SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 11-2023 |
TEMAS INTEGRADORES: Territorialidade,
identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da independência da
Bahia. |
UNIDADE TEMÁTICA: Lutas |
OBJETO DE CONHECIMENTO:
·
Lutas do Brasil: Capoeira (História da
Capoeira, Capoeira da Angola e Regional), Movimentos de ataque e defesa. ·
Primeiros socorros. |
Ano:
6º Período: 06/11 a 01/12/23 Nº de Aulas: 08 III
TRIMESTRE |
HABILIDADES |
(EF67EF14) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando
a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. (EF67EF15) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil,
respeitando o colega como oponente. (EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos
técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das
lutas do Brasil. (EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das
lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com
base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito. (EF67EF28BA) Compreender a capoeira como jogo, dança e seu significado como
patrimônio imaterial. (EF67EF29BA) Identificar e compreender a relevância social dos grandes mestres da
capoeira, com ênfase na Bahia. (EF06EF14IT) Analisar os aspectos histórico-culturais identificando a capoeira como
elemento cultural do movimento humano brasileiro a partir dos seus aspectos
histórico-sociais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Contexto histórico – características regional e
angola. ·
Conhecer e aplicar técnicas
de atendimentos adequados sempre quando necessário. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Objeto
de conhecimento: Capoeira (História da
Capoeira, Capoeira da Angola e Regional), Movimentos de ataque e defesa. Levantamento
de conhecimentos prévios: Para dar início à aula sobre a capoeira,
o professor deverá fazer a sondagem através das perguntas:
A exposição do objeto de conhecimento pode ser
feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc. VÍDEOS-Sugestões: https://www.youtube.com/watch?si=P-BbubbTPRT6mACr&v=pJx_YhT1ScQ&feature=youtu.be HISTÓRIA DA CAPOEIRA NO BRASIL - Origens
e Curiosidades #CAPOEIRA #ORIGEMDACAPOEIRA //www.youtube.com/watch?reload=9&v=kYkIVX-Khi0&feature=youtu.be Professor explica a diferença entre a Capoeira
Angola e a Capoeira Regional História da Capoeira em desenho https://www.youtube.com/watch?v=GcTQLKh-Oak AULA 02 Aula
prática: Conhecendo a ginga, música e formação de roda. AULA 03 Direcionar a ATIVIDADE (em anexo). Exercício comparativo entre a
capoeira da Angola e a capoeira Regional. AULA 04 Aula
prática: Futsal / Capoeira – Apresentação de capoeira. AULA 05 Revisão
antropometrica- Aferir o IMC e comparar com os resultados que foram colhidos
no 1º Trimestre. AULA 06 Aula prática:
Prática com futsal, queimada ou jogos cooperativos conforme a unidade
escolar. AULA 07 Iniciar a
abordagem sobre primeiros socorros: - Dicas sobre
para socorro à queimadura e quedas. -
Atividade para casa (protocolo de queimaduras) – anexo AULA 08 Aula prática:
Prática com futsal, queimada ou jogos cooperativos conforme a unidade
escolar. |
RECURSOS: ( ) quadro, pincel atômico, apagador; ( ) Data show;
( x ) Vídeo; ( x ) Computador; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( )
Informativos; ( ) Jogos diversos; ( )
Jogos de tabuleiro ( x ) bolas, apito,
rede; ( x ) celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. (
x ) Outros: fita métrica, balança,
jogos eletrônico |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( x ) Trabalho; ( x ) Pesquisa;
( x )Resolução de Exercícios; ( ) Seminários;
( ) Cartaz; ( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação; (
x ) Apresentação oral; ( ) Observação
do desempenho do grupo; ( ) Outros: |
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário