2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA 7º ANO - 2023

 

                                            SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: “Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

Subtema: Valores e lugar de conhecimento geográfico em sala de aula.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 7°                          Período: 20/03/2023  a  31/03/2023                              Nº de Aulas: 6

                                 HABILIDADES

 

EF07GE01: Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômicos e territorial do r Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência didática  terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho dos estudantes.

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os estudantes. .

 

                                                                 1ªAula

Etapa 1: Nesta etapa com o intuito de resgatar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da localização Geográfica do Brasil na      Superfície Terrestre, inicie esta etapa com uma charge da mafalda (Os olhos do mundo voltam-se para o Brasil) e logo após um texto “ Localização do Brasil” a partir da leitura do texto contido na apostila apresentado com base em sua localização e suas extensões latitudinal e longitudinal. Tanto nos textos quanto nos mapas é possível identificar e caracterizar o território brasileiro, diferenciando-o dos demais países. É necessário identificar como as características estudadas refletem-se nas paisagens, tentando partir de exemplos próximos à realidade dos estudantes. Ao trabalhar com os mapas, é interessante retomar seus elementos e suas funções e, sempre que possível, localizar o estado e municipio da escola.

Reconhecendo a localização Geográfica do Brasil na Superfície Terrestre.


 

Os olhos do mundo voltam-se para o Brasil

Atualmente é inegável o papel do Brasil no cenário internacional. Nosso país é reconhecidamente detentor das maiores riquezas das mais cobiçadas em pleno século XXI. Por quê? Você deve estar se perguntando. Simplesmente porque somos privilegiados! Nosso país possui a maior reserva de água doce do planeta, a maior floresta tropical, o único fornecedor de Nióbio (inúmeras aplicações, utilizado em indústrias nucleares, artigos de beleza, produção de motores de aviões, equipamentos de foguetes), e ainda o Brasil é o quinto maior país em extensão territorial, em comparação com os muitos países é considerado de menor probabilidade a desastres naturais, energia solar abundante, enfim a lista ficará enorme. De acordo com o ministério de relações exteriores do Brasil, a movimentação de pessoas que chegam para viver no Brasil aumentou muito.

Vamos conhecer mais o nosso Brasil?

 

Localização Geográfica

O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km². É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que o Brasil tenha quatro fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental.


Ao norte, a oeste e ao sul limita-se com quase todos os países do continente americano, menos o Chile e o Equador. Nosso território é tão abrangente que possui quatro fusos horários, isso quer dizer que as ilhas oceânicas têm uma hora de adiantamento quando comparada a hora de Brasília, enquanto que em área a oeste a diferença é de uma hora aproximadamente. (IBGE TEEN, 2013.).

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTzFHlCUOUU9SNZ5t1HfIp2Acw7wXaX1tjb9Xoi_wahtrrKeZVbN_unos9j8o64wPmbcxEh-_vDnW1pa8oOgpnZ-O38jP3rieMB25ScN1C2kaI0rQw0kZc9FSvilTzEDcuJUT4wjMCLmlc/s1600/P0001_File_Mapa+do+Brasil+-

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O território brasileiro está localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto sua área está situada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% esteja localizado no hemisfério sul. Cortado ao sul pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio); os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico).

 


Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/content_images/1/Geografia/Brasil/local.jpg

A divisão administrativa do Brasil divide o nosso país em 26 estados e 1 Distrito Federal. Distribuídos por esses estados, encontram-se 5.570 municípios, número que pode aumentar nos próximos anos, pois vilas e distritos podem conseguir sua emancipação e também se transformarem em municípios.

 

 

http://www.vejablog.com.br/brasil_estados/mapa.gif

Fonte: http://www.vejablog.com.br/brasil_estados/mapa.gif

 

Etapa 2: Se for possível o professor(a), pode também disponibilizar para que os estudantes possam assistir ao vídeo presente no link : https://youtu.be/2ie-Ph6Z5jk  (TerritorioBrasileiro- Localização Geográfica), em seguida deixar espaço durante a aula para comentarios e socialização do vídeo.

 

                                                                    2ªAula

             

Etapa 1e 2: Nesta etapa inicie  revisando tudo o que foi estudado sobre a Localização Geográfica do Brasil. Peça para compararem a área territorial do Brasil com a dos países mais extensos do globo, registrando no caderno as seguintes questões:

1.    Qual é a localização geográfica do território brasileiro?

2.    Qual é a posição que o Brasil ocupa entre esses países?

3.    Quais são os países da América do Sul que fazem limite com o território brasileiro?

Em seguida promova um momento de escuta questionamento e socialização.

 

                                                                     Aula

Etapa 1: Inicie essa etapa fazendo um levantamento prévio de tudo o que foi estudado sobre a localização do Brasil.Se for possível o professor(a) disponíbiliza um vídeo  link : https://youtu.be/5-0zmb-dXGc , para os estudantes assistirem sobre os conceitos de “limites “, “fronteira” e aproveite para explicar o conceito de território. Em seguida oriente aos alunos a responderem as seguintes questões:

1.    Qual o nome dos estados brasileiros que fazem limite com o território de outros países?

2.    Cite o nome de algumas cidades brasileiras que estão localizadas em faixas de fronteiras.

3.    Quais os estados brasileiros que fazem limites com o oceano Atlântico?

4.    Cite o nome de alguns rios que fazem limite entre os estados brasileiros e outros países?

 

Etapa 2: Após sondar os conhecimentos prévios dos estudantes o professor utiliza-se das informações sobre Localização Geográfica disponível na apostila, correção e socialição da atividade da aula passada.Em continuidade  o professor(a)  oriente os estudantes que leia com atenção e responda a atividade proposta na apostila.

 

                                                     Atividade Complementar

1.    A partir dos conhecimentos que  desenvolveu sobre a localização dos países da América do Sul, pinte o mapa do continente americano, destacando:

a)    O Brasil, de cor verde;

b)     Os demais países da América do sul, de cor vermelha;

Os demais países fora da América do sul, de amarelo.

 

 

 

 

 

                                                                        4ª Aula

 

 

Etapa 1: Professor(a) após os estudantes compreenderem os conceitos abordados anteriormente, instigue-os a conhecerem a grande extensão territorial do Brasil e seus pontos extremos a Norte, Sul, Leste e Oeste.

Faça esse questionamento com os alunos pode ser escrito ou oralmente.

Qual o nome dos pontos extremos do Brasil a:

Leste:_____________________Estado em que se localiza:_________________________

Oeste:_____________________Estado em que se localiza:_________________________

Norte:_____________________Estado em que se localiza:_________________________

Sul:_______________________Estado em que se localiza:_________________________

Peça que consultem o mapa munde e escreva o nome dos trópicos que cortam o território brasileiro a:

1.    Norte:______________________________

2.    Sul:    ______________________________

3.    O território brasileiro é mais extenso no sentido norte-sul ou no sentido leste-oeste?

 

Etapa 2: Assistir com os alunos o vídeo Pontos extremos do Brasil que estão disponível no link: https://youtu.be/10X03TEOlgc .

Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do assunto abordado, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

 

ETAPA 3: Atividade sugestiva: Solicitar aos estudantes que faça uma produção de texto com relatos do vídeo, o que mais chamou atenção.

 

                                                                       5º Aula

Etapa 1: Se possível disponibilizar para os estudantes vídeo  o link https://youtu.be/34k7_gZvRKw para assistir o vídeo “Extensão latitudinal e longitudinal do Brasil”que estão disponível na apostila .

Etapa 2: Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações destacadas, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor(a) aproveite o momento para instigar e provocar os estudantes a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

 

ETAPA 3: Atividade sugestiva: Solicitar aos estudantes que faça uma produção de texto com relatos do vídeo, o que mais chamou atenção.

                                                                    Aula

 

 

Etapa 1:  Depois de um bom dia e chamada o professor(a) inicia a aula fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior. Solicite aos estudantes que leia com atenção e responda a atividade complementar.

 

                                                  ATIVIDADE  COMPLEMENTAR

 

1.    É um desafio um país com dimensão continental! Durante muitos anos o Brasil adotou quatro fusos horários diferentes, mas em 2008 com o objetivo de adequar os horários dos programas de TV, foi reduzido um fuso horário da região Norte, ficando assim com três. Somente a partir de 2013 o Brasil volta a ter quatro fusos horários.

Observe o mapa e marque X na alternativa CORRETA:

 

(A)  O território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários, o que significa que em relação a hora de Brasília as áreas a oeste tem diferença de uma hora.

(B)  O território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários, o que significa que em relação a hora de Brasília as áreas a oeste tem diferença de duas horas.

(C)  O território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários, o que significa que em relação a hora de Brasília as áreas a oeste tem diferença de três horas.

(D)  O território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários, o que significa que em relação a hora de Brasília as áreas a oeste tem diferença de quatro horas.

Fusos Horários do Brasil e Horário de Verão

Fonte: http://teen.ibge.gov.br/images/teen/Mao_n

a_roda/localizacao geografica/brasil_fusos_

horarios.pdf

 

2.    Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e

(F) para as falsas.

a) O território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, portanto, o país pertence somente ao Hemisfério meridional (  )

b)Os extremos do território do Brasil no sentido leste-oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do Sul). ( )

c)O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich. ( )

d)O Trópico de Capricórnio “corta” o território brasileiro na sua porção sul.     ( )

e)Cortado ao norte pela linha do Equador, o Brasil possui 7% do seu território no Hemisfério setentrional (ao norte) e 93% no Hemisfério meridional. ( )

 

3.    Sobre as características territoriais do Brasil é CORRETO afirmar que:

A)   Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior país sul- americano.

B)   O território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

C)   O Brasil está regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

D)   A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do Sul.


4.

4.    Vamos dar uma olhada nesse mapa-múndi. Tente identificar o território brasileiro nele. O que mais achou  marcante? Existe alguma linha que passa por ele?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Etapa 2: Inicie a aula com um bom dia e chamada em seguida faça um levantamento prévio sobre a aula anterior.

·         Correção das atividades e socialização.

 

 

 

RECURSOS: ( 12 a 17 ) Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x  ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (x  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: páginas (  20  ).

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(  ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTzFHlCUOUU9SNZ5t1HfIp2Acw7wXaX1tjb9Xoi_wahtrrKeZVbN_unos9j8o64wPmbcxEh-_vDnW1pa8oOgpnZ-O38jP3rieMB25ScN1C2kaI0rQw0kZc9FSvilTzEDcuJUT4wjMCLmlc/s1600/P0001_File_Mapa+do+Brasil+-

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        Fonte: http://www.vejablog.com.br/brasil_estados/mapa.gif

        Fonte: http://www.vejablog.com.br/brasil_estados/mapa.gif

                                    Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...


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