11ª Sequência didática 8º ano

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 11-2023

TEMAS INTEGRADORES:

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

OBJETO DE CONHECIMENTO: Esporte de rede/parede (Vôlei: História, Fundamentos técnicos, História dos atletas do município, que já atuaram dentro do esporte voleibol.

Ano:         Período: 06.11 a 01.12.2023              Nº de Aulas: 08                    III TRIMESTRE

HABILIDADES

 

 

(EF09EF02IT) Compreender as regras e penalidades do esporte de rede/parede voleibol.

 

(EF89EF34BA)         Identificar       quais    as primeiras providências a serem tomadas em situações de emergência e urgência.

 

(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

 

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Conhecer a história do vôlei.

·         Conhecer e vivenciar os fundamentos técnicos do vôlei.

·         Despertar a conscientização da importância dos primeiros socorros, da prevenção de riscos e de uma prática com segurança.

·         Medir e analizar as dimensões físicas do corpo humano.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

Objeto de conhecimento: Esporte de rede/parede (Voleibol: História, Fundamentos técnicos)

Ø  Levantamento de conhecimentos prévios

Algumas perguntas     norteadoras que poderão dar início à discussão:

 

  • Você já vivenciou a prática do vôlei?
  • Quais os benefícios do vôlei para o corpo?
  • Você conhece a história do voleibol?
  • Quais os fundamentos técnicos do voleibol?
  • Na atualidade, você    conhece o nome de algum dos atletas de destaque neste esporte?
  • O que  você considera como um “atleta de destaque”?
  • Você   gostaria de ser um atleta de voleibol?

 

  • O que  você acha do jogo de voleibol?
  • Você   joga voleibol   na sua  comunidade?
  • Onde   você joga voleibol?
  • Que espaços você utiliza para a prática do voleibol?
  • Quais  os benefícios do voleibol para a saúde do praticante?
  • Do ponto de vista do bem-estar geral, quais os benefícios   do voleibol?

 

 

Ø  A exposição do objeto de conhecimento: através de textos, slides, vídeos, trabalho, mapa mental e pesquisa sobre o conteúdo;

VÍDEOS:

Sugestão:

https://www.youtube.com/watch?v=qc1wkTMmXY4&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1kKLbuUf32Gxsau17ngEIhM7RGIk26MfBIbI0chLwj8UJNqq2wzmtqVYM

 

 

 

AULA 02

 

Aula prática: 5 corta / altinha/ vôlei misto.

 

AULA 03

 

Aula expositiva: Fundamentos técnicos do vôlei.

 

 

AULA 04

 

 

Aula prática: Fundamentos técnicos do vôlei.

 

 

AULA 05

 

Revisão antropometrica- Aferir o IMC e comparar com os resultados que foram colhidos no 1º

Trimestre.

 

AULA 06

 

Aula prática: Jogos pré desportivos- queimada, futsal e jogos de tabuleiro/ primeiros socorros.

 

AULA 07

 

Iniciar a abordagem sobre primeiros socorros:
- Conhecendo os primeiros socorros, unidades emergenciais de serviços (SAMU, BOMBEIROS, POLICIA MILITAR)

- Dicas sobre para socorro à queimadura e quedas.

- Atividade para casa (protocolo de queimaduras) – anexo

 

 

 

AULA 08

 

 

Aula prática: Jogos pré desportivos- queimada, futsal e jogos de tabuleiro.

 

 

 

 

 

RECURSOS: (  ) quadro, pincel atômico, apagador; (  ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  ( x  ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros: fita métrica, balança, jogos eletrônico

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário