Prefeitura
Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria
Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
2ª
COLETÂNEA DE REVISÃO
8º ANO
2021
TEMAS: Danças e Músicas Regionais / Luz e som
PERÍODO:
16/08/21 A 26/08/2021
1ª Aula
Características do som ( página 107 do livro didático Mosaico)
O
som é uma vibração que se propaga no ar, nos líquidos e nos sólidos, em forma
de ondas. Os ouvidos captam essa vibração, e o cérebro a transforma em
informação e reação. Os sons, têm quatro características principais:
·
Altura: É a
característica que determina se um som é grave, ou agudo. Essa carcaterística é
definida pela quantidade de vibrações por segundo que o som produz (frequência.
Quanto maior o número de vibrações, mais agudo será o som. Quanto menor esse
número, mais grave será o som.
·
Duração: é o
tempo de vibração de um som. Por exemplo, uma nota tocada no piano pode ter um
som longo ou breve, dependendo do tempo que o pianista mantém a tecla
pressionada. Da mesma forma, o som de uma goteira é uma sucessão de sons breves,
descontínuos.
·
Intensidade: É a
quantidade de energia usada para produzir um som, interpretada pelo ouvido
humano como volume. Quanto mais força um pianista usa para tocar uma nota,
maior sensação de volume produzida por ela.
·
Timbre: É a
identidade do som, a característica que nos permite identificar a voz de uma
pessoa ou o som de um instrumento musical. Ao dizemos que um som é aveludado
estridente ou abafado estamos descrevendo seu timbre.
Como os sons são produzidos?
Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando
agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações
produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos
ouvidos. Essa propagação é semelhante às ondulações que se formam na água de um
lago quando jogamos uma pequena pedra.
Cada instrumento possui uma característica
diferente, por isso são tocados de formas diferentes. Os instrumentos podem ser
dedilhados, percutidos, sacudidos, soprados. Ou produzidos por interferência
eletrônica.
Atividade:
1) Marque a alternativa
correta a respeito das características das ondas sonoras.
a) Quanto menor for a densidade de um meio, maior
será a velocidade do som, por isso as ondas sonoras propagam-se com maior
velocidade no ar do que na água.
b) A altura é a qualidade do som relacionada à
energia emitida pela fonte sonora.
c) Podemos diferenciar os sons de instrumentos
musicais distintos, porque cada um produz som em uma frequência característica.
d) O aparelho auditivo humano é capaz de captar
apenas um intervalo específico de frequências sonoras.
e) Um som
alto significa um som de alto volume
Resposta 1: Letra D. O ouvido
humano somente pode perceber frequências sonoras compreendidas entre 16 Hz e 20
kHz.
2)
Um homem adulto conversa com outro de
modo amistoso e sem elevar o nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas
crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo
interessante para elas. O que distingue os sons emitidos pelo homem dos
emitidos pelas crianças
a) É o timbre, apenas.
b) É a altura, apenas.
c) São a intensidade e o timbre, apenas.
d) São a altura e a intensidade, apenas.
e) São a altura, a intensidade e o timbre.
Resposta 2: Letra E. Quanto à altura, o som emitido pelas
crianças é mais agudo que aquele emitido pelos adultos. Ao gritar, as crianças
certamente produziram sons mais intensos. O formato das ondas produzidas por
uma criança é diferente daquele produzido por um adulto, logo, pode-se entender
que os timbres são distintos.
3)
Os sons podem variar de acordo com as diversas
características. Marque as 4 principais carcaterísticas dos sons:
( ) Velocidade de propagação
( ) Eco
( ) Intensidade
( ) Altura
( ) Timbre
( ) Ondas
2ª Aula:
Faça a leitura das páginas 84,86,87
do livro didático Mosaico, e responda as questões a seguir:
Atividade
1.
Leia o texto das páginas 84, 86 e 87 do livro didático Mosaico e
responda as questões abaixo. O que foi o regime nazista? E o que aconteceu com
a escola de Arquitetura e Artes Aplicadas nesse período?
2.
A obra Light-Space Modular foi um dos primeiros objetos
chamados de cinético. O que isso significa?
3.
Na obra de Carlos Cruz-Díez, como se dá a mistura óptica das cores?
4. O que era o Pindorama e
quem o desenvolveu?
3ª Aula
A seguir, vamos conhecer um pouco sobre
o Axé, ritmo popular da música Baiana.
Os nomes do axé
Algumas canções que nasceram junto com a criação do ritmo são
vistas como verdadeiros marcos na história do axé. Uma das mais relevantes é
“Fricote”, escrita por Paulinho Camafeu e interpretada por Luiz Caldas. Não
demorou muito para que a canção caísse no gosto do Brasil, alavancando a
carreira do artista, que na época era líder da banda Acordes Verdes, que tinha
Carlinhos Brown na percussão.
Além de Caldas, outros nomes também pegaram carona no ritmo,
emplacando grandes sucessos: Sarajane (“Abre a rodinha”), Gerômino (“Eu sou
negão”), Banda Reflexus (“Madagascar”), Cid Guerreiro, Banda Mel, Olodum,
Chiclete com Banana, Araketu, Banda Eva, Timbalada, Asa de Águia e Babado Novo,
para citar algumas.
Na década de 1990, o ritmo se reinventou, ganhando novas caras.
Foi quando apareceu Netinho, Ricardo Chaves e Daniela Mercury. Outros nomes
também despontaram nas paradas de sucesso, muitos deles em bandas, depois em
carreira solo, a exemplo de Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Márcia Freire
e Margareth Menezes.
Nessa mesma época, bandas que carregaram o samba de roda baiano
começaram a ser influenciadas pelo ritmo, apresentando para o grande público “É
o Tchan” e “Terra Samba”, que acabaram virando os percussores da terceira onda
da música baiana.
A influência do axé no carnaval
Sob a batuta dos músicos Dodô e Osmar, na década de 1950, uma nova
invenção ganhou as ruas de Salvador, puxando verdadeiras multidões. Um Ford
1929 serviu de palco para que os músicos levassem a música ao público. Nascia o
trio elétrico que trazia o frevo pernambucano em guitarras elétricas. Com o
passar dos anos, o carnaval com esse novo formato foi ganhando corpo, ganhando
destaque no país e no mundo.
Não demorou muito para que essa invenção fosse, definitivamente,
incorporada no carnaval baiano. Foi aí que surgiram os blocos, seguido dos
blocos afro. Assim, hoje, o carnaval baiano é um produto de muitas
interferências, sobretudo do axé music, que passou a figurar como identidade
musical.
Assista ao vídeo abaixo: https://youtu.be/kiz5mFkOqn0 com a música “Tamo Junto
(não desista)” dos artistas Carlinhos Brown e Lexa.(Acessado
em 13/08/2021)
“Tamo Junto (não desista)”
Mais, cara, mais, cara (Oh, oh)
Mais, cara, cara, mais, cara, cara
Mais, cara, mais, cara, cara
Não abandone o seu futuro (Oh)
Dê duro, lute por ele (Você não 'tá sozinho)
Não abandone o seu destino
Só o ensino te leva lá (Você não 'tá sozinho)
Não abandone você mesmo
Recarregue pra recomeçar (Você não 'tá sozinho, você não 'tá sozinho)
Agora 'tá difícil, irmão, aprender com a escola de mão
Mas vai passar, mas vai passar
Quem não parar, vai chegar lá
Não desista, resista, sim
Não desista, desista, não
Não desista do seu futuro
Não desista da educação
Se não dá pra ir pra escola agora
Não deixe a escola ficar longe de você
Ligue, clique, se conecte
Não desista do direito, seu direito de aprender
Ruxell no beat
O mundo parou, parou
Mas ninguém vai te parar, parar
'Tá chato, 'tá ('tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá)
'Tá dureza, 'tá ('tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá)
Mas uma certeza tenho, tenho
Quem não parar, vai chegar lá, meu bem
Meu bem
Não desista, resista, sim
Não desista, desista, não
Não desista do seu futuro
Não desista da educação
Não desista, resista, sim
Não desista, desista, não
Não desista do seu futuro
Não desista da educação
Não abandone o seu futuro
Dê duro, lute por ele (Resista, resista)
Não abandone o seu destino
Só o ensino te leva lá (Resista)
Não abandone você mesmo
Recarregue pra recomeçar, ah, ah
Agora 'tá difícil, irmão, aprender com a escola de mão
Mas vai passar, vai passar
Quem não parar, vai chegar lá
Atividade
01) Justifique o título dado à canção acima:
02) Quem é o interlocutor? Que palavra traz essa
informação?
03) Transcreva da canção uma passagem que faz
menção à pandemia:
04) De acordo com a letra da música, qual a
importância do estudo na vida das pessoas? O que você pensa a respeito disso?
05) Que sentimento a música despertou em você?
Justifique sua resposta:
06) A canção motivou você a prosseguir mesmo
diante das dificuldades do ensino remoto? Por quê?
07) Indiscutivelmente, o saber adquirido na
escola pode transformar a sociedade. Você concorda com essa afirmação?
Justifique:
08) Elabore cinco frases motivadoras
relacionadas ao ensino remoto, a exemplo de "Não desista do seu
futuro":
4ª Aula: Vida e Obra de Hermeto Pascoal
Atividade Prática
1.
Produção de instrumento
Vimos que o artista Hermeto Pascoal
tem o costume de fabricar instrumentos musicais com materiais inusitados
trazidos de ambientes diversos, a fim de buscar novas sonoridades.
Produza um instrumento conforme os
exemplos abaixo:
·
Mini tambor
·
Chocalho com missangas/ grãos
·
Bateria de lata
FONTES DE
PESQUISA: Acessados em 12/08/2021
http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=136
https://brainly.com.br/tarefa/34489615
https://www.estudopratico.com.br/a-origem-do-axe-music-genero-musical-brasileiro/
Livro didático Mosaico 8ºano
Nenhum comentário:
Postar um comentário