2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO -2024

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Saúde Ambiental (Combate ao Aedes  aegypti)

Subtema:   A importância da Geografia na prevenção Aedes aegypti.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo.

Objetos do Conhecimento: Identidade socioculturais/ Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

Objetivo geral:  

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 6°                          Período: 11/03/2024  a  27/03/2024                              Nº de Aulas: 9

                            HABILIDADES

 

(EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes temos.

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju.

(EF06GE06),  (EF06GE11).

                 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

                   COMPETÊNCIAS GERAIS

 1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes, assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da  participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                                         1ªAula

 

 ETAPA 1 e 2: Esta aula esta estruturada em duas etapas  nesta primeira etapa, uma levantamento prévio da aula anterior, em seguida fazer uma explanação sobre o tema:  Saúde Ambiental (Combate ao Aedes  aegypti)

Subtema:   A importância da Geografia na prevenção Aedes aegypti, que será  trabalhados durante a sequência.

O professor(a) nesta etapa pode trabalhar os tipos de paisagens observando as áreas de vulnerabilidade e de possíveis focos da dengue (fazer pesquisa de campo) na propria comunidade com os alunos se isso for possível ou orienta-los a registrar no caminho de casa lugares com possiveis focos da dengue, dando protagonismo ao aluno a pesquisa de campo.

 Sugestão: O professor(a) seleciona os melhores registros e escolhe um ou dois para contribuir no trabalho dos alunos do 8º ano que irão fazer um anánalise geoespacial e produzir roteiros para elaboração de vídeos para divulgação das pesquisas de campo pelos estudantes e como combater o mosquito.

 

                                                                 ATIVIDADE

1.    Ao fazer o caminho para casa registrar através de desenho possíveis focos de do mosquito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                               2ª Aula

 

1.    ETAPA 1 e 2: Iniciar com um bom dia ou boa tarde e chamada . Em seguida  levantamento prévio da aula anterior em seguida fazer a explanação do objeto de conhecimento a partir da leitura e interpretação do texto “ Paisagem”,   o professor(a) pode conversar com os estudantes para que compreendam que a análise das paisagens e dos elementos pode ajudar a explicar aspectos da vida das pessoas. Destacar as caracteristicas e transformações ocorridas nas paisagens. Utilizar como recurso o livro didático Geografia  Espaço e interação, nas páginas 14 a 17. Em seguida fazer ma roda de conversa propocionando um momento de escuta e questionamentos.

 

                                                                               3ª Aula

 

ETAPA 1 e 2: Nestas etapas após essa roda de conversa, solicitar uma atividade do livro didático ou a disponível na apostila para melhor compreensão. Em seguida fazer a correção da atividade propocionando um momento de tirá possiveis dúvidas.

 

                                                                               Atividade

 

1. Observe as transformações ocorridas no município de Itamaraju ao longo do tempo:

 


                  A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM EM ITAMARAJU

                                       

          

Itamaraju vive os festejos dos padroeiros Cosme e Damião até dia 27 -  SulBahiaNews

1. Observe as imagens de Itamaraju.  Elas mostram a igreja católica Santos Cosme e Damião. Podemos ver também a Praça da Independência.

Agora responda:

a) Na primeira imagem vimos a primeira igreja católica de Itamaraju. Descreva como ela era e como era a paisagem ao seu redor.

_________________________________ _______________________________________________________________________________z__________________________________________

b) Existia a praça da Independência? Descreva o que você vê.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 c) A segunda e a terceira imagem mostram outra igreja construída no mesmo lugar. Por quê?

__________________________________________________________________________

d) O que mais você consegue ver na segunda e terceira imagem? Será que construíram a Praça da Independência?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) Na quarta imagem podemos ver com clareza a Praça da Independência. Ainda é assim?

Observe a quinta imagem e descreva como está a Praça da Independência hoje.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) Além da Praça da Independência, uma outra igreja foi construída. Por quê? Dê sua opinião.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

g)  Não apenas as paisagens que mudam, mais também os costumes. Como será que era feita a comunicação à distância antigamente? Será que era fácil?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

h) E hoje como é a comunicação a distância? Descreva.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

h) Você acha que estas imagens ajudam a entender como era a Geografia do local?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

                                                                               4ª Aula

 

ETAPA 1 e 2: Dando continuidade a aula anterior, fazer um levantamento prévio e orientar mais uma atividade complementar e em seguida fazer junto aos estudante a correção correção da atividade.

 

                                                                      Atividade  Complementar

 

1.  Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem cultural:

Coluna 01

(1) Paisagem Natural

(2) Paisagem Cultural

 

Coluna 02

a.(  ) Vou ao Parque Nacional Monte Pascoal.

b.(  ) O prefeito está construindo uma praça.

c.(  ) Itamaraju é uma cidade boa.

d.(  ) As baleias reproduzem-se no Arquipélago de Abrolhos.

 

 2. Complete com Paisagem Natural ou Paisagem Humanizada:

a)   As paisagens que nela predominam aspectos originais da natureza são chamadas de

b)   As paisagens que possuem elementos transformados pelo homem através de seu trabalho são chamadas de

c)   são consideradas intocadas pelo homem.

d)   apresentam presença humana.

e)   também são chamadas de paisagens artificiais ou culturais.

 

 

2.     O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas. Diante deste contexto o que as pessoas modificam, por meio do trabalho?

 

 

 

3.    O espaço geográfico é composto por “formas visíveis” e “formas invisíveis”. Assinale a alternativa que contenha apenas “formas invisíveis” do espaço geográfico.

a)    Rodovias e legislação.

b)    Hidrelétricas e praias.

c)    Fluxos de comunicação e fluxo de informação.

d)    Fábricas e fluxo de informação.

 

4.    No poema “Canto à minha cidade”, Adélia Prado demonstra as transformações que ocorreram em Divinópolis, sua cidade natal. Leia o poema e observe a fotografia da cidade de Divinópolis (MG) nos dias atuais. Depois, responda às questões.

 

 

ETAPA 2: Correção da atividade complementar e socialização.

 

                                                                          5ª Aula

 

ETAPA 1e 2: Esta aula esta estruturada em 2 etapa, para cada aula uma etapa, sabendo que cada turma tem uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os estudantes possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos. Orientar os estudantes a fazer a leitura e interpretação do texto  Diferentes escalas de tempo” presente no livro didático Geografia Espaço e  Interação nas páginas 18 a 21, com momento de questionamento e socialização.

 

                          

Sugestão pedir aos estudantes que façam uma produção de texto sobre as informações  absorvidas.

 

                                                                          6ªAula

 

   ETAPA 1: Após a leitura e interpretação do texto orientar os estudantes a assistir o vídeo sobre As transformações  paisagens ( Geografia) presente no link: https://youtu.be/mC5hBVJdGLQ?si=nws--hDgj9qDaJQ_  nas e anotar as informações, fazer um bate papo com os estudantes sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.

Professor(a), aproveite o momento para solicitar a atividade complementar de sua preferência.

                                             

                                                                         7ºAULA

 

Etapa 1 e 2:Estas etapas tem como proposta um trabalho interdisciplinar com Matemática e História. A seção propõe aproximar os estudantes das diversas escalas temporais. É possível, e interessante, que desde já os estudantes sejam questionados sobre essa percepção do tempo, com perguntas como: no seu entendimento, o que é uma mudança rápida? O que é muito tempo para você?  

Nesta proposta o professor(a) pode iniciar com levantamento prévio do objeto de Conhecimentos a parti da leitura compartilhada sobre Diferentes escalas temporais” presentes no livro didático nas páginas 18 a 21 e fazer uma breve discussão sobre o conteúdo abordado, proporcionando um momento de escuta e tira dúvidas.

 

                                                                           8ºAULA

 

Etapa 1 e 2: Após a leitura compartilhada e socialização, solicitar aos estudantes a atividade do livro didático Geografia Espaço e Interação ou uma atividade elaborada pelo professor(a) e se possível fazer a correção da atividade e socialização.

                                                                           9ºAULA

 

Etapa 1 e 2:Iniciar com um bom dia ou boa tarde e chamada. Dando continuidade com uma sondagem da aula anterior em seguida promover a leitura compartilhada do texto da página 24 a 25 do livro didático Geografia Espaço e Interação sobre “Localiza-se no espaço geográfico”.  Comentar que a bússola aponta para o norte, pois o planeta Terra funciona como um grande ímã. O magnetismo da Terra atrai a agulha imantada para o polo magnético do norte (resultado do campo magnético gerado pelo movimento do ferro fundido presente no núcleo da Terra), para onde a bússola aponta, que não coincide com o polo norte geográfico (resultado do movimento de rotação da Terra). Sugestão: O professor(a) pode promover uma aula lúdica e dinâmica omo proposta.

 

RECURSOS: (  14 a 17, 18 a 25 ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (x ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  a combinar )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

 

   Referencias:

 Livro didático Geografia Espaço e Interação

 https://educadorbrasilescola.uol.com.br Tema a dengue.

https://image.slidesharecdn.com/paisagemlugarelocalizao-130417180446-phpapp02/85/paisagem-lugar-e-localizao-13-320.jpg?cb=1666782470  Imagem de trabalho e as atividade.

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fnovaescola.org.br%2Fplanos-de-aula%2Ffundamental%2F3ano%2Fgeografia%2Fo-ser-humano-transforma-a-paisagem%2F5539&psig=AOvVaw3JdTRWQ4lUUC8KW8vQRNX9&ust=1679322210952000&source=images&cd=vfe&ved=0CA8QjRxqFwoTCLjyz_GY6P0CFQAAAAAdAAAAABAJ Imagens de transformação da pais.

 

                                                               Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...                                                                        

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário