SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 11-2023 |
TEMAS INTEGRADORES: Multiculturalismo,
Saúde, Ciência e tecnologia, Economia (Trabalho) |
UNIDADE TEMÁTICA: Lutas |
OBJETO DE
CONHECIMENTO: ·
Lutas do Brasil: Capoeira (Instrumentos e
músicas, principais personagens) ·
Primeiros socorros |
Ano:
7º Período: 06/11 a 01/12/23
Nº de Aulas: 08 III
TRIMESTRE |
HABILIDADES |
(EF67EF14) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando
a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. (EF67EF15) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil,
respeitando o colega como oponente. (EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos
técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das
lutas do Brasil. (EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das
lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com
base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito. (EF67EF27BA) Experimentar e fruir as musicalidades, os movimentos básicos da
capoeira, dos instrumentos e dos cânticos. (EF07EF14IT) Perceber a relação dos instrumentos, músicas e expressões corporais
desenvolvidas através da capoeira. (EF07EF15IT) Analisar os diferentes benefícios relacionais e sociais da prática da
capoeira identificando locais na comunidade de Itamaraju-BA onde são
praticadas a capoeira. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Reconhecer a
capoeira como forma de expressão da cultura corporal brasileira. ·
Adotar postura não
precinceituosa ou discriminatória de qualquer natureza. ·
Conhecer e valorizar
diferentes manifestações da cultura corporol. ·
Conhecer e aplicar técnicas
de atendimentos adequados sempre quando necessário. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Objeto
de conhecimento: Capoeira Capoeira (Instrumentos e músicas,
principais personagens)
Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=UkQBNX_ndiI Aprentação dos instrumentos; Leitura e conversa/socialização sobre o texto : Discriminação
da capoeira (Atividade 1) AULA 02 Aula prática: Principais movimentos, ginga e estrelinha. AULA 03 Direcionar a aula abordando sobre as principais
personalidades da capoeira. Atividade 1 e 2 (anexo) AULA 04 Aula
prática: Jogos pré
desportivos- queimada, futsal e jogos de tabuleiro. AULA 05 Revisão
antropometrica- Aferir o IMC e comparar com os resultados que foram colhidos
no 1º Trimestre. AULA 06 Aula
prática: Jogos pré
desportivos- queimada, futsal e jogos de tabuleiro/ primeiros socorros. AULA 07 Iniciar a
abordagem sobre primeiros socorros: - Dicas sobre
para socorro à queimadura e quedas. -
Atividade para casa (protocolo de queimaduras) – anexo AULA 08 Aula
prática: Jogos pré
desportivos- queimada, futsal e jogos de tabuleiro. |
RECURSOS: ( ) quadro, pincel atômico, apagador; ( ) Data
show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jornal; ( ) Revista; ( )
Informativos; ( ) Jogos diversos; ( )
Jogos de tabuleiro ( ) bolas, apito,
rede; ( x ) celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: fita métrica, balança, jogos eletrônico |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação; (
x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário