2ª COLETÂNEA DE REVISÃO - 16/08 a 26/08/2021

  

                             Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba

                             Secretaria Municipal de Educação               

                                  Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

 

2ª COLETÂNEA DE REVISÃO

 

 

                       PERÍODO:  16/08 A 28/08/2021

                                         7ºANO 

 

 

 

 

 

 

 

1-Atividade

 

A ARTE DE INTERVIR NA CIDADE

 

Leia com ATENÇÃO as páginas 94 a 97 e responda as questões propostas.

 

a) O grupo Tá na Rua é formado por um coletivo de teatristas que fazem apresentações em espaços públicos. O que as apresentações desse grupo resgatam e exploram?

 

 

b) O que significa o termo "políticas públicas"? 

 

c) A peça Os cavaleiros da triste figura, criada pelo grupo Boca de Cena, foi inspirada em qual livro?

 

d) HASARD é uma peça do Erro grupo estrada em Florianópolis em 2012. Do que se trata essa peça e como se desenvolve essas ações?

 

e) O espetáculo de rua TEKOHA, conta a histórias de Marçal de Souza, líder guarani-ñ andeva que lutou pela terra e os direitos dos povos indígenas, denunciando o preconceito, a segregação e o genocídio que essas populações sofriam. O que significa essa palavra "genocídio"?

 

f) Agora, reflita sobre as obras apresentadas nas páginas 91 a 97 e responda: Qual das obras mais chamou a sua atenção? Por quê?

 

 

2- ATIVIDADE

 

O homem e seu abrigo

 

Durante a unidade os estudantes dos 7° anos estudaram no componente de Arte sobre habitações, casas, abrigos temporários, plantas de casas e arquitetura vernácula que é aquela onde se aproveita materiais disponíveis na própria região e construíram maquetes com diversos materiais para reforçar as habilidades aprendidas.

Agora vamos ao desafio...construa uma casinha com esses materiais

 

 

 

Papelão

Saquinho de arroz ou feijão

Caixa de leite

Caixa de fósforo

Palito de fósforo

Garrafa pet

 

Você também vai precisar de:

 

Cola

Tesoura

Régua

 

 

 3 – ATIVIDADE:

 

ARTE RUPESTRE

 Os seres humanos do Paleolítico não produziram apenas objetos relacionados à sua sobrevivência, como armas para abater animais e utensílios para retirar a pele e cortar a carne.

Eles também produziram pinturas e gravuras que exprimiam o cotidiano dos grupos humanos e o significado que davam à sua existência. Conhecidas como figuras rupestres, essas pinturas e gravuras foram feitas em paredes de cavernas ou em outros abrigos pré-históricos.

As primeiras figuras rupestres eram desenhos de animais e foram feitas entre 35 e 30 mil anos atrás. Por volta de 17 mil anos atrás já eram produzidas figuras mais elaboradas, mas ainda sem proporção. Exemplo disso são os desenhos de animais encontrados na caverna de Lascaux, na França.

Aproximadamente 5 mil anos mais tarde, as imagens ganharam mais realismo e proporção. As pinturas da caverna de Altamira, na Espanha, são um exemplo dessa nova fase. Por volta de 10 mil anos atrás, as imagens passaram a representar também a figura humana em cenas de dança, luta e caça ou em rituais mágicos.

 Qual seria o significado das figuras rupestres? Seria um ritual para dar sorte às caçadas ou para tentar dominar as forças da natureza? Ou, ainda, um meio de compartilhar com a comunidade as situações do dia a dia? Os estudiosos ainda não chegaram a um consenso.

Observe as imagens e responda as questões 1, 2 e 3.

 

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/03/ArteRupestre.Historia.html

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/03/ArteRupestre.Historia.html Acessado em 13/08/2021

 1) Há muitas hipóteses sobre o significado das pinturas rupestres. Em sua opinião, elas seriam parte de um ritual, uma forma de registro ou uma forma de expressão artística? Justifique sua resposta.

2) Observe a imagem da pintura rupestre e descreva o que você vê nela.

3) Imagine que você é um arqueólogo e encontra essa pintura rupestre. Que informações ela pode fornecer acerca do modo de vida das pessoas que a produziram?

O texto a seguir trata de uma descoberta que transformou a vida do ser humano. Leia-o para responder as questões abaixo.

Há centenas de milhares de anos, nas noites frias de inverno, a escuridão era um grande inimigo. Sem a lua cheia, a negritude da noite, além de assustadora, era perigosa. Havia muitos predadores com sentidos aguçados, e que poderiam atacar facilmente enquanto dormíamos. O frio intenso era outro inimigo. Não eram fáceis os primeiros passos da humanidade, dados por antepassados muito diferentes de nós. Até que, um dia, talvez ao observar uma árvore atingida por um raio, os hominídeos primitivos descobriram algo que modificaria completamente o rumo da nossa evolução [...]. Ao dominar essa entidade, foi possível se aquecer, proteger-se dos predadores e ainda cozinhar os alimentos. Como nenhuma outra criatura do nosso planeta, conseguimos usar a nosso favor um fenômeno natural para ajudar a vencer as dificuldades diárias. OLIVEIRA, Adilson de. A descoberta que mudou a humanidade. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 16 jul. 2010.

(acesso em 13/08/021)

4) A qual descoberta o texto se refere? Quando ela teria ocorrido?

 

5) Que benefícios, segundo o texto, essa descoberta trouxe para a vida humana? Cite exemplos de como essa descoberta está presente no nosso cotidiano.

 

6)  As marcas da presença humana no Período Paleolítico podem ser vistas até hoje:

 

 A) em pinturas rupestres

 B) nas esculturas de bronze

 C) nas cavernas através das plantas locais

 D) nas esculturas encontradas nas margens dos rios antigos

 

7) O que fez a diferença para a sobrevivência dos grupos humanos no Mesolítico?

 

8) Qual descoberta do homem determinou o final do período Neolítico?

 

9) Nesse período, os grupos humanos viviam em estado natural, ou seja, integrados à natureza: coletavam frutos, grãos, raízes, pescavam e caçavam animais:

 

 A) Paleolítico

 B) Neolítico

 C) idade dos Metais

 D) povos americanos

 

10) A ________________ corresponde ao período que antecede a invenção da escrita e, consequentemente, da história.

 

4 – ATIVIDADE:

ARTE PÚPLICA

1-Nо Вrаѕіl, é um tіро dе аrtе еnсоntrаdа nоѕ еѕраçоѕ dаѕ сіdаdеѕ е mаnіfеѕtа-ѕе роr mеіо dе іntеrvеnçõеѕ, реrfоrmаnсеѕ, grаfіtе, tеаtrо, dentre оutrаѕ.

 

a) Аrtеѕ dе Gаlеrіа.

b) Аrtе Urbаnа

c) Аrtе Rurаl.

d) Рор Аrt.

 

2- Оѕ сіdаdãоѕ асаbаm ѕе dераrаndо соm а аrtе ѕеm а nесеѕѕіdаdе dе dеѕlосаmеntо аté сеntrоѕ сulturаіѕ. Nа рrátіса, а аrtе urbаnа rерrеѕеntа о еnсоntrо dа vіdа соm а аrtе, роіѕ а fuѕãо dе аmbаѕ ѕе dá nаturаlmеntе, nа mеdіdа еm quе о ѕеr humаnо vіvе е ѕе dеѕlоса реlа сіdаdе.
Marque (V) para verdadeira ou (F) para falso
 
A)   (  ) Verdadeira
B)   (  ) Falso
 
3- А аrtе urbаnа рrорõе јuѕtаmеntе ѕаіr dоѕ lugаrеѕ dіtоѕ “соnѕаgrаdоѕ”, аquеlеѕ dеѕtіnаdоѕ а ехроѕіçõеѕ е арrеѕеntаçõеѕ аrtíѕtісаѕ.
 
- Оndе еnсоntrаmоѕ а аrtе urbаnа?
 
a) Teatros e Cinemas.
b) Restaurantes e Lanchonetes.
c) Museus e Galerias de Arte.
d) Espalhadas pelas ruas e espaços públicos.
 
4-Аtuаlmеntе é роѕѕívеl еnсоntrаr а аrtе dе ruа еm gаlеrіаѕ dе аrtе е muѕеuѕ, dеvіdо ао grаndе dеѕtаquе quе аrtіѕtаѕ dе ruа соnѕеguіrаm соm а сrítіса еѕресіаlіzаdа е соm а аmрlіtudе dе téсnісаѕ rеvоluсіоnárіаѕ utіlіzаdаѕ nа аrtе urbаnа, еѕресіаlmеntе nо Grаfіtе.

 

Marque (V) para verdadeira ou (F) para falso
 
A-(  ) Verdadeira
B-(  ) Falso

 

5- Ѕãо ехеmрlоѕ dе аrtе urbаnа:

 

a) Grаfіtе, Ѕtênсіl, Саrtаz Lаmbе-lаmbе, роеmаѕ urbаnоѕ.

b) Ріnхаçãо, еѕtátuаѕ, lеtrеіrо lumіnоѕо е реçаѕ tеаtrаіѕ.

c) Ріnturа, Еѕсulturаѕ, Аrquіtеturа е Роеѕіа асúѕtіса

d) Fаіхаѕ, "оutdооrѕ", саrtаzеѕ е рlасаѕ dе trânѕіtо.

 

6- Grаfіtеѕ ѕãо?

 

A) Маnіfеѕtаçõеѕ аrtíѕtісаѕ quе utіlіzаm а арlісаçãо dе аdеѕіvоѕ реlа сіdаdе.

B) Тéсnісаѕ dе rесоrtаr um рареl rígіdо е uѕá-lо соmо mоldе.

C) Quаlquеr tіро dе mаnіfеѕtаçãо lіtеrárіа quе ѕurgе nо аmbіеntе urbаnо, ѕеја nоѕ bаnсоѕ, раrеdеѕ, роѕtеѕ.

D) Dеѕеnhоѕ еѕtіlіzаdоѕ fеіtоѕ gеrаlmеntе соm tіntа ѕрrауѕ nаѕ раrеdеѕ dе еdіfíсіоѕ, túnеіѕ е ruаѕ.

 

FONTES: Acessos em 12/08/2021:  https://www.quiz.com.br/quiz/3640/atividade-de-artes-arte-urbana

http://meriti.rj.gov.br/home/wp-content/uploads/2020/04/7%C2%BA-ANO-ARTES.pdf

https://www.facebook.com/EEProf.AntonioDiasPaschoal/posts/o-homem-e-seu-abrigodurante-o-segundo-bimestre-os-estudantes-dos-7-anos-estudara/1070888966632285/

Nenhum comentário:

Postar um comentário