SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE ITAMARAJU
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2022
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
ARTICULADOR:
Nilsilane N. Silva
DATA:
16/11/2022
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Oração (05min)
2º
Momento: Motivação (15min)
Texto: Passageiros
TEXTO INICIAL - FORMAÇÃO – GESTÃO
ATENÇÃO SENHORES PASSAGEIROS!
Atenção
senhores passageiros coloquem os cintos para uma emocionante viagem! Está na hora de renovar o passaporte, pois a
viagem é longa e repleta de obstáculos, cheia de situações inesperadas, mas
também de grandes descobertas e resultados positivos.
Estaremos dentro de pouco tempo concluindo mais
uma viagem com um tempo previsto em todo o trajeto de 200 dias. Com passaporte
em mãos, destino definido e embarque na plataforma 2022.
Quem tiver
mágoas, ressentimentos, pendências e tristezas antigas na bagagem, favor
descarregá-las no Balcão da empatia e resiliência, que fica ao lado do
banheiro, aproveite para dar descarga e eliminar a falta de paciência, e o
nervoso, em relação aquele aluno abençoado. Recomendamos o uso dos sapatos da
boa vontade e as camisas do otimismo, evitando, durante a viagem, as saias
justas da competitividade insana e os nós da gravata da ambição desenfreada.
Os
passageiros que portarem sorriso nos lábios, coração aberto e mãos prontas a
construir uma gestão de sala de aula sábia, e reflexiva terão assento
preferencial ao lado da janela da felicidade, bons resultados e alunos mais
disciplinados. Solicitamos a todos que apertem o cinto da esperança,
companheirismo, da respiração profunda contra a ansiedade e não proferir
palavras ou pensamentos PIIIII para com o seu querido aluno, ou minha querida
diretora. Recomendamos que ninguém, em hipótese alguma, utilize a saída de
emergência durante a viagem, seja forte e corajoso, Deus é contigo!
Os períodos de turbulência, como alunos brigando
em sala de aula, planejamento que não saiu como o esperado, falta de
participação da turma, pais ausentes, muitas provas para corrigir, falta de
estrutura escolar, mantenham a calma e a
confiança no piloto desta aeronave, o Grande Comandante Universal - DEUS. Em
qualquer situação de medo ou desespero, contem também com nosso atendimento de
bordo realizado permanentemente por nossos anjos do espaço que estarão ao lado
de cada passageiro.
Recomendamos
durante todo o trajeto, atitudes de solidariedade, de atenção e carinho,
principalmente, com os alunos que possuem mais energia, dificuldades cognitivas
e afetivas, e com o seu coleguinha que está a muito tempo nessa luta e anda
cansado, segura a sua mão e já garanta a participação nas programações de final
de ano.
O ar das
cabines, em virtude das ações do homem, está extremamente seco, por isto,
sugerimos a ingestão de água durante toda a viagem. Além disto, moderação com
os alimentos gordurosos. Recomendamos também exercícios físicos como exercitar
as pernas, braços e pés, evitando os inchaços prejudiciais à saúde.
Levantem dos assentos
e vamos alongar um bocadinho!!
Pronto, agora sim, todos
alongados, voltemos a nossa mega e emocionante viagem!!
Importante lembrar, que embora tenhamos
pessoas viajando em ANOS e turmas diferentes, nada assegura que na próxima
viagem os passageiros terão direito aos mesmos assentos.
Portanto,
respeito e bom relacionamento com cada companheiro de viagem, independente da
classe à qual pertença, será motivo de avaliação no momento do check-out, será
importante para desfazer os nós do nosso percurso. Para isto lembramos
utilizarem o crachá da amizade e palavras de agradecimento e compreensão.
Teremos, como já é de conhecimento de todos,
muitas escalas durante o trajeto, o que implica na necessária entrada e saída
de pessoas, valendo recordar em todos os momentos da contínua confiança no Grande
Comandante Universal.
Respirem fundo e uma boa viagem!
3º Momento: Dinâmica
Dinâmica
do nó humano
OBJETIVOS:
Ajudar o grupo a compreender o processo vivido na solução de um determinado
problema. Fazer com que o grupo aprenda a trabalhar em grupo, e aprenda a
importância disso. Desenvolver a solidariedade e a força da união de grupos.
Várias cabeças pensando sobre um mesmo problema fica mais fácil encontrar uma
solução.
PROCESSO:
Os participantes formam um círculo e se dão as mãos. Cada um tem que memorizar
a pessoa que está do seu lado esquerdo e do seu lado direito. Após esta
observação, o grupo terá que caminhar dentro do círculo. A um sinal todos tem
que parar no lugar que estão e procurar as pessoas que estavam no seu lado
direito e no lado esquerdo e darem as mãos (como no início). As pessoas não
podem mudar de lugar e nem trocar quem estava do seu lado. Depois disso, o
grupo tem que voltar a posição original do círculo feito no começo. Enfim,
partilha-se a experiência vivenciada. Destacar as dificuldades, os sentimentos
experimentados no início, no momento do nó e ao final, após desatá-lo.
MORAL DA DINÂMICA:
Fazer de um grupo uma equipe de trabalho é um grande desafio. Desafio que passa
pela necessidade de uma comunicação, interação e, principalmente, cooperação de
cada um para alcançar o sucesso da tarefa proposta. Desta forma a equipe poderá
chegar aos seus objetivos.
Introdução
Trabalho
em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo
para resolver um problema.
Em
um trabalho em equipe, cada um sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem
este trabalho para chegarem ao mesmo objetivo e terem sucesso.
Os
objetivos são comuns e as metas são desenvolvidas para irem além daquilo que
foi proposto.
4º Momento: Análise de casos e
postura do professor relacionado a metodologia.
Sortear
as cenas para os grupos e distribuir os textos da apostila, pedir aos
professores que apresentem as cenas da forma que acharem melhor, usando a
criatividade, disponibilizar cartolinas e pincéis atômicos, estipular um tempo
de 20 minutos para socialização. Apresentar o resultado da pesquisa.
Em
seguida, lançar as seguintes questões:
Ø Como
você se sentia com relação a essas práticas enquanto aluno?
Ø Como
os alunos agem em determinadas práticas tradicionais do ensino?
5º Momento: Intervalo para o Lanche
6º Momento: Estudo sobre Avaliação
Iniciar
com o vídeo “Avaliação Escolar”, disponível no seguinte link: https://youtu.be/bQWBFz7NhE0
Discussão: Qual
a relação entre o vídeo e a prática de sala de aula? Relacione cada ator do
vídeo aos atores de sala de aula. O
aluno teve dificuldades em operar os botões que abduzia o terrestre? Como
conseguiu? Qual a postura do professor? O que aconteceu para que tudo desse
certo?
7º Momento: Cenas sobre Avaliação
Distribuir
os casos para os grupos, pedir para que apresentem e digam o que fazer, em
seguida entregue os comentários com fundamentação para uma segunda apresentação
em forma de debate.
8º Momento: Para Refletir
·
“E se você me der menos, a gente vai trabalhar
mais para chegar onde eu espero”.
·
“Nós precisamos saber o
que os outros esperam no trabalho, no relacionamento, na feira, só que a gente
não conta para nossos alunos o que esperamos deles. Então, quando temos essa
escola um pouco mais tradicional, ela é confortável. A gente esqueceu de dizer
para os alunos o que a gente espera porque também entra aí um momento no qual o
professor vai manter o poder sobre a sala; então a prova é mais difícil do que
aquilo o que eu dei porque você não sabe o que eu quero. Isso é desleal.”
·
Novas
competências pedem novas formas de avaliação. Você já assumiu esse papel?
Nenhum comentário:
Postar um comentário