1º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA - 2022

 

Caixa de texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais  

 

Escola: ____________________________ Data: 07-03 a 18-03-2022   8º Ano/    

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Geografi Turma: _____

Aluno (a): _______________________________________________________________________________

Tema: “Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”.           ANO: 8º e 9º anos

Subtema: A escola conduz  o conhecimento sobre a geografia.    Período: 07 a 18/ 03/ 2022   Nº de aulas: 04 aulas

PROFESSOR!!!

Neste momento estamos iniciando um ano letivo diferente, precisando ser consideradas algumas situações especiais como alunos desmotivados, desvantagens na aprendizagem... sendo que aquele aluno que estudou o 3º ano presencial é o mesmo que você encontrara no 6º ano, para esse momento é preciso dedicação especial no diagnóstico, ser bem específicos nos dados observados e colhidos. Priorizando a escuta de todos os alunos, colhendo assim muitas informações.

É importante que o professor entenda como está seus alunos, “Ampliar um olhar para o aluno, não focar só em conteúdo específicos ir além de verificar se o aluno sabe ler e escrever. Olhe para o socoemocional, acolhendo esse aluno e atendendo requisitos para desenvolver as competências socioemocionais.

As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada  indivíduo lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS:

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
  • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  •  Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

OBJETIVOS:

• Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características individuais de cada um;

• Valorizar  a importância do coletivo e das relações com os amigos;
• Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo

                                    ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

APRESENTAÇÃO DO TEMA : “Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”.

                                                          1º AULA

Etapa1 : Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos. Em seguida desenvolver a dinâmica a seguir:

                                            O que eu escuto e como me sinto?

Recepcione os alunos e forme uma roda ( respeitando o distanciamento ). Após coloque uma música e solicite que escutem atentamente;

A cada pausa, oriente que pensem no que sentem ao escutar a música;

Ao finalizar peça para que cada um socializem suas percepções.

 Música: Diáspora – Tribalista ( lyric vídeo)  https://youtu.be/neR2vTRrs4M

Arnaldo Antyunes/ Carlinhos Brown/ Marisa monte.

  Etapa 2: Exercitar as emoções e a afetividade através da música no ambiente escolar.

  O objetivo dessa dinâmica é demonstrar como a música é capaz de tocar o ser humano e que cada qual se sente de uma forma, pois todos são diferentes. Desta forma, a dinâmica permite conhecer a visão de mundo do outro, suas impressões e sentimentos  desenvolvendo entre os participantes  a escuta, o respeito e a empatia.

·         Quais sentimentos a música transmite?

·         Porque a música mexe com nossos sentimentos?

·         Ao escutar essa música que tipos de sentimentos despertam em você.

·         Para você como a música pode mudar a maneira de pensar das pessoas na atualidade.

O professor deve estimular os alunos a expressar seus sentimentos e garantir o direito de todos a falarem e aproveitarem as explicações sobre os sentimentos e emoções. Aproveitando o momento para trazer para nossa atualidade e discutir sobre a importância da escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento na vida de cada aluno.

                                                              2º AULA

Etapa 1 : Iniciar com um bom dia ou boa tarde e chamada. Em seguida levantamento prévio sobre a aula anterior, discussão e questionamento sobre a música “ Diáspora”.

O professor pode fazer a leitura da letra da música texto contido nas composições vocais. Em seguida escrever no quadro e orientar aos alunos a reescreverem no caderno, incentivar e orientá-los  sobre a organização escrevendo, cabeçalho, título, alertando sobre o início de frase, parágrafos, etc. Solicitar aos alunos a fazer a leitura e interpretação do texto.      

LEITURA DO TEXTO:                                                           

Onda conservadora bloqueia entrada de refugiados na Europa - Notícias - R7  Internacional Refugiados do Oriente Médio presos nas disputas entre | Internacional 

 

                        Diáspora

 

  (Acalmou a tormenta

Pareceram

Os que a estes mares ontem se arriscaram

E vivem os que por um amor tremeram

E dos céus os destinos esperaram)

   

 Atravessamos o mar Egeu

   O barco cheio de fariseus

Como os cubanos, sírios, ciganos

   Como romanos sem Coliseu

 

  Atravessamos por outro lado

No rio vermelho do mar sagrado

   Os center shoppings

         Superlotados

 De retirantes refugiados

 

You, where are you?

     Where are you?

      Where are you?

 

        Onde está

      Meu irmão

        Sem irmã

   O meu filho sem pai

   Minha mãe sem avó

Dando a mão pra ninguém

         Sem lugar

         Pra ficar

Os meninos sem paz

 

 

                       Onde estás,

                       Meu Senhor,

                       Onde estás?

                       Ondes estás?

 

   (Deus, Ó Deus, onde estás

                    Que não respondes

    Em que mundo, em qu’estrela tu’escondes

                    Embuçado nos céus

Há dois mil anos mandei meu grito

Que embalde desde então corre o infinito

           Onde estás, Senhor Deus?)

 

(Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte)

              

Etapa 2 : Após a leitura e interpretação do texto responda as questões abaixo:

 

1.      Justifique o título presente na música:

 

2.      Que mensagem a música transmite?

Comente.

 

3.      Qual o problema abordado na canção? Comprove com uma passagem do texto:

 

4.      Quais sentimentos a música Diáspora desperta no ser humano?

 

5.      Para você como a música retrata a vida e a trajetória dos refugiados. E como ela pode mudar a maneira de pensar das pessoas na atualidade.

 

6.      Como podemos conceber ou imaginar a identidade, a diferença e o pertencimento, após a diáspora?

 

 

                                                                        3º AULA

Exercitando a afetividade e acolhimento na geografia.

Etapa 1: Levantamento prévio da aula anterior, abordando a importância do conhecimento sobre a  geografia conduzido na escola. Nesta aula será interessante retornar ao texto “Diáspora” e identificar trechos na música que  destacam implicações sociais, desenvolvendo nos alunos habilidades de leitura e compreensão oral e escrita e também a produção de um texto formal.

Baseado na música “Diáspora” responda:

1.      Entendendo a ementa da canção.

Nos versos.

Atravessamos o mar Egeu

   O barco cheio de fariseus

Como os cubanos, sírios, ciganos

   Como romanos sem Coliseu

 

Atravessamos por outro lado

No rio vermelho do mar sagrado

   Os center shoppings

         Superlotados

 De retirantes refugiados

Aqui fica claro a quais  preocupações?

Preocupações com um dos maiores dramas do mundo contemporâneo: a diáspora moderna .

Os casos citados são exemplos polêmicos.

2. No entanto, a canção não se trata de comparação simplista entre Cuba ( rio Vermelho/center) e Siría (mar sagrado / superiotados), pois a ação se centraem que? Nos desencontros e na separação de pessoas promovida por forças externas aos que sentem a necessidade de fugir.

3.Analise geograficamente a letra da canção.

Os trechos se refere ao atual estado que estão países com prolemas políticos e religiosos, e que para sair desse territórios conflituosos, principalmente aos asiáticos partindo para Europa ( mar Egeu), e consequentemente  perdendo membros da família em busca de oportunidades num outro lugar para novo recomeço.

4.  A letra da música Diáspora  aborda várias regiões do planeta com problemas políticos e religiosos, motivos e questões geográficas envolvidas. Diante disso o que estuda a geografia?

5. Para que estudar a geografia?

6. Como estudar a geografia?

                                                                        4º AULA

Etapa 1: Leitura e interpretação.  Durante essa etapa o professor fará a leitura compartilhada do texto 1 ou texto 2. Promovendo a leitura interpretação do poema desenvolvendo habilidades  e implicando a mobilização dos conhecimentos prévios que cada aluno possui.

TEXTO 1:

                                                                       Alunos estudando juntos na biblioteca | Foto Grátis

                                      Conversa com a terra

 

           Quem, hoje, conversa com a terra e                

           desenterra os seus sentidos?

           Quem, hoje, a ela dá ouvidos

              e penetra suas fenestras e faces feridas,

            seus retratos, estratos,

            belezas e brilhos?

 

 

            Quem hoje conversa com a terra

            e sente seus pulsares mais candentes,

            seus pensares mais prementes,

            seus plasmares e correntes,

            seus olhares mais doentes,

            seus pomares, dias quentes,

            suas mudanças climáticas

               e pujanças performáticas,

            e mesmo suas vozes esquecidas,

              muitas delas pensadas lunáticas

            porque enfáticas de querer vida?

            Vida esta transformada em quimeras,

            em dias em que poucas almas se enlevam,

            ou de muito poucas delas se espera

            sentir as dores e falas

            dos homens, da vida, da terra...

                         (Poema extraído do livro "Geografia em Poesias: tempos, espaços, pensamentos...)

TEXTO 2:

Fazer a leitura e c interpretação com bastante atenção:

Sugestão: Orientar sobre o gênero textual, e dar informações sobre rimas, versos e estrofes.

 

Etapa 2: Após a leitura, solicitar uma interpretação oral, como debate aguçando a oralidade dos alunos e, ao mesmo tempo, avaliar o nível atual de desempenho desse aluno.

Sugestão :Nesta etapa  o professor é livre para trabalhar outro texto se assim preferir.

 

REFERENCIAS:

FOTOS DE REFUGIADOS DO ORIENTE:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.brasildefato.com.br%2F2021%2F11%2F24%2Frefugiados-do-oriente-medio-presos-nas-disputas-entre-russia-e-uniao-europeia&psig=AOvVaw3XklFvPomUYshrMjyxKurO&ust=1646613600970000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCLDZ-PWfsPYCFQAAAAAdAAAAABAJ

        https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fimg.r7.com%2Fimages%2Frefugiados-europa-13062018115009661%3Fdimensions%3D460x305&imgrefurl=https%3A%2F%2Fnoticias.r7.com%2Finternacional%2Fonda-conservadora-bloqueia-entrada-de-refugiados-na-europa-17062018&tbnid=x2N-ZROjTNrnfM&vet=12ahUKEwicj7Xnn7D2AhXwDrkGHd2DChwQMygEegUIARDJAQ..i&docid=XwA1DVjMdJxHXM&w=460&h=305&q=imagem%20de%20refugiados&ved=2ahUKEwicj7Xnn7D2AhXwDrkGHd2DChwQMygEegUIARDJAQ

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fagenciasertao.com%2F2018%2F06%2F20%2Fonu-defende-politica-de-apoio-paises-que-recebem-deslocados-e-refugiados%2F&psig=AOvVaw3XklFvPomUYshrMjyxKurO&ust=1646613600970000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCLDZ-PWfsPYCFQAAAAAdAAAAABBA

Música : Diáspora ( Drama dos REFUGIADOS )- Tribalistas  https://armazemdetexto.blogspot.com

                                                                                     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                   Que Deus continue abençoando e abençoando a todos nós...                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário