SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA Nº
02-2022 |
Tema: “Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e
conhecimento” |
Título:
A Escola me conduz ao conhecimento sobre hábitos Antropometria, hábitos e
tipos de Higiene |
Ano: 6º e 7º ano
Período: 28/03 a
08/04/2022 Nº de Aulas: 4 |
HABILIDADES |
(EF67EF33BA) Compreender os diversos
paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir das
discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física,
oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis. (EF06EF17IT) Entender o conceito,
objetivo e importância da avaliação da altura e peso, aplicando os seus
procedimentos no dia-a-dia. (EF06EF18IT) Compreender a evolução e
processos da higiene corporal, utilizando esses hábitos no dia-a-dia, bem
como nas aulas práticas de Educação Física. (EF07EF17IT) Entender o conceito,
objetivo das medidas corporais altura e peso, aplicando os seus os resultados
ao IMC. |
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
·
Perceber a importância do exame Biométrico na
verificação das medidas corporais. ·
Entender os conceitos importantes para a avaliação
da altura e peso, aplicando os seus procedimentos no dia-a-dia. ·
Vivenciar práticas coletivas dos jogos
cooperativos promovendo a interação, cooperação do grupo. ·
Conhecer as diversas formas praticar os hábitos de
higiene. ·
Desenvolver práticas da leitura e escrita por meio
de atividades sobre o objeto de conhecimento em estudo. ·
Desenvolver habilidades cognitivas e
socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA
01 1º MOMENTO: Após finalizarem as medidas
antropométricas dos alunos, utilizar esta aula para abordar sobre esse estudo
medidas (peso e altura). É importante levantar alguns questionamentos básicos
com os alunos para garantir a maior precisão na explanação do objeto de
conhecimento. LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTO PRÉVIO: Quando
começamos a fazer algum exercício físico é comum falarem sobre a realização
de uma “Avaliação Antropométrica”, mas o que é? E para que serve? Quais os
objetivos e a sua importância? Quais são os tipos de avaliação física
existentes? Em seguida apresentar o objeto de
conhecimento “Avaliação Antropométrica” através de slides e textos. ·
O que é antropometria? ·
Importância da antropometria na Educação Física ·
Apresentação da fórmula-IMC 1º MOMENTO: Sugestões: Atividade 1: Leitura e interpretação história em quadrinhos sobre a
higiene (em anexo) Atividade 2:
Produção de texto a partir de uma tirinha sobre higiene. AULA
02 1º MOMENTO: Nesta aula
trabalhar os Jogos cooperativos Os jogos
cooperativos são práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre
os participantes. Seus objetivos focam na resolução de tarefas e desafios com
a participação de todos. Esse tipo de jogo visa estabelecer relações de
confiança e parceria em um clima descontraído, proporcionando o
fortalecimento do grupo e a empatia entre as pessoas. Sugestões para o trabalho com jogos cooperativos: 1. Esporte Cooperativo Objetivo
geral: Descentralizar a perspectiva da competição no
esporte e desenvolver relações empáticas e solidárias. Material
necessário: os mesmos utilizados para a prática desportiva
comum: bolas, cones, marcações de espaço, quadras, etc. Nesse tipo
de prática, toma-se como base uma modalidade esportiva qualquer (vôlei,
basquete, futebol, queimado, etc.) e readaptam-se algumas regras para
favorecer a cooperação: Rodízio - o
marcador do ponto passa para a outra equipe. Podem ser estabelecidos outros
critérios para esse rodízio entre as equipes (tempo ou quando a bola sair,
por exemplo). Todos
passam - o ponto só é validado se todos da equipe participarem da jogada. 2. Lençolbol Objetivo
geral: Exercitar a contribuição coletiva para a
resolução de uma tarefa. Objetivo
específico: Controlar e arremessar a bola ao cesto. Material
necessário: Lençol (ou outro tecido), bola e cesto. No
Lençolbol, os integrantes da equipe seguram as extremidades de um lençol e
controlam uma bola em cima desse lençol. A equipe deve executar uma tarefa:
encestar a bola ou realizar um determinado percurso. 3. Vôlei Infinito Objetivo
geral: Desenvolver a participação e o êxito coletivo
em detrimento do êxito pessoal ou de um pequeno grupo em função do todo. Objetivo
específico: Manter a bola em jogo com a participação de
todos os jogadores e desenvolver fundamentos do vôlei (manchete e toque). Material
necessário: Bola, quadra de vôlei e cronômetro. O vôlei
infinito é como um jogo normal de voleibol. Entretanto, o objetivo não é
fazer pontos na equipe adversária, e sim, manter a bola no alto realizando o
maior número de passes possíveis. Para isso,
pode ser estabelecido um limite de tempo pré-estabelecido, como meta do
número de passes e/ou passes por jogador. O mesmo pode ser feito com o
futevôlei. 4. Caneta na garrafa Objetivo
geral: Exercitar a colaboração de todos para a
resolução de uma tarefa comum. Objetivo
específico: Fazer com que a caneta entre no gargalo da
garrafa. Material
necessário: Rolo de barbante, caneta e uma garrafa pet. O barbante
deve ser dividido em pedaços iguais de, mais ou menos, dois metros de
comprimento, um por participante.mAs pontas dos pedaços devem ser unidas e
amarradas no centro. Nessa junção entre as partes, deve ser amarrado um
pequeno pedaço de barbante (de aproximadamente 30 cm) preso a uma caneta.A
garrafa deve ser posta no chão e com as cordas esticadas, a equipe deve
colocar a caneta dentro da garrafa. O mesmo pode ser feito com os alunos de
olhos fechados ou de costas para a garrafa. Nesse caso, as instruções para o
movimento devem ser dadas por um dos colegas. 5. O Troféu Objetivo
geral: Exercitar a destreza, a sincronia e o trabalho
em equipe. Objetivo
específico: Conduzir a bola equilibrada na madeira pelo
percurso determinado. Material
necessário: Bola e pedaços de madeira (ou cabos de
vassoura). Cada
participante da equipe recebe um pedaço de madeira. Por não ser possível
equilibrar a bola em apenas uma madeira, a equipe deve se organizar para que
a junção das madeiras de todos os integrantes forme uma base para conduzir a
bola. A tarefa
faz com que a equipe tenha que planejar seus movimentos conjuntamente para manter
a bola em equilíbrio. https://www.todamateria.com.br/jogos-cooperativos-o-que-sao-e-exemplos/ AULA 03 1º MOMENTO: Nessa
aula a abordagem será sobre o objeto de conhecimento: Hábitos e tipos de
higiene LEVANTAMENTO
DE CONHECIMENTO PRÉVIO: MATERIAIS DE APOIO NECESSÁRIOS: tiras de papel,bexigas, pincel atômico,
papel A4, apito, aparelho de som. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
–Abra uma roda de conversa levantando
alguns questionamentos sobre os hábitos e tipos e higiene. -Cada bexiga deve conter uma pergunta relacionada ao tema.
As bexigas deverão passar pelo círculo uma de cada vez ou todas ao mesmo
tempo. Ao sinal o professor deverá parar a bexiga através do som do apito ou
de uma música. O aluno que estiver com a bexiga na mão deverá estourar para
verificar a pergunta e partilhar a sua resposta sobre a questão. Qual é o significado da palavra higiene? O que são hábitos de higiene? Quais os tipos de higiene que praticamos? Higiene mental, alimentar, pessoal, ambiental...na sua
opinião desses 4 tipos de higiene qual delas menos praticamos? O que se entende por higiene mental? O que se entende por higiene pessoal? O que se entende por higiene alimentar? O que se entende por higiene ambiental? Como era a higiene praticada antigamente? 2º MOMENTO:
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SW0XnTFyHPQ Em seguida
explanar através de slides sobre os hábitos e tipos de higiene
AULA 04 1º MOMENTO: Nesta aula
trabalhar os jogos de raciocínio Os jogos de
raciocínio Os Jogos de Raciocínio configuram e organizam espaços em que os
jogadores atuam colocando em prática (e portanto, desenvolvendo) uma série de
habilidades tanto cognitivas como socioemocionais. As regras do jogo
delimitam e regulam as ações que ocorrem dentro do contexto lúdico, sendo que
todos os elementos relacionados a esse recurso simulam aspectos presentes no
dia a dia, possibilitando transcendências entre o que foi vivido por meio do
jogo e como é possível aplicar essas aprendizagens em outras situações. Sugestões para o trabalho com jogos de raciocínio: 1. Conhecendo o Tangram Tangram é um quebra cabeça chinês formado por 07
peças (05 triângulos, 01 quadrado e 01 paralelogramo) Com essas
peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las.
Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com
as 07 peças. Esse quebra
cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos
professores de Matemática como instrumento facilitador da compreensão das
formas geométricas. Além de facilitar o estudo da Geometria, ele desenvolve a
criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo
da Matemática. Curiosidade: Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver
várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em
sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como
animais, plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho
quadrado cair, e este se desfez em 07 pedaços que poderiam ser usados para
formar várias figuras. Segundo
alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de
significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a
palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês
"Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na
Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria". O tangram é
um jogo que se originou na China e aos poucos foi chegando ao Brasil, e com
isso os povos inventaram desenhos com as sete peças. Figuras e animais Pessoas e movimentos
corporais Organize os
alunos em grupos e providencie pelo menos um jogo para cada grupo. Solicite
que façam o desenho das figuras que conseguirem formar e exponha em um mural
ou cartaz. 2.Sudoku: o quebra cabeça mais popular do mundo
atual Professor,
apesar de simples, este quebra cabeça é recomendado apenas para os alunos por
volta dos 10 anos de idade. Sudoku é um
jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e
viciante. Exemplo: Na
imagem abaixo basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números
de 1 a 9. Segue em ANEXO 7 exemplos de orientações para
o jogo Judoki que poderão para diversificar de acordo o nível dos alunos e
turmas. 2º MOMENTO: Após
realizada a atividade discuta com eles sobre a experiência dessa vivência. ·Quem teve
dificuldade; ·O que
aprenderam; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49787 |
RECURSOS: ( ) Livro
didático; ( x ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( x ) notebook ( x )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X )
Informativos; ( )celular; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência
quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
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