11ª Sequência didática 6º ano

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 11-2023

TEMAS INTEGRADORES: Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da independência da Bahia.

UNIDADE TEMÁTICA: Lutas

OBJETO DE CONHECIMENTO:

·         Lutas do Brasil: Capoeira (História da Capoeira, Capoeira da Angola e Regional), Movimentos de ataque e defesa.

·         Primeiros socorros.

 

Ano: 6º           Período: 06/11 a 01/12/23        Nº de Aulas: 08                      III TRIMESTRE

HABILIDADES

(EF67EF14) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

(EF67EF15) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente.

(EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil.

(EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

(EF67EF28BA) Compreender a capoeira como jogo, dança e seu significado como patrimônio imaterial.

(EF67EF29BA) Identificar e compreender a relevância social dos grandes mestres da capoeira, com ênfase na Bahia.

(EF06EF14IT) Analisar os aspectos histórico-culturais identificando a capoeira como elemento cultural do movimento humano brasileiro a partir dos seus aspectos histórico-sociais.

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

  • Reconhecer a capoeira como forma de expressão cultural corporal.
  • Conhecer e valorizar diferentes manifestações da cultura corporal.
  • Adotar postura não preconceituosa ou discriminatória quanto a capoeira.

·         Contexto histórico – características regional e angola.

·         Conhecer e aplicar técnicas de atendimentos adequados sempre quando necessário.

 

 

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Objeto de conhecimento: Capoeira (História da Capoeira, Capoeira da Angola e Regional), Movimentos de ataque e defesa.

 

Levantamento de conhecimentos prévios:

Para dar início à aula sobre a capoeira, o professor deverá fazer a sondagem através das perguntas:

  • O que é a capoeira?
  • Quem pode jogar a capoeira?
  • Você joga ou conhece alguém que pratica a capoeira?
  • É possível jogar capoeira na escola?
  • O que é necessário para jogar capoeira?

 

 

A exposição do objeto de conhecimento pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

VÍDEOS-Sugestões:

 

https://www.youtube.com/watch?si=P-BbubbTPRT6mACr&v=pJx_YhT1ScQ&feature=youtu.be

HISTÓRIA DA CAPOEIRA NO BRASIL - Origens e Curiosidades #CAPOEIRA #ORIGEMDACAPOEIRA

 

//www.youtube.com/watch?reload=9&v=kYkIVX-Khi0&feature=youtu.be

Professor explica a diferença entre a Capoeira Angola e a Capoeira Regional

 

 

 

História da Capoeira em desenho

https://www.youtube.com/watch?v=GcTQLKh-Oak

 

AULA 02

 

Aula prática: Conhecendo a ginga, música e formação de roda.

 

AULA 03

 

Direcionar a ATIVIDADE (em anexo). Exercício comparativo entre a capoeira da Angola e a capoeira Regional.

 

AULA 04

 

Aula prática: Futsal / Capoeira – Apresentação de capoeira.

 

 

AULA 05

 

Revisão antropometrica- Aferir o IMC e comparar com os resultados que foram colhidos no 1º

Trimestre.

 

AULA 06

 

Aula prática: Prática com futsal, queimada ou jogos cooperativos conforme a unidade escolar.

 

AULA 07

 

Iniciar a abordagem sobre primeiros socorros:
- Conhecendo os primeiros socorros, unidades emergenciais de serviços (SAMU, BOMBEIROS, POLICIA MILITAR)

- Dicas sobre para socorro à queimadura e quedas.

- Atividade para casa (protocolo de queimaduras) – anexo

 

AULA 08

 

 

Aula prática: Prática com futsal, queimada ou jogos cooperativos conforme a unidade escolar.

 

 

 

 

RECURSOS: (  ) quadro, pincel atômico, apagador; (  ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro ( x  ) bolas, apito, rede;  ( x  ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

( x ) Outros: fita métrica, balança, jogos eletrônico

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; (   x ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (  ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação;

( x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário