SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2021
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 15/09/2021
HORÁRIO:
8:00h às 10:00h (matutino)
14:00h às 16:00h (vespertino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Oração
2º
Momento: Parábola do Lápis
O menino olhava a avó
escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou-lhe:
– Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma
história sobre mim?
A avó parou a carta,
sorriu, e comentou com o neto:
– Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as
palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando
crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
– Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida...
– Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que,
se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
“Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer
nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e
Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.
“Segunda qualidade: de
vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo e usar o apontador. Isso
faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final ele está mais afiado.
Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa
melhor”.
“Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar
aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é
necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da
justiça”.
“Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua
forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo
que acontece dentro de você”.
“Finalmente, a quinta
qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca”.
– Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e
procure ser consciente de cada ação.
"O tempo cura o
que a razão não consegue curar!"
Autor: Desconhecido
Agora
vamos nos colocar no lugar deste lápis, sim, o da parábola é o mesmo que se
encontra nas mãos de vocês. Reflita e comente as questões abaixo:
1-
Assim como o lápis, você sabe que para viver em sociedade é necessário ter
amigos, apoio. Nesse período pandêmico, e de ensino remoto, quem foi seu ombro
amigo, seu auxílio?
2-
A ponta do lápis quebra, e por isso precisa ser apontada, afiada. Agora
responda: Durante esse período surgiram dificuldades, tal qual a ponta quebrada
do lápis que nos impede de escrever. Como você se permitiu ser moldado, afiado,
refeito, para seguir adiante com suas metas?
3-
Todo lápis quando bem apontado, revela suas qualidades: força, cor, beleza,
tamanho, marca, etc. E você, durante esse período conseguiu mostrar e
compartilhar as suas qualidades, para a realização de algo?
4-
A escrita do lápis pode ser apagada facilmente. Escrever com o lápis nos dá a
oportunidade de apagar algumas reflexões
e reescrever nossa trajetória e ações. Durante esse período você soube rever
seus passos e ações pessoais e profissionais?
5-
Ao escrever o lápis deixa marcas. Durante a sua caminhada, foi possível
perceber e entender as marcas, legados que as outras pessoas compartilharam? Quais
marcas você, conseguiu deixar durante esse percurso? Como?
6-
Ao lermos a parábola do lápis, é possível perceber que todos nós temos um
propósito de vida, uma missão. Qual é a sua missão, propósito, enquanto ser
humano e educador? Está conseguindo cumprir essa missão? Anote essa missão
utilizando esse lápis e este pedaço de papel.
CONCLUSÃO
Lembre-se
sempre e nunca se esqueça, se torne a melhor pessoa que podes ser.
1 – Serás capaz de grandes coisas,
mas somente se permitires ser sustentado pelas mãos de Deus, e deixar que
outros se aproximem para partilhar dos muitos dons que tens.
2 –De tempos em tempos experimentarás
sofrimentos profundos, ao enfrentar os vários problemas, mas isto te será
necessário para te tornares uma pessoa forte.
3 – Serás capaz de corrigir erros
que talvez cometas, e mesmo crescer com eles.
4- O mais importante será sempre o
que está dentro de ti.
5 – Por onde andares, tens de
deixar tuas marcas. Não importa a situação, deves continuar servindo a Deus em
tudo.
Todo mundo é como um lápis: Feito pelo Criador com
um propósito único e especial.
Compreender
e lembrar permite-nos continuar a vida com significado no coração e na relação
diária com Deus.
FOSTE
FEITO PARA REALIZAR GRANDES COISAS!!
Conselho
do Dia
“Ser otimista não tem
nada a ver com ter expectativas; então precisamos desvincular. É, na verdade,
um exercício diário para manter a esperança de que tempos melhores virão,
apesar de coisas ruins acontecerem”, ensina Adriana.
3º
Momento: Apresentação do Plano de operacionalização do retorno às aulas
semipresenciais
4º
Momento: Retorno as aulas semipresenciais/Semana Diagnóstico
Volta
às aulas: como acolher os alunos no retorno às aulas presenciais
A certeza é que a volta às aulas presenciais, em um
cenário atípico, exigirá uma adaptação das escolas. As mudanças não têm relação
apenas com a contenção da pandemia e segurança com a saúde, mas também devem
considerar o acolhimento dos alunos.
Por
que acolher os alunos no retorno às aulas presenciais?
Assim como aconteceu com os adultos, a pandemia
abalou psicologicamente as crianças e jovens. Além do isolamento social, em que
elas precisaram mudar a rotina e ficar em quarentena, outras questões
referentes ao assunto tiveram um impacto grande em suas vidas. Um
deles é o receio de eles próprios ou seus familiares contraírem o vírus.
O
papel dos professores no acolhimento dos alunos
Os
professores têm um papel importantíssimo no acolhimento dos alunos na volta às
aulas presenciais. Eles são os mais próximos dos alunos. Por ter o contato
diário com eles, serão os primeiros a serem procurados em caso de problemas. Por
isso, é preciso que eles se mostrem próximos e à disposição para ouvir e ajudar
diante de qualquer desconforto.
Os
professores também devem estar atentos com relação aos diferentes
comportamentos dos estudantes. Desde atitudes do
dia a dia, até o desempenho escolar. Diante disso, é importante informar os
gestores e responsáveis pelo aluno. Eles também devem ser os responsáveis por
propor as atividades diferentes em aula, como as rodas de conversas.
5º
Momento: Relatos sobre
a aplicação da sétima Sequência Didática trabalhada
Considerações
sobre aplicabilidade das sequências em 35 minutos, cumprimento da metodologia e
alunos participantes das aulas síncronas.
6º
Momento: Direcionamento para elaboração da 11ª Sequência Didática
Sobre
a Sequência Diagnóstica
“Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco” este é o tema Inter curricular a ser
trabalhado. Utilizar uma metodologia que sonde a leitura, a escrita, a produção
textual e a interpretação, porém, abordando o conhecimento sobre o objeto de
conhecimento estudado. Produzir material textual do que está proposto no
Planejamento Anual.
7º
Momento: Pré
Planejamento para acolher os Pais e Alunos nas Escolas.
No
momento, em grupo, os professores rascunham as ideias a serem apresentadas
posteriormente assim que todos tiverem contribuído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário