1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º e 9º ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA             Nº 01-2023

Tema: “VALORES EM PAUTA: APREDENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA”.

Subtema: "O FAIR PLAY NO ESPORTE: UM COMPORTAMENTO NATURAL OU CONDICIONAL?”

Ano: 8º e 9º ano                          Período: 01/03 a 17/03/2023                                              Nº de Aulas: 5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Participar do momento de apresentação entre professor e alunos, socializando combinados, dinâmicas e apresentação do componente.

  • Compreender a importância do estudo de Educação Física para a vida pessoal e social.
  • Trabalhar os valores através do fair play no esporte e na vida.
  • Refletir sobre as próprias ações e identificar o fair play no seu dia a dia.
  • Vivenciar práticas individuais e coletivas nos circuitos e atividades recreativas.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 

AULA 01

1º momento:

 

 

  • Apresentação do professor e alunos (dinâmicas)

A seguir, algumas atividades e dinâmicas de apresentação, acolhimento, de afetividade, como sugestão que podem ser realizadas na aula.

 

1. DINÂMICA DA CANETA

Material: Uma caneta

O professor irá pedir para cada aluno pegar uma caneta e formar um círculo, os alunos se conectarão com as pontas dos dedos “indicadores” segurando a sua caneta e a caneta do colega. Depois do círculo formado o professor dará alguns comandos: “um passo para frente, um passo para trás, gira para direita, gira para esquerda”, consequentemente as canetas irão cair por várias vezes após as tentativas, diante disso o professor irá trabalhar a adaptação, aprender a respeitar o início do outro e trabalho em equipe.
O objetivo dessa dinâmica é perceber que algumas tarefas são muito mais fáceis quando realizadas em conjunto, bem como estimular o desenvolvimento de um ambiente de cooperação entre os participantes.

 

Link da dinâmica:

https://www.youtube.com/watch?v=sFyXq5MM1oU

 

2. EU SOU… E VOCÊ, QUEM É?

Objetivos: Conhecer o grupo e promover a interação e a socialização de todos.
Procedimento: Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: “Eu sou Luís, e você, quem é?” “Eu sou Aline, e você, quem é?” “Eu sou Luana, e você quem é?

 

 

A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.

3. QUEM É MEU PROFESSOR?

Objetivos:  Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.
Material: Papel e caneta
Procedimento: Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. 
Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo.
Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem.
Cada grupo fará suas perguntas e você deverá respondê-las. 
Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie alguns alunos para lerem as produções escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.

2º MOMENTO:

 

2. Dinâmica do contrato (Combinados)

Nesse tipo de dinâmica, o foco está no engajamento dos estudantes às regras de boa convivência e bom funcionamento em sala de aula.
Os alunos devem pensar em regras essenciais para o convívio e o bom desenvolvimento da turma. A partir daí, elabora-se um contrato que deve ser assinado por todos e guardado pelo professor.
Ao longo do ano, quando forem surgindo algumas questões ou conflitos, o contrato pode servir de referência para as tomadas de decisão coletivas.

3º MOMENTO: APRESENTAÇÃO DO COMPONENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentação do componente Educação Física no vídeo a seguir traz reflexão e sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do que apenas "jogar"! Maneira lúdica de mostrar aos alunos o que é, sua importância e o prazer em participar desse momento!

 

Vídeo 1: O que é Educação Física?

https://www.youtube.com/watch?v=foVvpAvJ0LE

Duração: 04:06

 

Vídeo 2: Educação Física Escolar: qual a sua importância?

https://www.youtube.com/watch?v=9tyvjssXcDw

Duração: 04:38

 

ü  Para finalizar apresentar o componente curricular Educação Física (O que é, a importância, as vantagens e os benefícios.

 

Apresentar e discutir o texto em anexo: Você sabe o que é Educação Física?

 

O termo Educação Física remete à ideia de educar o físico. Mas o que isso significa? Fortalecer a musculatura? Praticar esportes? Adquirir postura? Bem, a Educação Física nasceu como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os indivíduos a partir dos seus corpos. Ou seja: a Educação Física está historicamente atrelada a um método de dominação do indivíduo.

Para melhor compreendermos como esse processo acontece, é necessário recorrer a um conceito importante do filósofo Michel Foucault: corpos dóceis. Segundo ele, a sociedade moderna (constituída a partir das Revoluções Industrial e Francesa) foi marcada pelo êxodo rural e consequentemente pelo inchaço de pessoas nas grandes cidades europeias. Dito de maneira bastante simplificada, uma vez que as autoridades não tinham pessoas suficientes para trabalhar, foi preciso desenvolver um método em que as pessoas controlassem a si mesmas: a vigia. Trata-se de um mecanismo em que a pessoa se sente vigiada constantemente e que, portanto, dificilmente fará algo que contrarie as regras sociais. Um desses mecanismos é o controle do corpo: ora, à medida que o corpo é disciplinado, sua conduta está sendo disciplinada. É possível, portanto, entender que tornar o corpo dócil – ou disciplinado – já foi um dos papéis fundamentais da Educação Física.

Hoje em dia as coisas mudaram. Há alguns autores, como Medina, por exemplo, que afirmam que a Educação Física não cuida apenas do corpo, mas antes de tudo da mente. A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do corpo em movimento. Explicando: o objetivo desse componente curricular não é fazer com que as pessoas saibam jogar futebol, mas sim que elas consigam vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre o comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e venda de atletas, dentre outras coisas. É por isso que Medina afirma que a Educação Física trabalha corpo e mente.

 

RONDINELLI, Paula. "O que é Educação Física?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/o-que-educacao-fisica.htm. Acesso em 17 de abril de 2021

 

 

 

AULA 02

 

1º MOMENTO: Nesta aula o professor irá promover um momento onde os alunos irão responder de formar dinâmica algumas perguntas relacionadas ao seu conhecimento sobre o Componente Curricular Educação Física e quais as expectativas para as aulas durante o ano.
Separar 3 recipientes (caixas, copos descartáveis, garrafa), cada recipiente será feito uma pergunta onde o aluno depositará suas respostas.

 

Perguntas:

 

1- A Educação Física é importante? Por quê?

2- Quais são as modalidades esportivas que mais gosta de participar? Quais são as suas habilidades em relação a esses esportes?

3- Quais são as expectativas para este ano de 2023?

 

Para finalizar solicite que os alunos façam a leitura das respostas de forma individual, após a leitura o professor irá concluir a aula abordando a importância do conhecimento sobre o Componente Curricular Educação Física.


Obs: Nessa atividade o professor poderá avaliar:

 

ü  Apresenta facilidade na expressão verbal

ü  Demonstra criatividade de pensamento

ü  Tem facilidade em leitura e escrita.

ü  Expressa oralmente ideia e conhecimento sobre os temas propostos         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 3

 

1º MOMENTO:

Aula prática

 

Nesta aula trabalhar os Jogos cooperativos:

Os jogos cooperativos são práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. Seus objetivos focam na resolução de tarefas e desafios com a participação de todos. Esse tipo de jogo visa estabelecer relações de confiança e parceria em um clima descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e a empatia entre as pessoas.

 Sugestões para o trabalho com jogos cooperativos:

 

 1. Esporte Cooperativo

 

Objetivo geral: Descentralizar a perspectiva da competição no esporte e desenvolver relações empáticas e solidárias.

Material necessário: os mesmos utilizados para a prática desportiva comum: bolas, cones, marcações de espaço, quadras, etc.

Nesse tipo de prática, toma-se como base uma modalidade esportiva qualquer (vôlei, basquete, futebol, queimado, etc.) e readaptam-se algumas regras para favorecer a cooperação: Rodízio - o marcador do ponto passa para a outra equipe. Podem ser estabelecidos outros critérios para esse rodízio entre as equipes (tempo ou quando a bola sair, por exemplo). Todos passam - o ponto só é validado se todos da equipe participarem da jogada.

 

2. Lençolbol

 

Objetivo geral: Exercitar a contribuição coletiva para a resolução de uma tarefa.

Objetivo específico: Controlar e arremessar a bola ao cesto.

Material necessário: Lençol (ou outro tecido), bola e cesto.

No Lençolbol, os integrantes da equipe seguram as extremidades de um lençol e controlam uma bola em cima desse lençol. A equipe deve executar uma tarefa: encestar a bola ou realizar um determinado percurso.

 

3. Vôlei Infinito

 

Objetivo geral: Desenvolver a participação e o êxito coletivo em detrimento do êxito pessoal ou de um pequeno grupo em função do todo.

Objetivo específico: Manter a bola em jogo com a participação de todos os jogadores e desenvolver fundamentos do vôlei (manchete e toque).

Material necessário: Bola, quadra de vôlei e cronômetro.

 O vôlei infinito é como um jogo normal de voleibol. Entretanto, o objetivo não é fazer pontos na equipe adversária, e sim, manter a bola no alto realizando o maior número de passes possíveis.

Para isso, pode ser estabelecido um limite de tempo pré-estabelecido, como meta do número de passes e/ou passes por jogador. O mesmo pode ser feito com o futevôlei.

 

4. Caneta na garrafa

 

 Objetivo geral: Exercitar a colaboração de todos para a resolução de uma tarefa comum.

Objetivo específico: Fazer com que a caneta entre no gargalo da garrafa.

Material necessário: Rolo de barbante, caneta e uma garrafa pet.

O barbante deve ser dividido em pedaços iguais de, mais ou menos, dois metros de comprimento, um por participante, nas pontas dos pedaços devem ser unidas e amarradas no centro. Nessa junção entre as partes, deve ser amarrado um pequeno pedaço de barbante (de aproximadamente 30 cm) preso a uma caneta. A garrafa deve ser posta no chão e com as cordas esticadas, a equipe deve colocar a caneta dentro da garrafa. O mesmo pode ser feito com os alunos de olhos fechados ou de costas para a garrafa. Nesse caso, as instruções para o movimento devem ser dadas por um dos colegas.

 

 

5. O Troféu

Objetivo geral: Exercitar a destreza, a sincronia e o trabalho em equipe.

Objetivo específico: Conduzir a bola equilibrada na madeira pelo percurso determinado. Material necessário: Bola e pedaços de madeira (ou cabos de vassoura).

Cada participante da equipe recebe um pedaço de madeira. Por não ser possível equilibrar a bola em apenas uma madeira, a equipe deve se organizar para que a junção das madeiras de todos os integrantes forme uma base para conduzir a bola. A tarefa faz com que a equipe tenha que planejar seus movimentos conjuntamente para manter a bola em

equilíbrio.

 

https://www.todamateria.com.br/jogos-cooperativos-o-que-sao-e-exemplos/

 

 

 

AULA 4

 

 

CONDUÇÃO:

 

1º MOMENTO:


Realizar um levantamento de conhecimentos sobre o “FAIR PLAY”

1) Você já ouviu falar sobre o FAIR PLAY?
2) O que é FAIR PLAY?

3) Quais os valores presentes no FAIR PLAY?

4) O FAIR PLAY só existe no esporte?

5) Você já praticou algum FAIR PLAY na sua vida?

 

 

 

 

2º MOMENTO:

 

Aprofundando no tema: Para dá continuidade ao tema “VALORES EM PAUTA: APREDENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA”, apresentar o texto para a leitura, interpretação e discussão dessa temática.

Segue alguns vídeos para complementar a abordagem inicial do subtema “O FAIR PLAY NO ESPORTE: UM COMPORTAMENTO NATURAL OU CONDICIONAL?”

 

 

 

 Ética esportiva: A origem do fair-play

https://www.youtube.com/watch?v=PglgcRsZSlY

 

Fair Play: A ética no esporte e na vida

https://www.youtube.com/watch?v=woH7_MlMFx0

 

 

Conceito de fair play

 Fair play é um termo bastante comum para os esportistas. Numa tradução literal o termo significa “jogo limpo”. Entende-se, assim, por um comportamento voluntário de respeito mútuo e de espírito de justiça que precisa ser adotado por todos os atletas antes, durante e após as competições esportivas, para que estas se desenvolvam com um clima amistoso, estabelecendo, portanto, um controle que as regras por si só não conseguiriam cominar.

    Podemos associar o termo fair play como o conceito de espírito esportivo. Em conformidade com Santos (2005), entendemos que espírito esportivo é um conjunto de normas prescritas e não prescritas nos códigos esportivos que envolvem comportamentos de acordo com um código de ética humano, que prescreve respeito, tolerância, igualdade, lealdade, honestidade etc.

    O conceito de fair play surgiu na sociedade aristocrática europeia, quando era muito difundido pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O conceito de jogar limpo sempre existiu nas mais antigas das sociedades, o termo fair play surgiu como uma transferência do modelo de comportamento inglês do século XVIII e XIX, o comportamento de cavalheirismo. O fair play defendido por Coubertin representa a honra e a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio (Rufino et al., 2005).

      Para exemplificar a lealdade e a justiça, que são uns dos princípios do jogo limpo, narraremos uma situação que ocorre com muita frequência no futebol:

    Por alguma circunstância, um atleta cai em campo reclamando de dor. Um jogador da equipe adversária percebe ou é alertado sobre o jogador que pode estar lesionado, e imediatamente chuta a bola para fora do campo. Então, após os médicos entrarem em campo e prestarem atendimento ao jogador caído, a bola volta a rolar. Logo, a equipe que tem direito à reposição devolve intencionalmente a bola para a equipe adversária, que havia chutado a bola pra fora.

    Estas são atitudes que fazem parte do código de ética dos futebolistas. No primeiro momento o jogador poderia seguir jogando, pois a regra permite, uma vez que o árbitro não paralisou o jogo. Mas mesmo assim age com lealdade, jogando a bola para fora. No segundo momento a equipe adversária procura ser justa, devolvendo a bola.

   

 

 

https://www.efdeportes.com/efd211/o-fair-play-no-esporte-comportamento-condicionado.htm

 

 



 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE



1) Essas atitudes, no entanto, costumam ser da vontade própria do atleta ou é apenas um reflexo do medo de causarem conflitos e serem hostilizados pelos outros jogadores, pela torcida e pela mídia?

 

2) Até que ponto realmente acontece o fair play?

 

3)  Será que as regras de todos os esportes possibilitam e promovem o jogo limpo? Será que existe exagero de espírito esportivo em algumas circunstâncias?

 

 

 

 

AULA 5

 

1º MOMENTO:

Aula prática

 

·         Jogos de tabuleiro

·          Circuitos

 

 

Observação: Durante esse período da sequência os professores deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos dispostos na planilha (em anexo).

(Traçar o perfil de cada turma, identificar alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros pontos.

 

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) notebook (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

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