1º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO E 7º ANO -2023

 

Caixa de texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

Escola: ____________________________ Data: 07-03 a 18-03-2022   8º Ano/    

 

Aluno (a): _______________________________________________________________________________

Professor (a): _________________________Componente Curricular: Geografia  Turno:______________                

Tema“Valores em Pauta : Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

 ANO: 6º e 7º anos Turma: _____

Subtema:  Aprendizagem Significativas  no espaço  geográfico /Valores e lugar de conhecimento geográfico em sala de aula.  

  Período: 01/03 a 17/ 03/ 2023                                      Nº de aulas: 06 aulas

PROFESSOR!!!

  Um ano letivo estamos iniciando e eu desejo que seja um ano incrível repleto de aprendizado, precisando ser consideradas algumas situações especiais como alunos desmotivados,  para esse momento é preciso dedicação especial no diagnóstico, ser bem específicos nos dados observados e colhidos. Priorizando a escuta de todos os alunos, colhendo assim muitas informações.

É importante que o professor entenda como está seus alunos, “Ampliar um olhar para o aluno, não focar só em conteúdo específicos ir além de verificar se o aluno sabe ler e escrever. Olhe para o socoemocional, acolhendo esse aluno e atendendo requisitos para desenvolver as competências socioemocionais.

As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada  indivíduo lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS:

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
  • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  •  Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

OBJETIVOS:

• Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características individuais de cada um;

• Valorizar  a importância do coletivo e das relações com os amigos;
• Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo

                                    ETAPAS DA  AULA / METODOLOGIA

APRESENTAÇÃO DO TEMA :“Valores em Pauta : Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

                                                          1º AULA

Etapa1 : Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos. Em seguida desenvolver a dinâmica a seguir:

                                            O que eu escuto e como me sinto?

Recepcione os alunos e forme uma roda ( respeitando o distanciamento ). Após coloque uma música e solicite que escutem atentamente;

A cada pausa, oriente que pensem no que sentem ao escutar a música;

Ao finalizar peça para que cada um socializem suas percepções.

Casinha branca - https://youtu.be/Bx4gnzly2JU  ( Roberta Campos).

Casinha branca - https://youtu.be/Mir-j5bPguQ  ( Fabio Junior).

  Exercitar a afetividade e sentimentos através da música no ambiente escolar.

  O objetivo dessa dinâmica é demonstrar como a música é capaz de tocar o ser humano e que cada qual se sente de uma forma, pois todos são diferentes. Desta forma, a dinâmica permite conhecer a visão de mundo do outro, suas impressões e sentimentos  desenvolvendo entre os participantes  a escuta, o respeito e a empatia.

1.    Quais sentimentos a música transmite? Casinha branca é uma canção que resgata em nós valores que por vezes são esquecidos. Aquilo que é essencial na nossa vida, que temos de precioso e que muitas vezes é deixado para trás.

2.    Porque a música mexe com nossos sentimentos?

3.    Ao escutar essa música que tipos de sentimentos despertam em você.

4.    Para você como a música pode mudar a maneira de pensar das pessoas na atualidade.

5.    Interpretem os versos: “À vezes saio a caminho pela cidade à procura de amizades, mas eu me retraio". Isso também acontece com vocês ? Explique.

 

Etapa 2: Nessa etapa o professor deve estimular os estudantes  a expressar seus sentimentos e garantir o direito de todos se expressarem . Aproveitando o momento para discutir sobre “Valores em Pauta : Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

Sugestão:

. Uma proposta educacional com grandes chances de sucesso é trabalhar valores como ética, justiça, dignidade, respeito, responsabilidade, amizade, honestidade, solidariedade, autodisciplina, amor, confiança, compreensão, paz e fraternidade em sala de aula.

                                                              2º AULA

Etapa 1 : Esta aula esta estruturada em 2 etapas, sabemos que cada turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas lembre-se que seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo.

Nesta aula o professor inicia com um levantamento prévio sobre a aula anterior, discussão e questionamento sobre a música “Casinha branca - Gilson ”. Em seguida o  professor escreve no quadro a música e orienta os alunos a reescreverem no caderno,  orientando-os sobre a organização da escrita no caderno, escrevendo, cabeçalho, título, alertando sobre o início de frase, parágrafos, etc .

LEITURA  E INTERPRETAÇÃO  DO TEXTO:                                                            

   Casinha branca ( Gilson)

 

Eu tenho andado tão sozinho ultimamente

Que nem vejo à minha frente

Nada que me dê prazer

Sinto cada vez mais longe a felicidade

Vendo em minha mocidade

Tanto sonho perecer

Eu queria ter na vida simplesmente

Um lugar de mato verde

Pra plantar e pra colher

Ter uma casinha branca de varanda

Um quintal e uma janela

Para ver o sol nascer

Às vezes saio a caminhar pela cidade

À procura de amizades

Vou seguindo a multidão

Mas eu me retraio olhando em cada rosto

Cada um tem seu mistério

Seu sofrer, sua ilusão

Eu queria ter na vida simplesmente

Um lugar de mato verde

Pra plantar e pra colher

Ter uma casinha branca de varanda

Um quintal e uma janela

Para ver o sol nascer

Eu queria ter na vida simplesmente

Um lugar de mato verde

Pra plantar e pra colher

Ter uma casinha branca de varanda

Um quintal e uma janela

Para ver o sol nascer

Ter uma casinha branca de varanda

Um quintal e uma janela

Para ver o sol nascer

 

Fonte: Musixmatch

Compositores: Joran Ferreira Da Silva / Gilson Silva

 

Etapa 2 : Solicitar os alunos a fazer  a leitura compartilhda da letra da música, texto contido nas composições vocais, promovendo a oralidade, a reflexão e favorecendo o raciocínio claro. Desta forma os alunos adquirem uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento prévio e desenvolvendo assim, habilidades de leitura e interpretação.

Obs. Professor(a) aproveitar o momento para fazer a avaliação diagnóstica.

                                                   3º AULA

Etapa 1: Após fazer a leitura compartilhada e interpretando da música, sugerir que os alunos respondam algumas questões, desenvolvendo assim, a capacidade de analisar, refletir, questionar e tomar uma posição pessoal sobre o que lê.

   Vamos exercitar!

 

1.    Na música o autor comenta que “queria ter na vida simplesmente Um lugar de mato verde”. Explique o que você sabe sobre lugar.

2.    Em seu caderno tenta ilustrar esse lugar através de um desenho criativo em forma paisagem.

3.    Quais elementos naturais aparecem ao longo da música?

4.    Na música aparece elementos sociais ?Cite-os.

5.    Quais elementos invisíveis são citados na música?

6.    Na sua opinião qual a relação desta música com a Geografia?                                         

                                            4º AULA

 

Etapa 1: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida orientar os estudantes a copiar em seu caderno com muita atenção o texto Introdução ao Estudo da Geografia, disponibilizado na apostila.

 

 

                                                   

                                                      

Leitura do texto:

                                              Introdução ao Estudo da Geografia

 

Geografia – é a ciência que estuda as relações existentes entre o homem e o meio, ou seja, todas as inter-relações que ocorrem entre o ser humano e o quadro natural que o cerca.

Ao estudar a paisagem, a Geografia vale-se dos resultados e dos métodos de outras ciências, utilizando-se dos conhecimentos das ciências exatas, como a Física e a Química – (Geografia Física); e das ciências humanas, como a História e a Sociologia – (Geografia Humana).

A Geografia divide-se em:

a) Física: Geomorfologia (relevo), Hidrografia (rios e oceanos), Climatologia (Clima) e a Biogeografia (seres vivos).

b) Política: Geopolítica

c) Humana: População, Urbana, Comércio, Rural, Indústria, Energia etc.

I – O estudo da Geografia

 

a) Para que estudar Geografia?

Estuda-se Geografia para conhecer a realidade e poder atuar sobre ela.

b) Como estudar Geografia?                           

A Geografia estuda as relações entre o homem e o meio e esses dois elementos são por natureza extremamente dinâmicos e modificam continuamente. A Geografia parte da descrição para chegar à explicação dos fenômenos que estuda, e esse processo divide-se em três fases:

·     observação do fenômeno que se pretende estudar e descrição de como ele se apresenta no espaço;

·      análise das relações que o fenômeno estudado tem com outros aspectos da paisagem;

·      tentativa de descobrir as causas que geraram o fenômeno estudado.

É importante lembrar que a Geografia tem como meio de expressão os mapas (Cartografia).

II – Teoria e prática da Geografia

 

a) Os princípios da Geografia

O estudo da Geografia deve levar em conta alguns princípios comuns a qualquer análise geográfica. Os mais importantes são:

·        extensão – todo fenômeno geográfico tem sua ocorrência numa determinada porção do território, que deve ser delimitada;

·     localização – todo fenômeno geográfico pode ser localizado, delimitando e, assim deve ser cartografado;

·         analogia – todo fenômeno geográfico pode ser comparado a outros do mesmo tipo, para facilitar a compreensão;

·         causalidade – todo fenômeno geográfico tem uma ou mais causas, que devem ser buscadas e explicadas;

·      atividade – todo fenômeno geográfico é dinâmico, portanto, seu estudo deve compreender a delimitação no tempo.

b) A Geografia e o poder

O conhecimento da Geografia sempre foi utilizado para atender a determinados interesses econômicos e políticos, principalmente de grupos dominantes – empresas e governos de países ricos ou grupos que compõem a elite de países pobres.

A Geografia pode tanto ser usada como meio de dominação de um país pobre sobre outro, como pode servir a libertação de um povo, ainda permite que se tenha ideia da sua capacidade econômica quanto aos recursos naturais, como potência hidráulica, ocorrência de combustíveis fósseis, presença de minérios, solos férteis; e também de suas características demográficas, como a natalidade, a mortalidade, a participação porcentual de jovens, idosos no conjunto da população.

Em situação de guerra, a Geografia adquire uma importância muito grande. Conhecer a Geografia do inimigo significa escolher a melhor arma para o confronto, o melhor lugar para o ataque e o melhor momento para a invasão.

 

Etapa 2: Após a leitura do texto. Orientar uma atividade para melhor compreensão do estudo da Geografia.

                                                       ATIVIDADE

 

1ª 1. O que é Geografia?

........ ...............................................................................................................................

2ª 2. Como está dividida a Geografia?

........ ...............................................................................................................................

 

3ª 3. Quais as ciências que auxiliam no estudo da Geografia?

........ ...............................................................................................................................

 

4ª 4. Para que se estuda Geografia?

........ ...............................................................................................................................

 

5ª 5. Para chegar a explicação dos fenômenos, a Geografia parte da descrição de que?

 ........ ..............................................................................................................................

 

 ........ ...........................................................................................................................

 ........ ..............................................................................................................................

 

6ª 6. Quais os princípios comuns a qualquer análise geográfica?

R: ........ ...............................................................................................................................

7ª7. O que permite conhecer a Geografia de um país?

 ........ ............................................................................................................................... ........ ...............................................................................................................................................  .

     ........ ..........................................................................................................................

....... ...............................................................................................................................................  .

8ª8. Qual é a importância da Geografia em seu cotidiano?

........ ...............................................................................................................................................  .

....... ................................................................................................................................

 

                                                     5º AULA

 

Etapa 1: O professor nesta etapa promove a correção da atividade, identificando e esclarecendo possíveis dúvidas.

Etapa 2: Continuação da correção, aproveitando o momento para tira possíveis e socialização dúvidas.

 

 

 

                                                        6º AULA

 

Etapa 1: O professor(a) nesta etapa faz um levantamento prévio da aula anterior, em seguida explanação do objeto de conhecimento sobre Paisagem, espaço e lugar estimulando o estudante a comparar modificações das paisagens nos lugares de vivências e os usos desses lugares em diferentes tempos. Solicitar a leitura compartilhada do texto disponível na apostila ou utilizar o livro como recurso.

 

                              O que é paisagem geográfica?

 

   Qando se fala em paisagem, muitas vezes o que vem à mente é a vista dos elementos da natureza – céu, rio, vegetação, montanha, animais etc.- ou de uma cidade, de campos de cultivo ou ainda de outros ambientes, como se veem em fotografias, gravuras e pinturas.

 

  Para a geografia, o conceito de paisagem tem um significado mais amplo. Segundo o geógrafo Milton Santos, paisagem geográfica é tudo aquilo que a nossa visão possa alcança, ou seja, tudo o que está presente no espaço e sendo observado. Assim, a paisagem pode conter tanto elementos naturais – aqueles formados pela natureza ( montanha, vegetação natural, rio etc.) – quanto elementos culturais – aqueles construídos pelos seres humanos por meio do trabalho ( estradas, cidades, campos de cultivo etc.).

  Esse mesmo geógrafo chama a atenção para o fato de que a paisagem geográfica não é formada apenas por volumes ( montanha, vegetações, cidades etc.), mas também de cores, movimentos odores sons etc.

 

Etapa 2: Após a leitura e interpretação do texto orientar os estudantes a copiar e responder a atividade.

 

                                            ATIVIDADE

 

1.    Observar a imagem abaixo e identificar qual é o tipo de paisagem observada.

 

          

 

1._____________________________          2.   ____________________________

 

2.    O que se observa na paisagem 1 é um espaço geográfico ou um espaço natural? Por que?

_________________________________________________________

 

                _________________________________________________________

3.    Na paisagem 2 ainda pode ser modificadas ? De que maneira ? Há algum elemento natural de destaque que pode ser alvo de futuras ação humana? Por que?

_________________________________________________________

 

                                             DIRECIONADO AO 7º ANO

 

Etapa 1: O professor(a) nesta etapa faz um levantamento prévio da aula anterior, em seguida explanação do objeto de conhecimento sobre O território brasileiro ( A localização geográfica brasileira e as paisagens), apresentando com base em sua localização e suas extensões latitudinal e longitudinal.Solicitar a leitura compartilhada do texto disponível na apostila ou utilizar o livro como recurso.

 

TEXTO:

 

O Brasil situa-se na América do Sul, é o quinto maior do mundo em extensão territorial e faz fronteira com quase todos os países sul-americanos.

"O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 km². É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que o Brasil tenha quatro fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental.

 

A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.

 

Para a realização precisa da localização geográfica do Brasil e de outros países, independentemente do ponto do planeta, faz-se necessária a utilização das coordenadas geográficas (latitude e longitude). "As latitudes explicitam os pontos em graus de um determinado lugar ao longo da superfície terrestre, tomando como referência a Linha do Equador, no sentido norte e sul.

 

Já as longitudes mostram a posição em graus de um determinado ponto da Terra que tem como referência principal o Meridiano de Greenwich no sentido leste ou oeste.

 

No sentido Leste-Oeste, o Brasil apresenta 4.319,4 km de distância. Os extremos são a Serra Contamana, onde está localizada a nascente do rio Moa (AC), a oeste, com longitude de 73°59’32”, e a Ponta do Seixas (PB), a leste, com longitude 34°47’30”. Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 km de distância e são representados pelo Monte Caburai (RR), ao norte do território, com latitude 5°16’20”, e Arroio Chuí (RS), ao sul, com latitude 33°45’03"."

 

Veja mais sobre "Localização Geográfica do Brasil" em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/localizacao-geografica-brasil.htm

 

Etapa 2: Após a leitura e interpretação do texto orientar os estudantes a copiar e responder a atividade.

                                          ATIVIDADE

 

1.    Pinte de verde os Estados da região sudeste, de amarelo os Estados da região Sul e o Estado da Bahia de azul.

 

 

 

AGORA  RESPONDA:

A)     Qual é o número total de Estados do Brasil?

B)      O estado de São Paulo localizado em que região do Brasil?

C)      Qual região possui o maior número de Estados e Capitais?

 

 

 

 

Obs. Esse material é para se trabalhar  com o 6º ano e 7º ano e lembrando que o professor é livre para utilizar outras sugestões desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

Referencias:

 

Casinha branca - https://youtu.be/Bx4gnzly2JU  ( Roberta Campos).

Casinha branca - https://youtu.be/Mir-j5bPguQ  ( Fabio Junior).

https://www.appai.org.br/a-educacao-de-valores-eticos-e-morais-na-escola/#:~:text=Uma%20proposta%20educacional%20com%20grandes,mas%20de%20forma%20ami%C3%BAde%20e  Valores.

 

https://img.freepik.com/vetores-gratis/livro-com-cena-do-vulcao-em-erupcao_1308-99478.jpg?w=740&t=st=1677620198~exp=1677620798~hmac=97789b4505a536732b134838a13b423bcbbab3c9c55a2e5f3b1b6d822041d9ad  Imagem sobre a Geografia.

https://br.freepik.com/vetores-gratis/paisagem-de-verao-com-carro-dirigindo-na-estrada-para-a-cidade_38654933.htm#query=paisagem&position=29&from_view=keyword&track=sph Imagem sobre a Geografia.

https://static.escolakids.uol.com.br/2019/07/paisagem-natural.jpg Paisagem

Veja mais sobre "Localização Geográfica do Brasil" em:

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/localizacao-geografica-brasil.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                            Que Deus continue abençoando e abençoando a todos nós...                                       

 

                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário