Visita a Escola Municipal José de Anchieta
No dia 14 de março às 08:00h, eu Uelcineia Jeamonod da Cruz, Articuladora de Geografia,
estive reunida com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais Mojana Souza de Mello Benedito, a
diretora da escola Janete
da Cruz Rocha Santos e alguns professores. Na oportunidade, conversamos sobre o
Programa Brasil na Escola e a necessidade da efetivação dos cadastros dos
professores na plataforma CAEd e o cadastro das turmas de alunos de cada
professor, para ter acesso as Avaliações Diagnósticas e Formativas com objetivo
de receber apoio do MEC na retomada das aulas presenciais e recomposição das
aprendizagens. A plataforma CAEd/UFJF reúne os
cadernos dos testes das Avaliações Formativas do 1º ano do Ensino Fundamental
ao 3º ano do Ensino Médio, devolutivas pedagógicas, recursos formativos e
ferramentas que possibilitam a professores e gestores o acompanhamento
personalizado das aprendizagens. Na plataforma será ainda possível monitorar o
andamento dos programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola. Os
professores já possuíam cadastro no Gov, o que facilitou a realização do
cadastro das turmas. Durante a visita assuntos como medidas de segurança no
retorno presencial, funcionamento do intervalo, tempo de aula e sugestões para
atender os alunos com dificuldades na leitura e escrita. O funcionamento
referente ao tempo de aula, estava reduzido, os horários de aula correspondiam
a 30 minutos, não tinha intervalo, as medidas de segurança estavam conforme os
protocolos de segurança. Durante a primeira quinzena de aula, todos os
componentes estavam comprometidos em fazer o diagnóstico dos alunos, os
articuladores de área orientaram os professores e forneceram as sequências didáticas
elaboradas por eles, com o tema "Escola
como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento".
As visitas estão sendo uma experiência
necessária, na qual, observamos, ouvimos sobre o funcionamento da escola e
construímos caminhos para colocar em prática nossos paradigmas educacionais,
visando à realidade da comunidade onde a escola está inserida. Este documento
tem como finalidade explicitar toda a demanda discutida durante a visita na
referida escola.
Por: Uelcineia Jeamonod da Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário