Escola: ____________________________ Data: 07-03 a 18-03-2022 8º
Ano/ Aluno (a): _______________________________________________________________________________ Professor (a): _________________________Componente
Curricular: Geografia Turno:______________ |
Tema:
“Escola como
espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”. ANO: 6º e 7º anos Turma: _____ Subtema: A afetividade no espaço geográfico /Escola lugar de conhecimento geográfico . Período:
07 a 18/ 03/ 2022 Nº
de aulas: 06 aulas |
PROFESSOR!!!
Neste momento estamos iniciando um ano letivo diferente, precisando
ser consideradas algumas situações especiais como alunos desmotivados,
desvantagens na aprendizagem... sendo que aquele aluno que estudou o 3º ano
presencial é o mesmo que você encontrara no 6º ano, para esse momento é preciso
dedicação especial no diagnóstico, ser bem específicos nos dados
observados e colhidos. Priorizando a escuta de todos os alunos, colhendo assim
muitas informações.
É importante que o professor entenda como está seus alunos,
“Ampliar um olhar para o aluno, não focar só em conteúdo específicos ir além de
verificar se o aluno sabe ler e escrever. Olhe para o socoemocional, acolhendo
esse aluno e atendendo requisitos para desenvolver as competências
socioemocionais.
As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e
do processo de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada indivíduo lidar com suas próprias emoções,
desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de
colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS:
- Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva;
- Utilizar diferentes linguagens –
verbal (oral ou visual motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade
para lidar com elas.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
OBJETIVOS:
• Trabalhar a noção da diversidade e
valorizar as características individuais de cada um;
• Valorizar a importância do
coletivo e das relações com os amigos;
• Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo
ETAPAS DA
AULA / METODOLOGIA
APRESENTAÇÃO
DO TEMA : “Escola como espaço de
acolhimento, afetividade e conhecimento”.
1º AULA
Etapa1
: Apresentação
do professor, do Componente Curricular e dos alunos. Em seguida desenvolver a
dinâmica a seguir:
O
que eu escuto e como me sinto?
Recepcione
os alunos e forme uma roda ( respeitando o distanciamento ). Após coloque uma
música e solicite que escutem atentamente;
A cada
pausa, oriente que pensem no que sentem ao escutar a música;
Ao
finalizar peça para que cada um socializem suas percepções.
Palavra
Cantada Ora Bolas https://youtu.be/bvYeA1DWibU .
Exercitar a afetividade
e sentimentos através da música no ambiente escolar.
O objetivo
dessa dinâmica é demonstrar como a música é capaz de tocar o ser humano e que
cada qual se sente de uma forma, pois todos são diferentes. Desta forma, a
dinâmica permite conhecer a visão de mundo do outro, suas impressões e
sentimentos desenvolvendo entre os
participantes a escuta, o respeito e a empatia.
·
Quais
sentimentos a música transmite?
·
Porque
a música mexe com nossos sentimentos?
·
Ao
escutar essa música que tipos de sentimentos despertam em você.
·
Para
você como a música pode mudar a maneira de pensar das pessoas na atualidade.
Etapa
2: Nessa etapa o
professor deve estimular os alunos a expressar seus sentimentos e garantir o
direito de todos se expressarem . Aproveitando o momento para discutir sobre a
importância da escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento na
vida de cada aluno.
2º AULA
Etapa
1 : Esta
aula esta estruturada em 2 etapas, sabemos que cada turma tem: uma realidade,
uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a
realização das atividades. Mas lembre-se que seu papel é fundamental para que
os alunos possam ampliar a visão de mundo.
Iniciar fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior, discussão e questionamento sobre a música “ Ora bolas”. Em seguida o professor escreve no quadro a música e orienta os alunos a reescreverem no caderno, orientando-os sobre a organização da escrita no caderno, escrevendo, cabeçalho, título, alertando sobre o início de frase, parágrafos, etc.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
Ora bolas
Oi oi oi, olha
aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino?
Esse menino é meu vizinho
Onde ele mora? Mora lá na quela casa
Onde está a casa? A casa tá na rua
Onde está a rua? Tá dentro da cidade
Onde está a cidade?
Tá do lado da floresta
Onde está a floresta? A floresta é no Brasil
Onde está o Brasil
Tá na América do
Sul no continente Americano
Cercado de oceano e das terras mais distantes
De todo o planeta
E como é o planeta?
O planeta é uma bola, que rebola lá no céu
Oi oi oi, olha
aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino?
Esse menino é meu vizinho
Onde ele mora? Mora lá naquela casa
Onde está a casa? A casa tá na rua
Onde está a rua? Tá dentro da cidade
Onde está a cidade?
Tá do lado da floresta
Onde está a floresta? A floresta é no Brasil
Onde está o brasil
Tá na América do Sul no continente Americano
Cercado de oceano e das terras mais distantes
De todo o planeta
E como é o planeta?
O planeta é uma bola, que rebola lá no céu
Oi oi oi, olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Fonte: Musixmatch
Compositores: Paulo
Tatit / Edith Derdyk
Etapa
2 : Solicitar
os alunos a fazer a leitura compartilhada
da letra da música, texto contido nas composições vocais, promovendo a
oralidade, a reflexão e favorecendo o raciocínio claro.
Desta
forma os alunos adquirem uma posição ativa em seu processo de aprendizagem,
pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento prévio e
desenvolvendo assim, habilidades de leitura e interpretação.
3º
AULA Etapa 1: Interpretando
a música. Após fazer a leitura compartilhada, sugerir que os alunos respondam
algumas questões, desenvolvendo assim, a capacidade de analisar, refletir,
questionar e tomar uma posição pessoal sobre o que lê. A
agora vamos exercitar! 1.
Responda as questões preenchando as lacunas: Oi oi oi, olha aquela ___________ A bola pula bem no pé, no pé do menino Quem é esse menino? Esse menino é meu ______________
Onde está a cidade? Tá do lado da floresta 1.
Qual o título da música? 2.
Confeccionar uma dobraduras de papel, com passo a
passo da interpretação da música cantada. Proposta no modelo1, abaixo:
4º AULA Etapa 1: O professor
faz a leitura do texto e em seguida escreve no quadro orientando aos alunos a
reescrita em seu caderno. Leitura e interpretação: Paisagem
da janela
Da janela lateral do quarto de dormir Mensageiro natural de coisas naturais Você não quer acreditar Cavaleiro marginal lavado em ribeirão Cavaleiro marginal, banhado em ribeirão Você não quer acreditar Um cavaleiro marginal, banhado em ribeirão Fonte: LyricFind Compositores:
Fernando Brant / Lo Borges Letra
de Paisagem da janela © Sony/ATV Music Publishing LLC Etapa 2: Após a leitura do professor e
reescrita dos alunos, solicitar que os mesmos façam a leitura e interpretação
do texto. Promovendo
um momento de escuta e socialização.
5º AULA Etapa 1: A Geografia em todo
espaço. Nessa
etapa vamos trabalhar resgatando
conhecimentos prévios sobre a
Geografia. Em seguida promover a leitura e reconhecer no cotidiano os
elementos socioculturais e naturais que formam o espaço geográfico. Leitura do texto: Introdução ao Estudo da Geografia Geografia – é a ciência que
estuda as relações existentes entre o homem e o meio, ou seja, todas as
inter-relações que ocorrem entre o ser humano e o quadro natural que o cerca. Ao estudar a
paisagem, a Geografia vale-se dos resultados e dos métodos de outras
ciências, utilizando-se dos conhecimentos das ciências exatas, como a Física e
a Química – (Geografia Física); e das ciências humanas, como
a História e a Sociologia – (Geografia
Humana). A Geografia
divide-se em: a) Física: Geomorfologia
(relevo), Hidrografia (rios e oceanos), Climatologia (Clima) e a Biogeografia
(seres vivos). b) Política: Geopolítica c) Humana: População,
Urbana, Comércio, Rural, Indústria, Energia etc. I – O estudo da Geografia
a) Para que estudar Geografia? Estuda-se Geografia para conhecer a realidade e poder atuar
sobre ela. b) Como estudar Geografia? A Geografia estuda as relações entre o homem e o meio e esses
dois elementos são por natureza extremamente dinâmicos e modificam
continuamente. A Geografia parte da descrição para chegar à explicação dos
fenômenos que estuda, e esse processo divide-se em três fases: ·
observação do fenômeno que se pretende estudar e descrição
de como ele se apresenta no espaço; ·
análise das relações que o fenômeno estudado tem com
outros aspectos da paisagem; ·
tentativa de descobrir as causas que geraram o
fenômeno estudado. É importante
lembrar que a Geografia tem como meio de expressão os mapas (Cartografia). II – Teoria e prática da Geografia
a) Os princípios da Geografia O estudo da
Geografia deve levar em conta alguns princípios comuns a qualquer análise
geográfica. Os mais importantes são: · extensão –
todo fenômeno geográfico tem sua ocorrência numa determinada porção do
território, que deve ser delimitada; ·
localização – todo fenômeno geográfico pode ser localizado,
delimitando e, assim deve ser cartografado; · analogia –
todo fenômeno geográfico pode ser comparado a outros do mesmo tipo, para
facilitar a compreensão; · causalidade –
todo fenômeno geográfico tem uma ou mais causas, que devem ser buscadas e
explicadas; ·
atividade – todo fenômeno geográfico é dinâmico,
portanto, seu estudo deve compreender a delimitação no tempo. b) A Geografia e o poder O conhecimento da
Geografia sempre foi utilizado para atender a determinados interesses
econômicos e políticos, principalmente de grupos dominantes – empresas e
governos de países ricos ou grupos que compõem a elite de países pobres. A Geografia pode
tanto ser usada como meio de dominação de um país pobre
sobre outro, como pode servir a libertação de um povo, ainda
permite que se tenha ideia da sua capacidade econômica quanto aos recursos
naturais, como potência hidráulica, ocorrência de combustíveis fósseis,
presença de minérios, solos férteis; e também de suas características
demográficas, como a natalidade, a mortalidade, a participação porcentual
de jovens, idosos no conjunto da população. Em situação de
guerra, a Geografia adquire uma importância muito grande. Conhecer a
Geografia do inimigo significa escolher a melhor arma para o confronto, o
melhor lugar para o ataque e o melhor momento para a invasão. Etapa 2: Após a leitura do texto.
Sugerir uma atividade para melhor compreensão do estudo da Geografia. Atividades: Introdução
ao Estudo da Geografia 1ª)
1. O que é Geografia? R:
........ ...............................................................................................................................................
. 2ª)
2. Como está dividida a Geografia? R:
........ ...............................................................................................................................................
. 3ª)
3. Quais as ciências que auxiliam no estudo da Geografia? R:
........ ...............................................................................................................................................
. 4ª)
4. Para que se estuda Geografia? R:
........ ...............................................................................................................................................
. 5ª)
5. Para chegar a explicação dos fenômenos, a Geografia parte da descrição de
que? R:
........ ...............................................................................................................................................
.
........ ...............................................................................................................................................
.
........ ...............................................................................................................................................
. 6ª)
6. Quais os princípios comuns a qualquer análise geográfica? R:
........ ...............................................................................................................................................
. 7ª)
7. O que permite conhecer a Geografia de um país? R:
........ ...............................................................................................................................................
.
........ ...............................................................................................................................................
.
........ ...............................................................................................................................................
.
........ ...............................................................................................................................................
. 8ª)8.
Qual é a importância da Geografia em caso de guerra? R:
........ ...............................................................................................................................................
.
........ ...............................................................................................................................................
. 9ª)9.
Resolva o diagrama:
a) Ciência
que estuda a Terra desde a sua formação. b) Ramo
da Geografia Política. c) Ramo
da Geografia Física que estuda o relevo. d) Estuda
os mapas. e) Ramo
da Geografia Física que estuda os rios, mares e oceanos. f) Uma
das ciências exatas que auxiliam a Geografia. g) Ramo
da Geografia que estuda o Meio Ambiente. h) Uma
das ciências humanas que auxiliam a Geografia. i) Geografia
que estuda as cidades.
6º AULA Etapa 1:Correção da atividade proposta,
esclarecer possíveis dúvidas e socialização. Observação:
Esse material é para se trabalhar com
o 6º ano e 7º ano. Referencias: Fonte: LyricFind Compositores:
Fernando Brant / Lo Borges Letra de
Paisagem da janela © Sony/ATV Music Publishing LLC Palavra
Cantada Ora Bolas https://youtu.be/bvYeA1DWibU Que Deus continue abençoando
e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário