10 SD EF 6º AO 9º ANO

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                Nº 10-2022

TEMA: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais

OBJETO DE CONHECIMENTO: Copa do Mundo 2022

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

TEMAS INTEGRADORES: Saúde, ciência e tecnologia, Economia, cidadania e civismo, Multiculturalismo.

Ano: 6º ao 9º          Período: 24/10 a 18/11/2022               Nº de Aulas: 08                 IV UNIDADE

HABILIDADES

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Conhecer mais sobre o Catar, país sede;

·        Identificar as características e o significado do mascote.

·        Conhecer as curiosidades da copa do mundo.

·        Reconhecer a importância da história da copa do mundo;

·        Compreender as principais características do país estudado; como suas tradições e culturas;

·        Valorizar a copa do mundo como um evento importante que reuni vários países.

·        Desenvolver o raciocínio, a integração e socialização através dos jogos de tabuleiro.

  • Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos e circuitos.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será a copa do mundo:

(Breve história da copa do mundo, A copa do mundo em Catar 2022)

 

Para início de conversa- O levantamento de conhecimento prévio poderá será feito através das seguintes questões:

 

  • O que é a copa do mundo?
  • Qual o período de intervalo para ocorrer a copa do mundo?
  • Onde e quando aconteceu a primeira copa do mundo?
  • Qual é o nome da instituição responsável pela criação da copa do mundo?
  • Quantos países participaram da copa em 1930 E quantos irão participar na copa agora em 2022?

 

O clima de copa do mundo já contagia os brasileiros. Durante a competição mais glamorosa do planeta, todos se transformam em técnicos de futebol. A Copa do Mundo deveria ser uma oportunidade para que os povos e as nações pudessem se confraternizar em torno da paz e da busca da prosperidade para todos. Os países mais ricos e poderosos devem se conscientizar que só será possível vivermos todos com dignidade, se deixarem suas políticas imperialistas e protecionistas de lado, e se entregarem de “corpo e alma” na construção de um mundo mais justo e igualitário para todos. Nós brasileiros esperamos que possamos dar mais uma grande lição de como se deve jogar bola. Nossos craques estarão encarnando velhos gênios do futebol, como Pelé, Didi, Vavá, Garrincha, Tostão, Zico, Romário e tantos outros que honraram a camisa amarela, eternizando a seleção “Canarinho”. Entreguemo-nos de coração à nossa pátria. Vamos vestir a camisa da seleção, vamos pendurar a Bandeira do Brasil nas nossas janelas, vamos provar que, apesar de todas as dificuldades e tristezas que nos têm abatido, ainda somos felizes por sermos brasileiros e acreditamos que esta é a melhor nação do mundo para se viver. Vai Brasil!

https://www.achegas.net/numero/um/dimas_f.htm

 

2º momento:

Aprofundando no tema

Para dá continuidade direcionar a exposição do objeto de conhecimento através de vídeos, slides, textos, dentre outros.

(Breve história da copa do mundo, A copa do mundo em Catar 2022) Resumo em anexo

 

AULA 02

1º momento: Aula prática

 

Bobinho

O bobinho é um jogo bastante utilizado como aquecimento pelas equipes de futebol. É formada uma roda com os jogadores, que passam a bola com os pés de um para o outro. No centro da roda, fica o bobinho que precisa interceptar a bola. Quando ele consegue pegar a bola, quem chutou por último toma seu lugar no centro da bola.

A brincadeira é bastante simples e a principal regra é só poder jogar a bola com os pés. O espaço necessário para jogar é o suficiente para formar a roda com os jogadores. A vantagem é que é possível brincar até dentro de casa (tomando cuidado com os móveis e os objetos quebráveis, claro).

 

Jogo da velha humano

O jogo da velha humano é uma excelente atividade para que as crianças aprendam a manipular e a conduzir a bola, e ainda se sintam motivadas. A turma deverá ser dividida em duas equipes. O primeiro aluno de cada coluna, ao som do apito, vai conduzir a bola entre cones até o local que estiver disposto o jogo da velha, que pode ser feito com 9 arcos.

Ao chegar no jogo da velha, o aluno precisa deixar o colete que representa a cor da sua equipe em uma casa do jogo da velha. A regra é a mesma da brincadeira original feita no papel. Ao final, a equipe que completar as linhas do jogo vence.

Caso a turma seja grande, monte mais de um jogo da velha e separe os alunos em pequenos grupos para que todos possam participar.

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Sugestões de atividade:

Atividade 1:

Questões sobre o país sede da copa do mundo 2022-Catar (em anexo)

 

Atividade 2:

Pesquisar e montar uma linha do tempo com os países campeões de cada copa realizada.

 

LINHA DO TEMPO-COPAS DO MUNDO

Anos das copas

Países sede

Países campeões

 

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

Jogos pré-desportivos

Jogos de tabuleiro

Circuitos

AULA 05

1º Momento: Aula teórica

Para esta aula direcionar uma abordagem sobre os mascotes das copas do mundo.

Reproduzir as imagens dos mascotes e apresentar aos alunos. Sondar dessas imagens as que chamaram a atenção deles e por quê?

 

Descrição: https://sosprofessoratividades.com/wp-content/uploads/2018/06/aq-12.jpg

https://sosprofessoratividades.com/mascotes-das-copas/

 

Atividade 3: Propor pesquisar as imagens de todos os mascotes das copas do mundo, escolher apenas 1 e reproduzir o seu desenho com ilustração e pintura em cartolina para votação e escolha da melhor arte produzida. Entregar na aula seguinte.

 

Atividade 3: Reproduzir a cópia das imagens dos mascotes e transformar em um jogos da memória.

AULA 06

1º momento: Aula prática

Treinamento do futsal para o Intercolegial.

(masculino e feminino)

 

 

AULA 07

 

1º momento: Aula teórica

Atividade 4: Questões em anexo sobre os mascotes das copas.

Atividade 5: Caça palavras: Países da copa do mundo 2022

 

 

AULA 08

1º momento: Aula prática

Corrida a bandeira

Descrição- duas filas de alunos e ao comando do professor o aluno deverá correr com a bola em direção à bandeira e identificar qual o país ela representa.

 

Bobinho mágico

Descrição- é formada uma roda com 5 jogadores, que passam a bola com os pés de um para o outro. No centro da roda fica o bobinho que precisa interceptar a bola, quando ele consegue pegar a bola, quem chutar por último toma seu lugar no centro.

 

Treinamento do futsal para o Intercolegial.

(masculino e feminino)

 

 

 

RECURSOS: ( x ) quadro, pincel atômico, apagador; ( x ) Data show; ( x ) Vídeo; ( x ) Computador; (   ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Informativos; ( ) Jogos diversos; (   ) Jogos de tabuleiro

(   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; ( x  ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança. (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( x ) Trabalho; ( x   ) Pesquisa; ( x )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(  ) Cartaz; (  x ) Debate; (  ) Relatórios; (   x  ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (  x ) Avaliação da participação; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                          

 

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário