2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º e 9º ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA             Nº 02-2023

Tema: “VALORES EM PAUTA: APREDENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA”.

Subtema: "O FAIR PLAY NO ESPORTE: UM COMPORTAMENTO NATURAL OU CONDICIONAL?”

Ano: 8º e 9º ano                          Período: 20/03 a 31/03/2023                                              Nº de Aulas: 4

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender a importância do estudo de Educação Física para a vida pessoal e social.
  • Trabalhar os valores do fair play no esporte através do futebol.
  • Refletir sobre as próprias ações e identificar o fair play no seu dia a dia.
  • Vivenciar práticas individuais e coletivas nos circuitos e atividades recreativas.
  • Vivenciar prática de jogos pré-desportivos.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 

AULA 01

1º MOMENTO:

 

Utilizar essa aula para finalizar a primeira sequência didática.

Segue a sugestão:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=TJBRg1jA7AQ que aborda um vídeo sobre o fair play da partida de futebol entre Lazio X Napoli com duração de 1 minutos, após disponibilizar e discutir o vídeo com a turma solicite uma produção textual com as orientações em anexo sobre o objeto de conhecimento em estudo.

 

 

AULA 2

 

 

1º MOMENTO:

Aula prática

 

·         Jogos pré-desportivos e esportivo (futsal e futebol)

·         Queimada

 

 

AULA 3

 

 

Aula teórica

 

Direcionar um levantamento de conhecimento prévio a partir de questões sobre o Fair play no futebol.

Em seguida apresentar os vídeos disponíveis nos links abaixo para abordar este estudo.

 

 

 

 

ISSO SIM É FAIR PLAY NO FUTEBOL

https://www.youtube.com/watch?v=t6VsuF3P4FE

 

Faltou fair play?

https://www.youtube.com/shorts/9yXtfbJGaSc

 

Fair play no futebol

https://www.youtube.com/watch?v=-z-jcO40Gp4

 

O futebol não é nada sem RESPEITO

https://www.youtube.com/watch?v=9RTaqyl8RFI

 

8 casos HISTÓRICOS de FAIR PLAY no futebol

https://www.youtube.com/watch?v=zdL6buhhbyc

 

 

 

AULA 4

 

1º MOMENTO:

Aula prática

 

·         Jogos de tabuleiro

·          Circuitos

 

 

Observação: Durante esse período da sequência os professores deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos dispostos na planilha (em anexo).

(Traçar o perfil de cada turma, identificar alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros pontos.

 

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; ( X ) notebook ( X) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                       

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário