SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
TEMA: Escola como espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento. Subtema: A
afetividade no espaço geografia. |
Unidade
Temática:
O sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do Conhecimento:
A Identidade socioculturais. |
|
Objetivo
geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção
do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
||
Ano: 6º Período: 28/03/2022 a 08/04/2022 Nº
de Aulas: 6 |
||
HABILIDADES |
||
|
||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. |
||
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
||
|
||
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||
OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais
facil a avaliação de desempenho da
participação nas aulas e nas atividades
realizadas.
1ªAula ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da
aula anterior, o professor pode fazer a leitura do texto, em seguida escrever no quadro, pedir aos alunos para
reescreverem no caderno e orienta-los sobre a organização da reescrita. Em
seguida solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos. . TEXTO: A
PAISAGEM Paisagem é tudo aquilo que se encontra ao
nosso redor e possui uma grande diversidade de elementos que a compõe.
Podem-se dividir as paisagens em dois tipos: a paisagem Natural e a
Artificial. A paisagem NATURAL é aquela em que predominam os elementos naturais,
os que foram produzidos pela natureza, como montanhas, serras, rios, lagos,
vegetação, animais, rochas, solo, entre outros. Já a paisagem ARTIFICIAL é
aquela em que predominam os elementos artificiais,
aqueles construídos pelos seres humanos, como casas, prédios, pontes,
rodovias, ruas, plantações, lojas, bancos, entre outros. O
ESPAÇO GEOGRÁFICO Espaço Geográfico é o conjunto integrado de
paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana. Em outras
palavras, o Espaço Geográfico é toda a superfície da Terra. Há diversos
espaços geográficos onde se encontram inúmeros elementos naturais e
artificiais. O LUGAR Lugar
é uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia a dia, em íntegra com
uma paisagem, ou seja, numa relação de vínculo e de convívio. Exemplos de
lugares, temos a nossa casa, nossa rua, nossa escola, a casa de um amigo, de
um parente e seu lugar na sala de aula. ETAPA 2: Após a escrita e leitura do texto, orientar aos alunos a fazerem
a atividade propósta na apostila. Baseado no texto acima responda as questões
em seguida: 1 – Na Geografia,
conceitos de paisagem, espaço geográfico e lugar são importantes para a
compreensão do mundo em que vivemos. a) Há
muitos estudiosos que acreditam não haver mais nenhum local na Terra que não
tenha sido modificado pelo homem de alguma forma. Nossa cidade, por exemplo,
já passou por muitas transformações. Cite 2 exemplos de lugares próximos a
você que não se encontram mais da mesma forma que você viu ou tem na memória.
Descreva como esses lugares eram e como estão agora. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) O
espaço geográfico é produto da relação do ser humano com a natureza. Como
você vê essa relação? O ser humano tem cuidado da natureza adequadamente?
Justifique sua resposta. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ c) c)
Qual lugar você gostaria de conhecer? Por quê? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ d) Você
se sente bem no bairro em que vive? O que é um lugar especial para você? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. 3 - Identifique
se os elementos a seguir são característicos do campo ou da cidade: Predomínio
de casas e prédios _____________________ Lavouras e criação de gado
________________________ Trabalhadores concentrados em fábrica ______________
Trabalhadores utilizando a colheitadeira ______________ 4 - Observe a ilustração abaixo
e depois responda: ______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________ b) Quais são os
elementos que caracterizam uma paisagem rural normalmente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2ªAula ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada.Em
seguida,continuação da atividade sobre “Paisagem, espaço e lugar”.
Atividade 1 - O
espaço natural se torna um espaço geográfico no momento em que a ação humana
a modifica. Que tipo de alterações são vistas na imagem abaixo? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - A
transformação do espaço natural em espaço geográfico é de todo ruim para as
pessoas e para a natureza? Explique os pontos positivos e negativos desta
relação entre homem e natureza.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Cite o nome de
cinco paisagens culturais. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4- Cite o nome de cinco paisagens naturais. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ETAPA 2: Correção da atividade e socialização; 3ªAula
Etapa 1 e 2: Durante essa etapa o professor solicita aos alunos a copiar no caderno e depois fazer a leitura
do texto e responder as questões. OS PLANOS DAS PAISAGENS Fotografias podem registrar aspectos
visuais da paisagem que revelam características do espaço geográfico. Cada
fotografia marca um momento determinado da interação da sociedade com a
natureza, mostrando fatos de sua origem, evolução, permanência ou mudança.
Para compreender as paisagens, podemos decompor a fotografia em planos
sucessivos. Esses planos são formados pelas unidades de paisagem mais
significativas. Por exemplo, a fotografia acima pode ser dividida em três
planos. No primeiro plano (1), há
pessoas observando a cidade. No segundo plano (2), está parte da cidade com sua ponte e seus edifícios. No
terceiro plano (3), vemos o oceano
e o céu. 1. Que
elementos, naturais e humanizados, podem ser observados em cada um dos três
planos da fotografia? __________________________________________________________________________________ 2. Que
tipo de paisagem a fotografia em seu conjunto representa? __________________________________________________________________________________ Etapa 2: Após a copiar e responder no caderno fazer a correção e
socialização do objeto de conhecimento abordados.
4ªAula Etapa 1 : Nesta etapa o professor fará a leitura compartilhada do texto e
ao final da leitura irá propor umas questões que já estão disponivivel na
apostila.
AS
TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM As paisagens são dinâmicas, estão em
constante transformação pela ação da natureza e do ser humano. A ação da
natureza na modificação das paisagens pode ser lenta, como o desgaste de uma
rocha pela ação das águas ou do vento, ou rápida, como uma erupção vulcânica.
Os seres humanos também transformam as paisagens. Podem criar um campo de
cultivo, abrir ou asfaltar uma rua, construir ou derrubar casas e edifícios.
As transformações estão relacionadas ao desenvolvimento tecnológico das
sociedades e ocorrem em diferentes graus de intensidade. Nas paisagens ficam
registrados a história e o modo de vida das sociedades que vivem ou viveram
em determinados locais. As construções que observamos nos centros históricos
de algumas cidades, erguidas em diferentes épocas, comprovam que os elementos
do passado e do presente convivem em uma mesma paisagem. 1. De acordo com as duas imagem
destaque na imagem 1, 3 elementos naturais._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Destaque os elementos
culturais.________________________________________________________________________ Etapa 2: Após a escrita, leitura e interpretação, fazer a correção da atividade e
socialização. _____________________________________________________________________________________
5ªAula
ETAPA 1 e 2: Orientar
aos alunos a fazer a atividade comlementar.Nessa etapa ao tratarmos dos
elementos naturais é importante reiterar que eles não estão distantes de nós,
ou seja, os elmentos da natureza não estão apartados do nosso dia a dia, pelo
contrário. Eles influenciam nossa vida e sofrem transformações, seja pela
ação humana, seja pela ação da natureza. ATIVIDADE COMPLEMENTAR
ETAPA
2:Correção da atividade e
socialização.
6ªAula ETAPA 1: Orientar aos alunos copiar no caderno a atividade da
página 23 do livro didático Araribá Mais Geogra fia.
ETAPA 2: Correção e socialização. _____________________________________________________________________________________ Referencias: Livro
Didático- Encontros Geografia/ 5º ano- Angela Rama. Marcelo Morais Paula Livro Didático -Araribá Mais Geografia
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário