SEQUÊNCIA DIDÁTICA
– GEOGRAFIA |
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TEMA: Escola como espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento. Subtema: Escola lugar de conhecimento Geográfico. |
Unidade Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento: Dinâmica populacional.
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Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 7º Período: 28/03/2022 a 08/04/2022 Nº
de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso:
estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas
perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as
características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos,
ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
1ªAula Etapa1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior, o
professor pode fazer a leitura dos trecho
de uma entrevista, em seguida escrever no quadro e pedir aos alunos
para reescreverem no caderno e orienta-los sobre a organização da reescrita
no caderno. Em seguida solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos. .
TRECHO DE UMA ENTREVISTA:
Na sua escola, há alunos ou funcionários estrangeiros?
Você conhece alguém que nasceu em outro país? Na Escola Municipal Infanto Dom
Henrique, em São Paulo,há alunos que vieram com suas famílias de diferentes
países. Leia os trechos de uma entrevista com dois deles. Repórter : Você é de onde ?
Mardokel: Da
Angola. Repórter:
Vocês falam português, Mas têm o sotaque. Como foi a adaptação?
Mardokel:Um
pouquinho difícil, ainda tô no caminho. Repórter:
Como é a sua relação com os alunos da escola? Mardokel:Tudo tranquilo. Repórter:
Você nasceu no Brasil? Mohamed:Não,
na Síria. A gente primeiro tava na Síria, foi pro Líbano, depois Jordânia,
onde ficamos um ano. E então aqui. Repórter: Como foi sua adaptação com os colegas ?
Mohamed:Me ajudavam muito.
CBN Rádio. Disponível em: http://cbn.globoradio.globo.com/especiais/alunos-imigrantes/2017/05/18/ESCOL-MUNICIPAL-NO-CENTRO-DE-SP-DESENVOLVE-PROJETOS-ESPECIAIS-PARA-INTEGRAR-ALUNOS-ESTRAN.htm.Acesso em: 30 ago.2017.
2ªAula Etapa 1: Após a escrita,
leitura e interpretação do trecho da
entrevista, orientar os alunos a fazer a atividade disponível na apostila. 1. Circule 1.
Circule os nomes dos países em que cada garoto nasceu. 2.
Pergunte a alguém da sua família se você tem parentes que
nasceram em outros países outras Unidades da Federação. Anote no caderno os nomes dessas pessoas e o
lugar de onde vieram. Mostre para os colegas e o professor o que você
descobriu. Observe o mapa que os
meninos fizeram para a localização do Brasil e dos países onde eles nasceram. 3.
Síria, Angola e Brasil ficam em diferentes continentes. Pinte os
quadros de acordo com a localização do país no Continente.
4.
No planeta Terra, há seis continentes. América, Ásia e África
são três desses continentes. Você sabe quais são os outros? Etapa 2: Correção da atividade,
oportunidade pra todos falarem, aproveite para tirá dúvidas e socializar. 3ªAula ETAPA 1: Continuação da atividade da sobre os “continentes e oceanos”.Em
seguida orientar os alunos a fazerem a leitura de imagem. Observando com
bastante atenção o mapa abaixo: “A TERRA É AZUL” Esta observação foi feita
em 1961 pelo primeiro ser humano que viu o planeta Terra do espaço:o russo
Yuri Gagarin. Em sua opinião, porque o
azul é a cor que se destaca quando a Terra é vista do espaço? Observe
o mapa: 5.
O que o mapa representa ? Onde você obteve essa informação? _______________________________________________________________________________________ 6.
Como os continentes foram diferenciados? _______________________________________________________________________________________ 7.
Circule no mapa o nome do oceano que separa a América da África
e da Europa. _______________________________________________________________________________________ 4ªAula ETAPA 1: Dando seguimento ao mesmo objeto de conhecimento,
orientar os alunos a reescrita no caderno de um texto complementar sobre
continente e oceanos disponível na apostila. Continentes são grandes porções de
terra que não estão cobertas por água, isto é, são porções de terras emersas. Essas porções de
terras são separadas uma das outras, na maioria dos casos, pela água dos
mares e dos oceanos. Oceanos são imensas extensões de água
salgada que cobrem a maior parte da superfície terrestre. No fundo dos
oceanos, também existem terras e, como elas estão cobertas por água, são
denominadas terras submersas. O mapa que
representa os continentes e os oceanos chama-se planisfério ou mapa- múndi. O planisfério é uma representação da
superfície terrestre em um plano. Outra forma de
representar a terra é o globo terrestre, que é uma representação da Terra em
uma esfera. Por isso o globo parece uma miniatura do planeta. .
1.
Em sua opinião, por que o globo
terrestre é considerado uma representação mais fiel à realidade do que o
planisfério? 2.
Compare o planisfério com o globo. Com
relação às duas representações, cite: · uma
diferença.__________________________________________________________________ · uma
semelhança.________________________________________________________________ 3. Em
qual continente o Brasil esta localizado?______________________________________________ 4. Qual
oceano banha o
Brasil?____________________________________________________________ 5. É o menor continente do mundo.
Constituido por arquipélagos, tem a Austrália e a Nova Zelândia dentre seus
paises?
_________________________________________________________________________. ETAPA 2:Correção da atividade e socialização.
5ªAula
ETAPA 1: Nesta aula o professor se possível utilizar um mapa para
trabalhar com os alunos. Solicitar os alunos copiar e responder as questões
baseadas nas ementas propostas sobre o Brasil na América. Obs: Lembrando que o professor (a) é
livre para usar outra atividade se assim preferir. 1.
No
planisfério e no globo
terrestre,há algumas linhas traçadas. Essas linhas não existem na realidade
e, por isso, são chamadas linhas imaginárias.Elas foram criadas para
facilitar a localização no planeta Terra. Os paralelos são linhas imaginárias que
se encontram paralelas à linha do Equador.
Os meridianos são linhas imaginárias que
vão de um polo a outro do planeta Terra. a)
A
linha do Equador divide o planeta Terra em duas partes. Quais são elas? _______________________________________________________________________________________ b)
Que
paralelos se encontram no hemisfério Norte? E no hemisfério
Sul?____________________________ _______________________________________________________________________________________ c)
O
Meridiano de Greenwich é o principal meridiano terrestre e divide o planeta
em duas partes.Quais são
eles?________________________________________________________________________________ 2.
O
Brasil na América.O critério usado para dividir a América foi a distribuição
das terras do continente no sentido norte-sul.De acordo com esse critério, o
Brasil está localizado na América do Sul. A divisão do
continente americano, leva em consideração a colonização predominante
e as principais línguas faladas em cada região. Por esse critério, o Brasil
está localizado na América Latina. A América Latina corresponde à região que foi colonizada
principalmente por países de línguas latinas, com destaque para Espanha e
Portugal.Já na América Anglo- saxônica, colonizada principalmente por
ingleses ( anglo-saxões), o inglês é a língua predominante. 1.
Com
base na ementa responda as questões: a)
Qual
a lingua oficial do Brasil? b)
De
acordo com o critério usado para dividir as terras do continente no sentido
norte-sul.Qual a localização do Brasil?
6ªAula ETAPA 1: Nesta etapa pedir aos alunos que façam comentários sobre o
assunto aordado na aula anterior. Momento oportuno para esclarecer dúvidas
existentes. ETAPA 2: Correção da atividde e socialização. Referencias: Livro Didático- Encontros Geografia/ 5º ano-
Angela Rama. Marcelo Morais Paula Livro Didático -Araribá Mais Geografia
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
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