Tema
Inter curricular: Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais. |
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Subtema: Microrganismos
causadores de doenças dos Navios Negreiros |
Unidade Temática: Vida e
Evolução |
Objetos de Conhecimento: Descoberta
da célula e dos seres microscópicos. Seres vivos unicelulares,
pluricelulares, eucariontes, procariontes, célula animal e vegetal. Célula
como unidade da vida. Microrganismos causadores de doenças que afetavam os
negros nos navios negreiros. |
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Ano:
6º
Período: 22/11
a 03/12
Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI05) Explicar a
organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres unicelulares e
pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da
carioteca. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de
ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um
complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Compreender os principais conceitos
relacionados à estrutura e a importância das células dos seres vivos e suas
estruturas. Reconhecer a existência de células nos seres vivos. Conhecer um
dos métodos e técnicas básicos para observação de células ao microscópio
óptico. Observar o funcionamento básico de um microscópio óptico. Identificar
as estruturas das células visíveis ao microscópio óptico e suas funções. Conhecer
sobre os microrganismos causadores de doenças que acometiam os negros nos
navios negreiros, sintomas e tratamento. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Microrganismos
causadores de doenças dos Navios Negreiros Etapa
1:Levantamento
de Conhecimentos Prévios Iniciar a
aula levantando conhecimentos dos
estudantes a partir das seguintes questões: O que eles
conhecem sobre o tráfico negreiro? ·
Quando
isso aconteceu? ·
Em que
condições os escravos eram transportados? ·
Quais doenças
os escravos eram acometidos durante a
viagem? ·
Se já
ouviram falar em micro-organismos causadores de doenças? Se sim, quais? Acolher as
respostas dos alunos, em seguida pedir que registrem as respostas no caderno.
Explore a realidade retratada nas imagens fazendo associação á transmissão de
doenças infectocontagiosas. Etapa 02: Para início de
conversa Fazer
leitura do texto, junto com os alunos, disponível no link https://brasilescola.uol.com.br/historiab/trafico-negreiro.htm#:~:text=Os%20por%C3%B5es%20eram%20escuros%2C%20sujos,var%C3%ADola%2C%20sarampo%20e%20doen%C3%A7as%20gastrointestinais fazendo
comentários sempre que for necessário, relatar que os escravos eram
aglomerados em porões , com uma quantidade elevadas de pessoas, o que
tornava, muitas vezes, difícil respirar e facilitava transmissão de doenças.
Uma das doenças que mais atingiam os escravos nos navios negreiros era o
escorbuto, causado por uma dieta pobre em vitamina C. Obs.: Explicar que as
principais causas de morte de escravos nos navios negreiros, estavam
relacionadas a problemas gastrointestinais, como escorbuto e doenças
infectocontagiosas que também atingiam a tripulação. Etapa 03: Mão na massa Solicitar
aos alunos, que façam uma pesquisa na internet, e monte uma tabela
informativa sobre as doenças que mais acometiam os escravos nos navios
negreiros contendo as seguintes informações: ·
Nomes das doenças; ·
Forma de contágio; ·
Sintomas; ·
Patógenos Aula
02 Tema: Do que somos formados? Etapa 04: Questão disparadora Iniciar
a aula com a discussão sobre a tabela da etapa anterior, indagar os
estudantes, se reconhecem os patógenos como seres vivos, se sabem o que
formam esses microrganismos causadores de doenças e se todos os outros seres
vivos, até mesmo nós, somos constituídos da mesma estrutura. Seguir a
discussão e complementar com a seguinte questão: O que nos torna humanos?
Espera-se que a resposta começará a ser construída a partir do reconhecimento
de que somos seres vivos. Não se preocupe em responder à questão neste
momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Pedir para anotarem a
resposta no caderno. Não se esqueçam do cabeçalho. Etapa 05: Leitura
e Interpretação Fazer
a leitura do texto “Sophia é o primeiro robô do mundo a receber um título de
cidadania”, livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 12. Aproveitar o
tema para conversar com a turma sobre o significado de cidadania, comentando
os aspectos referentes a convivência respeitosa, direitos e deveres.
Questionar o fato de Sophia ser uma máquina: os materiais que a constituem, a
dependência de energia elétrica, entre outros. Etapa 06: Aprofundando no tema Assista
ao vídeo sobre “O que nos torna humanos?” , disponível no link https://youtu.be/oHR8uYhPnhs, em
seguida, copie e responda no caderno,
as questões 1, 2, e 3 da página 13 do
livro didático Inspire Ciências 6º ano.
Ao corrigir a atividade, em especial a questão 02, induzir a turma a
perceber que tanto os humanos quanto as plantas são formados por células
diferentemente do robô Sophia. AULA 03 Tema: A célula como unidade da
vida Etapa
07: Levantamento de Conhecimentos Prévios Questão disparadora. Como deve ser
o corpo do ser vivo mais simples, tipo os patógenos existentes nos navios
negreiros, se levarmos em consideração suas necessidades básicas para
sobreviver? Apresente a questão disparadora,
escute a opinião dos alunos que quiserem se expressar. Se mantenha imparcial
às ideias apresentadas por eles, esse momento é apenas para dar início construção
de hipóteses. ORIENTAÇÕES: Apresente o objeto de
conhecimento sobre célula, dando destaque ao fato de que a célula é a unidade
básica estrutural ao corpo dos seres vivos e funcional e nela contém todos os
elementos necessários para realizar as
funções vitais. Etapa
08.
Aprofundando no tema Peça aos alunos que assistam o
vídeo disponível no link:https://youtu.be/cLyD_i4KkJQ. E após assistirem, façam
anotações das informações relevantes para discutir na próxima aula. AULA 04 Tema: Descoberta das
células e dos seres vivos Etapa 09: Para início
de conversa Ouvir os relatos das anotações relevantes solicitadas na etapa
08. Etapa 10. Aprofundando
no tema Assistir o vídeo, a partir link: https://youtu.be/-HWiJdIAnMw. Em seguida, enfatizar
a importância da descoberta das células como um exemplo clássico no avanço
tecnológico no caso, a invenção do microscópio, e seu impacto no ramo da
Ciência. Etapa 11: Fazer leitura e interpretação das imagens das páginas 23, 24 e
25 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responder as atividades das
páginas 17 e 25. Aula
05 Tema:
Seres vivos unicelulares e pluricelulares Etapa
12: Para Início de Conversa Iniciar a aula retomando
algumas características sobre a célula, destacando que ela representa a menor
porção de matéria viva dotada da capacidade de autoduplicação independente,
sendo unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Depois deste momento, sugere-se
uma atividade com imagens. As imagens podem ser visualizadas no Google Meet, WhatsApp
ou serem impressas em papel. Selecionar imagens representativas de organismos
unicelulares, pluricelulares, procariontes e eucariontes.
Etapa 13: Aprofundando no tema Exiba o
vídeo, disponível aqui https://youtu.be/a_2cA294m. Em seguida
responda o questionamento abaixo:
Etapa 14: Mão na
massa De
acordo com o vídeo assistido abaixo, ilustre no seu caderno os dois tipos de
células: unicelular e pluricelular. AULA 06 Tema: Células
eucariontes e procarionte Etapa 15: Para inicio
de conversa Solicitar aos alunos que
façam a leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências
6º ano, páginas 26. Etapa 16: Aprofundando
no tema Aprofundar nas informações a partir da
visualização do vídeo pelos alunos, disponível no seguinte link: https://youtu.be/thufkt23AEc. Durante a exibição do
vídeo o professor fará as interferências e acrescimos para sanar dúvidas relacionadas
aos seres unicelulares procariontes e microorganismos causadores de doenças,
fazendo
ressalvas ao que foi estudado na aula 01. Etapa 17: Verificação da aprendizagem Pedir
que copiem e respondam no caderno, a atividade do livro didático Inspire Ciências
6º ano páginas 27. Etapa
18: Mão na massa Dividir a turma em três grupos. Cada grupo ficará responsável por fazer um dos diferentes
tipos de célula (Célula animal, Célula vegetal e Célula procariótica ou
bacteriana). O material a ser utilizado na construção da célula e
representação de cada estrutura, pode ser, comestível, reciclável ou a
critério do aluno na escolha do material. Elaboração: Ellen,
Mariete, Rosana e Vânia. Direcionamento,
colaboração e revisão:
Nilsilane. |
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RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (13, 17, 25 e 27 ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
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