SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: “Valores em Pauta:
Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”. Subtema: Valores e lugar de
conhecimento geográfico em sala de aula. |
Unidade Temática:
O sujeito e o
seu lugar no mundo Objetos
do Conhecimento: Ideias
e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil. |
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Objetivo geral: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer o espaço geográfico como
uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 7° Período: 20/03/2023 a 31/03/2023 Nº
de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e senso
crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da
ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia,
conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva 6:Construir argumentos com base em
informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que
respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência didática terá uma duração de
duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim
teremos uma visão do aprendizado,ficando mais fácil a avaliação de desempenho dos estudantes. participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os estudantes. . 1ªAula Etapa 1: Nesta
etapa com o intuito de resgatar os
conhecimentos prévios dos alunos a respeito da
localização Geográfica do Brasil na Superfície
Terrestre, inicie esta etapa com uma charge da mafalda
(Os olhos do mundo voltam-se para o Brasil) e logo após um texto “ Localização do Brasil” a partir da
leitura do texto contido na apostila apresentado com base em sua localização
e suas extensões latitudinal e longitudinal. Tanto nos textos quanto nos
mapas é possível identificar e caracterizar o território brasileiro,
diferenciando-o dos demais países. É necessário identificar como as características
estudadas refletem-se nas paisagens, tentando partir de exemplos próximos à
realidade dos estudantes. Ao trabalhar com os mapas, é interessante retomar
seus elementos e suas funções e, sempre que possível, localizar o estado e
municipio da escola. Reconhecendo a localização Geográfica do Brasil na Superfície Terrestre.
Os olhos
do mundo voltam-se para o Brasil
Atualmente é inegável o papel do Brasil no cenário
internacional. Nosso país é reconhecidamente detentor das maiores riquezas das mais cobiçadas em pleno
século XXI. Por quê? Você deve estar se perguntando.
Simplesmente porque somos privilegiados! Nosso país possui a maior reserva de
água doce do planeta, a maior
floresta tropical, o único fornecedor de Nióbio (inúmeras aplicações,
utilizado em indústrias nucleares, artigos de beleza, produção
de motores de aviões, equipamentos de foguetes), e ainda o Brasil é o quinto maior país em extensão territorial, em comparação com os muitos países é considerado de menor probabilidade a
desastres naturais, energia solar abundante, enfim a lista ficará enorme. De acordo com o ministério de
relações exteriores do Brasil, a movimentação de pessoas que chegam
para viver no Brasil aumentou muito. Vamos conhecer mais o nosso
Brasil?
Localização Geográfica O Brasil é um país que integra a
América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km². É o quinto maior país do planeta, só é menor
que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que o
Brasil tenha quatro fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses
aspectos é considerado um país com dimensão continental.
O território brasileiro está
localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto
sua área está situada no hemisfério
ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao
hemisfério setentrional e 93% esteja localizado no hemisfério sul. Cortado ao sul pelo trópico de
Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio);
os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre o trópico de Capricórnio e o círculo
polar Antártico).
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/content_images/1/Geografia/Brasil/local.jpg A divisão administrativa do Brasil
divide o nosso país em 26 estados e 1 Distrito Federal. Distribuídos por esses estados, encontram-se 5.570
municípios, número que pode aumentar nos próximos anos, pois vilas
e distritos podem conseguir sua emancipação e também se transformarem em municípios. Fonte: http://www.vejablog.com.br/brasil_estados/mapa.gif Etapa 2: Se for
possível o professor(a), pode também disponibilizar para que os estudantes
possam assistir ao vídeo presente
no link : https://youtu.be/2ie-Ph6Z5jk (TerritorioBrasileiro-
Localização Geográfica), em seguida deixar espaço durante a aula para
comentarios e socialização do vídeo.
2ªAula Etapa 1e 2: Nesta
etapa inicie revisando tudo o que foi estudado sobre a Localização Geográfica do Brasil. Peça
para compararem a área territorial do Brasil com a dos países mais extensos
do globo, registrando no caderno as seguintes questões: 1.
Qual
é a localização geográfica do território brasileiro? 2.
Qual
é a posição que o Brasil ocupa entre esses países? 3.
Quais
são os países da América do Sul que fazem limite com o território brasileiro? Em
seguida promova um momento de escuta questionamento e socialização. 3ª Aula Etapa 1: Inicie essa etapa fazendo um
levantamento prévio de tudo o que foi estudado sobre a localização do Brasil.Se
for possível o professor(a) disponíbiliza um vídeo link : https://youtu.be/5-0zmb-dXGc , para os estudantes
assistirem sobre os conceitos de “limites “, “fronteira” e aproveite para
explicar o conceito de território. Em seguida oriente aos alunos a responderem
as seguintes questões: 1.
Qual
o nome dos estados brasileiros que fazem limite com o território de outros
países? 2.
Cite
o nome de algumas cidades brasileiras que estão localizadas em faixas de
fronteiras. 3.
Quais
os estados brasileiros que fazem limites com o oceano Atlântico? 4.
Cite
o nome de alguns rios que fazem limite entre os estados brasileiros e outros
países? Etapa 2: Após sondar os conhecimentos
prévios dos estudantes o professor utiliza-se das informações sobre Localização Geográfica disponível na
apostila, correção e socialição da atividade da aula passada.Em continuidade o
professor(a) oriente os estudantes que leia com atenção e
responda a atividade proposta na apostila.
Atividade Complementar 1.
A partir
dos conhecimentos que
desenvolveu sobre a localização dos
países da América do Sul, pinte o mapa do continente
americano, destacando: a) O Brasil,
de cor verde; b)
Os demais países da América do sul, de cor vermelha; Os demais países
fora da América
do sul, de amarelo.
4ª Aula Etapa 1: Professor(a) após os
estudantes compreenderem os conceitos abordados anteriormente, instigue-os a
conhecerem a grande extensão
territorial do Brasil e seus pontos extremos a Norte, Sul, Leste e Oeste. Faça
esse questionamento com os alunos pode ser escrito ou oralmente. Qual
o nome dos pontos extremos do Brasil a: Leste:_____________________Estado
em que se localiza:_________________________ Oeste:_____________________Estado
em que se localiza:_________________________ Norte:_____________________Estado
em que se localiza:_________________________ Sul:_______________________Estado
em que se localiza:_________________________ Peça
que consultem o mapa munde e escreva o nome dos trópicos que cortam o
território brasileiro a: 1.
Norte:______________________________ 2.
Sul: ______________________________ 3.
O
território brasileiro é mais extenso no sentido norte-sul ou no sentido
leste-oeste? Etapa 2: Assistir com os alunos o
vídeo Pontos extremos do Brasil que estão disponível no link: https://youtu.be/10X03TEOlgc . Após
assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos
sobre as informações a respeito do assunto abordado, aproveitando o momento
para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor, aproveite o momento
para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo. ETAPA 3: Atividade sugestiva: Solicitar aos estudantes que faça uma produção de texto
com relatos do vídeo, o que mais chamou atenção. 5º
Aula Etapa 1: Se possível disponibilizar
para os estudantes vídeo o link https://youtu.be/34k7_gZvRKw para assistir o vídeo
“Extensão latitudinal e longitudinal do Brasil”que estão
disponível na apostila . Etapa 2: Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um
bate papo com os alunos sobre as informações destacadas, aproveitando o
momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor(a) aproveite o
momento para instigar e provocar os estudantes a refletirem e argumentar
sobre o vídeo. ETAPA 3: Atividade sugestiva: Solicitar aos estudantes que faça uma produção de texto
com relatos do vídeo, o que mais chamou atenção. 6º Aula Etapa 1: Depois de um bom dia e chamada o professor(a)
inicia a aula fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior. Solicite
aos estudantes que leia com atenção e responda a atividade complementar.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1. É
um desafio um país com dimensão continental! Durante muitos anos o Brasil
adotou quatro fusos horários
diferentes, mas em 2008 com o
objetivo de adequar os horários dos programas de TV, foi reduzido um fuso horário da região
Norte, ficando assim com três. Somente a partir de 2013 o Brasil volta a ter
quatro fusos horários. Observe o mapa e marque
X na alternativa CORRETA:
2.
Analise as
afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. a) O território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, portanto, o país pertence somente ao Hemisfério meridional ( ) b)Os extremos do território do Brasil no sentido leste-oeste são: Monte Caburaí
(Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do Sul). ( ) c)O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país
está situado a oeste do meridiano de Greenwich. ( ) d)O Trópico de Capricórnio “corta” o território brasileiro na sua porção
sul. ( ) e)Cortado ao norte pela
linha do Equador, o Brasil possui
7% do seu território no Hemisfério setentrional (ao norte) e 93% no Hemisfério meridional. ( ) 3.
Sobre as características territoriais do Brasil
é CORRETO afirmar que: A) Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior
país sul- americano. B)
O território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico. C) O Brasil
está regionalizado em cinco grandes
complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste
e Sul. D) A grande
extensão territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do Sul.
4.
Vamos dar uma olhada
nesse mapa-múndi. Tente identificar o território brasileiro nele. O que mais achou marcante? Existe alguma linha que passa por ele? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Etapa 2: Inicie a
aula com um bom dia e chamada em seguida faça um levantamento prévio sobre a
aula anterior. ·
Correção das atividades e socialização. RECURSOS: ( 12 a 17 ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (x
)
Resolução de Exercícios/Livro páginas: páginas ( 20 ). ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: Fonte: http://www.vejablog.com.br/brasil_estados/mapa.gif Fonte: http://www.vejablog.com.br/brasil_estados/mapa.gif |
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