SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Tema:
: “Escola
como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”. Subtema: A escola conduz o conhecimento sobre a
Geografia. Construindo Conhecimento e Afetividade na Geografia. |
Unidade
Temática:
O Sujeito e o seu Lugar no Mundo.
Objetos
do conhecimento: Ideias e
Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil. |
Objetivo
geral: Compreender
como a localização e dimensão do Brasil contribui para diversidade natural do
país. |
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Ano: 8º
e 9º Período: 28/03 a 08/04/2022 Nº
de Aulas: 4 |
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HABILIDADES |
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(EF07GE01)
Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e
estéreo tipos acerca das paisagens e
da formação territorial do Brasil. (EF07GE01IT)
Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e
estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil, da
Bahia da microrregião geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do
município de Itamaraju. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história.
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COMPETÊNCIAS GERAIS
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1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima;
autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional.
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ETAPAS DA AULA
/ METODOLOGIA |
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OBS:
Professores,
essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas.
1º AULA
ETAPA
1:
Iniciar a aula com um bom dia ou boa tarde, em seguida direcionar os alunos a
uma pesquisa sobre, “A localização geográfica brasileira e as
paisagens”. Sugerir aos
alunos a pesquisa no celular ou nas página 12 até 17 do livro didático
Araribá Mais Geografia.
ETAPA
2:
Após a pesquisa o professor(a) promove a socialização da pesquisa com os alunos. Sugestões de
atividade da página 20 do livro didático Araribá Mais Geografia ou elaborada
pelo professor. 2º AULA
ETAPA
1:
Nesta etapa o professor pode fazer um levantamento prévio da aula anterior e
em seguida copiar no quadro o texto “Formação e regionalização do território brasileiro "promovendo a reescrita do texto no caderno ,orientando-os na
organização anotando o cabeçalho, o título, alertando sobre o início de frase,
parágrafos, etc. |
Sugestão
:
O professor usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade .
TEXTO:
Formação do território brasileiro
A formação do extenso território brasileiro
é consequência de um longo processo de expansão, resultante do contato entre
povos locais e colonizadores europeus.
No século XV,
portugueses e espanhóis, entre outros
povos europeus, chegaram às terras atualmente
chamadas de América, onde estabeleceram tratados para dividir o território.
Mais tarde, as terras ocupadas pelos portugueses formariam o Brasil.
Expansão
territorial
O território
inicialmente dominado pelos portugueses expandiu-se significativamente,
ultrapassando a linha estabelecida pelo
Tratado de Tordesilhas, que tinha delimitado as terras que cabiam aos espanhóis
(a oeste) e aos portugueses (a leste). Muitos fatores contribuíram para a
ocupação e a expansão do território desde então, entre os quais as bandeiras,
incursões dos bandeirantes ao interior da colônia para aprisionar indígenas
(que seriam escravizados) e buscar metais preciosos (ouro e prata), nos séculos
XVI e XVII.
Exploração
econômica do território
Nas primeiras
décadas de colonização das terras sul-americanas, os colonos portugueses não
encontraram metais preciosos; assim, começaram a explorar o pau-brasil ao longo
do litoral para comercializá-lo na Europa. No século XVI, além da exploração do
pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar, principalmente no nordeste do território,
começou a ganhar importância. Nesse período, a ocupação colonial se concentrava
no litoral. A partir do século XVII, a expansão da colônia acompanhou o
crescimento das principais atividades econômicas: a produção de cana-de-açúcar
em algumas áreas do sudeste; a pecuária, em direção ao interior; e a busca
pelas drogas do sertão — guaraná, urucum, cravo, canela, salsa, entre outras —
para a Amazônia.
A expansão da pecuária pelo território e a
exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que favoreceram o
domínio das terras a oeste, já no século XVIII. No ano de 1750, Portugal e
Espanha assinaram o Tratado de Madri, delimitando fronteiras bastante
semelhantes às atuais.
REGIONALIZAÇÃO
Os critérios que definem a regionalização
podem ser escolhidos de acordo com os objetivos ou os interesses de quem a
propõe. Podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais,
econômicos ou, ainda, uma composição de vários desses aspectos.
Regionalização
brasileira oficial
A regionalização é usada para
descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações
governamentais, e ainda para coletar dados e realizar estudos sobre determinado
território. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já
realizou algumas regionalizações do território brasileiro (a mais recente é de
1990). A regionalização oficial do Brasil divide o território em cinco grandes
regiões, também chamadas macrorregiões.
As
regionalizações do IBGE
A primeira regionalização oficial do Brasil,
elaborada pelo IBGE e estabelecida em 1942, delimitava as regiões de acordo com
suas características naturais.
Além da regionalização oficial do IBGE, outra bastante conhecida é a que
divide o território brasileiro em complexos regionais ou regiões geoeconômicas:
o Nordeste, a Amazônia e o Centro-Sul.
POLÍTICAS
REGIONAIS NO BRASIL
Com o objetivo de diminuir as desigualdades
socioeconômicas existentes entre as regiões brasileiras e estimular o
desenvolvimento regional, foram criadas instituições governamentais, chamadas
de agências de desenvolvimento regional, vinculadas ao Ministério da Integração
Nacional.
ETAPA
2: Após
a reescrita, solicitar os alunos a fazer a leitura e interpretação do texto,
resumido na base da formação territorial do Brasil, que se encontra nas páginas 52 a 60 no livro didático Araribá
Mais Geografia.
3º
AULA
ETAPA
1: Após
a escrita, leitura e interpretação de
texto, orientar os alunos a copiar e responder no caderno a atividade proposta
na apostila baseada na página 61 que esta no livro didático Araribá Mais
Geografia. Aberto a outras opções de atividades.
ATIVIDADE
1. Sobre
a formação do território brasileiro, responda:
a) Quais
povos já habitavam as terras que hoje são o Brasil antes da chegada dos
colonizadores portugueses?
b) Como o
governo português dividiu o território para organizar sua exploração?
2.
Responda:
a) O que
significa regionalizar?
b)O que é
região?
c) Qual é
a finalidade de regionalizar o território?
3. Leia o
trecho a seguir e responda à questão proposta.
Povoar
ou perder
Franceses e
espanhóis enchiam suas em-
bar cações de
pau-brasil, jacarandá e outras
madeiras de lei, além de pimentas-de-cheiro,
animais de boa
pele, papagaios, araras, maca-
cos e, até
mesmo, de índios!
Estava na hora de o reino de Portugal to-
mar uma atitude:
povoar ou perder as terras
do Brasil.
Só havia uma maneira de garantir a fixação das
pessoas à terra: plantar.
RODRIGUES,
Rosicler Martins.
Cidades
brasileiras: o passado e o presente.
São Paulo: Moderna, 1992. p. 18.
• Quais foram as medidas políticas e
econômicas implementadas por Portugal para garantir a posse das terras ocupadas
na América?
4. Você
acha que é possível utilizar diversos critérios para elaborar uma
regionalização ou há apenas um critério válido? Justifique sua resposta e dê
exemplos.
5. Sobre
as macrorregiões brasileiras, responda:
a) Na atualidade, o Brasil está
dividido em quantas macrorregiões? Quais são elas?
b) Em qual macrorregião você mora?
Que características específicas dessa região estão relacionadas ao seu modo de
vida?
ETAPA
2: Correção
da atividade, momento tira dúvidas e socialização.
4º AULA
ETAPA
1: Após a revisão sobre “A localização, a
formação do território brasileiro e os Estados e Capitais que o compõe, solicitar
os alunos a reproduzir o desenho do mapa
do Brasil para o caderno, transferir de forma legível, destacando os Estados de
cores diferentes. E em seguida identificar as cores dos Estados em uma legenda.
Sugestão: Dinâmica perfeita aulas de geografia [ Estados e Capitais] https://youtu.be/xzTi2MZ2T_c
Utilizar essa
dinâmica com os alunos, após trabalhar
Estados e Capitais para assim fixar mais o conteúdo.
Referencias:
Dinâmica
perfeita aulas de geografia [ Estados e
Capitais] https://youtu.be/xzTi2MZ2T_c
No livro didático Araribá Mais Geografia.
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós...
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