12ª SD 6º Ciências 2021

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Subtema: Microrganismos causadores de doenças dos Navios Negreiros

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Descoberta da célula e dos seres microscópicos. Seres vivos unicelulares, pluricelulares, eucariontes, procariontes, célula animal e vegetal. Célula como unidade da vida. Microrganismos causadores de doenças que afetavam os negros nos navios negreiros.

Ano: 6º                                          Período: 22/11 a 03/12                                 Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os principais conceitos relacionados à estrutura e a importância das células dos seres vivos e suas estruturas. Reconhecer a existência de células nos seres vivos. Conhecer um dos métodos e técnicas básicos para observação de células ao microscópio óptico. Observar o funcionamento básico de um microscópio óptico. Identificar as estruturas das células visíveis ao microscópio óptico e suas funções. Conhecer sobre os microrganismos causadores de doenças que acometiam os negros nos navios negreiros, sintomas e tratamento.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Microrganismos causadores de doenças dos Navios Negreiros

Etapa 1:Levantamento de Conhecimentos Prévios

Iniciar a aula levantando conhecimentos dos estudantes a partir das seguintes questões:

O que eles conhecem sobre o tráfico negreiro?

·         Quando isso aconteceu?

·         Em que condições os escravos eram transportados?

·         Quais doenças os escravos  eram acometidos durante a viagem?

·         Se já ouviram falar em micro-organismos causadores de doenças? Se sim, quais?

Acolher as respostas dos alunos, em seguida pedir que registrem as respostas no caderno. Explore a realidade retratada nas imagens fazendo associação á transmissão de doenças infectocontagiosas.

 

Etapa 02: Para início de conversa

Fazer leitura do texto, junto com os alunos, disponível no link https://brasilescola.uol.com.br/historiab/trafico-negreiro.htm#:~:text=Os%20por%C3%B5es%20eram%20escuros%2C%20sujos,var%C3%ADola%2C%20sarampo%20e%20doen%C3%A7as%20gastrointestinais fazendo comentários sempre que for necessário, relatar que os escravos eram aglomerados em porões , com uma quantidade elevadas de pessoas, o que tornava, muitas vezes, difícil respirar e facilitava transmissão de doenças. Uma das doenças que mais atingiam os escravos nos navios negreiros era o escorbuto, causado por uma dieta pobre em vitamina C.

Obs.: Explicar que as principais causas de morte de escravos nos navios negreiros, estavam relacionadas a problemas gastrointestinais, como escorbuto e doenças infectocontagiosas que também atingiam a tripulação.

Etapa 03: Mão na massa

Solicitar aos alunos, que façam uma pesquisa na internet, e monte uma tabela informativa sobre as doenças que mais acometiam os escravos nos navios negreiros contendo as seguintes informações:

·         Nomes das doenças;

·         Forma de contágio;

·         Sintomas;

·         Patógenos

 

Aula 02

Tema: Do que somos formados?

Etapa 04: Questão disparadora

Iniciar a aula com a discussão sobre a tabela da etapa anterior, indagar os estudantes, se reconhecem os patógenos como seres vivos, se sabem o que formam esses microrganismos causadores de doenças e se todos os outros seres vivos, até mesmo nós, somos constituídos da mesma estrutura. Seguir a discussão e complementar com a seguinte questão: O que nos torna humanos? Espera-se que a resposta começará a ser construída a partir do reconhecimento de que somos seres vivos. Não se preocupe em responder à questão neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Pedir para anotarem a resposta no caderno. Não se esqueçam do cabeçalho.

Etapa 05: Leitura e Interpretação

Fazer a leitura do texto “Sophia é o primeiro robô do mundo a receber um título de cidadania”, livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 12. Aproveitar o tema para conversar com a turma sobre o significado de cidadania, comentando os aspectos referentes a convivência respeitosa, direitos e deveres. Questionar o fato de Sophia ser uma máquina: os materiais que a constituem, a dependência de energia elétrica, entre outros.

Etapa 06: Aprofundando no tema

Assista ao vídeo sobre “O que nos torna humanos?” , disponível no link https://youtu.be/oHR8uYhPnhs,  em seguida,  copie e responda no caderno, as questões  1, 2, e 3 da página 13 do livro didático Inspire Ciências 6º ano.  Ao corrigir a atividade, em especial a questão 02, induzir a turma a perceber que tanto os humanos quanto as plantas são formados por células diferentemente do robô Sophia.

AULA 03

 

Tema: A célula como unidade da vida

Etapa 07: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Questão disparadora. Como deve ser o corpo do ser vivo mais simples, tipo os patógenos existentes nos navios negreiros, se levarmos em consideração suas necessidades básicas para sobreviver?

Apresente a questão disparadora, escute a opinião dos alunos que quiserem se expressar. Se mantenha imparcial às ideias apresentadas por eles, esse momento é apenas para dar início construção de hipóteses.

ORIENTAÇÕES: Apresente o objeto de conhecimento sobre célula, dando destaque ao fato de que a célula é a unidade básica estrutural ao corpo dos seres vivos e funcional e nela contém todos os elementos necessários para  realizar as funções vitais.

Etapa 08. Aprofundando no tema

Peça aos alunos que assistam o vídeo disponível no link:https://youtu.be/cLyD_i4KkJQ. E após assistirem, façam anotações das informações relevantes para discutir na próxima aula.

 

AULA 04

 

Tema: Descoberta das células e dos seres vivos

Etapa 09: Para início de conversa

Ouvir os relatos das anotações relevantes solicitadas na etapa 08.

Etapa 10. Aprofundando no tema

Assistir o vídeo, a partir link: https://youtu.be/-HWiJdIAnMw. Em seguida, enfatizar a importância da descoberta das células como um exemplo clássico no avanço tecnológico no caso, a invenção do microscópio, e seu impacto no ramo da Ciência.

Etapa 11: Fazer leitura e interpretação das imagens das páginas 23, 24 e 25 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responder as atividades das páginas 17 e 25.

 

Aula 05

 

Tema: Seres vivos unicelulares e pluricelulares

Etapa 12: Para Início de Conversa

Iniciar a aula retomando algumas características sobre a célula, destacando que ela representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de autoduplicação independente, sendo unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.

Depois deste momento, sugere-se uma atividade com imagens. As imagens podem ser visualizadas no Google Meet, WhatsApp ou serem impressas em papel. Selecionar imagens representativas de organismos unicelulares, pluricelulares, procariontes e eucariontes.

  • Que atividades a célula realiza?
  • Ela respira, se alimenta, se reproduz?
  • A célula cresce? Será que ela morre?

Etapa 13: Aprofundando no tema

Exiba o vídeo, disponível aqui https://youtu.be/a_2cA294m. Em seguida responda o  questionamento abaixo:

  • Qual a diferença entre célula unicelular de pluricelular?

 

Etapa 14: Mão na massa

De acordo com o vídeo assistido abaixo, ilustre no seu caderno os dois tipos de células: unicelular e pluricelular.

 

AULA 06

Tema: Células eucariontes e procarionte

Etapa 15:  Para inicio de conversa

Solicitar aos alunos que  façam a leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 26.

 

Etapa 16: Aprofundando no tema

Aprofundar nas informações a partir da visualização do vídeo pelos alunos, disponível no seguinte link:  https://youtu.be/thufkt23AEc. Durante a exibição do vídeo o professor fará as interferências e acrescimos para sanar dúvidas relacionadas aos seres unicelulares procariontes e microorganismos causadores de doenças, fazendo ressalvas ao que foi estudado na aula 01.

 

Etapa 17: Verificação da aprendizagem

Pedir que copiem e respondam no caderno, a atividade do livro didático Inspire Ciências 6º ano páginas 27.

 

Etapa 18: Mão na massa

Dividir a turma em três grupos.  Cada grupo ficará   responsável por fazer um dos diferentes tipos de célula (Célula animal, Célula vegetal e Célula procariótica ou bacteriana). O material a ser utilizado na construção da célula e representação de cada estrutura, pode ser, comestível, reciclável ou a critério do aluno na escolha do material.

 

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana e Vânia.

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (13, 17, 25 e 27 ) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

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