1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - INGLÊS 2020

6º ANO


           
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ITAMARAJU
COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A      -     L Í N G U A   I N G L E S A


ANO:    PERÍODO:17 / 02  a06 / 03 / 2020Nº DE AULAS:  05


EIXO


UNIDADE TEMÁTICA


Oralidade / Leitura / Escrita

Interação discursiva/ Estratégias de leitura


O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O


Construção de laços afetivos e convívio social. (Cumprimentos ou saudações, despedidas e informações pessoais)
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Funções e usos da língua inglesa em sala de aula (Classroomlanguage)
Magic words(palavras mágicas)  –Thankyou / Thanks;  Excuse me;  Sorry;  Please;  You’rewelcome;  May I come in ? 
May I drink some water? May I go tothetoilet/bathroom?  Goodmorning;  Goodafternoon;  Goodnight!

H A B I L I D A D E S


(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S


Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

ETAPAS DAAULA   /   M E T O D O L O G I A


1ª aula:  Partindo do pressuposto que a maioria de nossos alunos do 6º ano, estão começando a ter contato com a língua inglesa nesse momento, precisamos mostrar para eles como nos cumprimentamos nessa língua. Alguns ainda estão acanhados e sentirão vergonha ou medo de se comunicar com o colega ou professor, é aí que você ”teacher” deverá tornar a 1ª aula e o 1º contato com essa nova língua, divertido e descontraído. O professor deverá chegar na sala cumprimentando os alunos, dando Bom dia! em inglês,  (Goodmorning, students!) ou Boa tarde (Goodafternoon, guys!), de acordo com o horário da aula, ou usando outros cumprimentos como Hi, students! / Hello, guys! / Hey, students!
Cumprimentos ou Saudações
Olá! Oi – Hi! Hello!
Ei – Hey!
Bom dia! – Goodmorning!
Boa tarde! – Goodafternoon!
Boa noite! – Goodevening! (Olá)
Boa noite! – Goodnight! (Tchau)
Despedidas
Tchau! – Goodbye! Bye!
Até logo! – Seeyou!
 Te vejo mais tarde / depois! – Seeyou later!
Até amanhã! – Seeyoutomorrow!

Procure se apresentar em inglês. Por exemplo, “Mynameis ______ “,  “ I amgoingtobeyourEnglishteacherthisyear”. Logo em seguida pergunte aos alunos se eles entenderam o que você falou. Traduza tudo o que foi falado anteriormente, e diga para eles que a partir de agora,terão contato com outra língua, uma língua estrangeira falada/conhecida no mundo inteiro. Vamos trabalhar os cumprimentos ou saudações (greetings) oralmente, falando em português inicialmente, e depois em inglês. Se a aula for de manhã, como já foi falado “Goodmorning!” e já foi explicado para eles a tradução, pergunte se sabem como falamos “boa tarde” em inglês ou vice versa.  e assim faremos com todos os cumprimentos. Sempre terá um aluno que sabe. Estimule a participação desse aluno, usando palavras de incentivo, como “Excellent!”, “Congratulations!”, “Great!,“Verygood!”. A medida que for ensinando os cumprimentos, vamos incentivá-los a repetir, para que possam memorizar. Lembrando que nesse momento, estaremos trabalhando só a oralidade.









Colocar no quadro os cumprimentos com suas respectivas traduções. Trabalhar uma palavra cruzada / caça palavras. (em anexo). Podendo ser desenhada no caderno.

OBS: Pode ser feito em papel ofício, em uma folha o cumprimento em inglês e na outra em português. O professor fala o cumprimento em inglês e os alunos mostram a tradução.


2ª aula: Iniciar aula, retomando os cumprimentos da aula anterior. Pequena revisão oral. Perguntar para os alunos se eles sabem como perguntamos em inglês, Como você está? / Como vai? Se nenhum deles responderem, falar que é How are you? (Como você está?). Perguntar também como podemos responder essa pergunta? Fine, thanks. (Bem, obrigado.) ou I am fine. (Eu estou bem.). Fazer a pergunta e pedir para darem a resposta, e vice-versa. Pedir para que perguntem aos colegas, e eles respondem formando um pequeno diálogo. Fazer com todo o vocabulário de cumprimentos. (Nice tomeetyou. / Nice tomeetyou, too.), etc. Montar diálogos oralmente com os cumprimentos aprendidos na aula anterior e nessa.

Cumprimentos ou Saudações
Como vai você? – How are you?
Eu estou bem. – I am fine.
Bem, obrigado. – Fine, thanks
Prazer em conhecê-lo! – Nice tomeetyou!
Prazer em conhecê-lo, também! – Nice tomeetyou, too!


Sugestão de diálogos:

DIÁLOGO 1
Student: Goodmorning, teacher!
Teacher: Goodmorning!
Student: How are you!
Teacher: I am fine.
Student: Nice tomeetyou.
Teacher: Nice tomeetyou, too.
Student: Seeyoutomorrow.
Teacher: Seeyou.

DIÁLOGO 2
Student: Goodafternoon!
Teacher: Goodafternoon!
Student: Whatisyourname?
Teacher: Mynameis ............
Student: How are you?
Teacher: Fine, thanks.Andyou?
Student: I am fine.
Teacher: Goodbye.
Student: Bye.


DIÁLOGO 3
Teacher: Hi!I’m ____. What´syourname?
Student: Hi!Mynameis ________ .
Teacher: How are you?
Student: I’m fine. Andyou?
Teacher: I am ok.
Student: Nice tomeetyou.
Teacher Nice tomeetyou, too.



Finalizar a aula com uma retomada do que aprenderam. Pedir para que repitam o diálogo utilizando seus próprios nomes. Colocar no quadro os diálogos, para que eles possam ter no caderno. Não esqueça de sempre colocar em inglês e português.





3ª aula:Trabalhar atividades escritas abordando todo o conteúdo estudado nas aulas anteriores (em anexo), para melhor fixação do assunto. Corrigir a atividade, socializando.

4ª aula: Iniciar a aula com o vídeo ou a música “Palavras mágicas”.  A partir da música /vídeo fazer uma conversa informal sobre a forma de tratamento com os colegas, professores e funcionários da escola.Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre frase do "Profeta Gentileza", José Datrino, diz: "Gentileza gera Gentileza". E, cordialidade e simpatia, além de serem ações de educação e respeito ao próximo, também podem ser sinônimos de saúde, bem-estar, autoestima, autoconhecimento e qualidade de vida. Quando praticamos atos de gentilezas, há uma espécie de contágio saudável nos ambientes. Um olhar mais doce, um sorriso afável e palavras de carinho e atenção, como Excuse me (Com licença), Thanks! /Thankyou! (Obrigado), Nice tomeetyou!/Gladtomeetyou! (Muito prazer!), Goodmorning! (Bom dia!), How are you? / Are you ok? (Tudo bem?), Can I help you? (Posso ajudar?), Please (Por favor), You are welcome! (De nada), I’msorry (Me desculpa), May I come in? (Posso entrar?), May I go tothebathroom / toilet? (Posso ir ao banheiro?)...entre outros, que poderão ser acrescentados, "desarmam" qualquer violência, proliferando o bem-estar. O ambiente que frequentamos fica muito mais agradável. Consequentemente, as pessoas se sentem gratas, e tendem a nos tratar da mesma maneira. É como um efeito dominó: um ato leva ao outro, e pequenas ações podem fazer grande diferença. 
A música poderá ser impressa ou escrita na lousa. Levar para a sala a música em áudio ou vídeo. Grifar as palavras mágicas no texto, e trabalhar oralidade em inglês.
https://www.youtube.com/watch?v=l0j7H6KCY7k   (Eliana)                       
https://www.youtube.com/watch?v=jTUlM8pqLbE  (Com letra de música na tela))


Palavrinha mágicas
A turma do seu Lobato / Eliana

Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
A benção mãe, a benção pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
Se alguém fizer o bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se agente tem, o que?

Palavrinhas Mágicas

Milena Stepanienco

 

Palavrinhas mágicas
Eu vou te ensinar
A ter educação em todo lugar
Se quiser alguma coisa, peça sempre por favor
Com licença você diz, pra falar com o professor
Quando chega de manhã, na escola pra estudar
Diga logo assim bom dia
Peça desculpas quando errar
E pra agradecer alguém, obrigado você vai falar
Palavrinhas mágicas
Eu vou te ensinar
A ter educação em todo lugar
Palavrinhas mágicas
Eu vou te ensinar
Agora em inglês
Você vai ter que falar
Se quiser alguma coisa, peça sempre please
Pra falar com o professor, excuse você diz
Quando chega de manhã, na escola pra estudar
Diga logo assim goodmorning
I'msorry quando errar
E pra agradecer alguém, thankyou você vai falar
Magic words
Eu vou te ensinar
Agora em inglês
Você vai ter que falar
Palavrinhas mágicas
Eu vou te ensinar
A ter educação em todo lugar

 

Palavras mágicas

O Diário De Mika

 

Existem palavras mágicas
de muito valor
Com licença, obrigado
Me desculpe e por favor

Se alguém estiver na frente
e você quiser passar
é só falar com licença
que ele logo sairá

Obrigado é a palavra
que agradece um favor
ou presente que foi dado
com carinho e amor

Pra aquele pisão no pé (ai!)
Mesmo dado sem querer
diga logo me desculpe
pro problema resolver

Se quer alguma coisa
ou alguém pra ajudar
por favor são as palavras
que você precisa usar


 




5ª aula:Warm-up: Começar a aula fazendo uma pequena encenação com as palavrinhas mágicas estudadas (sorry: uma trombada no amigo / please: pedindo um lápis / thankyou: recebendo um presente / excuse-me: entrando na sala atrasado), entre outras. Pode se criar uma rotina em cada aula.Escolher um aluno que poderá sortear a "magicword" do dia. O aluno pronuncia a palavrinha e toda a turma deverá repetir. Quando estiverem bem familiarizados com as palavras, pode ser aplicado sistema de recompensas para uso das "magicwords". Para cada situação em que o professor ou alguém da turma perceber que a palavrinha mágica em Inglês foi usada, o aluno ganha uma estrelinha. Pode-se fazer a contagem das estrelinhas ao final da semana, mês ou unidade, e ganharão um prêmio simbólico por ter sido educado também em Inglês!!! (Um certificado, uma medalha, uma bala).
Reescrever a música, substituindo as palavras mágicas que estão em português, para inglês ou vice-versa, dependendo da música escolhida.
Trabalhar atividade para fixação das palavras, correção com repetição das palavras para melhor aprendizado da pronúncia.
Obs: Pode ser feito cartazes das palavras mágicas (magicwords) em inglês e português para serem afixados na sala/ pátio da escola.

RECURSOS

Piloto, papel ofício, letra da música


AVALIAÇÃO


A avaliação se realizará através do processo de desenvolvimento das atividades solicitadas.
Participação e observação na realização.






7º ANO

           
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ITAMARAJU
COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A      -     L Í N G U A   I N G L E S A


ANO:    PERÍODO:17  a06 / 03 / 2020Nº DE AULAS:  05


EIXO


UNIDADE TEMÁTICA


Oralidade / Leitura / Escrita

Interação discursiva / Atitudes e disposições favoráveis do leitor / Práticas de leitura

O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O


Funções e usos da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aula
Partilha de leitura
Produção de textos escritos, em formatos diversos, com mediação do professor

H A B I L I D A D E S


(EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S


Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

ETAPAS DAAULA  /   M E T O D O L O G I A


1ª aula:Apresentação do professor em inglês. Por exemplo: “Goodmorning/afternoon! Hi, mynameis _____. I’myourEnglishteacher”. Fazer com que os alunos também possam se apresentar falando o nome deles, usando a frase em inglês, “Mynameis ____”, para os que quiserem, sem obrigatoriedade. Depois fazer uma dinâmica “quebra gelo”, que trabalha a afetividade. “O garotinho chamado amor” (em anexo).
Fazer uma atividade diagnóstica utilizando desenhoscom os vocabulários/objetos de conhecimento estudados no 6º ano, por exemplo: adjetivos, cores, membros da família, pronomes pessoais sujeito, verbo tobe no presente, etc. Divide a sala em 2 grupos A e B. O professor desenha no quadro, se atentando para desenhar o mesmo conteúdo para os dois grupos na mesma rodada, e pergunta para o grupo A o que representa aquele desenho, caso ele não saiba, passa para o grupo B. Ganha o grupo que tiver o maior número de acertos. Pode levar bala para premiar o grupo vencedor. Em seguida fazer a avaliação diagnóstica/quiz com perguntas/respostas, questões objetivas. Pode ser feito diretamente no quadro, e corrigido em seguida ou digitado.

2ª aula:Fazer uma avaliação diagnóstica, a partir de entrevistas, que os alunos irão fazer, com os colegas. Poderá ser utilizado o modelo abaixo, podendo ser feita modificações, a critério de cada professor.

NOME DO COLEGA ENTREVISTADO
NOMEAR 3 OU MAIS CORES EM INGLÊS
CONTAR ATÉ 10 OU MAIS EM INGLÊS
APRESENTAR-SE EM INGLÊS
NOMEAR  4 OU MAIS MEMBROS DA FAMÍLIA EM INGLÊS
NOMEAR 3 OU MAIS ADJETIVOS EM INGLÊS







Acompanhar as entrevistas, para que os alunos respondam com sinceridade, e possa ter um diagnóstico real da turma.





3ª aula:Entregar a música “Pela Internet”, de Gilberto Gil, colocar para os alunos ouvirem. Após ouvirem, analisar a letra com eles. Fazer questionamentos em relação as palavras que estão escritas em inglês. Falar pra eles que estas palavras são utilizadas em inglês porque não tem palavras equivalentes em português. Comentar que a língua inglesa está muito presente em nosso dia a dia, em músicas, filmes, estampas de roupas, vitrines de lojas, etc. Pedir que eles grifem as palavras que estão em inglês, e se eles sabem o que significa cada uma delas.  Ouvir novamente a música, prestando atenção na pronúncia. Pode ser feito a leitura das palavras em inglês e pedir para que eles repitam. Instigá-los a analisar a letra da música e discutir a respeito do que o compositor quis dizer/mostrar com essa letra.
Gigabyte é uma unidade de armazenamento de dados, utilizado em HDs e SSDs, assim como arquivos de forma geral.
Website é uma palavra em inglês, composta por duas outras distintas: web (rede) e site (sítio ou lugar). Sendo um termo consagrado em qualquer idioma sem precisar de tradução, significa literalmente, em português do Brasil, “sítio na rede”. Em outra palavras: “um espaço na web”.
Homepage corresponde à página inicial, página principal, ou página de entrada  de um sítio eletrônico
Hackers são programadores que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas. Especialista em algo. Muitas vezes cometemos erros ao comparar hackers ao ladrão de informações, pessoa especialista em informática no intuito de roubar informações(cracker).
Mac significa Media Access Control e é uma espécie de RG de sua placa de rede.
Site é uma coleção de páginas da web organizadas e localizadas em um servidor na rede. Imagine um site como uma casa onde você reúne seus móveis (informações do seu site) em cômodos (páginas do seu site).
Correio eletrônico, ou simplesmente e-mail (abreviatura de eletronic mail), é uma ferramenta que permite compor, enviar e receber mensagens, textos, figuras e outros arquivos da Internet.

4ª aula:Apresentação da música através de desenhos. Interpretação e socialização dos desenhos.

5ª aula:A partir das palavras em inglês que aparece na música, pedir que seja elaborado um pequeno texto. Poderá ser utilizado outras palavras relacionadas a Internet, que não apareceram na música, caso eles conheçam. (blog, Wi-fi,, surf the internet, app, download, password, hashtag, mouse, bluetooth, backup, etc)


RECURSOS


Piloto, papel ofício, desenho, letra da música


AVALIAÇÃO


Participação e interação durante as atividades propostas.





8º ANO e 9º ANO


           
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ITAMARAJU
COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

S E Q U Ê N C I A       D I D Á T I C A      -     L Í N G U A   I N G L E S A


ANO:  8º e 9ºPERÍODO:17/02  a  06 / 03 / 2020Nº DE AULAS:  05


EIXO


UNIDADE TEMÁTICA


Oralidade / Leitura / Escrita


Interação discursiva/Compreensão oral/ Avaliação dos textos lidos
O B J E T O S   D E   C O N H E C I ME N T O


Usos de recursos linguísticos e paralinguísticos no intercâmbio oral
Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho informativo/jornalístico
Reflexão pós-leitura
H A B I L I D A D E S


(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
(EF09LI09) Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos, com ética e respeito.

C O M P E T Ê N C I A S     E S P E C Í F I C A S


Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.

ETAPAS DAAULA   /   M E T O D O L O G I A


1ª aula:Fazer uma avaliação diagnóstica com bingo de palavras em inglês. Colocar uma relação de palavras com diversos vocabulários estudados (cores, adjetivos, números cardinais, membros da família, saudações ...), para os alunos escolherem as palavras para escreverem na cartela. As palavras serão cantadas em português. Ganha, quem marcar a sequência proposta primeiro. 1º - quina doida – 5 palavras em qualquer ordem. 2º - quina corrida, 5 palavras na sequência vertical ou horizontal; 3º - cartela cheia. Ainda pra avaliação diagnóstica fazer jogo de adivinhações com vocabulário estudado (números cardinais, cores, adjetivos, saudações, membros da família...) Usar o banco de palavras em inglês, feito para o bingo. Selecionar uma palavra e cantar a palavra em inglês, o aluno que souber a tradução vem ao quadro escrever o significado. Pode ser feito em grupo ou individual. Premiar quem tiver mais acertos.

2ª aula:Avaliação diagnóstica a partir de uma dinâmica de identificação. Elaborar várias perguntas em inglês e português. Colocar em uma caixa, tocar a música, quando a música parar quem tiver com a caixa, retira uma pergunta e responde. Perguntas como: “What’syourname?”; Howold are you?”; “What’syourfathername?”; “What’syourmother’sname?”; What’syournationality?”; “Where are youfrom?”; “Howoldisyourmother?”; “Do youhave brothers?”; “What’syouraddress?”; “Whenisyourbirthday?”; “Whatisyourfavorite color?”; “What’syournickname?”; “What’syouroccupation?”; “What’syourphonenumber/celphone?”Fazer uma ficha de identificação para trabalhar as informações pessoais. Por exemplo:
Name:
Date ofbirth:
Age:
Phone number:
Address:
Occupation:
Father’sname:
Placeofbirth:
Mother’sname:








3ª aula:Englisharoundus: Debate sobre o uso e a importância do inglês ao nosso redor (produtos, séries, sites, aplicativos, internet, esportes, jogos, alimentos, etc). Em pequenos grupos pedir para eles listarem palavras em inglês, relacionadas a internet.Palavras que utilizamos em inglês porque elas não tem palavras equivalentes em português. Falar sobre a  importância da internet nas aulas de inglês. Entregar a música “Pela Internet”, de Gilberto Gil, colocar para os alunos ouvirem.  Após ouvirem, analisar a letra com eles. Fazer questionamentos em relação as palavras que estão escritas em inglês. Pedir que eles sublinhem as palavras que estão em inglês, e se eles sabem o que significa cada uma delas.  Ouvir novamente a música, prestando atenção na pronúncia. Pode ser feito a leitura das palavras em inglês e pedir para que eles repitam. Analisar a letra da música e discutir a respeito do que o compositor quis dizer/mostrar com essa letra.
Gigabyte é uma unidade de armazenamento de dados, utilizado em HDs e SSDs, assim como arquivos de forma geral.
Website é uma palavra em inglês, composta por duas outras distintas: web (rede) e site (sítio ou lugar). Sendo um termo consagrado em qualquer idioma sem precisar de tradução, significa literalmente, em português do Brasil, “sítio na rede”. Em outra palavras: “um espaço na web”.
Homepage corresponde à página inicial, página principal, ou página de entrada  de um sítio eletrônico
Hackers são programadores que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas. Especialista em algo. Muitas vezes cometemos erros ao comparar hackers ao ladrão de informações, pessoa especialista em informática no intuito de roubar informações (cracker).
Mac significa Media Access Control e é uma espécie de RG de sua placa de rede.
Site é uma coleção de páginas da web organizadas e localizadas em um servidor na rede. Imagine um site como uma casa onde você reúne seus móveis (informações do seu site) em cômodos (páginas do seu site).
Correio eletrônico, ou simplesmente e-mail (abreviatura de eletronic mail), é uma ferramenta que permite compor, enviar e receber mensagens, textos, figuras e outros arquivos da Internet.

4ª aula:Os alunos farão a apresentação da música através de desenhos. Interpretação e socialização dos desenhos. Expor os desenhos em papel madeira.

5ª aula: A partir das palavras em inglês que aparecem na música, pedir que seja elaborado um pequeno texto, sugestão título do texto: “Pela internet”. Poderá ser utilizado outras palavras relacionadas a Internet, que não apareceram na música, caso eles conheçam. (layout, blog, Wi-fi, surf the internet, app, download, password, hashtag, mouse, bluetooth, backup, etc). Expor os melhores textos.

RECURSOS


Piloto, papel ofício, desenho, letra da música


AVALIAÇÃO


Participação e interação durante as atividades propostas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário