SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 11-2022 |
TEMA:
Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para
discussões étnicas e culturais |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Copa do
Mundo 2022
|
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia,
cidadania e civismo, Multiculturalismo. |
Ano:
6º ao 9º Período: 16/11 a 09/12/2022 Nº de Aulas: 08 IV UNIDADE |
HABILIDADES |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Conhecer as curiosidades da copa do mundo. ·
Interpretar a tabela da competição da copa do
mundo. ·
Conhecer a história das personalidades negras
do futebol. ·
Perceber o racismo e a participação do negro
no esporte. ·
Analisar a relevância e importância dos casos
de racismo e injúria racial no futebol brasileiro diante da divulgação e
exposição que é dada pela mídia. ·
Analisar, a partir das notícias veiculadas
pela mídia, os casos de racismo que tenham acontecido, que tenham envolvido
atletas brasileiros de em jogos ou campeonatos nacionais. ·
Identificar como o futebol brasileiro é
influenciado pela divulgação através da mídia dos casos de racismo. ·
Analisar a relevância do impacto da informação
esportiva no futebol brasileiro a partir dos casos de racismo. ·
Desenvolver o raciocínio, a integração e
socialização através dos jogos de tabuleiro.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica Nesta aula apresentar a tabela com o
sorteio dos grupos dos jogos da copa. Copa do Mundo 2022: veja como ficaram os grupos
após sorteio da Fifa. (EM ANEXO) Após a socialização, orientar a seguinte atividade: Atividade:
Simulador da Copa do Mundo 2022 Quem irá ao mata-mata? E quem levantará a taça?
Dê seus palpites e compartilhe! https://interativos.ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/especial/simulador-da-copa-do-mundo-2022 Os alunos irão montar o
chaveamento e me enviar a foto. Quem acertar o chaveamento dá um brinde. Uma
caixa de bombom ou algo do tipo. Assim os alunos ficarão ligados na Copa do
mundo pra acompanhar o seu chaveamento. Que tal? Outras sugestões de
atividades: (em anexo) Atividade: Leitura e interpretação de texto sobre o futebol FUTEBOL 1935 (Cândido
Portinari) Pintura a óleo/tela 97 x 130
cm Coleção particular, Rio de
Janeiro, RJ Reprodução de uma obra de
arte – Futebol O pintor Cândido Portinari
nasceu há 100 anos em Brodowski, cidadezinha do interior paulista. Dali
partiu, aos 16 anos, para o Rio de Janeiro, e depois para a Europa. Em Paris,
passava horas observando obras de Ticiano e Rafael no Museu do Louvre, sem
nada pintar. Foi quando o seu olhar refinado, cosmopolita, encontrou-se com
as origens interioranas para forjar o caráter universal da sua obra. 'Daqui
fiquei vendo minha terra, fiquei vendo Brodowski como ela é. Aqui não tenho
vontade de fazer nada. Vou pintar aquela gente com aquela roupa, com aquela
cor... Tenho saudades de Brodowski', escreveu. As saudades das peladas na
infância estão na tela Futebol. As sombras no chão de terra batida eternizam
a alegria de meninos descalços batendo bola em plena praça que, mais tarde,
serviria de ponto de encontro para as missas de domingo. Hoje, o local abriga
o museu Portinari. Atividade: “FUTEBOL E ARTE” O futebol é uma das formas de
expressão da sociedade brasileira. Como o brasileiro expressa, por meio do
futebol, suas alegrias, tristezas, frustrações, conquistas, etc., as
manifestações artísticas não poderiam ignorar esse fenômeno. Elabore uma
poesia, uma música, um desenho, uma história em quadrinhos, uma charge, ou
alguma outra forma de expressão artística que represente o significado do
futebol-Brasil- Copa do mundo para você. Atividade: A imagem abaixo apresenta os
craques das 32 seleções. O objetivo é que os alunos
identifiquem cada craque que está na imagem e qual a sua seleção
respectivamente. AULA 02 1º momento: Aula prática
AULA 03 1º momento: Aula teórica Atividade:
direcionar uma pesquisa sobre as PERSONALIDADES
NEGRAS DO FUTEBOL É impossível contar a trajetória de sucesso do futebol
sem falar de jogadores negros. Os africanos e seus descendentes que estão se
espalham pelo planeta foram, são e continuarão sendo alguns dos protagonistas
do esporte mais popular do mundo. No dia da Consciência Negra, quando o
Brasil relembra a morte de Zumbi dos Palmares, apresentamos os sete negros
que mudaram a história do futebol. Dentre as personalidades negras citadas abaixo, escolha
uma celebridade e pesquise a sua história pelo futebol, coloque uma foto ou
ilustre a imagem pesquisada. 2. LÊONIDAS DA
SILVA (BRA) 1929-1950 3. OBDULIO
VARELA (URU) 1936-1955 4. GARRINCHA
(BRA) 1953-1972 5. EUSÉBIO(POR)1957-1980 6. JUSTIN
FASHANU (ING) 1978-1997 7. GEORGE WEAH
(LBR) 1981-2003 Outras sugestões de pesquisa: (em anexo) 1.
Escolha uma das personalidades apresentadas e
descreva sobre sua história e seus feitos dentro do esporte. 2.
Pesquise sobre atletas negros do futebol em
Itamaraju-Ba e sobre seus feitos. (Sugestão de pesquisa -
https://pt-br.facebook.com/ligadeitamaraju/). AULA 04 1º momento: Aula prática
AULA 05 1º Momento: Aula teórica Leitura e reflexão: Para esta aula utilizar o artigo de Fernanda Letícia de Souza (em
anexo) Racismo nos esportes é
estrutural, Casos de atitudes de ódio motivadas pelo
preconceito racial são rotina em muitas localidades. O que historicamente
deveria ter ficado no passado, com a abolição da escravatura, ressurge com
força cada vez maior atualmente. O racismo é um problema
estrutural da sociedade brasileira e se engana quem acha que a educação tem
sido suficiente para mitigar o preconceito. Após a leitura
fazer a reflexão do texto. Atividade: Reportagem do Esporte Espetacular
com questões de interpretação sobre: Nós falamos, mas vocês nos
ouvem? Lázaro Ramos e atletas relatam
luta contra o racismo. AULA 06 1º momento: Aula prática
AULA 07 1º momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será
trabalhado nesta aula será a copa do mundo: (Curiosidades da copa do mundo) Para início de conversa- O levantamento de conhecimento prévio
poderá será feito através das seguintes questões:
2º momento: Aprofundando no tema Para dá
continuidade direcionar a exposição do objeto de conhecimento através de
vídeos, slides, textos, dentre outros. Sugestões de atividade: Atividade: Questões
sobre as curiosidades da copa do mundo. (em anexo) AULA 08 1º momento: Aula prática
Descrição- duas filas de alunos e ao comando do
professor o aluno devera correr com a bola em direção à bandeira e
identificar qual o país ela representa.
Descrição- é formada uma roda com 5 jogadores,
que passam a bola com os pés de um para o outro. No centro da roda fica o
bobinho que precisa interceptar a bola, quando ele consegue pegar a bola,
quem chutar por ultimo toma seu lugar no centro. |
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data
show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jornal; ( ) Revista; ( ) Informativos; ( ) Jogos diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( x ) Resumo; (
) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação; ( )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência
quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser
ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo
com a realidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário