2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2024

 

                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:Saúde Ambiental (Combate ao Aedes  aegypti).

Subtema: Combate ao mosquito Aedes aegypti no espaço geográfico.   

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do conhecimento: Corporações e organismos internacionais

Mundo globalizado (Mundialização e globalização).

Objetivo geral:  como o mundo atual se configurou a partir das inovações técnicas e tecnológicas e como essas inovações resultaram em transformações no espaço geográfico, no trabalho, nas relações humanas e entre países, possibilitando o aumento dos fluxos de pessoas, informações e mercadorias, uma das características do processo de globalização.

Ano:                           Período: 11/03  a  27/03/2024                                         Nº de Aulas: 6

                                    HABILIDADES

 

 (EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização. É esperado que os estudantes indiquem que não, já que nem todas as pessoas têm condições de acesso ao desenvolvimento proporcionado pelos meios de comunicação e de transporte, vivendo à margem da sociedade globalizada.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

                             COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

 

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.

                    COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

                                                            ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades  realizadas.

 

                                                                         1ªAula

 

 ETAPA 1 e 2: Esta aula esta estruturada em duas etapas  nesta primeira etapa, uma levantamento prévio da aula anterior, em seguida fazer uma explanação sobre o tema:  Saúde Ambiental (Combate ao Aedes  aegypti)

Subtema:   A importância da Geografia na prevenção Aedes aegypti, que será  trabalhados durante a sequência.

O professor(a) nesta etapa pode trabalhar ,Construir um panfleto digital (por turma) que participará de uma seleção e o panfleto que for escolhido será disponibilizado nas redes sociais.

 

Neste panfleto digital deverá conter informações de conscientiação e prevenção de combate a dengue.

 

                                                                                Atividade

Segue abaixo texto com algumas informações sobre a Dengue,que pode ser usado para leitura compartilhada com os alunos e como texto informativo.

 

 

                                                                  DENGUE

 

     A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Ela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus. No Brasil, o vírus da dengue é transmitido pela fêmea do mosquito e pode ocasionar tanto a manifestação clássica da doença quanto à forma considerada hemorrágica. A dengue é uma das doenças mais comuns transmitidas por mosquitos no mundo.

     A dengue é caracterizada por sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, dor atrás dos olhos, náusea e vômito. Em casos mais graves, ela pode levar a complicações na vítima, como hemorragia e até provocar a morte. A prevenção desta doença envolve a eliminação de locais onde o mosquito pode se reproduzir, como água parada em vasos, pneus, garrafas e recipientes de plástico. É importante também usar repelente de insetos e roupas de proteção em áreas onde o mosquito é comum.

     Caso você suspeite que está com dengue, é importante procurar um médico imediatamente. Não há tratamento específico, entretanto, os sintomas podem ser aliviados com repouso, hidratação adequada e medicamentos para aliviar a dor. Lembre-se sempre de tomar medidas preventivas para evitar a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos. Além disso, ajude a conscientizar outras pessoas sobre a importância da prevenção e dos cuidados adequados de saúde para manter sua comunidade saudável e segura.

 

 

 

 

 

 

                                                2ªAula

ETAPA 1 e 2: Nestas etapas acolhimento da turma. Logo após a chamada fazer uma breve sondagem sobre o conteúdo da aula anterior. Em seguida fazer a explanação do objeto do conhecimento sobre “Mundialização e globalização”. Podendo ser utilizado o livro didático Geografia, Espaço e Interpretação ou o resumo sobre o conteúdo abordado, podendo fazer leitura compartilhada, juntamente com a explanação.

 

Fases do capitalismo

 

 

  O capitalismo é o sistema econômico que tem como principal característica a acumulação de capital privado. Esse modelo é praticado na maior parte dos países do globo.

O capitalismo é dividido em quatro grandes fases, que ocorreram de forma linear, aglutinando características importantes desse sistema econômico. São elas:

Capitalismo comercial: representa o primeiro momento do sistema econômico capitalista. Nesse período, destacam-se as Grandes Navegações, fase histórico-econômica caracterizada pela introdução do comércio em nível mundial como resultado da colonização. A lógica do mercantilismo e do metalismo se estabeleceram como duas doutrinas importantes para defender a acumulação de riquezas em nível individual.

Capitalismo industrial: teve início com a Revolução Industrial. Nesse período, o acúmulo de capital proveniente do comércio foi aplicado no desenvolvimento de atividades industriais, iniciando uma nova maneira de gerar lucro. A lógica de produção fabril fomentou uma nova forma de acumulação de capital, por meio do emprego de mão de obra assalariada e da maximização do lucro.

Capitalismo financeiro: ascendeu após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) com o desenvolvimento de um complexo setor financeiro atuante em nível global. Essa fase capitalista estava centrada prioritariamente nos bancos, além de outras instituições financeiras. Houve, assim, maior concentração de riquezas e maior participação do capital especulativo na economia.

Capitalismo informacional: é fruto do desenvolvimento da tecnologia e do avanço da globalização. A consolidação do chamado meio técnico-científico-informacional contribuiu para a ampliação das relações comerciais, logo possibilitou novas formas de transação e inúmeras maneiras de obtenção de lucro. A sociedade atual é justamente marcada pelo capitalismo informacional.

 

 

Ilustração conceitual sobre a obtenção de lucro

 

 

Mundialização e globalização

 

 

  Da década de 1990 em diante, com o fim da Guerra Fria (1945-1989), uma Nova Ordem Mundial promoveu transformações na organização do espaço geográfico, as quais repercutiram nas formas de produzir, pensar e fazer política no mundo. Com o desmembramento de uma das antigas superpotências, a União Soviética, os protagonistas mundiais passaram a ser Estados Unidos, países da União Europeia e Japão, que despontaram como novos centros de poder mundial.

A partir de então, o termo globalização passou a ser usado para se referir ao crescimento da interdependência entre países, governos, empresas e povos do mundo, sugerindo uma ideia de unificação mundial. Para alguns pesquisadores, a globalização corresponde à etapa atual do processo de mundialização da economia, iniciado no período das Grandes Navegações (século XV) e ampliado progressivamente pelos crescentes fluxos internacionais de informações, mercadorias, pessoas, serviços e capitais. O crescimento desses fluxos ocorreu principalmente pela evolução tecnológica dos meios de comunicação e transporte, que passam a sensação de que o mundo está cada vez menor. Esse aspecto caracteriza a chamada aldeia global, termo sugerido pelo pesquisador canadense Marshall McLuhan (1911-1980). O uso do termo vem do fato de o mundo ganhar um sentido de lugar pequeno, conhecido por todos, onde as relações entre as pessoas são mais próximas. Embora muitas vezes usados como sinônimos, globalização e mundialização são conceitos distintos, porém relacionados. O conceito de mundialização é empregado para se referir ao contexto da expansão e do desenvolvimento dos mercados e fluxos de capitais no mundo. As bolsas de valores, instituições onde ocorrem as transações de compra e venda de ações e títulos de empresas do mundo todo, são um símbolo desse processo.

Já a globalização refere-se à integração do espaço geográfico mundial, pois, além dos aspectos econômicos, envolve certa padronização de costumes, com ação predominante dos meios de comunicação.

 

Globalização - O que é e suas características

Video- aula:

 

Mundialização x globalização

 

https://www.youtube.com/watch?v=FH-5Utgac7M

 

                                           3ºaula

  ETAPA 1 e 2: Iniciar as etapas com acolhida e chamada. Em seguida levantamento prévio da última aula.Logo após orientar os estudantes a fazer atividade de fixação se preferir utilizar o  livro didático Geografia, Espaço e Interpretação nas páginas 14,16 e 17 ou uma outra atividade.

 

Atividade

 

1.    Leia o trecho da canção “Parabolicamará”, de Gilberto Gil.

Antes mundo era pequeno

Porque Terra era grande Hoje mundo é muito grande

 Porque Terra é pequena

 Do tamanho da antena

Parabolicamará

[...]

De jangada leva uma eternidade

 De saveiro leva uma encarnação

 Pela onda luminosa

 Leva o tempo de um raio

 [...]

PARABOLICAMARÁ. Intérprete: Gilberto Gil. Compositor: Gilberto Gil. In: PARABOLICAMARÁ. Produção: Rio de Janeiro: WMB, 1992. 1 CD, faixa 2.

 

Converse com os colegas e o professor(a) sobre as questões a seguir

1)      O que o autor quis dizer ao contrapor as ideias de “mundo pequeno/Terra grande” e “mundo grande/Terra pequena”?

 

2)      O trecho “Pela onda luminosa leva o tempo de um raio” se refere à televisão e ao modo como ela altera nossa noção de distância e tempo. Atualmente, que recurso tecnológico assume com ainda mais intensidade esse papel?

 

 

3)      Com base no trecho da canção e em seus conhecimentos, indique as evoluções tecnológicas que permitiram o “encurtamento das distâncias”.

4)           A globalização é um processo contínuo de integração, em especial, econômica do globo. Para tal, torna-se necessário a disponibilidade de ferramentas que permitem a organização das redes e dos fluxos entre as diferentes regiões do mundo. Desse modo, pode-se apontar que a globalização está amparada no

A) protecionismo econômico praticado pelos países desenvolvidos.

B) desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação.

C) emprego de técnicas tradicionais de produção, como o fordismo.

D) comprometimento com o desenvolvimento sustentável das nações.

             E) processo industrial altamente concentrado nos países emergentes.

 

            5) Nos últimos anos, a globalização provocou uma mudança na       distribuição espacial industrial, por meio da valorização da:

           A) disponibilidade de mão de obra.

           B) exploração de matérias-primas.

          C) presença de jazidas minerais.

         D) existência de redes de circulação.

         E) adoção de políticas protecionistas.

                                                   4ª AULA

 

   ETAPA 1 e 2: Nestas estapas acolhimento da turma, em continuidade explanação do objeto do conhecimento sobre Mundialização x globalização.Podendo fazer a leitura compartilhada com explicação utilizando o livro didático Geografia, Espaço e Interação ou texto disponibilizado na apostila.

 

 

Primórdios da economia mundial

 

Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500 ...

 Para muitos estudiosos, a globalização corresponde à atual e mais avançada fase do capitalismo, sistema que surgiu nos países da Europa, no fim da Idade Média, sobrepondo-se lentamente ao feudalismo. No início do século XV, o capitalismo já comandava a economia e a sociedade europeias. Até o século XV, as relações entre os habitantes de diferentes continentes – e no interior deles – eram bastante limitadas. Com meios de transporte e comunicação pouco desenvolvidos, os elementos naturais, como montanhas e oceanos, constituíam barreiras físicas que dificultavam os deslocamentos e o contato entre diferentes povos. Embora houvesse comércio entre regiões distantes, ele ocorria com intensidade e ritmo muito inferiores aos atuais. No período das Grandes Navegações, entre os séculos XV e XVI, as técnicas de navegação desenvolvidas na Europa favoreceram as viagens de longa distância. Dispostos a obter metais preciosos e outros produtos que pudessem ser comercializados, os europeus incorporaram novas terras (América) e novos mercados (África e Ásia), interferindo na integração do espaço geográfico mundial, possibilitando a expansão do capitalismo e, de acordo com alguns pesquisadores, iniciando o processo de globalização.

Do fim do século XV ao fim da primeira metade do século XVIII (1500-1740), o comércio de mercadorias foi a principal atividade econômica do capitalismo. Por esse motivo, essa etapa ficou conhecida como capitalismo comercial.

O estabelecimento de colônias europeias – inicialmente na América e posteriormente na África e na Ásia – contribuiu para a propagação da divisão do mundo em Ocidente e Oriente, muito utilizada e bastante complexa.

 

A noção de Ocidente e Oriente

 

O Oriente está relacionado à direção onde o Sol nasce (leste); e o Ocidente, à direção oposta (oeste). A noção de Ocidente tem suas origens com as civilizações grega e romana, na Europa, em oposição aos povos do Oriente, como os persas. Porém, essa noção passou a ser oficialmente utilizada com a divisão do Império Romano em duas partes, no ano de 395 d.C.

Do século XV em diante, com as Grandes Navegações, o chamado “mundo ocidental” ampliou suas fronteiras disseminando uma falsa noção de superioridade da civilização ocidental em relação às demais. Com o passar dos séculos, a influência dos valores ocidentais foi se consolidando em todo o planeta. Os Estados Unidos, ao adotar os valores europeus de democracia, liberdade e direitos humanos, passaram a integrar o mundo ocidental. A Revolução Industrial e a noção de progresso validaram a necessidade de expansão dessa civilização, consolidada pela política imperialista ao longo do século XIX e início do século XX. No contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, a emergência dos Estados Unidos e da União Soviética como potências mundiais redefiniu o uso dos termos “Ocidental” e “Oriental” com base em critérios políticos e econômicos. Os Estados Unidos e os países alinhados a eles representavam os valores ocidentais e do capitalismo, enquanto a União Soviética e os países alinhados a ela faziam parte do bloco socialista, considerados orientais.

 

                                                   5ª AULA

ETAPA 1 e 2: Iniciar as etapas com um bom dia ou boa tarde e chamada. Em seguida Levantamento prévio da aula anterior. Logo após atividade de fixação podendo ser utilizada do livro página Geografia, Espaço e Interação ou texto disponibilizado na apostila 19, ou a proposta de atividade que segue logo abaixo. Lembrando que o professor tem o livre arbítrio de adaptar ou incluir outras atividades de acordo a realidade de sua turma, não fugindo do objeto de conhecimento

 

Atividade

1) Quais os dois setores que marcam a integração global típica da mundialização?

a) Transporte e comunicação.

b) Agropecuário e químico.

c) Extrativismo e mineração.

d) Agropecuário e industrial.

e) Construção civil e pecuária.

2) Assinale um fenômeno histórico-econômico que contribuiu para o processo de mundialização:

a) Crise de 1929.

b) Primeira Grande Guerra.

c) Primavera Árabe.

d) Segunda Grande Guerra.

e) Grandes Navegações.

3) Considerando a hierarquia urbana brasileira, qual cidade do país apresenta o maior grau de integração mundial, sendo considerada uma cidade global?

a) Campinas.   b) São Paulo.

c) Florianópolis.  d) Porto Alegre

4) A mundialização gerou, dentre suas consequências negativas, a

a) modernização da sociedade global.

b) facilitação de viagens internacionais.

c) elevação da desigualdade social.

d) criação de redes de telecomunicação.

e) expansão das redes de transportes.

5) Qual das alternativas, dentre as listadas abaixo, não apresenta uma vantagem da mundialização?

a) O enriquecimento das economias das nações do mundo.

b) O processo de degradação do meio em nível mundial.

c) O desenvolvimento de várias ferramentas de tecnologia.

d) O crescimento do intercâmbio cultural entre as nações.

e) O aumento do comércio internacional em nível global.

                                                6ºAula

ETAPA 1 e 2: Acolhimento da turma e correção da atividade da aula anterior. Em seguida atividade de complementar do objeto do conhecimento sobre Mundialização x Globalização. Segue abaixo duas atividades para escolha do professor(a), sendo uma delas a música que fala a respeito da globalização.

Atividade de fixação

Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500 – Wikipédia, a  enciclopédia livre

Chegada de Cabral em Porto seguro em 1500.

Responda as questões abaixo utilizando a imagem a cima.

1)    Que momento histórico a obra retrata?

________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)    De acordo com seus conhecimentos, de que forma se deu o contato entre os povos retratados na pintura?

________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)    Cite algumas diferenças técnicas e culturais existentes entre esses povos.

________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)    Que relação pode ser feita entre a imagem e o processo de globalização?

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________________________________________________________________________________________

    5)

 

Tirinha retratando a Globalização

 

Assinale a alternativa que indica a característica da Globalização representada pela tirinha:

a) Mercantilização da Economia

b) Formação de Acordos Econômicos

c) Cartelização

d) Expansão das empresas globais

e) Censura aos meios publicitários

 

6) O controle de parcelas significativas do mercado mundial está entre os mais claros sinais de desenvolvimento econômico. A repartição desse mercado entre as nações é extremamente desigual. Os países desenvolvidos controlam a fatia predominante do bolo, embora se registrem avanços significativos dos grandes países em desenvolvimento, especialmente a China.

MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino MédioSão Paulo: Atual, 2008. p.385.

A tendência atual, no contexto da globalização econômica das relações internacionais, é caraterizada pela concretização de um paradigma mundial, representado:

a) pela oposição entre os países do norte desenvolvido e do sul subdesenvolvido, caracterizando uma nova forma de se regionalizar politicamente o mundo.

b) pela fragmentação industrial, em que as sedes das grandes empresas multinacionais se deslocam para polos comerciais de economias emergentes.

c) pela nova política de controle da produção industrial em benefício da preservação dos recursos naturais.

d) pelo fim do mercado especulativo financeiro e pelo estabelecimento de uma ordem econômica informacional, eminentemente não oligopolizada.

2º sugestão de atividade, música.

Atividade

 

Ouçam a música abaixo e façam a interpretação da mesma.

Música:  Globalização : música para aula de Geografia/Guilherme Durans - Conceitos Geográficos.

 

Letra da música

Bolsa de valores, ações pra todo lado

O norte evolui, o sul tá atrasado

"produtos estrangeiros

Em prateleiras nacional"

A galera não importa

O que importa é o capital

Tecnologias de forma brutal

Aumentando a exclusão em escala global

Como eu já falei tá tudo mal

A galera não importa

O que importa é o capital

"vinho francês, charuto cubano

Terno italiano", iphone americano

Vamos produzir que a galera tá comprando

Morrendo de trabalhar

Mas pelo menos tá luxando

Vou no mc donald, comer um big mc

Tomar uma coca cola

Essas marcas são de fora

Volto pra casa no meu carro da mercedes

Usando meu relógio que comprei dos franceses

Chego em casa e ligo a tv

Ela foi muito cara, ela é da LG

Deito no sofá, estou muito feliz

Pego o controle, coloco na Netflix

Multinacionais que tomaram meus país

Deixando um mais triste, outra mais feliz

Despertando nas pessoas o espírito consumista.

Aumentando o poder do sistema capitalista

Música de fora, estão no topo das parada

Ouço justin bieber e também ouço metálica

"bob, michael, elvis e kurt cobain"

Ouço a rihanna e também o eminem

A sony music não para de gravar

Porque ela sabe que todos vão baixar

E em pouco tempo a música vai estourar

E no spotify elas vão tocar

Tecnologias de forma brutal

Aumentando a exclusão em escala mundial

Como eu já falei tá tudo mal. A galera não importa, o que importa é o capital.

 

Vídeo com música e letra.

https://www.youtube.com/watch?v=LQpCXql7yNs&t=228s

 

 

Atividade sobre a música

 

1)    Qual o tema da música?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)    O que diz a letra da música condis com nossa realidade?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)    O capitalismo e a globalização, como eles estão interligados?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

        4)Explique a parte da música que diz ...” A galera não importa O que importa é o capital”...

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    5)Porque com a chegada da tecnologia ouve o aumento da exclusão entre as pessoas?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Faça agora com suas palavras a reflexão sobre a letra da música e qual sua opinião sobre o conteúdo cantado na música.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

 

 

 

RECURSOS: (  14 à 19 ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; (x ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  a combinar )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( x) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Referência:

Livro didático Geografia, Espaço e Interação.

Mundialização x globalização

 

https://www.youtube.com/watch?v=FH-5Utgac7M .

https://www.youtube.com/watch?v=LQpCXql7yNs&t=228s

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                              Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário