1º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 6º ANO E 7º ANO -2022

 

Caixa de texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

Escola: ____________________________ Data: 07-03 a 18-03-2022   8º Ano/    

 

Aluno (a): _______________________________________________________________________________

Professor (a): _________________________Componente Curricular: Geografia  Turno:______________                

Tema: “Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”.    ANO: 6º e 7º anos Turma: _____

Subtema: A afetividade no espaço  geográfico /Escola  lugar de conhecimento geográfico .  

  Período: 07 a 18/ 03/ 2022                                      Nº de aulas: 06 aulas

PROFESSOR!!!

Neste momento estamos iniciando um ano letivo diferente, precisando ser consideradas algumas situações especiais como alunos desmotivados, desvantagens na aprendizagem... sendo que aquele aluno que estudou o 3º ano presencial é o mesmo que você encontrara no 6º ano, para esse momento é preciso dedicação especial no diagnóstico, ser bem específicos nos dados observados e colhidos. Priorizando a escuta de todos os alunos, colhendo assim muitas informações.

É importante que o professor entenda como está seus alunos, “Ampliar um olhar para o aluno, não focar só em conteúdo específicos ir além de verificar se o aluno sabe ler e escrever. Olhe para o socoemocional, acolhendo esse aluno e atendendo requisitos para desenvolver as competências socioemocionais.

As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada  indivíduo lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS:

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
  • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  •  Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

OBJETIVOS:

• Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características individuais de cada um;

• Valorizar  a importância do coletivo e das relações com os amigos;
• Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo

                                    ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

APRESENTAÇÃO DO TEMA : “Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”.

                                                          1º AULA

Etapa1 : Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos. Em seguida desenvolver a dinâmica a seguir:

                                            O que eu escuto e como me sinto?

Recepcione os alunos e forme uma roda ( respeitando o distanciamento ). Após coloque uma música e solicite que escutem atentamente;

A cada pausa, oriente que pensem no que sentem ao escutar a música;

Ao finalizar peça para que cada um socializem suas percepções.

Palavra Cantada Ora Bolas   https://youtu.be/bvYeA1DWibU .

  Exercitar a afetividade e sentimentos através da música no ambiente escolar.

  O objetivo dessa dinâmica é demonstrar como a música é capaz de tocar o ser humano e que cada qual se sente de uma forma, pois todos são diferentes. Desta forma, a dinâmica permite conhecer a visão de mundo do outro, suas impressões e sentimentos  desenvolvendo entre os participantes  a escuta, o respeito e a empatia.

·         Quais sentimentos a música transmite?

·         Porque a música mexe com nossos sentimentos?

·         Ao escutar essa música que tipos de sentimentos despertam em você.

·         Para você como a música pode mudar a maneira de pensar das pessoas na atualidade.

Etapa 2: Nessa etapa o professor deve estimular os alunos a expressar seus sentimentos e garantir o direito de todos se expressarem . Aproveitando o momento para discutir sobre a importância da escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento na vida de cada aluno.

                                                              2º AULA

Etapa 1 : Esta aula esta estruturada em 2 etapas, sabemos que cada turma tem: uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas lembre-se que seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo.

Iniciar fazendo um levantamento prévio sobre a aula anterior, discussão e questionamento sobre a música “ Ora bolas”. Em seguida o  professor escreve no quadro a música e orienta os alunos a reescreverem no caderno,  orientando-os sobre a organização da escrita no caderno, escrevendo, cabeçalho, título, alertando sobre o início de frase, parágrafos, etc. 

LEITURA  E INTERPRETAÇÃO  DO TEXTO:                                                            

    

Ora bolas

Palavra Cantada                                                                                      

Oi oi oi, olha aquela bola                                                                  
A bola pula bem no pé, no pé do menino

Quem é esse menino? Esse menino é meu vizinho
Onde ele mora? Mora lá na quela casa
Onde está a casa? A casa tá na rua
Onde está a rua? Tá dentro da cidade

Onde está a cidade? Tá do lado da floresta
Onde está a floresta? A floresta é no Brasil
Onde está o Brasil                                                                             

Tá na América do Sul no continente Americano
Cercado de oceano e das terras mais distantes
De todo o planeta
E como é o planeta?
O planeta é uma bola, que rebola lá no céu

Oi oi oi, olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino

Quem é esse menino? Esse menino é meu vizinho                                                       
Onde ele mora? Mora lá naquela casa
Onde está a casa? A casa tá na rua
Onde está a rua? Tá dentro da cidade

Onde está a cidade? Tá do lado da floresta
Onde está a floresta? A floresta é no Brasil
Onde está o brasil
Tá na América do Sul no continente Americano
Cercado de oceano e das terras mais distantes
De todo o planeta
E como é o planeta?
O planeta é uma bola, que rebola lá no céu

Oi oi oi, olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino

 

Fonte: Musixmatch

Compositores: Paulo Tatit / Edith Derdyk

Etapa 2 : Solicitar os alunos a fazer  a leitura compartilhada da letra da música, texto contido nas composições vocais, promovendo a oralidade, a reflexão e favorecendo o raciocínio claro. Desta forma os alunos adquirem uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento prévio e desenvolvendo assim, habilidades de leitura e interpretação.

                                                                  3º AULA

Etapa 1: Interpretando a música. Após fazer a leitura compartilhada, sugerir que os alunos respondam algumas questões, desenvolvendo assim, a capacidade de analisar, refletir, questionar e tomar uma posição pessoal sobre o que lê.

A agora vamos exercitar!

1.      Responda as questões preenchando as lacunas:

Oi oi oi, olha aquela ___________

A bola pula bem no pé, no pé do menino

Quem é esse menino? Esse menino é meu ______________                                                   
Onde ele mora? Mora lá naquela casa
Onde está a casa? A _________ tá na rua
Onde está a rua? Tá dentro da _____________

Onde está a cidade? Tá do lado da floresta
Onde está a ___________? A floresta é no Brasil
Onde está o brasil
Tá na ________________ no continente Americano
Cercado de oceano e das _________mais distantes
De todo o planeta
E como é o _____________?
O planeta é uma bola, que rebola lá no céu

1.      Qual o título da música?

2.      Confeccionar uma dobraduras de papel, com passo a passo da interpretação da música cantada. Proposta no modelo1, abaixo:

                                                                4º AULA

Etapa 1: O professor faz a leitura do texto e em seguida escreve no quadro orientando aos alunos a reescrita em seu caderno.

Leitura e interpretação:

 

 Paisagem da janela

                      Milton NascimentoLô Borges

Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um voo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal

Mensageiro natural de coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava desse temporal
Você não escutou

Você não quer acreditar
Mas isso é tão normal
Você não quer acreditar
Eu apenas era

Cavaleiro marginal lavado em ribeirão
Cavaleiro negro que viveu mistérios
Cavaleiro e senhor de casa e árvores
Sem querer descanso nem dominical

Cavaleiro marginal, banhado em ribeirão
Conheci as torres e os cemitérios
Conheci os homens e os seus velórios
Quando olhava da janela lateral
Do quarto de dormir

Você não quer acreditar
Mas isso é tão normal
Você não quer acreditar
Mas isso é tão normal

Um cavaleiro marginal, banhado em ribeirão
Você não quer acreditar

                                            Fonte: LyricFind

                                            Compositores: Fernando Brant / Lo Borges

                                            Letra de Paisagem da janela © Sony/ATV Music Publishing LLC

 

Etapa 2: Após a leitura do professor e reescrita dos alunos, solicitar que os mesmos façam a leitura e interpretação do texto.

Promovendo um momento de escuta e socialização.

                                                                5º AULA

Etapa 1: A Geografia em todo espaço.

Nessa etapa vamos trabalhar  resgatando conhecimentos prévios sobre a  Geografia. Em seguida promover a leitura e reconhecer no cotidiano os elementos socioculturais e naturais que formam o espaço geográfico.

 

Leitura do texto:

 Introdução ao Estudo da Geografia

 

Geografia – é a ciência que estuda as relações existentes entre o homem e o meio, ou seja, todas as inter-relações que ocorrem entre o ser humano e o quadro natural que o cerca.

Ao estudar a paisagem, a Geografia vale-se dos resultados e dos métodos de outras ciências, utilizando-se dos conhecimentos das ciências exatas, como a Física e a Química – (Geografia Física); e das ciências humanas, como a História e a Sociologia – (Geografia Humana).

A Geografia divide-se em:

a) Física: Geomorfologia (relevo), Hidrografia (rios e oceanos), Climatologia (Clima) e a Biogeografia (seres vivos).

b) Política: Geopolítica

c) Humana: População, Urbana, Comércio, Rural, Indústria, Energia etc.

I – O estudo da Geografia

 

a) Para que estudar Geografia?

Estuda-se Geografia para conhecer a realidade e poder atuar sobre ela.

b) Como estudar Geografia?

A Geografia estuda as relações entre o homem e o meio e esses dois elementos são por natureza extremamente dinâmicos e modificam continuamente. A Geografia parte da descrição para chegar à explicação dos fenômenos que estuda, e esse processo divide-se em três fases:

·     observação do fenômeno que se pretende estudar e descrição de como ele se apresenta no espaço;

·      análise das relações que o fenômeno estudado tem com outros aspectos da paisagem;

·      tentativa de descobrir as causas que geraram o fenômeno estudado.

É importante lembrar que a Geografia tem como meio de expressão os mapas (Cartografia).

II – Teoria e prática da Geografia

 

a) Os princípios da Geografia

O estudo da Geografia deve levar em conta alguns princípios comuns a qualquer análise geográfica. Os mais importantes são:

·         extensão – todo fenômeno geográfico tem sua ocorrência numa determinada porção do território, que deve ser delimitada;

·     localização – todo fenômeno geográfico pode ser localizado, delimitando e, assim deve ser cartografado;

·         analogia – todo fenômeno geográfico pode ser comparado a outros do mesmo tipo, para facilitar a compreensão;

·         causalidade – todo fenômeno geográfico tem uma ou mais causas, que devem ser buscadas e explicadas;

·      atividade – todo fenômeno geográfico é dinâmico, portanto, seu estudo deve compreender a delimitação no tempo.

b) A Geografia e o poder

O conhecimento da Geografia sempre foi utilizado para atender a determinados interesses econômicos e políticos, principalmente de grupos dominantes – empresas e governos de países ricos ou grupos que compõem a elite de países pobres.

A Geografia pode tanto ser usada como meio de dominação de um país pobre sobre outro, como pode servir a libertação de um povo, ainda permite que se tenha ideia da sua capacidade econômica quanto aos recursos naturais, como potência hidráulica, ocorrência de combustíveis fósseis, presença de minérios, solos férteis; e também de suas características demográficas, como a natalidade, a mortalidade, a participação porcentual de jovens, idosos no conjunto da população.

Em situação de guerra, a Geografia adquire uma importância muito grande. Conhecer a Geografia do inimigo significa escolher a melhor arma para o confronto, o melhor lugar para o ataque e o melhor momento para a invasão.

 

Etapa 2: Após a leitura do texto. Sugerir uma atividade para melhor compreensão do estudo da Geografia.

AtividadesIntrodução ao Estudo da Geografia

1ª) 1. O que é Geografia?

R: ........ ...............................................................................................................................................  .

2ª) 2. Como está dividida a Geografia?

R: ........ ...............................................................................................................................................  .

3ª) 3. Quais as ciências que auxiliam no estudo da Geografia?

R: ........ ...............................................................................................................................................  .

4ª) 4. Para que se estuda Geografia?

R: ........ ...............................................................................................................................................  .

5ª) 5. Para chegar a explicação dos fenômenos, a Geografia parte da descrição de que?

R: ........ ...............................................................................................................................................  .

    ........ ...............................................................................................................................................  .

    ........ ...............................................................................................................................................  .

6ª) 6. Quais os princípios comuns a qualquer análise geográfica?

R: ........ ...............................................................................................................................................  .

7ª) 7. O que permite conhecer a Geografia de um país?

R: ........ ...............................................................................................................................................  .

     ........ ...............................................................................................................................................  .

     ........ ...............................................................................................................................................  .

    ........ ...............................................................................................................................................  .

8ª)8. Qual é a importância da Geografia em caso de guerra?

R: ........ ...............................................................................................................................................  .

     ........ ...............................................................................................................................................  .

9ª)9. Resolva o diagrama:

 

a)

G

b)

E

c)

O

d)

G

e)

R

f)

A

g)

F

h)

I

i)

A

 

a)     Ciência que estuda a Terra desde a sua formação.

b)    Ramo da Geografia Política.

c)     Ramo da Geografia Física que estuda o relevo.

d)    Estuda os mapas.

e)     Ramo da Geografia Física que estuda os rios, mares e oceanos.

f)     Uma das ciências exatas que auxiliam a Geografia.

g)    Ramo da Geografia que estuda o Meio Ambiente.

h)     Uma das ciências humanas que auxiliam a Geografia.

i)      Geografia que estuda as cidades.

 

                                                                 6º AULA

Etapa 1:Correção da atividade proposta, esclarecer possíveis dúvidas e socialização.

 

 

 

Observação: Esse material é para se trabalhar  com o 6º ano e 7º ano.

 

 

 

Referencias:

 

 Fonte: LyricFind

 Compositores: Fernando Brant / Lo Borges

 Letra de Paisagem da janela © Sony/ATV Music Publishing LLC

Palavra Cantada Ora Bolas   https://youtu.be/bvYeA1DWibU

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                Que Deus continue abençoando e abençoando a todos nós...                                       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário