1º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º E 9º ANO - 2024

 

Caixa de texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

Escola: ____________________________ Data: 07-03 a 18-03-2022   8º Ano/    

 

Aluno (a): _______________________________________________________________________________

Professor (a): _________________________Componente Curricular: Geografia  Turno:______________                

Tema::“A Gestão da sala de aula: Construindo caminhos para a aprendizagem significativa”.

Subtema:   Caminhos em Geografia para uma aprendizagem significativa.

ANO: 8º e 9º anos Turma: _____

  Período: 19/02 a 08/03/2024                                     Nº de aulas: 06

PROFESSOR!!!

  Um ano letivo estamos iniciando e eu desejo que seja um ano incrível repleto de aprendizado, precisando ser consideradas algumas situações especiais como alunos desmotivados,  para esse momento é preciso dedicação especial no diagnóstico, ser bem específicos nos dados observados e colhidos. Priorizando a escuta de todos os alunos, colhendo assim muitas informações.

É importante que o professor entenda como está seus alunos, “Ampliar um olhar para o aluno, não focar só em conteúdo específicos ir além de verificar se o aluno sabe ler e escrever. Olhe para o socoemocional, acolhendo esse aluno e atendendo requisitos para desenvolver as competências socioemocionais.

As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada  indivíduo lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS:

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
  • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  •  Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

OBJETIVOS:

• Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características individuais de cada um;

• Valorizar  a importância do coletivo e das relações com os amigos;
• Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo

                                    ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

APRESENTAÇÃO DO TEMA :“Valores em Pauta : Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

                                                          1º AULA

Etapa 1 e 2: Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos estudantes. Em seguida desenvolver uma das dinâmicas ( Texto ou vídeo )a seguir:

                           Dinâmica : Quem eu sou faz a diferença.

Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos seus formandos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua vida de mestra. Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma. Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que diziam: “Quem Eu Sou Faz a Diferença!”.

Mais adiante, resolveu propor um Projeto para a turma, para que pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter na comunidade. Deu para cada um dos alunos mais três fitas azuis com os mesmos dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente, que faziam a diferença. Que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao final de uma semana.

Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa próxima, e o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira. Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras duas fitas dizendo: “Estamos desenvolvendo um projeto de classe” sobre reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também pudesse homenagear outra pessoa, e assim manter este processo vivo. Pediu: “Depois, por favor, me conte o que aconteceu.”

            Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez seu chefe se sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se permitiria que colocasse nele.

            O chefe surpreso disse: “É claro!” Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração. O executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: “Leve esta outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito.” E explicou sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.

            No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14 anos e o fez sentar-se diante dele, dizendo: “A coisa mais incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou esta fita que diz que: “Quem Eu Sou Faz a Diferença”. Deu-me uma fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse merecedora de igual reconhecimento. Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você... Gostaria de homenageá-lo! Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita atenção a você. Às vezes grito por não conseguir notas melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, para dizer-lhe que você faz uma grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu te amo!”

Surpreso o garoto respondeu: “Pai, poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido ir embora e lhes pedindo perdão. Pretendia ir enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela mesmo”.

Seu pai foi lá em cima e encontrou uma carta cheia de angústia e de dor. O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou muitos outros a planejarem suas carreiras e nunca se esqueceu de dizer-lhes o quanto cada um havia feito diferença em sua vida. Sendo um deles o filho do próprio chefe.

A consequência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que "Quem Você É Faz sim, uma Grande Diferença".

                                                         

Vídeo: A AULA https://www.youtue.com/watch?v=D3xt5JKBZy4   (duração de 2 minutos). A Aula é uma animação ritmada que retrata o universo de uma sala de aula e seus estereótipos.

O objetivo deste projeto é ilustrar com uma crítica divertida os personagens clássicos que, apesar de toda evolução tecnológica, ainda persistem no ambiente escolar.

·         Quais sentimentos o vídeo transmite?

·         Porque esse vídeo mexe com nossos sentimentos?

·         Ao assistir esse vídeo, que tipos de sentimentos despertam em você.

·         Com qual aluno você se identifica? Caso não se identifica, justifique.

·         Em relação a sala de aula.Quem eu sou faz a diferença!

 

Sugestão: Use metodologias ativas de ensino e aprendizagem.Na aprendizagem por projetos, por exemplo, os estudantes desenvolvem a autogestão, pois têm que se organizar, planejar e persistir frente à dificuldade. No trabalho em grupo, praticam a escuta ativa e aprendem a se posicionar e interagir com empatia e respeito.

Obs. Esse material é para se trabalhar  com o 8º ano e 9º ano e lembrando que o professor é livre para utilizar outras sugestões desde que não fuja do objeto de conhecimento.

                                                               2º AULA

Etapa 1 : Esta aula esta estruturada em 2 etapas, sabemos que cada turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas lembre-se que seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo.

Iniciar com um levantamento prévio sobre a aula anterior, discussão e questionamento sobre a dinâmica realizada e o que mais chamou atenção. Em seguida diagnóstico dos estudantes, com o objetivo de garantir a coleta de informações que vão permitir traçar o perfil da turma, o que os estudantes já sabem e o que ainda precisam desenvolver, priozando a leitura e escrita. 

           Dinâmica com o barbante

Material ( rolo de barbante e uma lista de perguntas sobre conteúdos do componente curricular de Geografia trabalhados no ano anterior).

Passo a passo:

Nesta dinâmica com o barbante irá ser pego o rolo de barbante  e passar pela sala, cada estudante que for pegando no barbante terá que responder perguntas sobre o conteúdos do componente curricular de Geografia do ano anterior e os alunos vão segurando o seu barbante até se formar uma teia com o barbante em toda sala de aula.

Objetivo: criar uma atmosfera divertida, estimulante e interativa na sala de aula.

Etapa 2 : Após a dinâmica promover um momento de escuta onde o professor provoca no estudante a expor, escritos no caderno ou em relatos o que ele conseguiu aprender  no ano anterior e quais suas dificuldades no aprendizado.

                                                             3º AULA

 

Etapa 1 e 2: Nestas etapas o professor testa os conhecimentos prévio dos estudantes em uma atividade disponível na apostila ou fica a critério do professor a forma de aplicar a atividade diagnóstica. Em seguida se houver tempo fazer a correção da atividade

                                                             4º AULA

Etapa 1 e 2: Dando continuação a aula anterior com a correção da atividade. Momento de tirá possíveis dúvidas. Manter diálogo com os estudantes na correção das atividades, buscando outro tipo de explicação, procurando o desafio ou argumentoque através do erro torna o aluno mais consciente.

                                                             5º AULA

Etapa 1 e 2: Iniciar as etapas explanando sobre o que se aprende em Geografia? Aproveitando o momento para questionamentos e socialização.

Sugestão texto Geografia:

Geografia – é a ciência que estuda as relações existentes entre o homem e o meio, ou seja, todas as inter-relações que ocorrem entre o ser humano e o quadro natural que o cerca.

Ao estudar a paisagem, a Geografia vale-se dos resultados e dos métodos de outras ciências, utilizando-se dos conhecimentos das ciências exatas, como a Física e a Química – (Geografia Física); e das ciências humanas, como a História e a Sociologia – (Geografia Humana).

A Geografia divide-se em:

a) Física: Geomorfologia (relevo), Hidrografia (rios e oceanos), Climatologia (Clima) e a Biogeografia (seres vivos).

b) Política: Geopolítica

c) Humana: População, Urbana, Comércio, Rural, Indústria, Energia etc.

 

Como estudar Geografia?

A Geografia estuda as relações entre o homem e o meio e esses dois elementos são por natureza extremamente dinâmicos e modificam continuamente. A Geografia parte da descrição para chegar à explicação dos fenômenos que estuda, e esse processo divide-se em três fases:

·     observação do fenômeno que se pretende estudar e descrição de como ele se apresenta no espaço;

·      análise das relações que o fenômeno estudado tem com outros aspectos da paisagem;

·      tentativa de descobrir as causas que geraram o fenômeno estudado.

É importante lembrar que a Geografia tem como meio de expressão os mapas (Cartografia).

Etapa 2 : Solicitar os estudantes a fazer  a leitura compartilhada da letra da música, texto contido nas composições vocais, promovendo a oralidade, a reflexão e favorecendo o raciocínio claro. Desta forma os alunos adquirem uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento prévio e desenvolvendo assim, habilidades de leitura e interpretação.

 

                                                                 6º AULA

SUGESTÃO PARA O 8º ANO:

Etapa 1 e 2: Iniciar a etapa com levantamento prévio da aula anterior. Em seguida fazer a introdução do objeto de conhecimento sobre “Espaço geográfico e geopolítica mundial  Geopolíticas e relações internacional) sugerir se possível, que os estudantes copie em seu caderno o texto disponível e respondam algumas questões, desenvolvendo assim, a capacidade de analisar, refletir, questionar e tomar uma posição pessoal sobre o que lê.

 

                  O ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GEOPOLÍTICA MUNDIAL

O termo geopolítica foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, entre o final do século XIX e o início do século XX, inspirado na obra Geografia Política, Friedrich Ratzel, publicada em 1897. Entretanto, foram os trabalhos do geógrafo alemãoKarl Ernest Haushofer e do britânico Halford John Mackinder que fundamentaram e delinearam a geopolítica clássica, que consiste em um instrumento da política externa de um país, baseado na valorização do território como forma de exercer a hegemonia mundial. Pode-se definir geopolítica como a ciência que estuda estratégias do Estado para administrar seu território, visando à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. Além desse termo, Estado, nação, território e país são conceitos - chave da Geografia. Embora às vezes sejam usados como sinônimos, cada termo se refere a conceitos distintos, muito importantes para entender o mundo atual.

                        

 

Diferença entre Estado, país, Nação e território Apesar de se apresentarem em um mesmo contexto, existem várias diferenças entre conceitos de Estado, País, Nação e Território. Para melhor compreendermos algumas noções geográficas, geopolíticas e sociais do mundo que nos envolve, muitas vezes precisamos compreender corretamente alguns conceitos que nos servem de base para estudar e analisar a realidade. Dentre esses conceitos, podemos citar os de Estado, país, nação e território, termos diferentes entre si, mas que costumam se inserir em um mesmo contexto discursivo.

Etapa 2: Continuação da aula anterior, com leitura compartilhada. Orientar a fazer a atividade disponível na apostila.

   A agora vamos exercitar!

                                                     ATIVIDADE

1. A Geopolítica é um campo de estudo que remete às relações entre os países. Atualmente, a lógica geopolítica global é marcada pela

a) unipolaridade   b) monarquia  c) bipolaridade d) ditadura  e) multipolaridade.

2. O que é geopolítica?

3. Escreva a diferença entre Estado e território.

 4. Como é definido no texto “Território Brasileiro”? -]

 

SUGESTÃO PARA O 9º ANO:

 

Etapa 1: Iniciar a etapa com levantamento prévio da aula anterior. Em seguida fazer a introdução do objeto de conhecimento sobre “Organização Política e Economia Mundial  sugerir que os estudantes se possível, copie em seu caderno o texto disponível na apostila e respondam algumas questões, desenvolvendo assim, a capacidade de analisar, refletir, questionar e tomar uma posição pessoal sobre o que lê.

 

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

O que é capitalismo?

 

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao máximo lucro e ao predomínio da propriedade priva "O capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro. Apesar de ser considerado um sistema econômico, o capitalismo estende-se aos campos políticos, sociais, culturais, éticos e muitos outros, compondo quase que a totalidade do espaço geográfico.

A base para formação, consolidação e continuidade do sistema capitalista é a divisão da sociedade em classes. De um lado, encontram-se aqueles que são os proprietários dos meios de produção, a burguesia; de outro, encontram-se aqueles que vivem de sua força de trabalho, através do recebimento de salários: os proletários. No caso do meio agrário, essa relação também se faz presente, pois os donos das terras, geralmente latifundiários, ganham lucros sobre os trabalhos dos camponeses.

 

Com a era da globalização, o sistema capitalista tornou-se predominante em praticamente todo o mundo. Porém, as suas fases e etapas de desenvolvimento não ocorrem de forma igualitária na totalidade do espaço mundial, isso porque a sua lógica de produção e reprodução é puramente desigual. Assim, algumas nações apresentam estágios mais avançados de capitalismo e outras apresentam os seus aspectos ainda iniciais. Para conhecer essas fases e aspectos, torna-se importante conhecer o surgimento e a história do capitalismo.

 

Leia também: Comunismo — ideologia que propõe a superação do capitalismo"

 

Veja mais sobre "O que é capitalismo?" em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-capitalismo.htm .uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-capitalismo.htm                                                                                                                    

Etapa 2: Continuação da aula anterior, com leitura compartilhada.

Obs. Esse material é para se trabalhar  com o 8º ano e 9º ano e lembrando que o professor é livre para utilizar outras sugestões desde que não fuja do objeto de conhecimento.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mhmXPfttfGDTCfmMES6xsn5zDNHGFtyQaWYVWddA6Hy66t8GbSgapM7pnU2s/ce12mar23-c4-coronavirus-epidemias-rodrigo-damati-texto.jpg

 

Sugestões de atividades diagnóstica para agilizar a vida do professor(a), lembrando que o pode ser substituída por outra da preferência ou elaboração do professor(a).

 

 

 

Escola - _______________________________________________

Nome: ________________________________________________

Prof ª :____________________   Turma:  ________ Data:__/__/__

 

Atividade Diagnóstica (8°ano)

 

1) Observe o mapa:

 

Sobre a regionalização do Brasil, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), assinale a alternativa correta: 

 

(a)O Brasil tem seis regiões: região sul, região norte, região sudeste, região nordeste, região centro-oeste, Amazônia.

(b)O Brasil tem quatro regiões: Amazônia; Região Nordeste; São Paulo; Rio de Janeiro.

(c) O Brasil tem cinco regiões: região sul, região norte, região sudeste, região nordeste, região centro-oeste.

(d) O Brasil tem cinco regiões:  região amazônica, região nordeste, região norte, região sudeste, região central.

 

  2) Qual é o estado que você mora? Qual a capital desse estado?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Na Região Norte, faz muito calor e chove o ano inteiro. É um território de grande vegetação. Qual é o tipo de clima nessa região e a vegetação predominante?

(a) Clima equatorial/Floresta Amazônica

(b) Clima tropical/Mata dos Cocais

(c) Clima equatorial/Mata Atlântica

(d) Clima tropical/Vegetação litorânea

 

4) Os estados que compõem a Região Sudeste são

(a) Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Ceará.

(b) São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

(c) Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Espírito Santo.

(d) Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.

 

5) Brasília, a nossa capital federal, foi inaugurada em 1961, e substituiu a antiga capital do Brasil, que era o Rio de Janeiro. Com o intuito de colocar a capital no centro do país, a nova capital ficou, então, instalada na região

(a) Nordeste.

(b) Norte.

(c) Sudeste.

(d) Centro Oeste.

 

6)  Leia o texto e responda.  

O esvaziamento do campo 

[...] A introdução de grandes fazendas de soja e de arroz no cerrado substituiu a antiga produção agrícola familiar. A mecanização da agricultura eliminou empregos, expulsando trabalhadores para as cidades. A criação de gado em grande escala causou o mesmo efeito, pois a pecuária extensiva utiliza vastas pastagens, mas poucos empregados. Porém não é só isso: a ocupação de terras disponíveis no norte de Mato Grosso não levou para lá apenas trabalhadores rurais, mas pessoas que engrossaram a população de pequenas cidades que surgiram, de uma hora para outra, praticamente do nada, para fornecer os serviços e o comércio necessário às atividades agrícolas em expansão. [...] 

 

MAGNOLI, Demétrio. Conhecendo o Brasil: região Centro-Oeste. São Paulo: Moderna, 1996. 

 

Quais foram as principais razões, citadas no texto, da expulsão de trabalhadores rurais para as cidades da região Centro-Oeste? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7) Leia alguns versos de “O Xote das Meninas” de Luiz Gonzaga e Zé Dantas:

“Mandacaru, quando ‘flora’ na seca

É o sinal que a chuva chega no Sertão...”

 

O mandacaru é uma planta típica de que ecossistema brasileiro denominado

(a) Floresta Amazônica.

(b) Pampas.

(c) Manguezais.

(d) Caatinga

 

Escola - _______________________________________________

Nome: ________________________________________________

Prof ª :____________________   Turma:  ________ Data:__/__/__

 

Atividade Diagnóstica (9°ano)

 

1) Os avanços tecnológicos são condição e consequência do processo de globalização, interferindo inclusive em quantidade e qualidade na exploração e utilização dos recursos naturais. Portanto, podemos perceber um problema sério causado pela globalização na utilização da matéria-prima de origem natural. Assinale uma consequência referente a esse problema.

(a)  Aumento do desemprego

(b)  Degradação ambiental

(c)  Aumento da população

(d)  Industrialização

 

2) Quais países abaixo fazem parte da América do Norte? 

(a) Estados Unidos, China e Canadá.

(b) Estados Unidos, Brasil e Canadá.

(c) Estados Unidos, Canadá, México.

(d) Estados Unidos, Peru e Japão.

 

3) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado pela ONU para medir e comparar as condições socioeconômicas dos países do mundo. Leia as afirmações sobre esse índice e coloque V ou F:

a) (       ) Os IDHs mais elevados estão concentrados nos países do Norte.

b) (       ) A riqueza em recursos naturais é um dos elementos utilizados para medir o IDH de um país.

c) (       ) A África apresenta o maior número de países com baixo IDH.

d) (       ) Um importante dado para se obter o IDH é a taxa de mortalidade infantil.

e) (       ) Os países com maior produção de petróleo são os que apresentam maior IDH.

 

4) Sabemos que o continente americano foi colonizado e dividido em duas divisões histórico-social, passou por vários tipos de colonização e povoamento, mas quando falamos da história da colonização desse continente, quais são essas divisões?

(a) América do Norte, América Central e América do Leste.

(b) América do Norte, América Central e América do Sul.

(c) América Latina, América das Américas.

(d) América Latina e América Anglo-Saxônica.

 

5) A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, alcançando aproximadamente 8000 km de extensão, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos. A cordilheira dos Andes localiza-se

(a) na Ásia.

(b) na América do Sul.

(c) na Europa.

(d) na América do Norte

 

6)  Rio que corta todo o norte da América do Sul. É o maior rio do planeta Terra, tanto em volume de água quanto em comprimento (6937,08 km de extensão), nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km. Tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins, no norte brasileiro. Este rio é o

(a) São Francisco.

(b) Mississipi.

(c) Danúbio.

(d) Amazonas.

 

7) Pinte o mapa abaixo com os países do Continente Americano e coloque o nome de cada país e o nome da subdivisão do continente.

 

 

   

 

 

Referencias:

 

 Vídeo: A AULA https://www.youtue.com/watch?v=D3xt5JKBZy4.

                                      

https://s3.static.brasilescola.uol.com.br/be/2022/12/alegoria-sobre-o-conceito-de-capitalismo-traz-um-senhor-rico-sentado-a-mesa-para-comer-e-camponeses-trabalhando-a-sua-frente.jpg Capitalismo.

 

Sugestão de dinâmica:

https://youtu.be/tA_0nL57YPI?si=e7uxiVvB45J27UQH

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...                                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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