2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 7º ANO - 2022

 

                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema:  Escola lugar de conhecimento Geográfico.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Dinâmica populacional.

Objetivo geral:      

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 28/03/2022  a  08/04/2022                               Nº de Aulas: 6

HABILIDADES

 

(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

             COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                           1ªAula

 

 Etapa1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior, o professor pode fazer a leitura dos trecho  de uma entrevista, em seguida escrever no quadro e pedir aos alunos para reescreverem no caderno e orienta-los sobre a organização da reescrita no caderno. Em seguida solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos.

.

  TRECHO DE UMA ENTREVISTA:

 

  Na sua escola, há alunos ou funcionários estrangeiros?

  Você conhece alguém que nasceu em outro país?

 

      Na Escola Municipal Infanto Dom Henrique, em São Paulo,há alunos que vieram com suas famílias de diferentes países. Leia os trechos de uma entrevista com dois deles.

  

Repórter : Você é de onde ?

   Mardokel: Da Angola.

   Repórter: Vocês falam português,

  Mas têm o sotaque. Como foi a adaptação?

  Mardokel:Um pouquinho difícil, ainda tô no caminho.

  Repórter: Como é a sua relação com os alunos da escola?

  Mardokel:Tudo tranquilo.

  Repórter: Você nasceu no Brasil?

  Mohamed:Não, na Síria. A gente primeiro tava na Síria, foi pro Líbano, depois Jordânia, onde ficamos um ano.

E então aqui.

   Repórter: Como foi sua adaptação com os colegas ?

   Mohamed:Me ajudavam muito.

                             

                                                      CBN  Rádio. Disponível em: http://cbn.globoradio.globo.com/especiais/alunos-imigrantes/2017/05/18/ESCOL-MUNICIPAL-NO-CENTRO-DE-SP-DESENVOLVE-PROJETOS-ESPECIAIS-PARA-INTEGRAR-ALUNOS-ESTRAN.htm.Acesso em: 30 ago.2017.

 

                                                                                        2ªAula

 

 Etapa 1: Após a escrita, leitura e interpretação do trecho da entrevista, orientar os alunos a fazer a atividade disponível na apostila.

 

1.      Circule

1.      Circule os nomes dos países em que cada garoto nasceu.

2.      Pergunte a alguém da sua família se você tem parentes que nasceram em outros países outras Unidades da Federação. Anote  no caderno os nomes dessas pessoas e o lugar de onde vieram. Mostre para os colegas e o professor o que você descobriu.

Observe o mapa que os meninos fizeram para a localização do Brasil e dos países onde eles nasceram.

    

 

3.      Síria, Angola e Brasil ficam em diferentes continentes. Pinte os quadros de acordo com a localização do país no Continente.

Brasil                                                                    África

Síria                                                                      América

Angola                                                                  Ásia

 

4.      No planeta Terra, há seis continentes. América, Ásia e África são três desses continentes. Você sabe quais são os outros?

 

Etapa  2: Correção da atividade, oportunidade pra todos falarem, aproveite para tirá dúvidas e socializar.

 

3ªAula

ETAPA 1: Continuação da atividade da sobre os “continentes e oceanos”.Em seguida orientar os alunos a fazerem a leitura de imagem. Observando com bastante atenção o mapa abaixo:

 

                                                            “A TERRA É AZUL”

   Esta  observação foi feita em 1961 pelo primeiro ser humano que viu o planeta Terra do espaço:o russo Yuri Gagarin. Em  sua opinião, porque o azul é a cor que se destaca quando a Terra é vista do espaço?

  Observe o mapa:

Mapa-múndi: continentes, países, mares, oceanos - Brasil Escola

 

5.      O que o mapa representa ? Onde você obteve essa informação?

_______________________________________________________________________________________

6.      Como os continentes foram diferenciados?

_______________________________________________________________________________________

7.      Circule no mapa o nome do oceano que separa a América da África e da Europa.

_______________________________________________________________________________________

4ªAula

 

 

ETAPA 1: Dando seguimento ao mesmo objeto de conhecimento, orientar os alunos a reescrita no caderno de um texto complementar sobre continente e oceanos disponível na apostila.

    Continentes são grandes porções de terra que não estão cobertas por água, isto é, são porções de terras emersas.

 Essas porções de terras são separadas uma das outras, na maioria dos casos, pela água dos mares e dos oceanos.

    Oceanos são imensas extensões de água salgada que cobrem a maior parte da superfície terrestre. No fundo dos oceanos, também existem terras e, como elas estão cobertas por água, são denominadas terras submersas.

    O mapa que representa os continentes e os oceanos chama-se planisfério  ou mapa- múndi.

    O planisfério é uma representação da superfície terrestre em um plano.

    Outra forma de representar a terra é o globo terrestre, que é uma representação da Terra em uma esfera. Por isso o globo parece uma miniatura do planeta.

   

     

.                                                                        

1.      Em sua opinião, por que o globo terrestre é considerado uma representação mais fiel à realidade do que o planisfério?

2.      Compare o planisfério com o globo. Com relação às duas representações, cite:

·  uma diferença.__________________________________________________________________

·  uma semelhança.________________________________________________________________

              

3.      Em qual continente o Brasil esta localizado?______________________________________________

4.      Qual oceano banha o Brasil?____________________________________________________________

5.      É o menor continente do mundo. Constituido por arquipélagos, tem a Austrália e a Nova Zelândia dentre seus paises? _________________________________________________________________________.

ETAPA 2:Correção da atividade e socialização.

 

                                                                         5ªAula

 

ETAPA 1: Nesta aula o professor se possível utilizar um mapa para trabalhar com os alunos.

Solicitar os alunos copiar e responder as questões baseadas nas ementas propostas sobre o Brasil na América.

Obs: Lembrando que o professor (a) é livre para usar outra atividade se assim preferir.

 

 

1.      No planisfério e no globo terrestre,há algumas linhas traçadas. Essas linhas não existem na realidade e, por isso, são chamadas linhas imaginárias.Elas foram criadas para facilitar a localização no planeta Terra.

      Os paralelos são linhas imaginárias que se encontram paralelas à linha do Equador.

      Os meridianos são linhas imaginárias que vão de um polo a outro do planeta Terra.

 

 

a)      A linha do Equador divide o planeta Terra em duas partes. Quais são elas?

_______________________________________________________________________________________

b)     Que paralelos se encontram no hemisfério Norte? E no hemisfério Sul?____________________________

_______________________________________________________________________________________

c)      O Meridiano de Greenwich é o principal meridiano terrestre e divide o planeta em duas partes.Quais são eles?________________________________________________________________________________

 

 

2.      O Brasil na América.O critério usado para dividir a América foi a distribuição das terras do continente no sentido norte-sul.De acordo com esse critério, o Brasil está localizado na América do Sul.

 

 

A divisão do  continente americano, leva em consideração a colonização predominante e as principais línguas faladas em cada região. Por esse critério, o Brasil está localizado na América Latina.

A América Latina corresponde à região que foi colonizada principalmente por países de línguas latinas, com destaque para Espanha e Portugal.Já na América Anglo- saxônica, colonizada principalmente por ingleses ( anglo-saxões), o inglês é a língua predominante.

1.      Com base na ementa responda as questões:

a)      Qual a lingua oficial do Brasil?

b)     De acordo com o critério usado para dividir as terras do continente no sentido norte-sul.Qual a localização do Brasil?

                                                                           6ªAula

 

ETAPA 1: Nesta etapa pedir aos alunos que façam comentários sobre o assunto aordado na aula anterior. Momento oportuno para esclarecer dúvidas existentes.

ETAPA 2: Correção da atividde e socialização.

 

 

 

 

 

 Referencias:

 Livro Didático- Encontros Geografia/ 5º ano- Angela Rama. Marcelo Morais Paula

 Livro Didático -Araribá Mais Geografia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário