Escola: ____________________________ Data: 07-03 a 18-03-2022 8º Ano/ Aluno (a): _______________________________________________________________________________ Professor (a): _________________________Componente Curricular: Geografia Turno:______________ |
Tema::“A Gestão da sala de aula:
Construindo caminhos para a aprendizagem significativa”. Subtema: Caminhos em Geografia para uma aprendizagem
significativa. ANO: 8º e 9º anos Turma: _____ Período:
19/02 a 08/03/2024 Nº
de aulas: 06 |
PROFESSOR!!!
Um ano letivo estamos iniciando e eu
desejo que seja um ano incrível repleto de aprendizado, precisando ser
consideradas algumas situações especiais como alunos desmotivados, para esse momento é preciso dedicação especial no diagnóstico, ser bem específicos
nos dados observados e colhidos. Priorizando a escuta de todos os alunos,
colhendo assim muitas informações.
É importante que o
professor entenda como está seus alunos, “Ampliar um olhar para o aluno, não
focar só em conteúdo específicos ir além de verificar se o aluno sabe ler e
escrever. Olhe para o socoemocional, acolhendo esse aluno e atendendo
requisitos para desenvolver as competências socioemocionais.
As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem
e que se conectam a capacidade de cada indivíduo lidar com suas próprias emoções,
desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de
colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS:
- Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva;
- Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora
e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências,
ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem
ao entendimento mútuo.
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade
para lidar com elas.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
OBJETIVOS:
• Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as
características individuais de cada um;
• Valorizar a importância do coletivo e das
relações com os amigos;
• Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo
ETAPAS DA
AULA / METODOLOGIA
APRESENTAÇÃO
DO TEMA :“Valores em Pauta :
Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.
1º AULA
Etapa
1 e 2: Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos
estudantes. Em seguida desenvolver uma das dinâmicas ( Texto ou vídeo )a
seguir:
Dinâmica
: Quem eu sou faz a diferença.
Uma
professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos seus formandos
dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua vida de mestra. Chamou um de
cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada um a diferença que
tinham feito para ela e para os outros da turma. Então deu a cada um uma fita
azul, gravada com letras douradas que diziam: “Quem Eu Sou Faz a Diferença!”.
Mais
adiante, resolveu propor um Projeto para a turma, para que pudessem ver o
impacto que o reconhecimento positivo pode ter na comunidade. Deu para cada um
dos alunos mais três fitas azuis com os mesmos dizeres, e os orientou a
entregarem as fitas para as pessoas de seu conhecimento que achavam que
desempenhavam um papel diferente, que faziam a diferença. Que deveriam poder
acompanhar os resultados para ver quem homenagearia quem, e informar esses
resultados à classe ao final de uma semana.
Um
dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa próxima, e o
homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira. Deu-lhe uma fita azul,
pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras duas fitas dizendo:
“Estamos desenvolvendo um projeto de classe” sobre reconhecimento, e
gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma fita
azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também pudesse homenagear outra
pessoa, e assim manter este processo vivo. Pediu: “Depois, por favor, me conte
o que aconteceu.”
Mais
tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era
conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez seu chefe se
sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo. O chefe
pareceu ficar muito surpreso. O executivo subalterno perguntou a ele se
aceitaria uma fita azul e se permitiria que colocasse nele.
O
chefe surpreso disse: “É claro!” Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima
do coração. O executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: “Leve esta
outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito.” E explicou sobre o
projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.
No
final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14 anos e o
fez sentar-se diante dele, dizendo: “A coisa mais incrível me aconteceu hoje.
Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos veio e me deu uma fita
azul pelo meu gênio criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me
colocou esta fita que diz que: “Quem Eu Sou Faz a Diferença”. Deu-me uma
fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse
merecedora de igual reconhecimento. Quando vinha para casa, enquanto dirigia,
fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você... Gostaria de
homenageá-lo! Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou
muita atenção a você. Às vezes grito por não conseguir notas melhores na
escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas hoje, agora, me deu
vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, para dizer-lhe que você faz uma
grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante da
minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu te amo!”
Surpreso
o garoto respondeu: “Pai, poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi
uma carta de despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia
decidido ir embora e lhes pedindo perdão. Pretendia ir enquanto vocês dormiam.
Achei que vocês não se importavam comigo. A carta está lá em cima, mas acho que
afinal, não vou precisar dela mesmo”.
Seu
pai foi lá em cima e encontrou uma carta cheia de angústia e de dor. O homem
foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não era mais
ranzinza e fez questão de que cada um dos seus subordinados soubesse a
diferença que cada um fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou muitos
outros a planejarem suas carreiras e nunca se esqueceu de dizer-lhes o quanto
cada um havia feito diferença em sua vida. Sendo um deles o filho do próprio
chefe.
A
consequência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele
aprendeu uma grande lição. De que "Quem Você É Faz sim, uma Grande
Diferença".
Vídeo:
A AULA https://www.youtue.com/watch?v=D3xt5JKBZy4 (duração de 2 minutos). A Aula é uma animação ritmada que retrata o
universo de uma sala de aula e seus estereótipos.
O
objetivo deste projeto é ilustrar com uma crítica divertida
os personagens clássicos que, apesar de toda evolução tecnológica, ainda
persistem no ambiente escolar.
·
Quais
sentimentos o vídeo transmite?
·
Porque
esse vídeo mexe com nossos sentimentos?
·
Ao
assistir esse vídeo, que tipos de sentimentos despertam em você.
·
Com
qual aluno você se identifica? Caso não se identifica, justifique.
·
Em
relação a sala de aula.Quem eu sou faz a diferença!
Sugestão: Use metodologias
ativas de ensino e aprendizagem.Na aprendizagem por projetos, por exemplo, os
estudantes desenvolvem a autogestão,
pois têm que se organizar, planejar e persistir frente à dificuldade. No
trabalho em grupo, praticam a escuta ativa e aprendem a se posicionar e
interagir com empatia e respeito.
Obs. Esse material é para
se trabalhar com o 8º ano e 9º ano e
lembrando que o professor é livre para utilizar outras sugestões desde que não
fuja do objeto de conhecimento.
2º AULA
Etapa
1 : Esta
aula esta estruturada em 2 etapas, sabemos que cada turma tem: uma realidade,
uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a
realização das atividades. Mas lembre-se que seu papel é fundamental para que
os alunos possam ampliar a visão de mundo.
Iniciar com um levantamento
prévio sobre a aula anterior, discussão
e questionamento sobre a dinâmica realizada e o que mais chamou atenção. Em
seguida diagnóstico dos estudantes, com
o objetivo de garantir a coleta de informações que vão
permitir traçar o perfil da turma, o que os estudantes já sabem e o que ainda
precisam desenvolver, priozando a leitura e escrita.
Dinâmica com o barbante
Material (
rolo de barbante e uma lista de perguntas sobre conteúdos do componente
curricular de Geografia trabalhados no ano anterior).
Passo a passo:
Nesta dinâmica
com o barbante irá ser pego o rolo de barbante e passar pela sala, cada estudante que for
pegando no barbante terá que responder perguntas sobre o conteúdos do
componente curricular de Geografia do ano anterior e os alunos vão segurando o
seu barbante até se formar uma teia com o barbante em toda sala de aula.
Objetivo: criar uma atmosfera
divertida, estimulante e interativa na sala de aula.
Etapa
2 : Após
a dinâmica promover um momento de escuta onde o professor provoca no estudante
a expor, escritos no caderno ou em relatos o que ele conseguiu aprender no ano anterior e quais suas dificuldades no
aprendizado.
3º AULA
Etapa
1 e 2: Nestas etapas o professor testa os conhecimentos prévio
dos estudantes em uma atividade disponível na apostila ou fica a critério do
professor a forma de aplicar a atividade diagnóstica. Em seguida se houver
tempo fazer a correção da atividade
4º AULA
Etapa
1 e 2: Dando continuação a aula anterior com a correção da
atividade. Momento de tirá possíveis dúvidas. Manter diálogo com os estudantes
na correção das atividades, buscando outro tipo de explicação, procurando o
desafio ou argumentoque através do erro torna o aluno mais consciente.
5º AULA
Etapa
1 e 2: Iniciar as etapas explanando sobre o que se aprende em
Geografia? Aproveitando o momento para questionamentos e socialização.
Sugestão texto
Geografia:
Geografia – é a ciência que estuda as relações
existentes entre o homem e o meio, ou seja, todas as inter-relações que ocorrem
entre o ser humano e o quadro natural que o cerca.
Ao estudar a paisagem, a
Geografia vale-se dos resultados e dos métodos de outras ciências,
utilizando-se dos conhecimentos das ciências exatas, como a Física e
a Química – (Geografia Física); e das ciências humanas, como
a História e a Sociologia – (Geografia
Humana).
A Geografia divide-se em:
a) Física: Geomorfologia
(relevo), Hidrografia (rios e oceanos), Climatologia (Clima) e a Biogeografia
(seres vivos).
b) Política: Geopolítica
c) Humana: População,
Urbana, Comércio, Rural, Indústria, Energia etc.
Como estudar Geografia?
A Geografia estuda as relações entre o
homem e o meio e esses dois elementos são por natureza extremamente dinâmicos e
modificam continuamente. A Geografia parte da descrição para chegar à
explicação dos fenômenos que estuda, e esse processo divide-se em três fases:
· observação do
fenômeno que se pretende estudar e descrição de como ele se apresenta no
espaço;
·
análise das relações que o fenômeno estudado tem com
outros aspectos da paisagem;
·
tentativa de descobrir as causas que geraram o fenômeno
estudado.
É
importante lembrar que a Geografia tem como meio de expressão os mapas (Cartografia).
Etapa
2 : Solicitar
os estudantes a fazer a leitura
compartilhada da letra da música, texto contido nas composições vocais,
promovendo a oralidade, a reflexão e favorecendo o raciocínio claro.
Desta
forma os alunos adquirem uma posição ativa em seu processo de aprendizagem,
pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento prévio e
desenvolvendo assim, habilidades de leitura e interpretação.
6º AULA
SUGESTÃO
PARA O 8º ANO:
Etapa
1 e 2: Iniciar a etapa com levantamento prévio da aula anterior. Em seguida fazer a introdução do objeto de conhecimento sobre “Espaço geográfico e geopolítica
mundial Geopolíticas e relações
internacional) sugerir se possível, que os estudantes copie em seu caderno
o texto disponível e respondam algumas questões, desenvolvendo assim, a
capacidade de analisar, refletir, questionar e tomar uma posição pessoal sobre
o que lê.
O
ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GEOPOLÍTICA MUNDIAL
O
termo geopolítica foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén,
entre o final do século XIX e o início do século XX, inspirado na obra
Geografia Política, Friedrich Ratzel, publicada em 1897. Entretanto, foram os
trabalhos do geógrafo alemãoKarl Ernest Haushofer e do britânico Halford John
Mackinder que fundamentaram e delinearam a geopolítica clássica, que consiste
em um instrumento da política externa de um país, baseado na valorização do
território como forma de exercer a hegemonia mundial. Pode-se definir
geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar
seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção
no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são
conceitos - chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos,
cada termo se refere a conceitos distintos, muito importantes para entender o
mundo atual.
Diferença
entre Estado, país, Nação e território Apesar de se apresentarem em um mesmo
contexto, existem várias diferenças entre conceitos de Estado, País, Nação e
Território. Para melhor compreendermos algumas noções geográficas, geopolíticas
e sociais do mundo que nos envolve, muitas vezes precisamos compreender
corretamente alguns conceitos que nos servem de base para estudar e analisar a
realidade. Dentre esses conceitos, podemos citar os de Estado, país, nação e
território, termos diferentes entre si, mas que costumam se inserir em um mesmo
contexto discursivo.
Etapa 2: Continuação da aula anterior, com
leitura compartilhada. Orientar a fazer a atividade disponível na apostila.
A agora vamos exercitar!
ATIVIDADE
1. A Geopolítica é um
campo de estudo que remete às relações entre os países. Atualmente, a lógica
geopolítica global é marcada pela
a) unipolaridade b) monarquia
c) bipolaridade d) ditadura e)
multipolaridade.
2. O que é geopolítica?
3.
Escreva a diferença entre Estado e território.
4. Como é definido no texto “Território
Brasileiro”? -]
SUGESTÃO
PARA O 9º ANO:
Etapa
1: Iniciar
a etapa com levantamento prévio da aula anterior. Em seguida fazer a introdução
do objeto de conhecimento sobre “Organização
Política e Economia Mundial” sugerir que os estudantes se possível,
copie em seu caderno o texto disponível na apostila e respondam algumas
questões, desenvolvendo assim, a capacidade de analisar, refletir, questionar e
tomar uma posição pessoal sobre o que lê.
LEITURA
E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
O que é
capitalismo?
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao máximo lucro e ao
predomínio da propriedade priva "O capitalismo é
um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo
lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e
dinheiro. Apesar de ser considerado um sistema econômico, o capitalismo
estende-se aos campos políticos, sociais, culturais, éticos e muitos outros,
compondo quase que a totalidade do espaço geográfico.
A base para formação,
consolidação e continuidade do sistema capitalista é a divisão da sociedade em
classes. De um lado, encontram-se aqueles que são os proprietários dos meios de
produção, a burguesia; de outro, encontram-se aqueles que vivem de sua força de
trabalho, através do recebimento de salários: os proletários. No caso do meio
agrário, essa relação também se faz presente, pois os donos das terras,
geralmente latifundiários, ganham lucros sobre os trabalhos dos camponeses.
Com a era da
globalização, o sistema capitalista tornou-se predominante em praticamente todo
o mundo. Porém, as suas fases e etapas de desenvolvimento não ocorrem de forma
igualitária na totalidade do espaço mundial, isso porque a sua lógica de
produção e reprodução é puramente desigual. Assim, algumas nações apresentam
estágios mais avançados de capitalismo e outras apresentam os seus aspectos
ainda iniciais. Para conhecer essas fases e aspectos, torna-se importante
conhecer o surgimento e a história do capitalismo.
Leia também:
Comunismo — ideologia que propõe a superação do capitalismo"
Veja
mais sobre "O que é capitalismo?" em:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-capitalismo.htm
.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-capitalismo.htm
Etapa 2: Continuação da aula anterior, com
leitura compartilhada.
Obs.
Esse material é para se trabalhar com o
8º ano e 9º ano e lembrando que o professor é livre para utilizar outras
sugestões desde que não fuja do objeto de conhecimento.
Sugestões de atividades diagnóstica para
agilizar a vida do professor(a), lembrando que o pode ser substituída por outra
da preferência ou elaboração do professor(a).
Escola - _______________________________________________
Nome: ________________________________________________
Prof ª :____________________ Turma:
________ Data:__/__/__
Atividade
Diagnóstica (8°ano)
1)
Observe o mapa:
Sobre a
regionalização do Brasil, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística), assinale a alternativa correta:
(a)O
Brasil tem seis regiões: região sul, região norte, região sudeste, região
nordeste, região centro-oeste, Amazônia.
(b)O Brasil tem quatro regiões: Amazônia; Região
Nordeste; São Paulo; Rio de Janeiro.
(c) O
Brasil tem cinco regiões: região sul, região norte, região sudeste, região
nordeste, região centro-oeste.
(d) O
Brasil tem cinco regiões: região amazônica, região nordeste, região
norte, região sudeste, região central.
2) Qual é o estado que você mora? Qual a
capital desse estado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Na Região Norte, faz muito calor e
chove o ano inteiro. É um território de grande vegetação. Qual é o tipo de
clima nessa região e a vegetação predominante?
(a)
Clima equatorial/Floresta Amazônica
(b)
Clima tropical/Mata dos Cocais
(c)
Clima equatorial/Mata Atlântica
(d)
Clima tropical/Vegetação litorânea
4) Os estados que compõem a Região Sudeste
são
(a) Rio
de Janeiro, São Paulo, Bahia e Ceará.
(b) São
Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
(c)
Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Espírito Santo.
(d)
Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.
5) Brasília, a nossa capital federal,
foi inaugurada em 1961, e substituiu a antiga capital do Brasil, que era o Rio
de Janeiro. Com o intuito de colocar a capital no centro do país, a nova
capital ficou, então, instalada na região
(a)
Nordeste.
(b)
Norte.
(c)
Sudeste.
(d)
Centro Oeste.
6) Leia o texto e
responda.
O
esvaziamento do campo
[...] A
introdução de grandes fazendas de soja e de arroz no cerrado substituiu a
antiga produção agrícola familiar. A mecanização da agricultura eliminou
empregos, expulsando trabalhadores para as cidades. A criação de gado em grande
escala causou o mesmo efeito, pois a pecuária extensiva utiliza vastas
pastagens, mas poucos empregados. Porém não é só isso: a ocupação de terras
disponíveis no norte de Mato Grosso não levou para lá apenas trabalhadores
rurais, mas pessoas que engrossaram a população de pequenas cidades que
surgiram, de uma hora para outra, praticamente do nada, para fornecer os
serviços e o comércio necessário às atividades agrícolas em expansão.
[...]
MAGNOLI, Demétrio. Conhecendo o Brasil: região
Centro-Oeste. São Paulo: Moderna, 1996.
Quais foram as principais razões, citadas no texto, da
expulsão de trabalhadores rurais para as cidades da região Centro-Oeste? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Leia
alguns versos de “O Xote das Meninas” de Luiz Gonzaga e Zé Dantas:
“Mandacaru,
quando ‘flora’ na seca
É o
sinal que a chuva chega no Sertão...”
O
mandacaru é uma planta típica de que ecossistema brasileiro denominado
(a)
Floresta Amazônica.
(b)
Pampas.
(c) Manguezais.
(d)
Caatinga
Escola -
_______________________________________________
Nome:
________________________________________________
Prof ª
:____________________ Turma: ________ Data:__/__/__
Atividade
Diagnóstica (9°ano)
1) Os avanços tecnológicos são
condição e consequência do processo de globalização, interferindo inclusive em
quantidade e qualidade na exploração e utilização dos recursos naturais.
Portanto, podemos perceber um problema sério causado pela globalização na
utilização da matéria-prima de origem natural. Assinale uma consequência
referente a esse problema.
(a) Aumento do desemprego
(b) Degradação ambiental
(c) Aumento da população
(d) Industrialização
2) Quais países abaixo fazem parte da América do Norte?
(a) Estados Unidos, China e Canadá.
(b) Estados Unidos, Brasil e Canadá.
(c) Estados Unidos, Canadá, México.
(d) Estados Unidos, Peru e Japão.
3) O Índice de Desenvolvimento Humano
(IDH) foi criado pela ONU para medir e comparar as condições socioeconômicas
dos países do mundo. Leia as afirmações sobre esse índice e coloque V ou F:
a) ( ) Os IDHs mais elevados estão
concentrados nos países do Norte.
b) ( ) A riqueza em recursos
naturais é um dos elementos utilizados para medir o IDH de um país.
c) ( ) A África apresenta o maior
número de países com baixo IDH.
d) ( ) Um importante dado para se
obter o IDH é a taxa de mortalidade infantil.
e) ( ) Os
países com maior produção de petróleo são os que apresentam maior IDH.
4) Sabemos que o continente americano
foi colonizado e dividido em duas divisões histórico-social, passou por vários
tipos de colonização e povoamento, mas quando falamos da história da
colonização desse continente, quais são essas divisões?
(a) América do Norte, América Central e América do Leste.
(b) América do Norte, América Central e América do Sul.
(c) América Latina, América das Américas.
(d) América Latina e América Anglo-Saxônica.
5) A Cordilheira dos Andes se estende
desde a Venezuela até a Patagônia, alcançando aproximadamente
8000 km de extensão, caracterizando a paisagem
do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia,
também conhecidos como países Andinos. A cordilheira dos Andes localiza-se
(a) na Ásia.
(b) na América do Sul.
(c) na Europa.
(d) na América do Norte
6) Rio que corta todo o norte
da América do Sul. É o maior rio do planeta Terra, tanto
em volume de água quanto
em comprimento (6937,08 km de extensão), nas cheias a
distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km. Tem sua origem na
nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira
dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto
ao rio Tocantins, no norte brasileiro. Este rio é o
(a) São Francisco.
(b) Mississipi.
(c) Danúbio.
(d) Amazonas.
7) Pinte o mapa abaixo com os países
do Continente Americano e coloque o nome de cada país e o nome da subdivisão do
continente.
Referencias: Vídeo:
A AULA https://www.youtue.com/watch?v=D3xt5JKBZy4. Sugestão
de dinâmica: https://youtu.be/tA_0nL57YPI?si=e7uxiVvB45J27UQH Que Deus
continue protegendo e abençoando a todos nós...
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