SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
TEMA: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti) Subtema: A
importância da Geografia na prevenção Aedes aegypti. |
Unidade Temática:
O sujeito e o
seu lugar no mundo. Objetos
do Conhecimento: Identidade socioculturais/ Transformação das
paisagens naturais e antrópicas. |
|
Objetivo
geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
||
Ano: 6° Período: 11/03/2024 a 27/03/2024 Nº
de Aulas: 9 |
||
HABILIDADES |
||
|
||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||
1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de
uma sociedade justa, democrática e inclusiva 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
||
|
||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos estudantes, assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e
nas atividades realizadas. 1ªAula ETAPA 1 e 2:
Esta aula esta estruturada em duas etapas nesta primeira etapa, uma levantamento
prévio da aula anterior, em seguida fazer uma explanação sobre o tema: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti) Subtema: A
importância da Geografia na prevenção Aedes aegypti, que será trabalhados durante a sequência. O professor(a) nesta etapa pode trabalhar
os tipos de paisagens observando as áreas de vulnerabilidade e de possíveis
focos da dengue (fazer pesquisa de campo) na propria comunidade com os alunos
se isso for possível ou orienta-los a registrar no caminho de casa lugares
com possiveis focos da dengue, dando protagonismo ao aluno a pesquisa de
campo. Sugestão:
O professor(a) seleciona os melhores registros e escolhe um ou dois para
contribuir no trabalho dos alunos do 8º ano que irão fazer um anánalise
geoespacial e produzir roteiros para elaboração de vídeos para divulgação das
pesquisas de campo pelos estudantes e como combater o mosquito.
ATIVIDADE
1. Ao
fazer o caminho para casa registrar através de desenho possíveis focos de do
mosquito.
2ª
Aula 1. ETAPA 1 e 2:
Iniciar com um bom dia ou boa tarde e chamada . Em seguida levantamento prévio da aula anterior em
seguida fazer a explanação do objeto de conhecimento a partir da leitura e
interpretação do texto “ Paisagem”, o professor(a)
pode conversar com os estudantes para que compreendam que a análise das
paisagens e dos elementos pode ajudar a explicar aspectos da vida das
pessoas. Destacar as caracteristicas e transformações ocorridas nas
paisagens. Utilizar como recurso o livro didático Geografia Espaço e interação, nas páginas 14 a 17. Em
seguida fazer ma roda de conversa propocionando um momento de escuta e
questionamentos. 3ª Aula ETAPA
1 e 2: Nestas etapas após essa roda de
conversa, solicitar
uma atividade do livro didático ou a disponível na apostila para melhor
compreensão. Em seguida fazer a correção da atividade propocionando um
momento de tirá possiveis dúvidas.
Atividade 1. Observe as transformações
ocorridas no município de Itamaraju ao longo do tempo:
1.
Observe as imagens de Itamaraju. Elas
mostram a igreja católica Santos Cosme e Damião. Podemos ver também a Praça
da Independência. Agora
responda: a)
Na primeira imagem vimos a primeira igreja católica de Itamaraju. Descreva
como ela era e como era a paisagem ao seu redor. _________________________________ _______________________________________________________________________________z__________________________________________ b)
Existia a praça da Independência? Descreva o que você vê. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) A segunda e a terceira imagem mostram
outra igreja construída no mesmo lugar. Por quê? __________________________________________________________________________ d)
O que mais você consegue ver na segunda e terceira imagem? Será que
construíram a Praça da Independência? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ e)
Na quarta imagem podemos ver com clareza a Praça da Independência. Ainda é
assim? Observe
a quinta imagem e descreva como está a Praça da Independência hoje. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ f)
Além da Praça da Independência, uma outra igreja foi construída. Por quê? Dê
sua opinião. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ g) Não apenas as paisagens que mudam, mais
também os costumes. Como será que era feita a comunicação à distância
antigamente? Será que era fácil? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ h)
E hoje como é a comunicação a distância? Descreva. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ h)
Você acha que estas imagens ajudam a entender como era a Geografia do local? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4ª Aula ETAPA 1 e 2: Dando
continuidade a aula anterior, fazer um levantamento prévio e orientar mais uma
atividade complementar e em seguida fazer junto aos estudante a correção
correção da atividade.
Atividade Complementar 1. Enumere a segunda coluna a partir da
primeira com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem cultural: Coluna
01 (1)
Paisagem Natural (2)
Paisagem Cultural Coluna
02 a.( ) Vou ao Parque Nacional Monte Pascoal. b.( ) O prefeito está construindo uma praça. c.( ) Itamaraju é uma cidade boa. d.( ) As baleias reproduzem-se no Arquipélago de
Abrolhos. 2. Complete com Paisagem Natural ou Paisagem
Humanizada: a) As paisagens que nela predominam aspectos
originais da natureza são chamadas de b) As paisagens que possuem elementos
transformados pelo homem através de seu trabalho são chamadas de c) são consideradas intocadas pelo homem. d) apresentam presença humana. e) também são chamadas de paisagens
artificiais ou culturais. 2. O trabalho humano transforma o espaço
geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das
pessoas. Diante deste contexto o que as pessoas modificam, por meio do
trabalho? 3.
O espaço geográfico é composto por “formas visíveis”
e “formas invisíveis”. Assinale a alternativa que contenha apenas “formas
invisíveis” do espaço geográfico. a)
Rodovias e legislação. b)
Hidrelétricas e praias. c)
Fluxos de comunicação e fluxo de informação. d)
Fábricas e fluxo de informação. 4. No poema “Canto à minha
cidade”, Adélia Prado demonstra as transformações que ocorreram em
Divinópolis, sua cidade natal. Leia o poema e observe a fotografia da cidade
de Divinópolis (MG) nos dias atuais. Depois, responda às questões. ETAPA 2: Correção da atividade
complementar e socialização.
5ª Aula ETAPA 1e 2: Esta aula
esta estruturada em 2 etapa, para cada aula uma etapa, sabendo que cada turma
tem uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são
determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é
fundamental para que os estudantes possam ampliar a visão de mundo e os
conhecimentos científicos. Orientar os estudantes a fazer a leitura e
interpretação do texto “Diferentes
escalas de tempo” presente no livro didático Geografia Espaço e Interação nas páginas 18 a 21, com momento
de questionamento e socialização. Sugestão pedir
aos estudantes que façam uma produção de texto sobre as informações absorvidas.
6ªAula ETAPA 1: Após a leitura e interpretação
do texto orientar os estudantes a assistir o vídeo sobre As transformações paisagens ( Geografia) presente no
link: https://youtu.be/mC5hBVJdGLQ?si=nws--hDgj9qDaJQ_ nas e anotar as informações, fazer um bate
papo com os estudantes sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando
o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor(a),
aproveite o momento para solicitar a atividade complementar de sua
preferência.
7ºAULA Etapa 1 e 2:Estas etapas tem como proposta um trabalho
interdisciplinar com Matemática e História. A seção propõe aproximar os
estudantes das diversas escalas temporais. É possível, e interessante, que
desde já os estudantes sejam questionados sobre essa percepção do tempo, com
perguntas como: no seu entendimento, o que é uma mudança rápida? O que é
muito tempo para você? Nesta
proposta o professor(a) pode iniciar com levantamento prévio do objeto de
Conhecimentos a parti da leitura compartilhada sobre “Diferentes
escalas temporais” presentes
no livro didático nas páginas 18 a 21 e fazer uma breve discussão sobre o conteúdo abordado, proporcionando um
momento de escuta e tira dúvidas.
8ºAULA Etapa
1 e 2: Após a leitura compartilhada e
socialização, solicitar aos estudantes a atividade do livro didático
Geografia Espaço e Interação ou uma atividade elaborada pelo professor(a) e
se possível fazer a correção
da atividade e socialização. 9ºAULA
Etapa 1 e 2:Iniciar com
um bom dia ou boa tarde e chamada. Dando continuidade com uma sondagem da aula
anterior em seguida promover
a leitura compartilhada do texto da página 24 a 25 do livro didático
Geografia Espaço e Interação sobre “Localiza-se
no espaço geográfico”. Comentar que
a bússola aponta para o norte, pois o planeta Terra funciona como um grande
ímã. O magnetismo da Terra atrai a agulha imantada para o polo magnético do
norte (resultado do campo magnético gerado pelo movimento do ferro fundido
presente no núcleo da Terra), para onde a bússola aponta, que não coincide
com o polo norte geográfico (resultado do movimento de rotação da Terra). Sugestão:
O professor(a) pode promover uma aula lúdica e dinâmica omo proposta. RECURSOS: ( 14 a 17, 18 a 25 )
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista;
( )
Vídeo; (x ) Computador; ( ) Jogos; ( )
Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; (
x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( a combinar ) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: Livro didático Geografia Espaço e Interação https://educadorbrasilescola.uol.com.br Tema a dengue. https://image.slidesharecdn.com/paisagemlugarelocalizao-130417180446-phpapp02/85/paisagem-lugar-e-localizao-13-320.jpg?cb=1666782470 Imagem de trabalho e as atividade. https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fnovaescola.org.br%2Fplanos-de-aula%2Ffundamental%2F3ano%2Fgeografia%2Fo-ser-humano-transforma-a-paisagem%2F5539&psig=AOvVaw3JdTRWQ4lUUC8KW8vQRNX9&ust=1679322210952000&source=images&cd=vfe&ved=0CA8QjRxqFwoTCLjyz_GY6P0CFQAAAAAdAAAAABAJ
Imagens de transformação da pais.
Que Deus continue protegendo e abençoando
a todos nós...
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário