá tudo mal
A
galera não importa
O
que importa é o capital
"vinho
francês, charuto cubano
Terno
italiano", iphone americano
Vamos
produzir que a galera tá comprando
Morrendo
de trabalhar
Mas
pelo menos tá luxando
Vou
no mc donald, comer um big mc
Tomar
uma coca cola
Essas
marcas são de fora
Volto
pra casa no meu carro da mercedes
Usando
meu relógio que comprei dos franceses
Chego
em casa e ligo a tv
Ela
foi muito cara, ela é da LG
Deito
no sofá, estou muito feliz
Pego o controle, coloco na
Netflix
Multinacionais
que tomaram meus país
Deixando
um mais triste, outra mais feliz
Despertando
nas pessoas o espírito consumista.
Aumentando
o poder do sistema capitalista
Música
de fora, estão no topo das parada
Ouço
justin bieber e também ouço metálica
"bob,
michael, elvis e kurt cobain"
Ouço
a rihanna e também o eminem
A
sony music não para de gravar
Porque
ela sabe que todos vão baixar
E
em pouco tempo a música vai estourar
E
no spotify elas vão tocar
Tecnologias
de forma brutal
Aumentando
a exclusão em escala mundial
Como
eu já falei tá tudo mal. A galera não importa, o que importa é o capital.
Vídeo
com música e letra.
https://www.youtube.com/watch?v=LQpCXql7yNs&t=228s
Atividade sobre a música
1)
Qual
o tema da música? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2)
O
que diz a letra da música condis com nossa realidade? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3)
O
capitalismo e a globalização, como eles estão interligados? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4)Explique
a parte da música que diz ...” A galera não importa O que importa é o
capital”...
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)Porque com a chegada da tecnologia ouve
o aumento da exclusão entre as pessoas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)
Faça agora com suas palavras a reflexão sobre a letra da música e qual sua
opinião sobre o conteúdo cantado na música.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RECURSOS: ( 14 à 19 )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista;
(x )
Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; (x )
Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; (
x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( a combinar ) (
) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( x) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros: Referência: Livro
didático Geografia, Espaço e Interação. Mundialização x globalização
https://www.youtube.com/watch?v=FH-5Utgac7M . https://www.youtube.com/watch?v=LQpCXql7yNs&t=228s
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós...
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário