SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO DE ITAMARAJU
COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
|
||||||||||
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A -
L Í N G U A I N G L E S A
|
||||||||||
ANO: 6º PERÍODO:17
/ 02 a06 / 03 / 2020Nº DE AULAS: 05
|
||||||||||
EIXO
|
UNIDADE
TEMÁTICA
|
|||||||||
Oralidade / Leitura / Escrita
|
Interação discursiva/ Estratégias de
leitura
|
|||||||||
O B J E T O S
D E C O N H E C I ME N T O
|
||||||||||
Construção de laços afetivos e
convívio social. (Cumprimentos ou saudações, despedidas e informações
pessoais)
Compreensão geral e específica:
leitura rápida (skimming, scanning)
Funções e usos da língua inglesa em
sala de aula (Classroomlanguage)
Magic words(palavras mágicas) –Thankyou / Thanks; Excuse me;
Sorry; Please; You’rewelcome; May I come in ?
May I drink some water? May I
go tothetoilet/bathroom?
Goodmorning;
Goodafternoon; Goodnight!
|
||||||||||
H A B I L I D A D E S
|
||||||||||
(EF06LI01)
Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para
utilizar a língua inglesa.
(EF06LI02) Coletar
informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a
escola e a comunidade.
(EF06LI08) Identificar o assunto de
um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
|
||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S
|
||||||||||
Identificar
o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural,
refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa
contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que
concerne ao mundo do trabalho.
|
||||||||||
ETAPAS DAAULA
/ M E T O D O L O G I A
|
||||||||||
1ª aula: Partindo do pressuposto que a maioria de
nossos alunos do 6º ano, estão começando a ter contato com a língua inglesa nesse
momento, precisamos mostrar para eles como nos cumprimentamos nessa língua.
Alguns ainda estão acanhados e sentirão vergonha ou medo de se comunicar com
o colega ou professor, é aí que você ”teacher” deverá tornar a 1ª aula e o 1º
contato com essa nova língua, divertido e descontraído. O professor deverá
chegar na sala cumprimentando os alunos, dando Bom dia! em inglês, (Goodmorning, students!) ou
Boa tarde (Goodafternoon, guys!), de
acordo com o horário da aula, ou usando outros cumprimentos como Hi,
students! / Hello, guys! / Hey, students!
Procure
se apresentar em inglês. Por exemplo, “Mynameis ______
“, “ I
amgoingtobeyourEnglishteacherthisyear”. Logo em seguida
pergunte aos alunos se eles entenderam o que você falou. Traduza tudo o que
foi falado anteriormente, e diga para eles que a partir de agora,terão
contato com outra língua, uma língua estrangeira falada/conhecida no mundo
inteiro. Vamos trabalhar os cumprimentos ou saudações (greetings) oralmente,
falando em português inicialmente, e depois em inglês. Se a aula for de
manhã, como já foi falado “Goodmorning!” e já foi explicado para eles a
tradução, pergunte se sabem como falamos “boa tarde” em inglês ou vice versa.
e assim faremos com todos os
cumprimentos. Sempre terá um aluno que sabe. Estimule a participação desse
aluno, usando palavras de incentivo, como “Excellent!”, “Congratulations!”, “Great!,“Verygood!”. A
medida que for ensinando os cumprimentos, vamos incentivá-los a repetir, para
que possam memorizar. Lembrando que nesse momento, estaremos trabalhando só a
oralidade.
Colocar no quadro os cumprimentos com suas
respectivas traduções. Trabalhar uma palavra cruzada / caça palavras. (em
anexo). Podendo ser desenhada no caderno.
OBS: Pode
ser feito em papel ofício, em uma folha o cumprimento em inglês e na outra em
português. O professor fala o cumprimento em inglês e os alunos mostram a
tradução.
2ª
aula:
Iniciar aula, retomando os cumprimentos da aula anterior. Pequena revisão
oral. Perguntar para os alunos se eles sabem como perguntamos em inglês, Como
você está? / Como vai? Se nenhum deles responderem, falar que é How
are you? (Como você está?). Perguntar também como podemos responder essa
pergunta? Fine, thanks. (Bem, obrigado.) ou I am fine. (Eu
estou bem.). Fazer a pergunta e pedir para darem a resposta, e vice-versa.
Pedir para que perguntem aos colegas, e eles respondem formando um pequeno
diálogo. Fazer com todo o vocabulário de cumprimentos. (Nice tomeetyou. /
Nice tomeetyou, too.), etc. Montar diálogos oralmente com os cumprimentos
aprendidos na aula anterior e nessa.
Sugestão
de diálogos:
Finalizar
a aula com uma retomada do que aprenderam. Pedir para que repitam o diálogo
utilizando seus próprios nomes. Colocar no quadro os diálogos, para que eles
possam ter no caderno. Não esqueça de sempre colocar em inglês e português.
3ª aula:Trabalhar atividades escritas
abordando todo o conteúdo estudado nas aulas anteriores (em anexo), para
melhor fixação do assunto. Corrigir a atividade, socializando.
4ª aula: Iniciar a aula com o vídeo ou a música “Palavras
mágicas”. A partir da música
/vídeo fazer uma conversa informal sobre a forma de tratamento com os
colegas, professores e funcionários da escola.Quem não gosta de ser bem
tratado? Como a célebre frase do "Profeta Gentileza", José Datrino,
diz: "Gentileza gera Gentileza". E, cordialidade e simpatia, além
de serem ações de educação e respeito ao próximo, também podem ser sinônimos
de saúde, bem-estar, autoestima, autoconhecimento e qualidade de vida. Quando
praticamos atos de gentilezas, há uma espécie de contágio saudável nos
ambientes. Um olhar mais doce, um sorriso afável e palavras de carinho e
atenção, como Excuse me
(Com licença), Thanks!
/Thankyou! (Obrigado), Nice tomeetyou!/Gladtomeetyou! (Muito
prazer!), Goodmorning! (Bom dia!), How are you? / Are you ok? (Tudo
bem?), Can I help you? (Posso ajudar?), Please (Por favor), You
are welcome! (De nada), I’msorry (Me desculpa), May I come in?
(Posso entrar?), May I go tothebathroom / toilet? (Posso ir ao
banheiro?)...entre outros, que poderão ser acrescentados, "desarmam"
qualquer violência, proliferando o bem-estar. O ambiente que frequentamos
fica muito mais agradável. Consequentemente, as pessoas se sentem gratas, e
tendem a nos tratar da mesma maneira. É como um efeito dominó: um ato leva ao
outro, e pequenas ações podem fazer grande diferença.
A
música poderá ser impressa ou escrita na lousa. Levar para a sala a música em
áudio ou vídeo. Grifar as palavras mágicas no texto, e trabalhar oralidade em
inglês.
https://www.youtube.com/watch?v=Mn-KI0FuEZ0 (A turma do seu Lobato)
https://www.youtube.com/watch?v=jTUlM8pqLbE (Com letra de música na tela))
5ª aula:Warm-up: Começar a aula fazendo uma pequena encenação com as palavrinhas
mágicas estudadas (sorry: uma trombada no amigo / please: pedindo um lápis /
thankyou: recebendo um presente / excuse-me: entrando na sala atrasado),
entre outras. Pode se criar uma rotina em cada aula.Escolher um aluno que
poderá sortear a "magicword" do dia. O aluno pronuncia a palavrinha
e toda a turma deverá repetir. Quando estiverem bem familiarizados com as
palavras, pode ser aplicado sistema de recompensas para uso das
"magicwords". Para cada situação em que o professor ou alguém da
turma perceber que a palavrinha mágica em Inglês foi usada, o aluno
ganha uma estrelinha. Pode-se fazer a contagem das estrelinhas ao final da semana,
mês ou unidade, e ganharão um prêmio simbólico por ter sido educado também em
Inglês!!! (Um certificado, uma medalha, uma bala).
Reescrever a música,
substituindo as palavras mágicas que estão em português, para inglês ou
vice-versa, dependendo da música escolhida.
Trabalhar atividade para
fixação das palavras, correção com repetição das palavras para melhor
aprendizado da pronúncia.
Obs: Pode ser
feito cartazes das palavras mágicas (magicwords) em inglês e português para
serem afixados na sala/ pátio da escola.
|
||||||||||
RECURSOS
|
||||||||||
Piloto, papel ofício, letra da
música
|
||||||||||
AVALIAÇÃO
|
||||||||||
A avaliação se realizará através do processo de
desenvolvimento das atividades solicitadas.
Participação e observação na realização.
|
7º ANO
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO DE ITAMARAJU
COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
|
|||||||||||||
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A -
L Í N G U A I N G L E S A
|
|||||||||||||
ANO: 7º PERÍODO:17 a06 / 03 / 2020Nº DE AULAS: 05
|
|||||||||||||
EIXO
|
UNIDADE
TEMÁTICA
|
||||||||||||
Oralidade / Leitura / Escrita
|
Interação discursiva / Atitudes e disposições favoráveis do
leitor / Práticas de leitura
|
||||||||||||
O B J E T O S
D E C O N H E C I ME N T O
|
|||||||||||||
Funções e usos da língua inglesa:
convivência e colaboração em sala de aula
Partilha de leitura
Produção de textos escritos, em
formatos diversos, com mediação do professor
|
|||||||||||||
H A B I L I D A D E S
|
|||||||||||||
(EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio
oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e
colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
(EF07LI11) Participar de troca de
opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros
ambientes.
|
|||||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S
|
|||||||||||||
Identificar o lugar de si e o do outro em um
mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a
aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no
mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.
|
|||||||||||||
ETAPAS DAAULA
/ M E T O D O L O G I A
|
|||||||||||||
1ª aula:Apresentação
do professor em inglês. Por exemplo: “Goodmorning/afternoon!
Hi, mynameis _____. I’myourEnglishteacher”. Fazer com que os alunos
também possam se apresentar falando o nome deles, usando a frase em inglês, “Mynameis
____”, para os que quiserem, sem obrigatoriedade.
Depois fazer uma dinâmica “quebra gelo”, que trabalha a afetividade. “O
garotinho chamado amor” (em anexo).
Fazer uma atividade diagnóstica utilizando
desenhoscom os vocabulários/objetos de conhecimento estudados no 6º ano, por
exemplo: adjetivos, cores, membros da família, pronomes pessoais sujeito,
verbo tobe no presente, etc. Divide a sala em 2 grupos A e B. O professor
desenha no quadro, se atentando para desenhar o mesmo conteúdo para os dois
grupos na mesma rodada, e pergunta para o grupo A o que representa aquele
desenho, caso ele não saiba, passa para o grupo B. Ganha o grupo que tiver o
maior número de acertos. Pode levar bala para premiar o grupo vencedor. Em
seguida fazer a avaliação diagnóstica/quiz com perguntas/respostas, questões
objetivas. Pode ser feito diretamente no quadro, e corrigido em seguida ou
digitado.
2ª
aula:Fazer
uma avaliação diagnóstica, a partir de entrevistas, que os alunos irão fazer,
com os colegas. Poderá ser utilizado o modelo abaixo, podendo ser feita
modificações, a critério de cada professor.
Acompanhar as entrevistas, para que os
alunos respondam com sinceridade, e possa ter um diagnóstico real da turma.
3ª
aula:Entregar
a música “Pela Internet”, de Gilberto Gil, colocar para os alunos ouvirem.
Após ouvirem, analisar a letra com eles. Fazer questionamentos em relação as
palavras que estão escritas em inglês. Falar pra eles que estas palavras são
utilizadas em inglês porque não tem palavras equivalentes em português.
Comentar que a língua inglesa está muito presente em nosso dia a dia, em
músicas, filmes, estampas de roupas, vitrines de lojas, etc. Pedir que eles grifem
as palavras que estão em inglês, e se eles sabem o que significa cada uma
delas. Ouvir
novamente a música, prestando atenção na pronúncia. Pode ser feito a leitura
das palavras em inglês e pedir para que eles repitam. Instigá-los a analisar
a letra da música e discutir a respeito do que o compositor quis dizer/mostrar
com essa letra.
Gigabyte é uma unidade de
armazenamento de dados, utilizado em HDs e SSDs, assim como arquivos de forma
geral.
Website é
uma palavra em inglês, composta por duas outras distintas: web (rede)
e site (sítio ou lugar). Sendo um termo
consagrado em qualquer idioma sem precisar de tradução, significa
literalmente, em português do Brasil, “sítio na rede”. Em outra
palavras: “um espaço na web”.
Homepage corresponde
à página inicial, página principal, ou página de entrada de
um sítio eletrônico.
Hackers são
programadores que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja
desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas. Especialista
em algo. Muitas vezes cometemos erros ao comparar hackers
ao ladrão de informações, pessoa especialista em informática no intuito de
roubar informações(cracker).
Mac significa Media Access Control e
é uma espécie de RG de sua placa de rede.
Site é uma coleção de páginas da web organizadas e localizadas
em um servidor na rede. Imagine um site como uma casa onde você reúne seus
móveis (informações do seu site) em cômodos (páginas do seu site).
Correio
eletrônico, ou simplesmente e-mail (abreviatura de eletronic mail), é uma
ferramenta que permite compor, enviar e receber mensagens, textos, figuras e
outros arquivos da Internet.
4ª
aula:Apresentação
da música através de desenhos. Interpretação e socialização dos desenhos.
5ª
aula:A
partir das palavras em inglês que aparece na música, pedir que seja elaborado
um pequeno texto. Poderá ser utilizado outras palavras relacionadas a
Internet, que não apareceram na música, caso eles conheçam. (blog, Wi-fi,,
surf the internet, app, download, password, hashtag, mouse, bluetooth,
backup, etc)
|
|||||||||||||
RECURSOS
|
|||||||||||||
Piloto, papel ofício, desenho,
letra da música
|
|||||||||||||
AVALIAÇÃO
|
|||||||||||||
Participação e interação
durante as atividades propostas.
|
8º ANO e 9º ANO
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO DE ITAMARAJU
COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
|
|||||||||||
S E Q U Ê N C I A D I D Á T I C A -
L Í N G U A I N G L E S A
|
|||||||||||
ANO: 8º e 9ºPERÍODO:17/02 a 06
/ 03 / 2020Nº DE AULAS: 05
|
|||||||||||
EIXO
|
UNIDADE
TEMÁTICA
|
||||||||||
Oralidade / Leitura / Escrita
|
Interação discursiva/Compreensão oral/ Avaliação dos
textos lidos
|
||||||||||
O B J E T O S
D E C O N H E C I ME N T O
|
|||||||||||
Usos de recursos linguísticos e
paralinguísticos no intercâmbio oral
Compreensão de textos orais,
multimodais, de cunho informativo/jornalístico
Reflexão pós-leitura
|
|||||||||||
H A B I L I D A D E S
|
|||||||||||
(EF08LI02) Explorar o uso de recursos
linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos
(gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
(EF08LI03) Construir o sentido global
de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações
relevantes.
(EF09LI09) Compartilhar, com os colegas,
a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de
vista defendidos, com ética e respeito.
|
|||||||||||
C O M P E T Ê N C I A S E S P E C Í F I C A S
|
|||||||||||
Identificar o lugar de si e o do outro em um
mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a
aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no
mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.
|
|||||||||||
ETAPAS DAAULA
/ M E T O D O L O G I A
|
|||||||||||
1ª aula:Fazer
uma avaliação diagnóstica com bingo de palavras em inglês. Colocar uma
relação de palavras com diversos vocabulários estudados (cores, adjetivos,
números cardinais, membros da família, saudações ...), para os alunos
escolherem as palavras para escreverem na cartela. As palavras serão cantadas
em português. Ganha, quem marcar a sequência proposta primeiro. 1º - quina
doida – 5 palavras em qualquer ordem. 2º - quina corrida, 5 palavras na
sequência vertical ou horizontal; 3º - cartela cheia. Ainda pra avaliação
diagnóstica fazer jogo de adivinhações com vocabulário estudado (números
cardinais, cores, adjetivos, saudações, membros da família...) Usar o banco
de palavras em inglês, feito para o bingo. Selecionar uma palavra e cantar a
palavra em inglês, o aluno que souber a tradução vem ao quadro escrever o
significado. Pode ser feito em grupo ou individual. Premiar quem tiver mais
acertos.
2ª
aula:Avaliação
diagnóstica a partir de uma dinâmica de identificação. Elaborar várias
perguntas em inglês e português. Colocar em uma caixa, tocar a música, quando
a música parar quem tiver com a caixa, retira uma pergunta e responde.
Perguntas como: “What’syourname?”; Howold are you?”; “What’syourfathername?”;
“What’syourmother’sname?”; What’syournationality?”; “Where are youfrom?”;
“Howoldisyourmother?”; “Do youhave brothers?”; “What’syouraddress?”;
“Whenisyourbirthday?”; “Whatisyourfavorite color?”; “What’syournickname?”;
“What’syouroccupation?”; “What’syourphonenumber/celphone?”Fazer uma ficha de
identificação para trabalhar as informações pessoais. Por exemplo:
3ª
aula:Englisharoundus: Debate sobre o uso e a
importância do inglês ao nosso redor (produtos, séries, sites, aplicativos,
internet, esportes, jogos, alimentos, etc). Em pequenos grupos pedir para
eles listarem palavras em inglês, relacionadas a internet.Palavras que
utilizamos em inglês porque elas não tem palavras equivalentes em português. Falar
sobre a importância da internet nas
aulas de inglês. Entregar a música “Pela Internet”, de Gilberto Gil, colocar
para os alunos ouvirem. Após ouvirem,
analisar a letra com eles. Fazer questionamentos em relação as palavras que
estão escritas em inglês. Pedir que eles sublinhem as palavras que estão em
inglês, e se eles sabem o que significa cada uma delas. Ouvir novamente a música, prestando atenção
na pronúncia. Pode ser feito a leitura das palavras em inglês e pedir para
que eles repitam. Analisar a letra da música e discutir a respeito do que o
compositor quis dizer/mostrar com essa letra.
Gigabyte é uma unidade de
armazenamento de dados, utilizado em HDs e SSDs, assim como arquivos de forma
geral.
Website é
uma palavra em inglês, composta por duas outras distintas: web (rede)
e site (sítio ou lugar). Sendo um termo
consagrado em qualquer idioma sem precisar de tradução, significa
literalmente, em português do Brasil, “sítio na rede”. Em outra
palavras: “um espaço na web”.
Homepage corresponde
à página inicial, página principal, ou página de entrada de
um sítio eletrônico.
Hackers são
programadores que elaboram e modificam software e hardware de computadores,
seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.
Especialista em algo. Muitas vezes cometemos erros ao comparar hackers
ao ladrão de informações, pessoa especialista em informática no intuito de
roubar informações (cracker).
Mac significa Media Access Control e
é uma espécie de RG de sua placa de rede.
Site é uma coleção de páginas da web organizadas e localizadas
em um servidor na rede. Imagine um site como uma casa onde você reúne seus
móveis (informações do seu site) em cômodos (páginas do seu site).
Correio
eletrônico, ou simplesmente e-mail (abreviatura de eletronic mail), é
uma ferramenta que permite compor, enviar e receber mensagens, textos,
figuras e outros arquivos da Internet.
4ª
aula:Os
alunos farão a apresentação da música através de
desenhos. Interpretação e socialização dos desenhos. Expor os desenhos em
papel madeira.
5ª
aula: A
partir das palavras em inglês que aparecem na música, pedir que seja
elaborado um pequeno texto, sugestão título do texto: “Pela internet”. Poderá
ser utilizado outras palavras relacionadas a Internet, que não apareceram na
música, caso eles conheçam. (layout, blog, Wi-fi, surf the internet, app,
download, password, hashtag, mouse, bluetooth, backup, etc). Expor os
melhores textos.
|
|||||||||||
RECURSOS
|
|||||||||||
Piloto, papel ofício, desenho,
letra da música
|
|||||||||||
AVALIAÇÃO
|
|||||||||||
Participação e interação
durante as atividades propostas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário