2º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 6º ANO - 2022

 

                                          SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema:   A afetividade no espaço geografia.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento:  A Identidade socioculturais.

Objetivo geral:      

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 28/03/2022  a  08/04/2022                               Nº de Aulas: 6

                                                                      HABILIDADES

 

(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

(EF06GE01IT) Comparar modificações das paisagens de diversos lugares, inclusive no município de Itamaraju, em diferentes tempos.

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originário.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

             COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                         1ªAula

 

 ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior, o professor pode fazer a leitura do texto, em seguida  escrever no quadro, pedir aos alunos para reescreverem no caderno e orienta-los sobre a organização da reescrita. Em seguida solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos.

.

TEXTO:

                                                                   A PAISAGEM

  Paisagem é tudo aquilo que se encontra ao nosso redor e possui uma grande diversidade de elementos que a compõe. Podem-se dividir as paisagens em dois tipos: a paisagem Natural e a Artificial. A paisagem NATURAL é aquela em que predominam os elementos naturais, os que foram produzidos pela natureza, como montanhas, serras, rios, lagos, vegetação, animais, rochas, solo, entre outros. Já a paisagem ARTIFICIAL é aquela  em

 que predominam os elementos artificiais, aqueles construídos pelos seres humanos, como casas, prédios, pontes, rodovias, ruas, plantações, lojas, bancos, entre outros.

 

 O ESPAÇO GEOGRÁFICO

  Espaço Geográfico é o conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana. Em outras palavras, o Espaço Geográfico é toda a superfície da Terra. Há diversos espaços geográficos onde se encontram inúmeros elementos naturais e artificiais.

  O LUGAR

  Lugar é uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia a dia, em íntegra com uma paisagem, ou seja, numa relação de vínculo e de convívio. Exemplos de lugares, temos a nossa casa, nossa rua, nossa escola, a casa de um amigo, de um parente e seu lugar na sala de aula.

 

ETAPA 2: Após a escrita e leitura do texto, orientar aos alunos a fazerem a atividade propósta  na apostila.

 

 Baseado no texto acima responda as questões em seguida:

1 – Na Geografia, conceitos de paisagem, espaço geográfico e lugar são importantes para a compreensão do mundo em que vivemos.

 

a)      Há muitos estudiosos que acreditam não haver mais nenhum local na Terra que não tenha sido modificado pelo homem de alguma forma. Nossa cidade, por exemplo, já passou por muitas transformações. Cite 2 exemplos de lugares próximos a você que não se encontram mais da mesma forma que você viu ou tem na memória. Descreva como esses lugares eram e como estão agora.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)     O espaço geográfico é produto da relação do ser humano com a natureza. Como você vê essa relação? O ser humano tem cuidado da natureza adequadamente? Justifique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)      c) Qual lugar você gostaria de conhecer? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)     Você se sente bem no bairro em que vive? O que é um lugar especial para você?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 3 - Identifique se os elementos a seguir são característicos do campo ou da cidade:

Predomínio de casas e prédios _____________________ Lavouras e criação de gado ________________________ Trabalhadores concentrados em fábrica ______________ Trabalhadores utilizando a colheitadeira ______________

 4 - Observe a ilustração abaixo e depois responda:

 ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

b) Quais são os elementos que caracterizam uma paisagem rural normalmente? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                     2ªAula

ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada.Em seguida,continuação da atividade sobre “Paisagem, espaço e lugar”.

 

                                                                    Atividade

 

 1 - O espaço natural se torna um espaço geográfico no momento em que a ação humana a modifica. Que tipo de alterações são vistas na imagem abaixo?

   ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - A transformação do espaço natural em espaço geográfico é de todo ruim para as pessoas e para a natureza? Explique os pontos positivos e negativos desta relação entre homem e natureza. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________­­_                                                                         

 3- Cite o nome de cinco paisagens culturais.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 4- Cite o nome de cinco paisagens naturais.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ETAPA 2: Correção da atividade e socialização;

 

                                                                       3ªAula

  

   Etapa 1 e 2: Durante essa etapa o professor solicita aos alunos a copiar no caderno e depois fazer a leitura do texto e responder as questões.

                                               OS PLANOS DAS PAISAGENS

 

  Fotografias podem registrar aspectos visuais da paisagem que revelam características do espaço geográfico. Cada fotografia marca um momento determinado da interação da sociedade com a natureza, mostrando fatos de sua origem, evolução, permanência ou mudança. Para compreender as paisagens, podemos decompor a fotografia em planos sucessivos. Esses planos são formados pelas unidades de paisagem mais significativas. Por exemplo, a fotografia acima pode ser dividida em três planos. No primeiro plano (1), há pessoas observando a cidade. No segundo plano (2), está parte da cidade com sua ponte e seus edifícios. No terceiro plano (3), vemos o oceano e o céu.

          

 

1.      Que elementos, naturais e humanizados, podem ser observados em cada um dos três planos da fotografia?

__________________________________________________________________________________

2.      Que tipo de paisagem a fotografia em seu conjunto representa?

__________________________________________________________________________________

   

Etapa 2: Após a copiar e responder no caderno fazer a correção e socialização do objeto de conhecimento abordados.   

                                                                          4ªAula

Etapa 1 : Nesta etapa o professor fará a leitura compartilhada do texto e ao final da leitura irá propor umas questões que já estão disponivivel na apostila.

 

                                                 AS TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM

  As paisagens são dinâmicas, estão em constante transformação pela ação da natureza e do ser humano. A ação da natureza na modificação das paisagens pode ser lenta, como o desgaste de uma rocha pela ação das águas ou do vento, ou rápida, como uma erupção vulcânica. Os seres humanos também transformam as paisagens. Podem criar um campo de cultivo, abrir ou asfaltar uma rua, construir ou derrubar casas e edifícios. As transformações estão relacionadas ao desenvolvimento tecnológico das sociedades e ocorrem em diferentes graus de intensidade. Nas paisagens ficam registrados a história e o modo de vida das sociedades que vivem ou viveram em determinados locais. As construções que observamos nos centros históricos de algumas cidades, erguidas em diferentes épocas, comprovam que os elementos do passado e do presente convivem em uma mesma paisagem.

 

 

1.      De acordo com as duas imagem destaque na imagem 1, 3 elementos naturais._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      Destaque  os elementos culturais.________________________________________________________________________                                                    

    Etapa 2: Após a escrita, leitura e interpretação, fazer a correção da atividade e socialização.

_____________________________________________________________________________________

                                                                        5ªAula

  ETAPA 1 e 2: Orientar aos alunos a fazer a atividade comlementar.Nessa etapa ao tratarmos dos elementos naturais é importante reiterar que eles não estão distantes de nós, ou seja, os elmentos da natureza não estão apartados do nosso dia a dia, pelo contrário. Eles influenciam nossa vida e sofrem transformações, seja pela ação humana, seja pela ação da natureza.

                                 

                                                    ATIVIDADE COMPLEMENTAR

  

 

                                                                     

                                                                             

ETAPA 2:Correção da atividade e socialização.

                                                                       6ªAula

 

ETAPA 1: Orientar aos alunos copiar no caderno a atividade da página 23 do livro didático Araribá Mais Geogra fia.

 

ETAPA 2: Correção e socialização. _____________________________________________________________________________________

 Referencias:

 Livro Didático- Encontros Geografia/ 5º ano- Angela Rama. Marcelo Morais Paula

 Livro Didático -Araribá Mais Geografia

https://www.liveworksheets.com/worksheets/pt/Geografia/Paisagens/Paisagem_natural_ou_modificada_tk1779268ua

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário