2ª SD Produção Textual 2022

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Leitura, Interpretação e Produção Textual – 2022

 

Ano/Série: 6º, 7º, 8º e 9º      Período: 14/03/2022 e 25/03/2022       Nº de Aulas: 8

 

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

TEMA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO, AFETIVIDADE E CONHECIMENTO

 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:  

 

LEITURA: Interpretação Textual: questionários diagnósticos; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: Linguagem verbal e não verbal;

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO TEXTUAL: Sequência de imagens - narrativa;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

 

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

 

5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

 

9. Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.

 

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

 

HABILIDADES DA BNCC:

(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

 

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

 

(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM FOCO:

Protagonismo: Identificar as próprias potencialidades e capacidades e se reconhecer como principal agente transformador do seu próprio caminho. Tomar para si o rumo de seus projetos pessoais e profissionais. Agir como cidadão global, responsável, disciplinado e atento, um cidadão participante e ativo da sociedade democrática.

 

Lidar com as emoções: Apresentar estabilidade emocional, exteriorizar emoções. Compreender o ambiente no qual está inserido, as mudanças corporais, as fases da vida, ponderar expectativas. Refletir sobre sentimentos, como insegurança, medo, solidão, raiva, decepção, e entender a raiz dessas sensações, conversar com familiares e amigos e/ou profissionais de saúde mental. Negar ativamente soluções que envolvam atos violentos ou consumo de drogas.

 

Empatia: Considerar as opiniões e pontos de vista do outro, não apenas as suas. Respeitar o outro, colocando-se no seu lugar e valorizando a sua história e sua importância.

 

Responsabilidade: Reconhecer suas obrigações enquanto cidadão e enquanto ser participativo da sociedade, identificando o seu papel, suas expectativas, suas inseguranças e constantemente revendo o que é de sua responsabilidade.

 

Autoconhecimento: Conhecer a si mesmo, suas emoções e expectativas. Administrar desejos, anseios, defeitos e qualidades. Ser disciplinado e eficiente na busca pela realização de seus objetivos.

 

Comunicação: Expressar opiniões e sentimentos através de emoções e palavras, escritas e/ou faladas. Ouvir o outro, considerar seu ponto de vista. Ser engajado e interessado na troca de ideias e no debate de opiniões, respeitando o outro, mesmo quando discordar.  

 

Conhecimento Inter e intrapessoal: Conhecer a própria história (planeta, nação, etnia, grupo social, família) e a do outro. Relatar experiências e escutar a história de vida do outro, distinguindo-se e identificando-se. Reconhecer privilégios e as dificuldades tanto de si quanto do outro.

 

Curiosidade para aprender:  Capacidade de cultivar o forte desejo de aprender e de adquirir conhecimentos, ter paixão pela aprendizagem.

 

Imaginação criativa: Capacidade de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, aprendendo com seus erros, ou a partir de uma visão de algo que não se sabia.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

*           1ª, 2ª - AULAS  - LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

1ª ETAPA

- Professor, sugere-se que para aprofundar e dar continuidade ao diagnóstico de leitura e escrita, a proposta é colocar o estudante em contato com alguns conceitos muito importantes que envolvem o processo de comunicação: o que é texto? Língua, linguagem (verbal e não verbal), linguagem mista.

 - Conhecimentos prévios:

Sugerimos iniciar a aula conversando com os estudantes para descobrir o que eles sabem acerca de texto e linguagem. Para isso, apontamos exemplos de alguns questionamentos que podem ser feitos, a fim de fazer o levantamento de conhecimentos prévios em relação a esses objetos de conhecimentos, de modo a perceber:

a) Você sabe o que é texto?

b) O que você entende por comunicação?

c) Que de forma, você costuma se comunicar? Através de quais meios/recursos você costuma se interagir com as pessoas?

d) Você acha importante as pessoas se comunicarem? Por quê?

e) Você costuma utilizar com mais frequência a linguagem verbal, ou a não verbal? Qual dessas linguagens você considera mais interessante. Por quê?       

 

2ª ETAPA

- Professor(a), após o levantamento dos conhecimentos prévios sobre linguagem verbal e não verbal, assista com os estudantes, ou disponibilize o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-L7MJjdy8kg – (De palavras e imagens se faz o mundo | Palavra Puxa Palavra).

- Professor(a), após a análise do vídeo explicativo, amplie a revisão do objeto de conhecimento, através do material em (ANEXO -1), a também a partir dos slides disponíveis em e-mail.

 

3ª ETAPA

- Entregue uma imagem não verbal para cada aluno (sugestão: ANEXO - 1) e solicite que analisem e identifiquem o significado de cada imagem ou símbolo.

- Após, a socialização das imagens o professor pode instigar os alunos a refletirem sobre quais linguagens eles utilizaram na atividade, deixe-os falar acerca das imagens e socialize alguns conceitos.

 

4ª ETAPA

- Para instigar os alunos, sugere-se que o professor divida os alunos em grupos e entregue imagem do ANEXO – 2, e peça que recortem os rostos e colem na cartolina e escrevam na frente de cada imagem o possível sentimento transmitido.  Em seguida solicite que os grupos apresentem os cartazes e socializem com a turma.

- Peça aos alunos que tragam imagens de linguagem verbal, não verbal e mista para a próxima aula.

 

5ª ETAPA

- Professor, solicite que a turma se divida em grupos e entregue um cartaz para cada equipe. Solicite que peguem as imagens que foram solicitadas na aula anterior identifiquem e separem as linguagens no cartaz. Cada grupo poderá apresentar o seu cartaz. Professor peça que cada grupo conceitue as linguagens, mostre e explique para a turma as imagens que encontraram. Professor finalize a aula revisando o conteúdo e verificando as aprendizagens adquiridas.

- É interessante que a atividade seja realizada em cartolina, ou folha de ofício, pois após as apresentações, os alunos deverão colar os cartazes na sala de aula.

- Estipule o tempo para a realização da atividade, acompanhe o trabalho em equipe dos grupos estimulando a participação de cada um e analisando o conhecimento prévio, de leitura e escrita dos alunos e como eles organizaram a apresentação.

 

*  (3ª e 4ª AULAS) – Análise da obra – CENA DE RUA (ANGELA LAGO)

1ª ETAPA

- Professor, após a abordagem inicial sobre os conceitos e estudo de texto, linguagem, Linguagem verbal e não verbal, converse com a turma acerca do poder que as imagens têm de transmitir sentido, conhecimento, e diálogo social. Apresente a turma a obra literária: CENAS DE RUA – (Angêla Lago) “que ilustra a vida de um menino vendedor de frutas em semáforos que, vítima da indiferença, acaba cometendo um delito. Imagens e cores fortes, plenas de movimentos, e ângulos surpreendentes se combinam nesta reportagem visual. Explorando a linguagem expressionista, Angela Lago consegue falar à emoção sem palavras.”

- Mostre as imagens do livro na sequência correta, para que dessa forma eles consigam compreender as ações da narrativa. O sentido dessa obra é estabelecido também através das cores, das expressões dos personagens e outros elementos. Então, faça uma análise inicial das imagens com os alunos oralmente.

 

Análise inicial das imagens:

O que acham da capa livro? Por que ela apresenta a cor preta?

Porque o título CENA DE RUA está em vermelho? A cor vermelha nos remetem a quais cenas de rua?

Em que ambiente as ações da personagem ocorrem?  

Quais cores estão presentes de forma marcante na narrativa? Elas nos remetem a quê? Qual o significado delas ?

Quais cor prevalece mais na narrativa? O que isso significa?

Por que a cena inicial se repete no final da narrativa? O que isso quer dizer? 

 

2ª ETAPA:

- Sugere-se que o professor revise as principais características da tipologia narrativa (ANEXO), e instrua os alunos quanto a produção textual. Informe que após a análise da obra imagética, eles elaborarão uma narrativa contando, quem é o menino? Onde ele está? Que situação ele está enfrentando?

- Auxiliem os alunos durante a escrita, e na escolha do foco narrativo. Solicite que tenham atenção a pontuação e acentuação gráfica.

 

3ª ETAPA

- Sugere-se que destine essa aula para a apresentação das produções, analisando a participação da turma e o respeito ao próximo. Verifique também se os alunos trabalharam temáticas importantes que a obra explora e amplie a discussão. Separe um tempo para a reescrita.

 

AVALIAÇÃO EM PROCESSO

             Ao final de cada aula, é importante realizar uma breve conversa de avaliação sobre como os estudantes estão percebendo o exercício da competência socioemocional e cognitiva priorizada, formulando perguntas que os ajudem a manter a conexão entre o que vivenciam nas aulas e as suas experiências fora da escola. Além disso, a partir dessa reflexão, convide os estudantes a planejarem, cada um, uma ação que pode ser realizada com vistas a exercitar de modo intencional o desenvolvimento daquela competência.

 

 

AVALIAÇÃO EM PROCESSO

             Ao final de cada aula, é importante realizar uma breve conversa de avaliação sobre como os estudantes estão percebendo o exercício da competência socioemocional e cognitiva priorizada, formulando perguntas que os ajudem a manter a conexão entre o que vivenciam nas aulas e as suas experiências fora da escola. Além disso, a partir dessa reflexão, convide os estudantes a planejarem, cada um, uma ação que pode ser realizada com vistas a exercitar de modo intencional o desenvolvimento daquela competência.

 

 

AUTOAVALIAÇÃO – MEDIAÇÃO

           Também é importante, em seu momento de reflexão, professor(a), registrar uma autoavaliação sobre a sua mediação do processo de desenvolvimento das competências socioemocionais, a partir de perguntas como:

• Como você, professor(a) se avalia nas etapas dessa aula, do planejamento à avaliação?

• Foi possível identificar o desenvolvimento da competência socioemocional em foco nos estudantes?

• As estratégias metodológicas utilizadas promoveram a aprendizagem entre pares?

• Saberia identificar quais estudantes mais se empenharam nas atividades?

• Saberia identificar os estudantes que tiveram dificuldades e/ou não se mostraram muito motivados com alguma atividade? Se sua resposta for sim, que tipo de apoio e/ou estratégias acredita ser necessário para retomar nos próximos encontros?

 

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo          (  ) Data show;            (  ) Jornal;           (  ) Revista;          (   ) Vídeo;

(  ) Computador;       (  ) Jogos;         (  ) Livro didático;       (  ) Informativos.

 

 

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;        (  ) Trabalho;      (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (     );      (  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;             (  ) Observação do desempenho do aluno;                (  )  cartaz;

(  ) Debate;          (  ) Relatórios;         (  ) Avaliação escrita;         (  ) Avaliação da participação;

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

Anexo 4-

IMAGENS PARA DISTRIBUIR AOS ALUNOS E PEDIR QUE IDENTIFIQUE OS SIGNIFICADOS DOS SÍMBOLOS

Imagem relacionadaResultado de imagem para imagens de linguagem não verbal

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado de imagem para imagens de linguagem não verbal

 

Resultado de imagem para imagens de linguagem não verbal proibido falar ao celular

 

 

Imagem relacionadaImagem relacionada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado de imagem para imagens de linguagem não verbal silencioImagem relacionada

Resultado de imagem para imagens de emojis grandes

Imagem relacionada

 

Imagem relacionadaImagem relacionada

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem relacionadaImagem relacionada  

Imagem relacionada

Resultado de imagem para imagens de emojis grandes

Resultado de imagem para imagens de emojis grandesImagem relacionada

 

 

 

 

 

 

 

Imagem relacionada

 

 

 

 

 

 

ANEXO - 5

ATIVIDADE -2: Divida a classe em grupos e em seguida entregue a imagem abaixo, peça aos grupos que recortem os rostos e coloquem na frente de cada imagem o sentimento qucham que é transmitido:

Imagem relacionada

 


Caixa de Texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

slogan Secretaria (2)

 


Escola:______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma:

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Língua Portuguesa

Aluno (a): _________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: Linguagem verbal e não verbal;

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO

DIALOGANDO SOBRE TEXTOS E LINGUAGEM

O que é um texto?

Você sabe definir o que é um texto? Pode ser uma única palavra? Uma frase? Uma imagem?

            Segundo o dicionário Larousse (2007), texto é o conjunto coerente e coeso de ideias, é a palavra ou conjunto de palavras que transmite uma mensagem, que tem a intenção de comunicar algo. Portanto, uma palavra, uma frase ou uma imagem pode ser um texto, desde que transmita uma mensagem.

 

Linguagem   

            A comunicação faz parte da visa social do ser humano, em nosso cotidiano, a todo momento, estamos nos comunicando. O ato de comunicação pode acontecer das mais variadas maneiras: por palavras, gestos, expressões, cores, sinais, imagens, sons, movimentos etc...

            Dentre as diversas formas de linguagem, há uma especial que permite a comunicação por meio de códigos linguísticos: a língua. É através da língua que organizamos o próprio pensamento, então a língua é um elemento fundamental para a interação e comunicação entre as pessoas.

 

Língua: E um conjunto de palavras que permitem a comunicação de um determinado grupo de pessoas. Ex. Português, Francês, Grego, Inglês, etc..

 

Linguagem: É um termo mais abrangente, refere-se a comunicação por meio de palavras, sons, gestos, imagens, expressões faciais etc..

 

            É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade?

            Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.

 

A linguagem pode ser verbal e não verbal:

            No cotidiano, sem percebermos, usamos frequentemente a linguagem verbal, quando por algum motivo em especial não a utilizamos, então poderemos usar a linguagem não verbal.

Linguagem verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.

 

Linguagem não verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. A linguagem não verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou a coloca entre as pernas demonstra medo ou tristeza.

            Portanto, a linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não - verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

            Vale ressaltar que ambas são tipos de modalidades comunicativas, sendo a comunicação definida pela troca de informações entre o emissor e o receptor com a finalidade de transmitir uma mensagem (conteúdo). Nesse sentido, a linguagem representa o uso da língua em diversas situações comunicativas.

            As duas modalidades são muito importantes e utilizadas no dia a dia, no entanto, a linguagem verbal é a mais empregada, por exemplo, quando escrevemos um e-mail, utilizamos a linguagem verbal, expressa pela escrita; ou quando observamos as cores do semáforo, expressa pela linguagem visual (não-verbal).

            A linguagem mista é a junção das duas modalidades anteriores para realização do processo comunicativo, a qual agrega essas duas modalidades, ou seja, utiliza a linguagem verbal e não-verbal para produzir a mensagem, por exemplo, nas histórias em quadrinhos, em que acompanhamos a história por meio dos desenhos e das falas das personagens.

 

ATIVIDADE

1) Analise os textos abaixo e em seguida responda as questões propostas:

TEXTO - 1
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGqsHv9khKayM4oQKX2U7rYUvkyf7ZCWlkHkVUB6ifqOh5nO0bfW3N8bBUiEy5KaBCltzC1eeuENuR7VRhpbc2RZm6ShSx4ZZZcSmLWj3bydUTDFXfO_eORQVYfnPjAdx1FB-3zhFB4oir/w609-h162/Sem+t%25C3%25ADtulo.png

a. Qual o tipo de linguagem de cada imagem? Justifique: _________________________________________

b. Traduza em linguagem verbal a mensagem que cada imagem transmite.

 

 

2) Analise o texto abaixo:

 

Blog do Professor Diogo: Atividade de charge (cartum) sobre o tema "combate  à dengue"TEXTO - 2

a) O que o mosquito quis dizer no primeiro quadrinho, quando ele diz: NADA COMO A CASA DA GENTE?

b) Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?

(  ) Verbal

(  ) Não verbal

(  ) Mista

(  ) Digital

 

 

 

 

Português, Literatura e Redação: Atividade com charge 8ºano - Dengue e  coronavírusTEXTO - 3
a) Quais cuidados eles esqueceram para proteção da dengue?
_________________________________________

b) Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?

(  ) Verbal

(  ) Não verbal

(  ) Mista

(  ) Digital

 

 

 

 

 

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