Prefeitura
Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal
de Educação
Ensino
Fundamental: Anos Finais
2ª COLETÂNEA
DE REVISÃO
PERÍODO:
16/08 A 28/08/2021
7ºANO
1-Atividade
A ARTE DE INTERVIR NA CIDADE
Leia com ATENÇÃO as páginas 94 a 97 e
responda as questões propostas.
a) O grupo Tá na Rua é formado por um
coletivo de teatristas que fazem apresentações em espaços públicos. O que as
apresentações desse grupo resgatam e exploram?
b) O
que significa o termo "políticas públicas"?
c) A
peça Os cavaleiros da triste figura, criada pelo grupo Boca de Cena, foi
inspirada em qual livro?
d) HASARD
é uma peça do Erro grupo estrada em Florianópolis em 2012. Do que se trata essa
peça e como se desenvolve essas ações?
e) O
espetáculo de rua TEKOHA, conta a histórias de Marçal de Souza, líder guarani-ñ
andeva que lutou pela terra e os direitos dos povos indígenas, denunciando o
preconceito, a segregação e o genocídio que essas populações sofriam. O que
significa essa palavra "genocídio"?
f) Agora,
reflita sobre as obras apresentadas nas páginas 91 a 97 e responda: Qual das
obras mais chamou a sua atenção? Por quê?
2- ATIVIDADE
O homem e seu abrigo
Durante a
unidade os estudantes dos 7° anos estudaram no componente de Arte sobre
habitações, casas, abrigos temporários, plantas de casas e arquitetura
vernácula que é aquela onde se aproveita materiais disponíveis na própria
região e construíram maquetes com diversos materiais para reforçar as
habilidades aprendidas.
Agora
vamos ao desafio...construa uma casinha com esses materiais
Papelão
Saquinho de arroz ou feijão
Caixa de leite
Caixa de fósforo
Palito de fósforo
Garrafa pet
Você
também vai precisar de:
Cola
Tesoura
Régua
3 – ATIVIDADE:
ARTE RUPESTRE
Os seres humanos do Paleolítico
não produziram apenas objetos relacionados à sua sobrevivência, como armas para
abater animais e utensílios para retirar a pele e cortar a carne.
Eles também produziram pinturas e gravuras que exprimiam o cotidiano dos
grupos humanos e o significado que davam à sua existência. Conhecidas como
figuras rupestres, essas pinturas e gravuras foram feitas em paredes de
cavernas ou em outros abrigos pré-históricos.
As primeiras figuras rupestres eram desenhos de animais e foram feitas
entre 35 e 30 mil anos atrás. Por volta de 17 mil anos atrás já eram produzidas
figuras mais elaboradas, mas ainda sem proporção. Exemplo disso são os desenhos
de animais encontrados na caverna de Lascaux, na França.
Aproximadamente 5 mil anos mais tarde, as imagens ganharam mais realismo
e proporção. As pinturas da caverna de Altamira, na Espanha, são um exemplo
dessa nova fase. Por volta de 10 mil anos atrás, as imagens passaram a
representar também a figura humana em cenas de dança, luta e caça ou em rituais
mágicos.
Qual seria o significado das
figuras rupestres? Seria um ritual para dar sorte às caçadas ou para tentar
dominar as forças da natureza? Ou, ainda, um meio de compartilhar com a
comunidade as situações do dia a dia? Os estudiosos ainda não chegaram a um
consenso.
Observe as imagens e responda as questões 1, 2 e 3.
https://www.oblogdomestre.com.br/2018/03/ArteRupestre.Historia.html
Acessado em 13/08/2021
1) Há muitas hipóteses sobre o significado das
pinturas rupestres. Em sua opinião, elas seriam parte de um ritual, uma forma
de registro ou uma forma de expressão artística? Justifique sua resposta.
2)
Observe a imagem da pintura rupestre e descreva o que você vê nela.
3)
Imagine que você é um arqueólogo e encontra essa pintura rupestre. Que
informações ela pode fornecer acerca do modo de vida das pessoas que a produziram?
O
texto a seguir trata de uma descoberta que transformou a vida do ser humano.
Leia-o para responder as questões abaixo.
Há
centenas de milhares de anos, nas noites frias de inverno, a escuridão era um
grande inimigo. Sem a lua cheia, a negritude da noite, além de assustadora, era
perigosa. Havia muitos predadores com sentidos aguçados, e que poderiam atacar
facilmente enquanto dormíamos. O frio intenso era outro inimigo. Não eram
fáceis os primeiros passos da humanidade, dados por antepassados muito
diferentes de nós. Até que, um dia, talvez ao observar uma árvore atingida por
um raio, os hominídeos primitivos descobriram algo que modificaria
completamente o rumo da nossa evolução [...]. Ao dominar essa entidade, foi
possível se aquecer, proteger-se dos predadores e ainda cozinhar os alimentos.
Como nenhuma outra criatura do nosso planeta, conseguimos usar a nosso favor um
fenômeno natural para ajudar a vencer as dificuldades diárias. OLIVEIRA,
Adilson de. A descoberta que mudou a humanidade. Ciência Hoje, Rio de Janeiro,
16 jul. 2010.
(acesso
em 13/08/021)
4) A qual descoberta o texto se refere?
Quando ela teria ocorrido?
5) Que benefícios, segundo o texto, essa
descoberta trouxe para a vida humana? Cite exemplos de como essa descoberta
está presente no nosso cotidiano.
6) As marcas da presença humana no Período
Paleolítico podem ser vistas até hoje:
A)
em pinturas rupestres
B)
nas esculturas de bronze
C)
nas cavernas através das plantas locais
D)
nas esculturas encontradas nas margens dos rios antigos
7) O que fez a diferença para a
sobrevivência dos grupos humanos no Mesolítico?
8) Qual descoberta do homem determinou o
final do período Neolítico?
9) Nesse período, os grupos humanos viviam
em estado natural, ou seja, integrados à natureza: coletavam frutos, grãos,
raízes, pescavam e caçavam animais:
A)
Paleolítico
B)
Neolítico
C)
idade dos Metais
D)
povos americanos
10) A ________________ corresponde ao
período que antecede a invenção da escrita e, consequentemente, da história.
4 –
ATIVIDADE:
ARTE PÚPLICA
1-Nо Вrаѕіl, é um tіро dе аrtе еnсоntrаdа nоѕ еѕраçоѕ dаѕ сіdаdеѕ е
mаnіfеѕtа-ѕе роr mеіо dе іntеrvеnçõеѕ, реrfоrmаnсеѕ, grаfіtе, tеаtrо, dentre оutrаѕ.
a) Аrtеѕ dе
Gаlеrіа.
b) Аrtе Urbаnа
c) Аrtе Rurаl.
d) Рор Аrt.
2- Оѕ сіdаdãоѕ асаbаm ѕе dераrаndо соm а аrtе ѕеm а nесеѕѕіdаdе dе dеѕlосаmеntо аté сеntrоѕ сulturаіѕ. Nа рrátіса, а аrtе urbаnа rерrеѕеntа о еnсоntrо dа vіdа соm а аrtе, роіѕ а fuѕãо dе аmbаѕ ѕе dá nаturаlmеntе, nа mеdіdа еm quе о ѕеr humаnо vіvе е ѕе dеѕlоса реlа сіdаdе.
Marque (V) para verdadeira ou (F) para falso
A) ( ) Verdadeira
B) ( ) Falso
3- А аrtе urbаnа рrорõе јuѕtаmеntе ѕаіr dоѕ lugаrеѕ dіtоѕ “соnѕаgrаdоѕ”, аquеlеѕ dеѕtіnаdоѕ а ехроѕіçõеѕ е арrеѕеntаçõеѕ аrtíѕtісаѕ.
- Оndе еnсоntrаmоѕ а аrtе urbаnа?
a) Teatros e Cinemas.
b) Restaurantes e Lanchonetes.
c) Museus e Galerias de Arte.
d) Espalhadas pelas ruas e espaços públicos.
4-Аtuаlmеntе é роѕѕívеl еnсоntrаr а аrtе dе ruа еm gаlеrіаѕ dе аrtе е muѕеuѕ, dеvіdо ао grаndе dеѕtаquе quе аrtіѕtаѕ dе ruа соnѕеguіrаm соm а сrítіса еѕресіаlіzаdа е соm а аmрlіtudе dе téсnісаѕ rеvоluсіоnárіаѕ utіlіzаdаѕ nа аrtе urbаnа, еѕресіаlmеntе nо Grаfіtе.
Marque (V) para verdadeira ou (F) para falso
A-( ) Verdadeira
B-( ) Falso
5- Ѕãо ехеmрlоѕ dе
аrtе urbаnа:
a) Grаfіtе, Ѕtênсіl,
Саrtаz Lаmbе-lаmbе, роеmаѕ urbаnоѕ.
b) Ріnхаçãо,
еѕtátuаѕ, lеtrеіrо lumіnоѕо е реçаѕ tеаtrаіѕ.
c) Ріnturа,
Еѕсulturаѕ, Аrquіtеturа е Роеѕіа асúѕtіса
d) Fаіхаѕ,
"оutdооrѕ", саrtаzеѕ е рlасаѕ dе trânѕіtо.
6- Grаfіtеѕ ѕãо?
A) Маnіfеѕtаçõеѕ
аrtíѕtісаѕ quе utіlіzаm а арlісаçãо dе аdеѕіvоѕ реlа сіdаdе.
B) Тéсnісаѕ dе
rесоrtаr um рареl rígіdо е uѕá-lо соmо mоldе.
C) Quаlquеr tіро dе
mаnіfеѕtаçãо lіtеrárіа quе ѕurgе nо аmbіеntе urbаnо, ѕеја nоѕ bаnсоѕ, раrеdеѕ,
роѕtеѕ.
D) Dеѕеnhоѕ
еѕtіlіzаdоѕ fеіtоѕ gеrаlmеntе соm tіntа ѕрrауѕ nаѕ раrеdеѕ dе еdіfíсіоѕ, túnеіѕ
е ruаѕ.
FONTES:
Acessos em 12/08/2021: https://www.quiz.com.br/quiz/3640/atividade-de-artes-arte-urbana
http://meriti.rj.gov.br/home/wp-content/uploads/2020/04/7%C2%BA-ANO-ARTES.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário