12º Encontro de Articulação Cie 2022

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE  ITAMARAJU

    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

DE ITAMARAJU

 

                  Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2022

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

ARTICULADOR: Nilsilane N. Silva

DATA: 16/11/2022

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30 às 17:00h (vespertino)

                                                                                                                                                                  

PAUTA:                                                                                                                                                         

1º Momento: Acolhida/Oração (05min)

2º Momento: Motivação (15min)

Texto: Passageiros

TEXTO INICIAL - FORMAÇÃO – GESTÃO

ATENÇÃO SENHORES PASSAGEIROS!

Atenção senhores passageiros coloquem os cintos para uma emocionante viagem!  Está na hora de renovar o passaporte, pois a viagem é longa e repleta de obstáculos, cheia de situações inesperadas, mas também de grandes descobertas e resultados positivos.

Estaremos dentro de pouco tempo concluindo mais uma viagem com um tempo previsto em todo o trajeto de 200 dias. Com passaporte em mãos, destino definido e embarque na plataforma 2022.

Quem tiver mágoas, ressentimentos, pendências e tristezas antigas na bagagem, favor descarregá-las no Balcão da empatia e resiliência, que fica ao lado do banheiro, aproveite para dar descarga e eliminar a falta de paciência, e o nervoso, em relação aquele aluno abençoado. Recomendamos o uso dos sapatos da boa vontade e as camisas do otimismo, evitando, durante a viagem, as saias justas da competitividade insana e os nós da gravata da ambição desenfreada.

Os passageiros que portarem sorriso nos lábios, coração aberto e mãos prontas a construir uma gestão de sala de aula sábia, e reflexiva terão assento preferencial ao lado da janela da felicidade, bons resultados e alunos mais disciplinados. Solicitamos a todos que apertem o cinto da esperança, companheirismo, da respiração profunda contra a ansiedade e não proferir palavras ou pensamentos PIIIII para com o seu querido aluno, ou minha querida diretora. Recomendamos que ninguém, em hipótese alguma, utilize a saída de emergência durante a viagem, seja forte e corajoso, Deus é contigo!

Os períodos de turbulência, como alunos brigando em sala de aula, planejamento que não saiu como o esperado, falta de participação da turma, pais ausentes, muitas provas para corrigir, falta de estrutura escolar,  mantenham a calma e a confiança no piloto desta aeronave, o Grande Comandante Universal - DEUS. Em qualquer situação de medo ou desespero, contem também com nosso atendimento de bordo realizado permanentemente por nossos anjos do espaço que estarão ao lado de cada passageiro.

Recomendamos durante todo o trajeto, atitudes de solidariedade, de atenção e carinho, principalmente, com os alunos que possuem mais energia, dificuldades cognitivas e afetivas, e com o seu coleguinha que está a muito tempo nessa luta e anda cansado, segura a sua mão e já garanta a participação nas programações de final de ano.

O ar das cabines, em virtude das ações do homem, está extremamente seco, por isto, sugerimos a ingestão de água durante toda a viagem. Além disto, moderação com os alimentos gordurosos. Recomendamos também exercícios físicos como exercitar as pernas, braços e pés, evitando os inchaços prejudiciais à saúde.

Levantem dos assentos e vamos alongar um bocadinho!!

Pronto, agora sim, todos alongados, voltemos a nossa mega e emocionante viagem!!
Importante lembrar, que embora tenhamos pessoas viajando em ANOS e turmas diferentes, nada assegura que na próxima viagem os passageiros terão direito aos mesmos assentos.

Portanto, respeito e bom relacionamento com cada companheiro de viagem, independente da classe à qual pertença, será motivo de avaliação no momento do check-out, será importante para desfazer os nós do nosso percurso. Para isto lembramos utilizarem o crachá da amizade e palavras de agradecimento e compreensão.

Teremos, como já é de conhecimento de todos, muitas escalas durante o trajeto, o que implica na necessária entrada e saída de pessoas, valendo recordar em todos os momentos da contínua confiança no Grande Comandante Universal.

Respirem fundo e uma boa viagem!

3º Momento: Dinâmica

Dinâmica do nó humano

OBJETIVOS: Ajudar o grupo a compreender o processo vivido na solução de um determinado problema. Fazer com que o grupo aprenda a trabalhar em grupo, e aprenda a importância disso. Desenvolver a solidariedade e a força da união de grupos. Várias cabeças pensando sobre um mesmo problema fica mais fácil encontrar uma solução.

PROCESSO: Os participantes formam um círculo e se dão as mãos. Cada um tem que memorizar a pessoa que está do seu lado esquerdo e do seu lado direito. Após esta observação, o grupo terá que caminhar dentro do círculo. A um sinal todos tem que parar no lugar que estão e procurar as pessoas que estavam no seu lado direito e no lado esquerdo e darem as mãos (como no início). As pessoas não podem mudar de lugar e nem trocar quem estava do seu lado. Depois disso, o grupo tem que voltar a posição original do círculo feito no começo. Enfim, partilha-se a experiência vivenciada. Destacar as dificuldades, os sentimentos experimentados no início, no momento do nó e ao final, após desatá-lo.

MORAL DA DINÂMICA: Fazer de um grupo uma equipe de trabalho é um grande desafio. Desafio que passa pela necessidade de uma comunicação, interação e, principalmente, cooperação de cada um para alcançar o sucesso da tarefa proposta. Desta forma a equipe poderá chegar aos seus objetivos.
Introdução

Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema.

Em um trabalho em equipe, cada um sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem este trabalho para chegarem ao mesmo objetivo e terem sucesso.

Os objetivos são comuns e as metas são desenvolvidas para irem além daquilo que foi proposto.

4º Momento: Análise de casos e postura do professor relacionado a metodologia.

Sortear as cenas para os grupos e distribuir os textos da apostila, pedir aos professores que apresentem as cenas da forma que acharem melhor, usando a criatividade, disponibilizar cartolinas e pincéis atômicos, estipular um tempo de 20 minutos para socialização. Apresentar o resultado da pesquisa.

Em seguida, lançar as seguintes questões:

Ø  Como você se sentia com relação a essas práticas enquanto aluno?

Ø  Como os alunos agem em determinadas práticas tradicionais do ensino?

5º Momento: Intervalo para o Lanche

6º Momento: Estudo sobre Avaliação

Iniciar com o vídeo “Avaliação Escolar”, disponível no seguinte link: https://youtu.be/bQWBFz7NhE0

Discussão: Qual a relação entre o vídeo e a prática de sala de aula? Relacione cada ator do vídeo aos atores de sala de aula. O aluno teve dificuldades em operar os botões que abduzia o terrestre? Como conseguiu? Qual a postura do professor? O que aconteceu para que tudo desse certo?                                                                                                                                                           

7º Momento: Cenas sobre Avaliação

Distribuir os casos para os grupos, pedir para que apresentem e digam o que fazer, em seguida entregue os comentários com fundamentação para uma segunda apresentação em forma de debate.

8º Momento: Para Refletir

·          “E se você me der menos, a gente vai trabalhar mais para chegar onde eu espero”.

·         “Nós precisamos saber o que os outros esperam no trabalho, no relacionamento, na feira, só que a gente não conta para nossos alunos o que esperamos deles. Então, quando temos essa escola um pouco mais tradicional, ela é confortável. A gente esqueceu de dizer para os alunos o que a gente espera porque também entra aí um momento no qual o professor vai manter o poder sobre a sala; então a prova é mais difícil do que aquilo o que eu dei porque você não sabe o que eu quero. Isso é desleal.”

·         Novas competências pedem novas formas de avaliação. Você já assumiu esse papel?

 














 




Nenhum comentário:

Postar um comentário