11ª Sequência didática 7º ano

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 11-2023

TEMAS INTEGRADORES: Multiculturalismo, Saúde, Ciência e tecnologia, Economia (Trabalho)

UNIDADE TEMÁTICA: Lutas

OBJETO DE CONHECIMENTO:

·         Lutas do Brasil: Capoeira (Instrumentos e músicas, principais personagens)

·         Primeiros socorros

 

Ano: 7º           Período: 06/11 a 01/12/23            Nº de Aulas: 08                      III TRIMESTRE

HABILIDADES

(EF67EF14) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

(EF67EF15) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente.

(EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil.

(EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

(EF67EF27BA) Experimentar e fruir as musicalidades, os movimentos básicos da capoeira, dos instrumentos e dos cânticos.

(EF07EF14IT) Perceber a relação dos instrumentos, músicas e expressões corporais desenvolvidas através da capoeira.

(EF07EF15IT) Analisar os diferentes benefícios relacionais e sociais da prática da capoeira identificando locais na comunidade de Itamaraju-BA onde são praticadas a capoeira.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

  • Compreender e vivenciar a prática da capoeira no contexto histórico.

·         Reconhecer a capoeira como forma de expressão da cultura corporal brasileira.

·         Adotar postura não precinceituosa ou discriminatória de qualquer natureza.

·         Conhecer e valorizar diferentes manifestações da cultura corporol.

·         Conhecer e aplicar técnicas de atendimentos adequados sempre quando necessário.

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Objeto de conhecimento: Capoeira Capoeira (Instrumentos e músicas, principais personagens)

 

 

  • Você sabe o que é capoeira?
  • Já praticou a capoeira?
  • Conhece alguém que pratica a capoeira?
  • Capoeira é uma luta ou uma dança?
  • Conhece algum dos instrumentos que são utilizados na roda de capoeira?

 

Sugestão de vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=UkQBNX_ndiI

 

Aprentação dos instrumentos;

Leitura e conversa/socialização sobre o texto : Discriminação da capoeira (Atividade 1)

 

AULA 02

 

Aula prática: Principais movimentos, ginga e estrelinha.

 

 

 

 

AULA 03

 

Direcionar a aula abordando sobre as principais personalidades da capoeira.

Atividade 1 e 2 (anexo)

 

AULA 04

 

Aula prática: Jogos pré desportivos- queimada, futsal e jogos de tabuleiro.

 

 

AULA 05

 

Revisão antropometrica- Aferir o IMC e comparar com os resultados que foram colhidos no 1º

Trimestre.

 

AULA 06

 

Aula prática: Jogos pré desportivos- queimada, futsal e jogos de tabuleiro/ primeiros socorros.

 

AULA 07

 

Iniciar a abordagem sobre primeiros socorros:
- Conhecendo os primeiros socorros, unidades emergenciais de serviços (SAMU, BOMBEIROS, POLICIA MILITAR)

- Dicas sobre para socorro à queimadura e quedas.

- Atividade para casa (protocolo de queimaduras) – anexo

 

AULA 08

 

 

Aula prática: Jogos pré desportivos- queimada, futsal e jogos de tabuleiro.

 

 

 

 

 

RECURSOS: (  ) quadro, pincel atômico, apagador; (  ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  ( x  ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros: fita métrica, balança, jogos eletrônico

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário