Escola: ____________________________ Data: 07-03 a 18-03-2022 8º
Ano/ Aluno (a): _______________________________________________________________________________ Professor
(a): _________________________Componente Curricular: Geografia Turno:______________ |
Tema: “Valores em Pauta :
Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”. ANO: 6º e 7º anos Turma: _____ Subtema: Aprendizagem Significativas no
espaço geográfico /Valores e lugar de
conhecimento geográfico em sala de aula. Período: 01/03 a 17/ 03/ 2023
Nº
de aulas: 06 aulas |
PROFESSOR!!!
Um ano letivo estamos iniciando e eu desejo que seja um
ano incrível repleto de aprendizado, precisando ser consideradas algumas situações especiais como alunos
desmotivados, para esse momento é
preciso dedicação especial
no diagnóstico, ser bem específicos nos dados observados e colhidos.
Priorizando a escuta de todos os alunos, colhendo assim muitas informações.
É importante que o
professor entenda como está seus alunos, “Ampliar um olhar para o aluno, não
focar só em conteúdo específicos ir além de verificar se o aluno sabe ler e
escrever. Olhe para o socoemocional, acolhendo esse aluno e atendendo
requisitos para desenvolver as competências socioemocionais.
As Competências
Socioemocionais são habilidades
desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que se conectam
a capacidade de cada indivíduo lidar com
suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o
outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS:
- Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e
digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva;
- Utilizar
diferentes linguagens – verbal (oral ou visual motora, como Libras, e
escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e
partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes
contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade
para lidar com elas.
- Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos
sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza.
- Agir
pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios
éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
OBJETIVOS:
•
Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características
individuais de cada um;
•
Valorizar a importância do coletivo e das relações com os amigos;
• Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
APRESENTAÇÃO
DO TEMA :“Valores em Pauta :
Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.
1º AULA
Etapa1
: Apresentação
do professor, do Componente Curricular e dos alunos. Em seguida desenvolver a
dinâmica a seguir:
O
que eu escuto e como me sinto?
Recepcione os alunos e forme uma roda ( respeitando o
distanciamento ). Após coloque uma música e solicite que escutem atentamente;
A cada pausa, oriente que pensem no que sentem ao escutar
a música;
Ao finalizar peça para que cada um socializem suas
percepções.
Casinha branca - https://youtu.be/Bx4gnzly2JU ( Roberta Campos).
Casinha branca - https://youtu.be/Mir-j5bPguQ ( Fabio Junior).
Exercitar a afetividade e sentimentos através
da música no ambiente escolar.
O objetivo dessa dinâmica é demonstrar como
a música é capaz de tocar o ser humano e que cada qual se sente de uma forma,
pois todos são diferentes. Desta forma, a dinâmica permite conhecer a visão de
mundo do outro, suas impressões e sentimentos
desenvolvendo entre os participantes
a escuta, o respeito e a empatia.
1.
Quais
sentimentos a música transmite? Casinha branca é uma canção
que resgata em nós valores que por vezes são esquecidos. Aquilo que é essencial
na nossa vida, que temos de precioso e que muitas vezes é deixado para trás.
2. Porque
a música mexe com nossos sentimentos?
3. Ao
escutar essa música que tipos de sentimentos despertam em você.
4. Para
você como a música pode mudar a maneira de pensar das pessoas na atualidade.
5.
Interpretem
os versos: “À vezes saio a caminho pela cidade à procura de amizades, mas eu me retraio". Isso também acontece com vocês ? Explique.
Etapa
2: Nessa
etapa o professor deve estimular os estudantes a expressar seus sentimentos e garantir o
direito de todos se expressarem . Aproveitando o momento para discutir sobre “Valores em Pauta : Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala
de aula”.
Sugestão:
. Uma
proposta educacional com grandes chances de sucesso é trabalhar valores como ética, justiça,
dignidade, respeito, responsabilidade, amizade, honestidade, solidariedade,
autodisciplina, amor, confiança, compreensão, paz e fraternidade em sala
de aula.
2º AULA
Etapa
1 : Esta
aula esta estruturada em 2 etapas, sabemos que cada turma tem: uma realidade,
uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização
das atividades. Mas lembre-se que seu papel é fundamental para que os alunos
possam ampliar a visão de mundo.
Nesta aula o professor inicia com um levantamento prévio
sobre a aula anterior, discussão e
questionamento sobre a música “Casinha
branca - Gilson ”. Em seguida o professor escreve no quadro a música e orienta
os alunos a reescreverem no caderno,
orientando-os sobre a organização da escrita no caderno, escrevendo,
cabeçalho, título, alertando sobre o início de frase, parágrafos, etc .
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
Casinha
branca ( Gilson)
Eu
tenho andado tão sozinho ultimamente
Que nem
vejo à minha frente
Nada
que me dê prazer
Sinto
cada vez mais longe a felicidade
Vendo
em minha mocidade
Tanto
sonho perecer
Eu
queria ter na vida simplesmente
Um
lugar de mato verde
Pra
plantar e pra colher
Ter uma
casinha branca de varanda
Um
quintal e uma janela
Para
ver o sol nascer
Às
vezes saio a caminhar pela cidade
À
procura de amizades
Vou
seguindo a multidão
Mas eu
me retraio olhando em cada rosto
Cada um
tem seu mistério
Seu
sofrer, sua ilusão
Eu
queria ter na vida simplesmente
Um
lugar de mato verde
Pra
plantar e pra colher
Ter uma
casinha branca de varanda
Um quintal
e uma janela
Para
ver o sol nascer
Eu
queria ter na vida simplesmente
Um
lugar de mato verde
Pra
plantar e pra colher
Ter uma
casinha branca de varanda
Um
quintal e uma janela
Para
ver o sol nascer
Ter uma
casinha branca de varanda
Um
quintal e uma janela
Para
ver o sol nascer
Fonte: Musixmatch
Compositores:
Joran Ferreira Da Silva / Gilson Silva
Etapa
2 : Solicitar
os alunos a fazer a leitura compartilhda
da letra da música, texto contido nas composições vocais, promovendo a
oralidade, a reflexão e favorecendo o raciocínio claro. Desta forma os alunos adquirem uma posição ativa em seu processo
de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do
conhecimento prévio e desenvolvendo assim, habilidades de leitura e
interpretação.
Obs. Professor(a) aproveitar o momento para fazer a avaliação
diagnóstica.
3º AULA
Etapa
1:
Após fazer a leitura compartilhada e interpretando da música, sugerir que os
alunos respondam algumas questões, desenvolvendo assim, a capacidade de
analisar, refletir, questionar e tomar uma posição pessoal sobre o que lê.
Vamos exercitar!
1. Na
música o autor comenta que “queria ter na vida simplesmente Um lugar de mato
verde”. Explique o que você sabe sobre lugar.
2. Em
seu caderno tenta ilustrar esse lugar através de um desenho criativo em forma
paisagem.
3. Quais
elementos naturais aparecem ao longo da música?
4. Na
música aparece elementos sociais ?Cite-os.
5. Quais
elementos invisíveis são citados na música?
6. Na
sua opinião qual a relação desta música com a Geografia?
4º
AULA
Etapa 1: Levantamento prévio da aula anterior, em
seguida orientar os estudantes a copiar em seu caderno com muita atenção o
texto Introdução ao Estudo da Geografia, disponibilizado na apostila.
Leitura do texto: Introdução
ao Estudo da Geografia Geografia – é a ciência que
estuda as relações existentes entre o homem e o meio, ou seja, todas as
inter-relações que ocorrem entre o ser humano e o quadro natural que o cerca. Ao estudar a paisagem, a Geografia vale-se
dos resultados e dos métodos de outras ciências, utilizando-se dos
conhecimentos das ciências exatas, como a Física e a Química –
(Geografia Física); e das ciências humanas, como a História e
a Sociologia – (Geografia Humana). A Geografia divide-se em: a) Física: Geomorfologia
(relevo), Hidrografia (rios e oceanos), Climatologia (Clima) e a Biogeografia
(seres vivos). b) Política: Geopolítica c) Humana: População,
Urbana, Comércio, Rural, Indústria, Energia etc. I – O estudo da Geografia
a)
Para que estudar Geografia? Estuda-se
Geografia para conhecer a realidade e poder atuar sobre ela. b)
Como estudar Geografia? A
Geografia estuda as relações entre o homem e o meio e esses dois elementos
são por natureza extremamente dinâmicos e modificam continuamente. A
Geografia parte da descrição para chegar à explicação dos fenômenos que
estuda, e esse processo divide-se em três fases: · observação do
fenômeno que se pretende estudar e descrição de como ele se apresenta no espaço; · análise das
relações que o fenômeno estudado tem com outros aspectos da paisagem; · tentativa de
descobrir as causas que geraram o fenômeno estudado. É importante lembrar que a Geografia tem
como meio de expressão os mapas (Cartografia). II – Teoria e prática da Geografia
a)
Os princípios da Geografia O estudo da Geografia deve levar em conta
alguns princípios comuns a qualquer análise geográfica. Os mais importantes
são: · extensão –
todo fenômeno geográfico tem sua ocorrência numa determinada porção do
território, que deve ser delimitada; · localização –
todo fenômeno geográfico pode ser localizado, delimitando e, assim deve ser
cartografado; · analogia –
todo fenômeno geográfico pode ser comparado a outros do mesmo tipo, para
facilitar a compreensão; · causalidade –
todo fenômeno geográfico tem uma ou mais causas, que devem ser buscadas e
explicadas; · atividade –
todo fenômeno geográfico é dinâmico, portanto, seu estudo deve compreender a
delimitação no tempo. b)
A Geografia e o poder O conhecimento da Geografia sempre foi
utilizado para atender a determinados interesses econômicos e políticos,
principalmente de grupos dominantes – empresas e governos de países ricos ou
grupos que compõem a elite de países pobres. A Geografia pode tanto ser usada como meio
de dominação de um país pobre sobre outro, como pode servir a libertação de
um povo, ainda permite que se tenha ideia da sua capacidade econômica quanto
aos recursos naturais, como potência hidráulica, ocorrência de
combustíveis fósseis, presença de minérios, solos férteis; e também de
suas características demográficas, como a natalidade, a
mortalidade, a participação porcentual de jovens, idosos no conjunto da
população. Em situação de guerra, a Geografia adquire
uma importância muito grande. Conhecer a Geografia do inimigo significa
escolher a melhor arma para o confronto, o melhor lugar para o ataque e o
melhor momento para a invasão. Etapa 2: Após a leitura do
texto. Orientar uma atividade para melhor compreensão do estudo da Geografia. ATIVIDADE 1ª 1. O que é Geografia? ........ ............................................................................................................................... 2ª 2. Como está dividida a Geografia? ........ ............................................................................................................................... 3ª 3. Quais as ciências que auxiliam no
estudo da Geografia? ........ ............................................................................................................................... 4ª 4. Para que se estuda Geografia? ........ ............................................................................................................................... 5ª 5. Para chegar a explicação dos
fenômenos, a Geografia parte da descrição de que? ........ ..............................................................................................................................
........ ........................................................................................................................... ........ .............................................................................................................................. 6ª 6. Quais os princípios comuns a qualquer
análise geográfica? R:
........ ............................................................................................................................... 7ª7. O que permite conhecer a Geografia de
um país? ........ ...............................................................................................................................
........ ...............................................................................................................................................
.
........ .......................................................................................................................... ....... ...............................................................................................................................................
. 8ª8. Qual é a importância da Geografia em
seu cotidiano? ........ ...............................................................................................................................................
. ....... ................................................................................................................................ 5º AULA Etapa 1: O professor nesta
etapa promove a correção da atividade, identificando e esclarecendo possíveis
dúvidas. Etapa 2: Continuação da
correção, aproveitando o momento para tira possíveis e socialização dúvidas. 6º AULA Etapa 1: O professor(a)
nesta etapa faz um levantamento prévio da aula anterior, em seguida
explanação do objeto de conhecimento sobre Paisagem, espaço e lugar estimulando o estudante a comparar
modificações das paisagens nos lugares de vivências e os usos desses lugares
em diferentes tempos. Solicitar a leitura compartilhada do texto disponível
na apostila ou utilizar o livro como recurso. O que é paisagem geográfica? Qando se fala em paisagem, muitas vezes o que vem à mente é a vista dos elementos
da natureza – céu, rio, vegetação, montanha, animais etc.- ou de uma cidade,
de campos de cultivo ou ainda de outros ambientes, como se veem em
fotografias, gravuras e pinturas. Para a geografia, o conceito de paisagem
tem um significado mais amplo. Segundo o geógrafo Milton Santos, paisagem geográfica é tudo aquilo que a nossa visão possa alcança, ou seja, tudo o que
está presente no espaço e sendo observado. Assim, a paisagem pode conter
tanto elementos naturais – aqueles
formados pela natureza ( montanha, vegetação natural, rio etc.) – quanto elementos culturais – aqueles construídos
pelos seres humanos por meio do trabalho ( estradas, cidades, campos de
cultivo etc.). Esse mesmo geógrafo chama a atenção para o
fato de que a paisagem geográfica não é formada apenas por volumes (
montanha, vegetações, cidades etc.), mas também de cores, movimentos odores
sons etc. Etapa 2: Após a leitura e
interpretação do texto orientar os estudantes a copiar e responder a
atividade. ATIVIDADE 1.
Observar a imagem abaixo e identificar qual é o tipo de
paisagem observada.
1._____________________________ 2.
____________________________ 2.
O que se observa na paisagem 1 é um espaço geográfico
ou um espaço natural? Por que? _________________________________________________________
_________________________________________________________ 3.
Na paisagem 2 ainda pode ser modificadas ? De que
maneira ? Há algum elemento natural de destaque que pode ser alvo de futuras
ação humana? Por que? _________________________________________________________ DIRECIONADO AO 7º ANO Etapa 1: O professor(a)
nesta etapa faz um levantamento prévio da aula anterior, em seguida
explanação do objeto de conhecimento sobre O território brasileiro ( A localização geográfica brasileira e as
paisagens), apresentando com base em sua localização e suas extensões
latitudinal e longitudinal.Solicitar a leitura compartilhada do texto
disponível na apostila ou utilizar o livro como recurso. TEXTO: O Brasil situa-se na América do Sul, é o quinto maior do
mundo em extensão territorial e faz fronteira com quase todos os países
sul-americanos. "O Brasil é um país que
integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876
km². É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da
Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que
o Brasil tenha quatro fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante
extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental. A grande extensão territorial
proporciona ao país fronteira com quase todas as nações sul-americanas.
Apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil. Para a realização precisa da
localização geográfica do Brasil e de outros países, independentemente do
ponto do planeta, faz-se necessária a utilização das coordenadas geográficas
(latitude e longitude).
"As latitudes explicitam os pontos em graus de
um determinado lugar ao longo da superfície terrestre, tomando como
referência a Linha do Equador, no sentido norte e sul. Já as longitudes mostram a
posição em graus de um determinado ponto da Terra que tem como referência
principal o Meridiano de Greenwich no sentido leste ou oeste. No sentido Leste-Oeste, o Brasil
apresenta 4.319,4 km de distância. Os extremos são a Serra Contamana, onde
está localizada a nascente do rio Moa (AC), a oeste, com longitude de
73°59’32”, e a Ponta do Seixas (PB), a leste, com longitude 34°47’30”. Os
extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 km de distância e são
representados pelo Monte Caburai (RR), ao norte do território, com latitude
5°16’20”, e Arroio Chuí (RS), ao sul, com latitude 33°45’03"." Veja mais sobre "Localização Geográfica do Brasil" em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/localizacao-geografica-brasil.htm Etapa 2: Após a leitura e
interpretação do texto orientar os estudantes a copiar e responder a
atividade. ATIVIDADE 1.
Pinte de verde os
Estados da região sudeste, de amarelo os Estados da região Sul e o Estado da
Bahia de azul. AGORA RESPONDA: A)
Qual é o número
total de Estados do Brasil? B)
O estado de São
Paulo localizado em que região do Brasil? C)
Qual região
possui o maior número de Estados e Capitais? Obs.
Esse material é para se trabalhar com
o 6º ano e 7º ano e lembrando que o professor é livre para utilizar outras
sugestões desde que não fuja do objeto de conhecimento. Referencias: Casinha
branca - https://youtu.be/Bx4gnzly2JU ( Roberta Campos). Casinha
branca - https://youtu.be/Mir-j5bPguQ ( Fabio Junior). https://img.freepik.com/vetores-gratis/livro-com-cena-do-vulcao-em-erupcao_1308-99478.jpg?w=740&t=st=1677620198~exp=1677620798~hmac=97789b4505a536732b134838a13b423bcbbab3c9c55a2e5f3b1b6d822041d9ad Imagem sobre a Geografia. https://br.freepik.com/vetores-gratis/paisagem-de-verao-com-carro-dirigindo-na-estrada-para-a-cidade_38654933.htm#query=paisagem&position=29&from_view=keyword&track=sph Imagem sobre a
Geografia. https://static.escolakids.uol.com.br/2019/07/paisagem-natural.jpg Paisagem Veja mais sobre "Localização Geográfica do Brasil"
em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/localizacao-geografica-brasil.htm Que
Deus continue abençoando e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário