2ª SD EF 6º E 7º ANO

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA             Nº 02-2022

Tema: “Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”

Título: A Escola me conduz ao conhecimento sobre hábitos Antropometria, hábitos e tipos de Higiene

Ano: 6º e 7º ano                          Período: 28/03 a 08/04/2022                                              Nº de Aulas: 4

HABILIDADES

(EF67EF33BA) Compreender os diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física, oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis.

(EF06EF17IT) Entender o conceito, objetivo e importância da avaliação da altura e peso, aplicando os seus procedimentos no dia-a-dia.

(EF06EF18IT) Compreender a evolução e processos da higiene corporal, utilizando esses hábitos no dia-a-dia, bem como nas aulas práticas de Educação Física.

(EF07EF17IT) Entender o conceito, objetivo das medidas corporais altura e peso, aplicando os seus os resultados ao IMC.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Perceber a importância do exame Biométrico na verificação das medidas corporais.

·        Entender os conceitos importantes para a avaliação da altura e peso, aplicando os seus procedimentos no dia-a-dia.

·        Vivenciar práticas coletivas dos jogos cooperativos promovendo a interação, cooperação do grupo.

·        Conhecer as diversas formas praticar os hábitos de higiene.

·        Desenvolver práticas da leitura e escrita por meio de atividades sobre o objeto de conhecimento em estudo.

·        Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

1º MOMENTO:

Após finalizarem as medidas antropométricas dos alunos, utilizar esta aula para abordar sobre esse estudo medidas (peso e altura). É importante levantar alguns questionamentos básicos com os alunos para garantir a maior precisão na explanação do objeto de conhecimento.

 

LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTO PRÉVIO:

Quando começamos a fazer algum exercício físico é comum falarem sobre a realização de uma “Avaliação Antropométrica”, mas o que é? E para que serve? Quais os objetivos e a sua importância? Quais são os tipos de avaliação física existentes?

 

Em seguida apresentar o objeto de conhecimento “Avaliação Antropométrica” através de slides e textos.

·        O que é antropometria?

·        Importância da antropometria na Educação Física

·        Apresentação da fórmula-IMC

 

 

1º MOMENTO:

Sugestões: Atividade 1: Leitura e interpretação história em quadrinhos sobre a higiene (em anexo)

Atividade 2: Produção de texto a partir de uma tirinha sobre higiene.

AULA 02

1º MOMENTO:

Nesta aula trabalhar os Jogos cooperativos

Os jogos cooperativos são práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. Seus objetivos focam na resolução de tarefas e desafios com a participação de todos. Esse tipo de jogo visa estabelecer relações de confiança e parceria em um clima descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e a empatia entre as pessoas.

 

Sugestões para o trabalho com jogos cooperativos:

1. Esporte Cooperativo

Objetivo geral: Descentralizar a perspectiva da competição no esporte e desenvolver relações empáticas e solidárias.

Material necessário: os mesmos utilizados para a prática desportiva comum: bolas, cones, marcações de espaço, quadras, etc.

Nesse tipo de prática, toma-se como base uma modalidade esportiva qualquer (vôlei, basquete, futebol, queimado, etc.) e readaptam-se algumas regras para favorecer a cooperação:

Rodízio - o marcador do ponto passa para a outra equipe. Podem ser estabelecidos outros critérios para esse rodízio entre as equipes (tempo ou quando a bola sair, por exemplo).

Todos passam - o ponto só é validado se todos da equipe participarem da jogada.

 

2. Lençolbol

Objetivo geral: Exercitar a contribuição coletiva para a resolução de uma tarefa.

Objetivo específico: Controlar e arremessar a bola ao cesto.

Material necessário: Lençol (ou outro tecido), bola e cesto.

No Lençolbol, os integrantes da equipe seguram as extremidades de um lençol e controlam uma bola em cima desse lençol. A equipe deve executar uma tarefa: encestar a bola ou realizar um determinado percurso.

 

3. Vôlei Infinito

Objetivo geral: Desenvolver a participação e o êxito coletivo em detrimento do êxito pessoal ou de um pequeno grupo em função do todo.

Objetivo específico: Manter a bola em jogo com a participação de todos os jogadores e desenvolver fundamentos do vôlei (manchete e toque).

Material necessário: Bola, quadra de vôlei e cronômetro.

O vôlei infinito é como um jogo normal de voleibol. Entretanto, o objetivo não é fazer pontos na equipe adversária, e sim, manter a bola no alto realizando o maior número de passes possíveis.

Para isso, pode ser estabelecido um limite de tempo pré-estabelecido, como meta do número de passes e/ou passes por jogador. O mesmo pode ser feito com o futevôlei.

 

4. Caneta na garrafa

Objetivo geral: Exercitar a colaboração de todos para a resolução de uma tarefa comum.

Objetivo específico: Fazer com que a caneta entre no gargalo da garrafa.

Material necessário: Rolo de barbante, caneta e uma garrafa pet.

O barbante deve ser dividido em pedaços iguais de, mais ou menos, dois metros de comprimento, um por participante.mAs pontas dos pedaços devem ser unidas e amarradas no centro. Nessa junção entre as partes, deve ser amarrado um pequeno pedaço de barbante (de aproximadamente 30 cm) preso a uma caneta.A garrafa deve ser posta no chão e com as cordas esticadas, a equipe deve colocar a caneta dentro da garrafa. O mesmo pode ser feito com os alunos de olhos fechados ou de costas para a garrafa. Nesse caso, as instruções para o movimento devem ser dadas por um dos colegas.

 

5. O Troféu

Objetivo geral: Exercitar a destreza, a sincronia e o trabalho em equipe.

Objetivo específico: Conduzir a bola equilibrada na madeira pelo percurso determinado.

Material necessário: Bola e pedaços de madeira (ou cabos de vassoura).

Cada participante da equipe recebe um pedaço de madeira. Por não ser possível equilibrar a bola em apenas uma madeira, a equipe deve se organizar para que a junção das madeiras de todos os integrantes forme uma base para conduzir a bola.

A tarefa faz com que a equipe tenha que planejar seus movimentos conjuntamente para manter a bola em equilíbrio.

 

https://www.todamateria.com.br/jogos-cooperativos-o-que-sao-e-exemplos/

 

AULA 03

 

1º MOMENTO:

Nessa aula a abordagem será sobre o objeto de conhecimento: Hábitos e tipos de higiene

 

LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTO PRÉVIO:

MATERIAIS DE APOIO NECESSÁRIOS: tiras de papel,bexigas, pincel atômico, papel A4, apito, aparelho de som.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: 

–Abra uma roda de conversa levantando alguns questionamentos sobre os hábitos e tipos e higiene. 

-Cada bexiga deve conter uma pergunta relacionada ao tema. As bexigas deverão passar pelo círculo uma de cada vez ou todas ao mesmo tempo. Ao sinal o professor deverá parar a bexiga através do som do apito ou de uma música. O aluno que estiver com a bexiga na mão deverá estourar para verificar a pergunta e partilhar a sua resposta sobre a questão.

Qual é o significado da palavra higiene? 

O que são hábitos de higiene? 

Quais os tipos de higiene que praticamos?

Higiene mental, alimentar, pessoal, ambiental...na sua opinião desses 4 tipos de higiene qual delas menos praticamos?

O que se entende por higiene mental?

O que se entende por higiene pessoal?

O que se entende por higiene alimentar?

O que se entende por higiene ambiental?

Como era a higiene praticada antigamente?

 

2º MOMENTO:

  • Apresentação e explanação do objeto de conhecimento utilizando o vídeo: Passado a limpo (5min) que aborda a história da higiene pessoal do Brasil

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SW0XnTFyHPQ

Em seguida explanar através de slides sobre os hábitos e tipos de higiene

  • Higiene Mental
  • Higiene Alimentar
  • Higiene Física ou pessoal
  • Higiene Ambiental

 

 

 

 

AULA 04

1º MOMENTO:

Nesta aula trabalhar os jogos de raciocínio

Os jogos de raciocínio Os Jogos de Raciocínio configuram e organizam espaços em que os jogadores atuam colocando em prática (e portanto, desenvolvendo) uma série de habilidades tanto cognitivas como socioemocionais. As regras do jogo delimitam e regulam as ações que ocorrem dentro do contexto lúdico, sendo que todos os elementos relacionados a esse recurso simulam aspectos presentes no dia a dia, possibilitando transcendências entre o que foi vivido por meio do jogo e como é possível aplicar essas aprendizagens em outras situações.

 

Sugestões para o trabalho com jogos de raciocínio:

1. Conhecendo o Tangram

Tangram é um quebra cabeça chinês formado por 07 peças (05 triângulos, 01 quadrado e 01 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 07 peças.

Esse quebra cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de Matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da Geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da Matemática.

Curiosidade: Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais, plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 07 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.

Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

O tangram é um jogo que se originou na China e aos poucos foi chegando ao Brasil, e com isso os povos inventaram desenhos com as sete peças.

 

 

 

 

 

Figuras e animais

 

 

Pessoas e movimentos corporais

Organize os alunos em grupos e providencie pelo menos um jogo para cada grupo. Solicite que façam o desenho das figuras que conseguirem formar e exponha em um mural ou cartaz.

 

2.Sudoku: o quebra cabeça mais popular do mundo atual

Professor, apesar de simples, este quebra cabeça é recomendado apenas para os alunos por volta dos 10 anos de idade.

Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante.

Exemplo: Na imagem abaixo basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9.

 

 

 

 

Segue em ANEXO 7 exemplos de orientações para o jogo Judoki que poderão para diversificar de acordo o nível dos alunos e turmas.

 

2º MOMENTO:

Após realizada a atividade discuta com eles sobre a experiência dessa vivência.

·Quem teve dificuldade;

·O que aprenderam;

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49787

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; ( x  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; ( x  ) notebook

( x ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )celular;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

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