1º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 8° A 9º ANO - 2022

 


                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema: : “Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”.

Subtema:  A escola conduz o conhecimento sobre a Geografia. Construindo Conhecimento e Afetividade na Geografia.

Unidade Temática: O Sujeito e o seu Lugar no Mundo.

 

Objetos do conhecimento:  Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil.

Objetivo geral: Compreender como a localização e dimensão do Brasil contribui para diversidade natural do país.

Ano: 8º e  9º                  Período: 28/03  a  08/04/2022                                        Nº de Aulas: 4

HABILIDADES

(EF07GE01) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estéreo tipos acerca  das paisagens e da formação territorial do Brasil.

(EF07GE01IT) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil, da Bahia da microrregião geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do município de Itamaraju.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.

                                                                          1º AULA

 

ETAPA 1: Iniciar a aula com um bom dia ou boa tarde, em seguida direcionar os alunos a uma  pesquisa sobre, “A localização geográfica brasileira e as paisagens”.

Sugerir aos alunos a pesquisa no celular ou nas página 12 até 17 do livro didático Araribá Mais Geografia.

 

ETAPA 2: Após a pesquisa o professor(a) promove a  socialização da pesquisa com os alunos.

Sugestões de atividade da página 20 do livro  didático Araribá Mais Geografia ou elaborada pelo  professor.

                                                                            2º AULA

 

ETAPA 1: Nesta etapa o professor pode fazer um levantamento prévio da aula anterior e em seguida copiar no quadro o

texto “Formação e regionalização do território brasileiro "promovendo a reescrita do texto no caderno ,orientando-os na organização anotando o cabeçalho, o título, alertando sobre o início de frase, parágrafos, etc.

 

Sugestão : O professor  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade .

TEXTO:

                                      Formação do território brasileiro

 

   A formação do extenso território brasileiro é consequência de um longo processo de expansão, resultante do contato entre povos locais e colonizadores europeus.  

No século XV, portugueses e espanhóis, entre  outros povos europeus, chegaram às terras  atualmente chamadas de América, onde estabeleceram tratados para dividir o território. Mais tarde, as terras ocupadas pelos portugueses formariam o Brasil.

 

Expansão territorial

 

O território inicialmente dominado pelos portugueses expandiu-se significativamente, ultrapassando a linha estabelecida  pelo Tratado de Tordesilhas, que tinha delimitado as terras que cabiam aos espanhóis (a oeste) e aos portugueses (a leste). Muitos fatores contribuíram para a ocupação e a expansão do território desde então, entre os quais as bandeiras, incursões dos bandeirantes ao interior da colônia para aprisionar indígenas (que seriam escravizados) e buscar metais preciosos (ouro e prata), nos séculos XVI e XVII.

 

Exploração econômica do território

 

Nas primeiras décadas de colonização das terras sul-americanas, os colonos portugueses não encontraram metais preciosos; assim, começaram a explorar o pau-brasil ao longo do litoral para comercializá-lo na Europa. No século XVI, além da exploração do pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar, principalmente no nordeste do território, começou a ganhar importância. Nesse período, a ocupação colonial se concentrava no litoral. A partir do século XVII, a expansão da colônia acompanhou o crescimento das principais atividades econômicas: a produção de cana-de-açúcar em algumas áreas do sudeste; a pecuária, em direção ao interior; e a busca pelas drogas do sertão — guaraná, urucum, cravo, canela, salsa, entre outras — para a Amazônia.

 A expansão da pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que favoreceram o domínio das terras a oeste, já no século XVIII. No ano de 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri, delimitando fronteiras bastante semelhantes às atuais.

 

REGIONALIZAÇÃO

 

  Os critérios que definem a regionalização podem ser escolhidos de acordo com os objetivos ou os interesses de quem a propõe. Podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos ou, ainda, uma composição de vários desses aspectos.

 

Regionalização brasileira oficial

 

A regionalização é usada para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, e ainda para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já realizou algumas regionalizações do território brasileiro (a mais recente é de 1990). A regionalização oficial do Brasil divide o território em cinco grandes regiões, também chamadas macrorregiões.  

As regionalizações do IBGE

 

 A primeira regionalização oficial do Brasil, elaborada pelo IBGE e estabelecida em 1942, delimitava as regiões de acordo com suas características naturais.

 

                                                                                                                    Os complexos regionais

 

  Além da regionalização oficial do IBGE, outra bastante conhecida é a que divide o território brasileiro em complexos regionais ou regiões geoeconômicas: o Nordeste, a Amazônia e o Centro-Sul.

 

POLÍTICAS REGIONAIS NO BRASIL

 

 Com o objetivo de diminuir as desigualdades socioeconômicas existentes entre as regiões brasileiras e estimular o desenvolvimento regional, foram criadas instituições governamentais, chamadas de agências de desenvolvimento regional, vinculadas ao Ministério da Integração Nacional.

 

 

 

ETAPA 2: Após a reescrita, solicitar os alunos a fazer a leitura e interpretação do texto, resumido na base da formação territorial do Brasil, que se encontra  nas páginas 52 a 60 no livro didático Araribá Mais Geografia.

 

                                                                  3º AULA

ETAPA 1: Após a escrita, leitura  e interpretação de texto, orientar os alunos a copiar e responder no caderno a atividade proposta na apostila baseada na página 61 que esta no livro didático Araribá Mais Geografia. Aberto a outras opções de atividades.

 

                                                              ATIVIDADE

 

1. Sobre a formação do território brasileiro, responda:

a) Quais povos já habitavam as terras que hoje são o Brasil antes da chegada dos colonizadores portugueses?

 

b) Como o governo português dividiu o território para organizar sua exploração?

 

 

2. Responda:

 

a) O que significa regionalizar?

 

b)O que é região?

 

c) Qual é a finalidade de regionalizar o território?

3. Leia o trecho a seguir e responda à questão proposta.

 

Povoar ou perder

 

Franceses e espanhóis enchiam suas em-

bar cações de pau-brasil, jacarandá e outras

 madeiras de lei, além de pimentas-de-cheiro,

animais de boa pele, papagaios, araras, maca-

cos e, até mesmo, de índios!

 Estava na hora de o reino de Portugal to-

mar uma atitude: povoar ou perder as terras

 do Brasil.

 Só havia uma maneira de garantir a fixação das pessoas à terra: plantar.

 

RODRIGUES, Rosicler Martins.

Cidades brasileiras: o passado e o presente.

 São Paulo: Moderna, 1992. p. 18.

 

 • Quais foram as medidas políticas e econômicas implementadas por Portugal para garantir a posse das terras ocupadas na América?

 

4. Você acha que é possível utilizar diversos critérios para elaborar uma regionalização ou há apenas um critério válido? Justifique sua resposta e dê exemplos.

 

 

5. Sobre as macrorregiões brasileiras, responda:

 a) Na atualidade, o Brasil está dividido em quantas macrorregiões? Quais são elas?

 b) Em qual macrorregião você mora? Que características específicas dessa região estão relacionadas ao seu modo de vida?

 

ETAPA 2: Correção da atividade, momento tira dúvidas e socialização.

 

 

                                                                  4º AULA

 

 

ETAPA 1:  Após a revisão sobre “A localização, a formação do território brasileiro e os Estados e Capitais que o compõe, solicitar os alunos  a reproduzir o desenho do mapa do Brasil para o caderno,  transferir  de forma legível, destacando os Estados de cores diferentes. E em seguida identificar as cores dos Estados em uma legenda.           

 

 

 

Sugestão: Dinâmica perfeita  aulas de geografia [ Estados e Capitais] https://youtu.be/xzTi2MZ2T_c

Utilizar essa dinâmica com os alunos, após  trabalhar Estados e Capitais para assim fixar mais o conteúdo.

 

 

 

Referencias:

Dinâmica perfeita  aulas de geografia [ Estados e Capitais] https://youtu.be/xzTi2MZ2T_c

No livro didático Araribá Mais Geografia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

           

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