Escola: ____________________________ Data: 07-03 a 18-03-2022 8º
Ano/ Professor (a): __________________________Componente
Curricular: Geografi Turma: _____ Aluno (a): _______________________________________________________________________________ |
Tema:
“Escola como
espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”. ANO: 8º e 9º anos Subtema: A escola conduz o conhecimento sobre a geografia. Período:
07 a 18/ 03/ 2022 Nº de aulas: 04 aulas |
PROFESSOR!!!
Neste momento estamos iniciando um ano letivo diferente, precisando
ser consideradas algumas situações especiais como alunos desmotivados,
desvantagens na aprendizagem... sendo que aquele aluno que estudou o 3º ano
presencial é o mesmo que você encontrara no 6º ano, para esse momento é preciso
dedicação especial no diagnóstico, ser bem específicos nos dados
observados e colhidos. Priorizando a escuta de todos os alunos, colhendo assim
muitas informações.
É importante que o professor entenda como está seus alunos,
“Ampliar um olhar para o aluno, não focar só em conteúdo específicos ir além de
verificar se o aluno sabe ler e escrever. Olhe para o socoemocional, acolhendo
esse aluno e atendendo requisitos para desenvolver as competências
socioemocionais.
As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e
do processo de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada indivíduo lidar com suas próprias emoções,
desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de
colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS:
- Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva;
- Utilizar diferentes linguagens –
verbal (oral ou visual motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade
para lidar com elas.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
OBJETIVOS:
• Trabalhar a noção da diversidade e
valorizar as características individuais de cada um;
• Valorizar a importância do
coletivo e das relações com os amigos;
• Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo
ETAPAS DA
AULA / METODOLOGIA
APRESENTAÇÃO
DO TEMA : “Escola como espaço de
acolhimento, afetividade e conhecimento”.
1º AULA
Etapa1
: Apresentação
do professor, do Componente Curricular e dos alunos. Em seguida desenvolver a
dinâmica a seguir:
O que eu escuto e como me sinto?
Recepcione
os alunos e forme uma roda ( respeitando o distanciamento ). Após coloque uma
música e solicite que escutem atentamente;
A cada
pausa, oriente que pensem no que sentem ao escutar a música;
Ao
finalizar peça para que cada um socializem suas percepções.
Música: Diáspora –
Tribalista ( lyric vídeo) https://youtu.be/neR2vTRrs4M
Arnaldo
Antyunes/ Carlinhos Brown/ Marisa monte.
Etapa
2: Exercitar
as emoções e a afetividade através da música no ambiente escolar.
O objetivo
dessa dinâmica é demonstrar como a música é capaz de tocar o ser humano e que
cada qual se sente de uma forma, pois todos são diferentes. Desta forma, a
dinâmica permite conhecer a visão de mundo do outro, suas impressões e
sentimentos desenvolvendo entre os
participantes a escuta, o respeito e a empatia.
·
Quais
sentimentos a música transmite?
·
Porque
a música mexe com nossos sentimentos?
·
Ao
escutar essa música que tipos de sentimentos despertam em você.
·
Para
você como a música pode mudar a maneira de pensar das pessoas na atualidade.
O
professor deve estimular os alunos a expressar seus sentimentos e garantir o
direito de todos a falarem e aproveitarem as explicações sobre os sentimentos e
emoções. Aproveitando o momento para trazer para nossa atualidade e discutir
sobre a importância da escola como espaço de acolhimento, afetividade e
conhecimento na vida de cada aluno.
2º AULA
Etapa
1 : Iniciar
com um bom dia ou boa tarde e chamada. Em seguida levantamento prévio sobre a
aula anterior, discussão e
questionamento sobre a música “ Diáspora”.
O professor pode fazer a leitura da letra da música
texto contido nas composições vocais. Em seguida escrever no quadro e orientar
aos alunos a reescreverem no caderno, incentivar e orientá-los sobre a organização escrevendo, cabeçalho,
título, alertando sobre o início de frase, parágrafos, etc. Solicitar aos
alunos a fazer a leitura e interpretação do texto.
LEITURA DO TEXTO:
Diáspora
(Acalmou a tormenta Pareceram Os que a estes
mares ontem se arriscaram E vivem os que
por um amor tremeram E dos céus os
destinos esperaram) Atravessamos o mar Egeu O barco cheio de fariseus Como os cubanos,
sírios, ciganos Como romanos sem Coliseu
Atravessamos por outro lado No rio vermelho
do mar sagrado Os center shoppings Superlotados De retirantes refugiados
You, where
are you? Where are you? Where are you?
Onde está Meu irmão Sem irmã O meu filho sem pai Minha mãe sem avó Dando a mão pra
ninguém Sem lugar Pra ficar Os meninos sem
paz
|
Onde estás, Meu Senhor, Onde estás? Ondes estás?
(Deus,
Ó Deus, onde estás Que não respondes Em que mundo, em qu’estrela tu’escondes Embuçado nos céus Há dois mil anos
mandei meu grito Que embalde desde
então corre o infinito Onde estás, Senhor Deus?)
(Arnaldo
Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte) Etapa 2 : Após a leitura
e interpretação do texto responda as questões abaixo:
1. Justifique o título presente na
música:
2.
Que
mensagem a música transmite? Comente.
3. Qual o problema abordado na
canção? Comprove com uma passagem do texto:
4.
Quais
sentimentos a música Diáspora desperta no ser humano?
5.
Para
você como a música retrata a vida e a trajetória dos refugiados. E como ela
pode mudar a maneira de pensar das pessoas na atualidade.
6.
Como
podemos conceber ou imaginar a identidade, a diferença e o pertencimento,
após a diáspora?
|
3º
AULA
Exercitando a afetividade e
acolhimento na geografia.
Etapa
1: Levantamento prévio da aula anterior, abordando a importância do
conhecimento sobre a geografia conduzido
na escola. Nesta aula será interessante retornar ao texto “Diáspora” e
identificar trechos na música que destacam
implicações sociais, desenvolvendo nos alunos habilidades de leitura e compreensão
oral e escrita e também a produção de um texto formal.
Baseado
na música “Diáspora” responda:
1. Entendendo a ementa da canção.
Nos versos.
Atravessamos
o mar Egeu
O barco cheio de fariseus
Como os
cubanos, sírios, ciganos
Como romanos sem Coliseu
Atravessamos
por outro lado
No rio
vermelho do mar sagrado
Os center shoppings
Superlotados
De retirantes refugiados
Aqui fica claro a quais preocupações?
Preocupações com um dos maiores dramas do mundo contemporâneo: a
diáspora moderna .
Os casos citados são exemplos polêmicos.
2. No entanto, a canção não se
trata de comparação simplista entre Cuba ( rio Vermelho/center) e Siría (mar
sagrado / superiotados), pois a ação se centraem que? Nos
desencontros e na separação de pessoas promovida por forças externas aos que
sentem a necessidade de fugir.
3.Analise geograficamente a letra
da canção.
Os trechos se refere ao atual estado que estão países com prolemas
políticos e religiosos, e que para sair desse territórios conflituosos,
principalmente aos asiáticos partindo para Europa ( mar Egeu), e
consequentemente perdendo membros da
família em busca de oportunidades num outro lugar para novo recomeço.
4. A letra da música Diáspora aborda várias regiões do planeta com
problemas políticos e religiosos, motivos e questões geográficas envolvidas.
Diante disso o que estuda a geografia?
5. Para que estudar a geografia?
6. Como estudar a geografia?
4º AULA
Etapa 1: Leitura e interpretação. Durante essa etapa o professor fará a leitura
compartilhada do texto 1 ou texto 2. Promovendo a leitura interpretação do
poema desenvolvendo habilidades e implicando
a mobilização dos conhecimentos prévios que cada aluno possui.
TEXTO 1:
Conversa
com a terra
Quem, hoje, conversa com a terra e
desenterra os seus sentidos?
Quem, hoje, a ela dá ouvidos
e penetra suas fenestras e faces
feridas,
seus retratos, estratos,
belezas e brilhos?
Quem hoje conversa com a terra
e sente seus pulsares mais
candentes,
seus pensares mais prementes,
seus plasmares e correntes,
seus olhares mais doentes,
seus pomares, dias quentes,
suas mudanças climáticas
e pujanças performáticas,
e mesmo suas vozes esquecidas,
muitas delas pensadas lunáticas
porque enfáticas de querer vida?
Vida esta transformada em quimeras,
em dias em que poucas almas se
enlevam,
ou de muito poucas delas se espera
sentir as dores e falas
dos homens, da vida, da terra...
(Poema extraído do
livro "Geografia em Poesias: tempos, espaços, pensamentos...)
TEXTO 2:
Fazer
a leitura e c interpretação com bastante atenção:
Sugestão:
Orientar sobre o gênero textual, e dar informações sobre rimas, versos e
estrofes.
Etapa 2: Após a leitura, solicitar uma
interpretação oral, como debate aguçando a oralidade dos alunos e, ao mesmo tempo,
avaliar o nível atual de desempenho desse aluno.
Sugestão
:Nesta etapa o professor é livre para
trabalhar outro texto se assim preferir.
REFERENCIAS:
Música : Diáspora ( Drama dos
REFUGIADOS )- Tribalistas https://armazemdetexto.blogspot.com
.
Que Deus continue abençoando e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário