SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Leitura, Interpretação e Produção
Textual – 2022 |
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Ano/Série: 6º,
7º, 8º e 9º Período: 14/03/2022 e 25/03/2022 Nº de Aulas: 8 |
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CAMPO DE ATUAÇÃO:
Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública. |
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TEMA: A
ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO, AFETIVIDADE E CONHECIMENTO |
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PRÁTICAS DE
LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO: LEITURA:
Interpretação Textual: questionários diagnósticos; Estratégias de leitura:
apreender os sentidos globais do texto; ANÁLISE
LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Linguagem verbal e não verbal; ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;
PRODUÇÃO TEXTUAL: Sequência de imagens -
narrativa; |
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COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de
uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos
e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1.
Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável,
heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção
de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem. 3. Ler, escutar e
produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes
campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e
criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências,
ideias e sentimentos, e continuar aprendendo. 5. Empregar, nas
interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação
comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual. 9. Envolver-se em
práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso
estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações
artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário
e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da
experiência com a literatura. 10. Mobilizar práticas
da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para
expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e
produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos
autorais. |
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HABILIDADES DA
BNCC: (EF67LP27) Analisar,
entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas
(como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências
explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e
recursos literários e semióticos. (EF67LP28) Ler, de
forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de
leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características
dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos
de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de
aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias
em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis),
vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o
texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. (EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais
como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor,
narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que
utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os
elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como
enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais
adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre
diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto
e indireto. (EF67LP32) Escrever
palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua
escrita. (EF67LP33) Pontuar
textos adequadamente. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM FOCO: Protagonismo: Identificar
as próprias potencialidades e capacidades e se reconhecer como principal
agente transformador do seu próprio caminho. Tomar para si o rumo de seus
projetos pessoais e profissionais. Agir como cidadão global, responsável,
disciplinado e atento, um cidadão participante e ativo da sociedade
democrática. Lidar com as emoções: Apresentar estabilidade emocional, exteriorizar
emoções. Compreender o ambiente no qual está inserido, as mudanças corporais,
as fases da vida, ponderar expectativas. Refletir sobre sentimentos, como
insegurança, medo, solidão, raiva, decepção, e entender a raiz dessas
sensações, conversar com familiares e amigos e/ou profissionais de saúde
mental. Negar ativamente soluções que envolvam atos violentos ou consumo de
drogas. Empatia: Considerar as opiniões e pontos de vista do
outro, não apenas as suas. Respeitar o outro, colocando-se no seu lugar e
valorizando a sua história e sua importância. Responsabilidade:
Reconhecer suas obrigações enquanto cidadão e enquanto ser participativo da
sociedade, identificando o seu papel, suas expectativas, suas inseguranças e
constantemente revendo o que é de sua responsabilidade. Autoconhecimento: Conhecer a si mesmo, suas emoções e
expectativas. Administrar desejos, anseios, defeitos e qualidades. Ser
disciplinado e eficiente na busca pela realização de seus objetivos. Comunicação:
Expressar opiniões e sentimentos através de emoções e palavras, escritas e/ou
faladas. Ouvir o outro, considerar seu ponto de vista. Ser engajado e
interessado na troca de ideias e no debate de opiniões, respeitando o outro,
mesmo quando discordar. Conhecimento Inter e intrapessoal:
Conhecer a própria história (planeta, nação, etnia, grupo social, família) e
a do outro. Relatar experiências e escutar a história de vida do outro,
distinguindo-se e identificando-se. Reconhecer privilégios e as dificuldades
tanto de si quanto do outro. Curiosidade para aprender: Capacidade de cultivar o forte desejo de
aprender e de adquirir conhecimentos, ter paixão pela aprendizagem. Imaginação criativa: Capacidade de gerar novas
maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, aprendendo com seus
erros, ou a partir de uma visão de algo que não se sabia. ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
1ª, 2ª - AULAS
- LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL 1ª ETAPA - Professor, sugere-se que para aprofundar e dar
continuidade ao diagnóstico de leitura e escrita, a proposta é colocar o estudante em
contato com alguns conceitos muito importantes que envolvem o processo de
comunicação: o que é texto? Língua, linguagem (verbal e não verbal),
linguagem mista. - Conhecimentos
prévios: Sugerimos
iniciar a aula conversando com os estudantes para descobrir o que eles sabem
acerca de texto e linguagem. Para isso, apontamos exemplos de alguns
questionamentos que podem ser feitos, a fim de fazer o levantamento de
conhecimentos prévios em relação a esses objetos de conhecimentos, de modo a
perceber: a) Você sabe o
que é texto? b) O que você
entende por comunicação? c) Que de
forma, você costuma se comunicar? Através de quais meios/recursos você
costuma se interagir com as pessoas? d) Você acha
importante as pessoas se comunicarem? Por quê? e) Você costuma utilizar com mais frequência a linguagem
verbal, ou a não verbal? Qual dessas linguagens você considera mais
interessante. Por quê? 2ª ETAPA -
Professor(a), após o levantamento dos conhecimentos prévios sobre linguagem
verbal e não verbal, assista com os estudantes, ou disponibilize o link do
vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-L7MJjdy8kg – (De palavras e imagens se faz o mundo | Palavra Puxa
Palavra).
-
Professor(a), após a análise do vídeo explicativo, amplie a revisão do objeto
de conhecimento, através do material em (ANEXO -1), a também a partir dos
slides disponíveis em e-mail.
3ª ETAPA - Entregue uma imagem não verbal para cada aluno
(sugestão: ANEXO - 1) e solicite
que analisem e identifiquem o significado de cada imagem ou símbolo. - Após, a socialização das imagens o professor pode
instigar os alunos a refletirem sobre quais linguagens eles utilizaram na
atividade, deixe-os falar acerca das imagens e socialize alguns conceitos. 4ª ETAPA - Para instigar os alunos, sugere-se que o
professor divida os alunos em grupos e entregue imagem do ANEXO – 2, e peça que recortem os
rostos e colem na cartolina e escrevam na frente de cada imagem o possível
sentimento transmitido. Em seguida solicite que os grupos
apresentem os cartazes e socializem com a turma. - Peça aos alunos que tragam
imagens de linguagem verbal, não verbal e mista para a próxima aula. 5ª ETAPA - Professor, solicite que a turma se divida em grupos
e entregue um cartaz para cada equipe. Solicite que peguem as imagens que
foram solicitadas na aula anterior identifiquem e separem as linguagens no
cartaz. Cada grupo poderá apresentar o seu cartaz. Professor peça que cada
grupo conceitue as linguagens, mostre e explique para a turma as imagens que
encontraram. Professor finalize a aula revisando o conteúdo e verificando as
aprendizagens adquiridas. - É interessante
que a atividade seja realizada em cartolina, ou folha de ofício, pois após as
apresentações, os alunos deverão colar os cartazes na sala de aula. - Estipule o tempo para a realização da
atividade, acompanhe o trabalho em equipe dos grupos estimulando a
participação de cada um e analisando o conhecimento prévio, de leitura e
escrita dos alunos e como eles organizaram a apresentação. (3ª e
4ª AULAS) – Análise da obra – CENA DE RUA (ANGELA
LAGO) 1ª ETAPA - Professor,
após a abordagem inicial sobre os conceitos e estudo de texto, linguagem,
Linguagem verbal e não verbal, converse com a turma acerca do poder que as
imagens têm de transmitir sentido, conhecimento, e diálogo social. Apresente
a turma a obra literária: CENAS DE RUA – (Angêla Lago) “que ilustra a vida de um menino
vendedor de frutas em semáforos que, vítima da indiferença, acaba cometendo
um delito. Imagens e cores fortes, plenas de movimentos, e ângulos
surpreendentes se combinam nesta reportagem visual. Explorando a linguagem
expressionista, Angela Lago consegue falar à emoção sem palavras.” - Mostre as imagens do livro na sequência
correta, para que dessa forma eles consigam compreender as ações da
narrativa. O sentido dessa obra é estabelecido também através das cores, das
expressões dos personagens e outros elementos. Então, faça uma análise
inicial das imagens com os alunos oralmente. Análise inicial das imagens: O que acham da capa livro? Por
que ela apresenta a cor preta? Porque o título CENA DE RUA
está em vermelho? A cor vermelha nos remetem a quais cenas de rua? Em que ambiente as ações da
personagem ocorrem? Quais cores estão presentes de forma marcante na narrativa? Elas nos
remetem a quê? Qual o significado delas ? Quais cor prevalece mais na narrativa? O que isso significa? Por que a cena inicial se repete no final da narrativa? O que isso
quer dizer? 2ª ETAPA: - Sugere-se que o professor revise as principais
características da tipologia narrativa (ANEXO), e instrua os alunos quanto a
produção textual. Informe que após a análise da obra imagética, eles
elaborarão uma narrativa contando, quem é o menino? Onde ele está? Que
situação ele está enfrentando? -
Auxiliem os alunos durante a escrita, e na escolha do foco narrativo.
Solicite que tenham atenção a pontuação e acentuação gráfica. 3ª ETAPA - Sugere-se que destine essa aula para a
apresentação das produções, analisando a participação da turma e o respeito
ao próximo. Verifique também se os alunos trabalharam temáticas importantes
que a obra explora e amplie a discussão. Separe um tempo para a reescrita. AVALIAÇÃO
EM PROCESSO
Ao final de cada aula, é importante realizar uma breve conversa de
avaliação sobre como os estudantes estão percebendo o exercício da
competência socioemocional e cognitiva priorizada, formulando perguntas que
os ajudem a manter a conexão entre o que vivenciam nas aulas e as suas
experiências fora da escola. Além disso, a partir dessa reflexão, convide os
estudantes a planejarem, cada um, uma ação que pode ser realizada com vistas
a exercitar de modo intencional o desenvolvimento daquela competência. AVALIAÇÃO
EM PROCESSO Ao final de cada aula, é importante
realizar uma breve conversa de avaliação sobre como os estudantes estão
percebendo o exercício da competência socioemocional e cognitiva priorizada,
formulando perguntas que os ajudem a manter a conexão entre o que vivenciam
nas aulas e as suas experiências fora da escola. Além disso, a partir dessa
reflexão, convide os estudantes a planejarem, cada um, uma ação que pode ser
realizada com vistas a exercitar de modo intencional o desenvolvimento
daquela competência. AUTOAVALIAÇÃO – MEDIAÇÃO Também é importante, em seu
momento de reflexão, professor(a), registrar uma autoavaliação sobre a sua
mediação do processo de desenvolvimento das competências socioemocionais, a
partir de perguntas como: • Como
você, professor(a) se avalia nas etapas dessa aula, do planejamento à
avaliação? • Foi
possível identificar o desenvolvimento da competência socioemocional em foco
nos estudantes? • As
estratégias metodológicas utilizadas promoveram a aprendizagem entre pares? •
Saberia identificar quais estudantes mais se empenharam nas atividades? •
Saberia identificar os estudantes que tiveram dificuldades e/ou não se
mostraram muito motivados com alguma atividade? Se sua resposta for sim, que
tipo de apoio e/ou estratégias acredita ser necessário para retomar nos
próximos encontros? RECURSOS:
( ) Resumo (
) Data show; ( ) Jornal; (
) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; (
) Jogos; ( ) Livro didático; (
) Informativos. AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do aluno; ( )
cartaz; ( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (
) Avaliação da participação; Professor é importante: Incluir as competências gerais
da Base na aula.
Fazer uso da tecnologia para potencializar o
aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho. Anexo 4- IMAGENS PARA DISTRIBUIR AOS ALUNOS E PEDIR QUE
IDENTIFIQUE OS SIGNIFICADOS DOS SÍMBOLOS ANEXO - 5 ATIVIDADE -2: Divida a classe em
grupos e em seguida entregue a imagem abaixo, peça aos grupos que recortem os
rostos e coloquem na frente de cada imagem o sentimento qucham que é
transmitido:
ATIVIDADE DE
ESTUDO REMOTO DIALOGANDO SOBRE TEXTOS E LINGUAGEM O que é um texto? Você sabe definir
o que é um texto? Pode ser uma única palavra? Uma frase? Uma imagem? Segundo o dicionário Larousse
(2007), texto é o conjunto coerente e coeso de ideias, é a palavra ou
conjunto de palavras que transmite uma mensagem, que tem a intenção de
comunicar algo. Portanto, uma palavra, uma frase ou uma imagem pode ser um
texto, desde que transmita uma mensagem. Linguagem A comunicação faz parte da visa
social do ser humano, em nosso cotidiano, a todo momento, estamos nos
comunicando. O ato de comunicação pode acontecer das mais variadas maneiras:
por palavras, gestos, expressões, cores, sinais, imagens, sons, movimentos etc... Dentre as diversas formas de
linguagem, há uma especial que permite a comunicação por meio de códigos
linguísticos: a língua. É através
da língua que organizamos o próprio pensamento, então a língua é um elemento
fundamental para a interação e comunicação entre as pessoas. Língua: E um conjunto de
palavras que permitem a comunicação de um determinado grupo de pessoas. Ex.
Português, Francês, Grego, Inglês, etc.. Linguagem: É um termo mais
abrangente, refere-se a comunicação por meio de palavras, sons, gestos,
imagens, expressões faciais etc.. É o uso da língua como forma de
expressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um
conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens.
Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade? Então, a linguagem pode ser
verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem
utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo
fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de
palavras quando se fala ou quando se escreve. A linguagem pode ser verbal e não
verbal: No cotidiano, sem percebermos,
usamos frequentemente a linguagem verbal, quando por algum motivo em especial
não a utilizamos, então poderemos usar a linguagem não verbal. Linguagem verbal é uso da escrita
ou da fala como meio de comunicação. Linguagem não verbal é o uso de
imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal,
pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. A
linguagem não verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro
balança a cauda quer dizer que está feliz ou a coloca entre as pernas
demonstra medo ou tristeza. Portanto,
a
linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada,
ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não - verbal, utiliza
dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e
as cores na sinalização de trânsito. Vale ressaltar que ambas são tipos
de modalidades comunicativas, sendo a comunicação definida pela troca de
informações entre o emissor e o receptor com a finalidade de transmitir uma
mensagem (conteúdo). Nesse sentido, a linguagem representa o uso da língua em
diversas situações comunicativas. As duas modalidades são muito
importantes e utilizadas no dia a dia, no entanto, a linguagem verbal é a
mais empregada, por exemplo, quando escrevemos um e-mail, utilizamos a
linguagem verbal, expressa pela escrita; ou quando observamos as cores do
semáforo, expressa pela linguagem visual (não-verbal). A
linguagem mista é a junção das duas modalidades anteriores para
realização do processo comunicativo, a qual agrega essas duas modalidades, ou
seja, utiliza a linguagem verbal e não-verbal para produzir a mensagem, por
exemplo, nas histórias em quadrinhos, em que acompanhamos a história por meio
dos desenhos e das falas das personagens. ATIVIDADE
1)
Analise os textos abaixo e em seguida responda as questões propostas: a.
Qual o tipo de linguagem de cada imagem? Justifique: _________________________________________ b.
Traduza em linguagem verbal a mensagem que cada imagem transmite. 2) Analise o texto abaixo: TEXTO - 2 a) O
que o mosquito quis dizer no primeiro quadrinho, quando ele diz: NADA COMO A
CASA DA GENTE? b) Que tipo de linguagem é empregado na tirinha? ( ) Verbal ( ) Não verbal ( ) Mista (
) Digital TEXTO - 3 b)
Que tipo de linguagem é empregado na tirinha? (
) Verbal (
) Não verbal (
) Mista ( ) Digital |
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