SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 10-2022 |
TEMA:
Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para
discussões étnicas e culturais |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Copa do
Mundo 2022 |
UNIDADE TEMÁTICA: Esporte |
TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia,
cidadania e civismo, Multiculturalismo. |
Ano:
6º ao 9º Período: 24/10 a 18/11/2022 Nº de Aulas: 08 IV UNIDADE |
HABILIDADES |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Conhecer mais sobre o Catar, país sede; ·
Identificar as características e o significado
do mascote. ·
Conhecer as curiosidades da copa do mundo. ·
Reconhecer a importância da história da copa
do mundo; ·
Compreender as principais características do
país estudado; como suas tradições e culturas; ·
Valorizar a copa do mundo como um evento
importante que reuni vários países. ·
Desenvolver o raciocínio, a integração e
socialização através dos jogos de tabuleiro.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||
AULA 01 1º
Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será
trabalhado nesta aula será a copa do mundo: (Breve história da copa do mundo, A copa
do mundo em Catar 2022) Para início de conversa- O levantamento de conhecimento prévio
poderá será feito através das seguintes questões:
O clima de copa do mundo já
contagia os brasileiros. Durante a competição mais glamorosa do planeta,
todos se transformam em técnicos de futebol. A Copa do Mundo deveria ser uma
oportunidade para que os povos e as nações pudessem se confraternizar em
torno da paz e da busca da prosperidade para todos. Os países mais ricos e
poderosos devem se conscientizar que só será possível vivermos todos com
dignidade, se deixarem suas políticas imperialistas e protecionistas de lado,
e se entregarem de “corpo e alma” na construção de um mundo mais justo e
igualitário para todos. Nós brasileiros esperamos que possamos dar mais uma
grande lição de como se deve jogar bola. Nossos craques estarão encarnando
velhos gênios do futebol, como Pelé, Didi, Vavá, Garrincha, Tostão, Zico,
Romário e tantos outros que honraram a camisa amarela, eternizando a seleção
“Canarinho”. Entreguemo-nos de coração à nossa pátria. Vamos vestir a camisa
da seleção, vamos pendurar a Bandeira do Brasil nas nossas janelas, vamos
provar que, apesar de todas as dificuldades e tristezas que nos têm abatido,
ainda somos felizes por sermos brasileiros e acreditamos que esta é a melhor
nação do mundo para se viver. Vai Brasil! https://www.achegas.net/numero/um/dimas_f.htm 2º momento: Aprofundando no tema Para dá
continuidade direcionar a exposição do objeto de conhecimento através de
vídeos, slides, textos, dentre outros. (Breve
história da copa do mundo, A copa do mundo em Catar 2022) Resumo em anexo AULA 02 1º momento: Aula prática Bobinho O bobinho é um jogo bastante
utilizado como aquecimento pelas equipes de futebol. É formada uma roda com
os jogadores, que passam a bola com os pés de um para o outro. No centro da
roda, fica o bobinho que precisa interceptar a bola. Quando ele consegue
pegar a bola, quem chutou por último toma seu lugar no centro da bola. A brincadeira é bastante
simples e a principal regra é só poder jogar a bola com os pés. O espaço
necessário para jogar é o suficiente para formar a roda com os jogadores. A
vantagem é que é possível brincar até dentro de casa (tomando cuidado com os
móveis e os objetos quebráveis, claro). Jogo da velha humano O jogo da velha humano é uma
excelente atividade para que as crianças aprendam a manipular e a conduzir a
bola, e ainda se sintam motivadas. A turma deverá ser dividida em duas
equipes. O primeiro aluno de cada coluna, ao som do apito, vai conduzir a
bola entre cones até o local que estiver disposto o jogo da velha, que pode
ser feito com 9 arcos. Ao chegar no jogo da velha, o
aluno precisa deixar o colete que representa a cor da sua equipe em uma casa
do jogo da velha. A regra é a mesma da brincadeira original feita no papel.
Ao final, a equipe que completar as linhas do jogo vence. Caso a turma seja grande,
monte mais de um jogo da velha e separe os alunos em pequenos grupos para que
todos possam participar. AULA 03 1º momento: Aula teórica Sugestões de atividade: Atividade
1: Questões sobre o país sede da copa do mundo
2022-Catar (em anexo) Atividade
2: Pesquisar e montar uma linha do tempo com os
países campeões de cada copa realizada.
AULA 04 1º momento: Aula prática Jogos pré-desportivos Jogos de tabuleiro Circuitos AULA 05 1º Momento: Aula teórica Para esta aula direcionar uma
abordagem sobre os mascotes das copas do mundo. Reproduzir as imagens dos
mascotes e apresentar aos alunos. Sondar dessas imagens as que chamaram a
atenção deles e por quê? https://sosprofessoratividades.com/mascotes-das-copas/ Atividade 3: Propor pesquisar as imagens de todos
os mascotes das copas do mundo, escolher apenas 1 e reproduzir o seu desenho
com ilustração e pintura em cartolina para votação e escolha da melhor arte
produzida. Entregar na aula seguinte. Atividade 3: Reproduzir a cópia das imagens dos
mascotes e transformar em um jogos da memória. AULA 06 1º momento: Aula prática Treinamento do futsal para o
Intercolegial. (masculino e feminino) AULA 07 1º momento: Aula teórica Atividade 4: Questões em anexo sobre os mascotes
das copas. Atividade 5: Caça palavras: Países da copa do
mundo 2022 AULA 08 1º momento: Aula prática Corrida a bandeira Descrição- duas filas de
alunos e ao comando do professor o aluno deverá correr com a bola em direção
à bandeira e identificar qual o país ela representa. Bobinho mágico Descrição- é formada uma roda
com 5 jogadores, que passam a bola com os pés de um para o outro. No centro
da roda fica o bobinho que precisa interceptar a bola, quando ele consegue
pegar a bola, quem chutar por último toma seu lugar no centro. Treinamento do futsal para o Intercolegial. (masculino e feminino) |
RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data
show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jornal; ( ) Revista; ( ) Informativos; ( ) Jogos diversos; ( ) Jogos de tabuleiro ( ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( x ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (
) Seminários; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( x ) Resumo; (
) Avaliação escrita; ( x )
Avaliação da participação; ( )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência
quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser
ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo
com a realidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário