11ª SD EF 6º AO 9º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                Nº 11-2022

TEMA: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais

OBJETO DE CONHECIMENTO: Copa do Mundo 2022

  • Tabela
  • Personalidades negras do futebol
  • O racismo e a participação do negro no esporte
  • Curiosidades

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia, cidadania e civismo, Multiculturalismo.

Ano: 6º ao 9º          Período: 16/11 a 09/12/2022               Nº de Aulas: 08                 IV UNIDADE

HABILIDADES

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Conhecer as curiosidades da copa do mundo.

·        Interpretar a tabela da competição da copa do mundo.

·        Conhecer a história das personalidades negras do futebol.

·        Perceber o racismo e a participação do negro no esporte.

·        Analisar a relevância e importância dos casos de racismo e injúria racial no futebol brasileiro diante da divulgação e exposição que é dada pela mídia.

·        Analisar, a partir das notícias veiculadas pela mídia, os casos de racismo que tenham acontecido, que tenham envolvido atletas brasileiros de em jogos ou campeonatos nacionais.

·        Identificar como o futebol brasileiro é influenciado pela divulgação através da mídia dos casos de racismo.

·        Analisar a relevância do impacto da informação esportiva no futebol brasileiro a partir dos casos de racismo.

·        Desenvolver o raciocínio, a integração e socialização através dos jogos de tabuleiro.

  • Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos e circuitos.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

Nesta aula apresentar a tabela com o sorteio dos grupos dos jogos da copa.

Copa do Mundo 2022: veja como ficaram os grupos após sorteio da Fifa. (EM ANEXO)

 

Após a socialização, orientar a seguinte atividade:

 

Atividade: Simulador da Copa do Mundo 2022

Quem irá ao mata-mata? E quem levantará a taça? Dê seus palpites e compartilhe!

https://interativos.ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/especial/simulador-da-copa-do-mundo-2022

Os alunos irão montar o chaveamento e me enviar a foto. Quem acertar o chaveamento dá um brinde. Uma caixa de bombom ou algo do tipo. Assim os alunos ficarão ligados na Copa do mundo pra acompanhar o seu chaveamento. Que tal?

 

Outras sugestões de atividades: (em anexo)

 

 

Atividade: Leitura e interpretação de texto sobre o futebol

FUTEBOL 1935 (Cândido Portinari)

Pintura a óleo/tela 97 x 130 cm

Coleção particular, Rio de Janeiro, RJ

Reprodução de uma obra de arte – Futebol

 

O pintor Cândido Portinari nasceu há 100 anos em Brodowski, cidadezinha do interior paulista. Dali partiu, aos 16 anos, para o Rio de Janeiro, e depois para a Europa. Em Paris, passava horas observando obras de Ticiano e Rafael no Museu do Louvre, sem nada pintar. Foi quando o seu olhar refinado, cosmopolita, encontrou-se com as origens interioranas para forjar o caráter universal da sua obra. 'Daqui fiquei vendo minha terra, fiquei vendo Brodowski como ela é. Aqui não tenho vontade de fazer nada. Vou pintar aquela gente com aquela roupa, com aquela cor... Tenho saudades de Brodowski', escreveu.

As saudades das peladas na infância estão na tela Futebol. As sombras no chão de terra batida eternizam a alegria de meninos descalços batendo bola em plena praça que, mais tarde, serviria de ponto de encontro para as missas de domingo. Hoje, o local abriga o museu Portinari.

 

 

Atividade: “FUTEBOL E ARTE”

   

O futebol é uma das formas de expressão da sociedade brasileira. Como o brasileiro expressa, por meio do futebol, suas alegrias, tristezas, frustrações, conquistas, etc., as manifestações artísticas não poderiam ignorar esse fenômeno. Elabore uma poesia, uma música, um desenho, uma história em quadrinhos, uma charge, ou alguma outra forma de expressão artística que represente o significado do futebol-Brasil- Copa do mundo para você.

 

 

Atividade:

A imagem abaixo apresenta os craques das 32 seleções.

O objetivo é que os alunos identifiquem cada craque que está na imagem e qual a sua seleção respectivamente.

 

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

  • Jogos pré-desportivos e esportivo (futsal e futebol)
  • Queimada

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

 

Atividade: direcionar uma pesquisa sobre as PERSONALIDADES NEGRAS DO FUTEBOL

É impossível contar a trajetória de sucesso do futebol sem falar de jogadores negros. Os africanos e seus descendentes que estão se espalham pelo planeta foram, são e continuarão sendo alguns dos protagonistas do esporte mais popular do mundo. No dia da Consciência Negra, quando o Brasil relembra a morte de Zumbi dos Palmares, apresentamos os sete negros que mudaram a história do futebol.
Vale lembrar que essa lista não apresenta os sete melhores jogadores negros de todos os tempos, mas sim aqueles que transformaram (ou ainda transformam) de alguma forma a modalidade.

 

Dentre as personalidades negras citadas abaixo, escolha uma celebridade e pesquise a sua história pelo futebol, coloque uma foto ou ilustre a imagem pesquisada.

1. PELÉ (BRA) 1956-1977

2. LÊONIDAS DA SILVA (BRA) 1929-1950

3. OBDULIO VARELA (URU) 1936-1955

4. GARRINCHA (BRA) 1953-1972

5. EUSÉBIO(POR)1957-1980

6. JUSTIN FASHANU (ING) 1978-1997

7. GEORGE WEAH (LBR) 1981-2003

 

Outras sugestões de pesquisa: (em anexo)

1.      Escolha uma das personalidades apresentadas e descreva sobre sua história e seus feitos dentro do esporte.

2.      Pesquise sobre atletas negros do futebol em Itamaraju-Ba e sobre seus feitos. (Sugestão de pesquisa - https://pt-br.facebook.com/ligadeitamaraju/).

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

  • Jogos pré-desportivos
  • Jogos de tabuleiro
  • Circuitos

AULA 05

1º Momento: Aula teórica

Leitura e reflexão:

Para esta aula utilizar o artigo de Fernanda Letícia de Souza (em anexo)

Racismo nos esportes é estrutural,

 

Casos de atitudes de ódio motivadas pelo preconceito racial são rotina em muitas localidades. O que historicamente deveria ter ficado no passado, com a abolição da escravatura, ressurge com força cada vez maior atualmente.

O racismo é um problema estrutural da sociedade brasileira e se engana quem acha que a educação tem sido suficiente para mitigar o preconceito.

 

Após a leitura fazer a reflexão do texto.

 

Atividade: Reportagem do Esporte Espetacular com questões de interpretação sobre:

Nós falamos, mas vocês nos ouvem?

Lázaro Ramos e atletas relatam luta contra o racismo.

 

AULA 06

1º momento: Aula prática

  • Jogos pré-desportivos
  • Jogos de tabuleiro
  • Circuitos

AULA 07

 

1º momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será a copa do mundo:

(Curiosidades da copa do mundo)

 

Para início de conversa- O levantamento de conhecimento prévio poderá será feito através das seguintes questões:

  • Como a Copa do Mundo foi inventada? Quem foi o criador?
  • Quais países já sediaram a Copa do Mundo mais de uma vez?
  • O que um país precisa fazer para ser sede da Copa do Mundo?
  • Quais os maiores campeões da Copa do Mundo de Futebol?
  • A Copa do Mundo sempre teve esse nome?
  • Quais as maiores goleadas na história da Copa do Mundo?
  • Apenas duas copas foram decididas nos pênaltis. Sabem quais foram?

 

2º momento:

Aprofundando no tema

Para dá continuidade direcionar a exposição do objeto de conhecimento através de vídeos, slides, textos, dentre outros.

 

Sugestões de atividade:

Atividade:

Questões sobre as curiosidades da copa do mundo. (em anexo)

 

 

AULA 08

1º momento: Aula prática

 

  • Corrida a bandeira

Descrição- duas filas de alunos e ao comando do professor o aluno devera correr com a bola em direção à bandeira e identificar qual o país ela representa.

 

  • Bobinho mágico

Descrição- é formada uma roda com 5 jogadores, que passam a bola com os pés de um para o outro. No centro da roda fica o bobinho que precisa interceptar a bola, quando ele consegue pegar a bola, quem chutar por ultimo toma seu lugar no centro.

 

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro

(   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança. (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x   ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (  x ) Debate; (  ) Relatórios; (   x  ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (  x ) Avaliação da participação; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                          

 

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário