SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA Nº
01-2023 |
Tema: “VALORES EM PAUTA: APREDENDIZAGENS
SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA”. Subtema: "O
FAIR PLAY NO ESPORTE: UM COMPORTAMENTO NATURAL OU CONDICIONAL?” |
Ano: 8º e 9º ano
Período: 01/03 a
17/03/2023 Nº de Aulas: 5 |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Participar do
momento de apresentação entre professor e alunos, socializando combinados,
dinâmicas e apresentação do componente.
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA
01 1º momento:
A seguir, algumas atividades e dinâmicas de apresentação, acolhimento,
de afetividade, como sugestão que podem ser realizadas na aula. 1. DINÂMICA DA CANETA Material: Uma caneta O professor irá pedir para cada aluno pegar
uma caneta e formar um círculo, os alunos se conectarão com as pontas dos
dedos “indicadores” segurando a sua caneta e a caneta do colega. Depois do círculo
formado o professor dará alguns comandos: “um passo para frente, um passo
para trás, gira para direita, gira para esquerda”, consequentemente as canetas
irão cair por várias vezes após as tentativas, diante disso o professor irá
trabalhar a adaptação, aprender a respeitar o início do outro e trabalho em
equipe. Link da dinâmica: https://www.youtube.com/watch?v=sFyXq5MM1oU 2. EU SOU… E VOCÊ, QUEM É?
Objetivos: Conhecer
o grupo e promover a interação e a socialização de todos. A dinâmica
de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem
a roda girar. 3. QUEM É MEU
PROFESSOR?
Objetivos:
Apresentar-se para os alunos
e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo. 2º MOMENTO: 2. Dinâmica do contrato
(Combinados)
Nesse tipo de dinâmica, o foco
está no engajamento dos estudantes às regras de boa convivência e bom
funcionamento em sala de aula. 3º
MOMENTO: APRESENTAÇÃO DO
COMPONENTE EDUCAÇÃO FÍSICA Apresentação
do componente Educação Física no vídeo a seguir traz reflexão e
sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do
que apenas "jogar"! Maneira lúdica de mostrar aos alunos o que é,
sua importância e o prazer em participar desse momento! Vídeo
1: O que é Educação Física? https://www.youtube.com/watch?v=foVvpAvJ0LE Duração:
04:06 Vídeo
2: Educação Física Escolar: qual a sua importância? https://www.youtube.com/watch?v=9tyvjssXcDw Duração:
04:38 ü Para finalizar apresentar o
componente curricular Educação Física (O que é, a importância, as vantagens e
os benefícios. Apresentar e discutir o texto em anexo: Você sabe o que é
Educação Física? O termo
Educação Física remete à ideia de educar o físico. Mas o que isso significa?
Fortalecer a musculatura? Praticar esportes? Adquirir postura? Bem, a
Educação Física nasceu como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os
indivíduos a partir dos seus corpos. Ou seja: a Educação Física está historicamente
atrelada a um método de dominação do indivíduo. Para melhor
compreendermos como esse processo acontece, é necessário recorrer a um
conceito importante do filósofo Michel Foucault: corpos dóceis. Segundo ele,
a sociedade moderna (constituída a partir das Revoluções Industrial e
Francesa) foi marcada pelo êxodo rural e consequentemente pelo inchaço de
pessoas nas grandes cidades europeias. Dito de maneira bastante simplificada,
uma vez que as autoridades não tinham pessoas suficientes para trabalhar, foi
preciso desenvolver um método em que as pessoas controlassem a si mesmas: a
vigia. Trata-se de um mecanismo em que a pessoa se sente vigiada
constantemente e que, portanto, dificilmente fará algo que contrarie as
regras sociais. Um desses mecanismos é o controle do corpo: ora, à medida que
o corpo é disciplinado, sua conduta está sendo disciplinada. É possível,
portanto, entender que tornar o corpo dócil – ou disciplinado – já foi um dos
papéis fundamentais da Educação Física. Hoje em dia
as coisas mudaram. Há alguns autores, como Medina, por exemplo, que afirmam
que a Educação Física não cuida apenas do corpo, mas antes de tudo da mente.
A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área
que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do
corpo em movimento. Explicando: o objetivo desse componente curricular não é
fazer com que as pessoas saibam jogar futebol, mas sim que elas consigam
vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre o
comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e venda de
atletas, dentre outras coisas. É por isso que Medina afirma que a Educação
Física trabalha corpo e mente. RONDINELLI, Paula. "O que é Educação
Física?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/o-que-educacao-fisica.htm.
Acesso em 17 de abril de 2021 AULA
02 1º MOMENTO: Nesta aula o professor irá promover um momento onde os alunos irão
responder de formar dinâmica algumas perguntas relacionadas ao seu
conhecimento sobre o Componente Curricular Educação Física e quais as
expectativas para as aulas durante o ano. Perguntas: 1- A Educação Física é importante? Por quê? 2- Quais são as modalidades esportivas que mais
gosta de participar? Quais são as suas habilidades em relação a esses
esportes? 3- Quais são as expectativas para este ano de
2023? Para finalizar solicite que os alunos façam a
leitura das respostas de forma individual, após a leitura o professor irá
concluir a aula abordando a importância do conhecimento sobre o Componente
Curricular Educação Física.
ü Apresenta
facilidade na expressão verbal ü Demonstra
criatividade de pensamento ü Tem facilidade
em leitura e escrita. ü Expressa
oralmente ideia e conhecimento sobre os temas propostos AULA 3 1º MOMENTO: Aula
prática Nesta aula trabalhar os Jogos cooperativos: Os jogos cooperativos são práticas que geram um ambiente de
coletividade e ajuda entre os participantes. Seus objetivos focam na
resolução de tarefas e desafios com a participação de todos. Esse tipo de
jogo visa estabelecer relações de confiança e parceria em um clima
descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e a empatia entre as pessoas. Sugestões para o trabalho
com jogos cooperativos: 1. Esporte Cooperativo
Objetivo geral: Descentralizar a perspectiva da competição no
esporte e desenvolver relações empáticas e solidárias. Material necessário: os mesmos utilizados para a prática
desportiva comum: bolas, cones, marcações de espaço, quadras, etc. Nesse tipo de prática, toma-se como base uma modalidade
esportiva qualquer (vôlei, basquete, futebol, queimado, etc.) e readaptam-se
algumas regras para favorecer a cooperação: Rodízio - o marcador do ponto
passa para a outra equipe. Podem ser estabelecidos outros critérios para esse
rodízio entre as equipes (tempo ou quando a bola sair, por exemplo). Todos
passam - o ponto só é validado se todos da equipe participarem da jogada. 2. Lençolbol Objetivo geral: Exercitar a contribuição coletiva para a
resolução de uma tarefa. Objetivo específico: Controlar e arremessar a bola ao cesto. Material necessário: Lençol (ou outro tecido), bola e cesto. No Lençolbol, os integrantes da equipe seguram as extremidades
de um lençol e controlam uma bola em cima desse lençol. A equipe deve
executar uma tarefa: encestar a bola ou realizar um determinado percurso. 3. Vôlei Infinito Objetivo geral: Desenvolver a participação e o êxito coletivo em
detrimento do êxito pessoal ou de um pequeno grupo em função do todo. Objetivo específico: Manter a bola em jogo com a participação de
todos os jogadores e desenvolver fundamentos do vôlei (manchete e toque). Material necessário: Bola, quadra de vôlei e cronômetro. O vôlei infinito é como
um jogo normal de voleibol. Entretanto, o objetivo não é fazer pontos na
equipe adversária, e sim, manter a bola no alto realizando o maior número de
passes possíveis. Para isso, pode ser estabelecido um limite de tempo
pré-estabelecido, como meta do número de passes e/ou passes por jogador. O
mesmo pode ser feito com o futevôlei. 4. Caneta na garrafa Objetivo geral: Exercitar
a colaboração de todos para a resolução de uma tarefa comum. Objetivo específico: Fazer com que a caneta entre no gargalo da
garrafa. Material necessário: Rolo de barbante, caneta e uma garrafa pet.
O barbante deve ser dividido em pedaços iguais de, mais ou
menos, dois metros de comprimento, um por participante, nas pontas dos
pedaços devem ser unidas e amarradas no centro. Nessa junção entre as partes,
deve ser amarrado um pequeno pedaço de barbante (de aproximadamente 30 cm)
preso a uma caneta. A garrafa deve ser posta no chão e com as cordas
esticadas, a equipe deve colocar a caneta dentro da garrafa. O mesmo pode ser
feito com os alunos de olhos fechados ou de costas para a garrafa. Nesse
caso, as instruções para o movimento devem ser dadas por um dos colegas. 5. O Troféu Objetivo geral: Exercitar a destreza, a sincronia e o trabalho
em equipe. Objetivo específico: Conduzir a bola equilibrada na madeira pelo
percurso determinado. Material necessário: Bola e pedaços de madeira (ou
cabos de vassoura). Cada participante da equipe recebe um pedaço de madeira. Por não
ser possível equilibrar a bola em apenas uma madeira, a equipe deve se
organizar para que a junção das madeiras de todos os integrantes forme uma
base para conduzir a bola. A tarefa faz com que a equipe tenha que planejar
seus movimentos conjuntamente para manter a bola em equilíbrio. https://www.todamateria.com.br/jogos-cooperativos-o-que-sao-e-exemplos/ AULA 4 CONDUÇÃO: 1º MOMENTO:
3) Quais os valores presentes no FAIR PLAY? 4)
O FAIR PLAY só existe no esporte? 5)
Você já praticou algum FAIR PLAY na sua vida? 2º MOMENTO: Aprofundando no tema: Para
dá continuidade ao tema “VALORES EM PAUTA: APREDENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
E INOVADORAS EM SALA DE AULA”, apresentar o texto para a leitura,
interpretação e discussão dessa temática. Segue alguns vídeos para complementar a abordagem inicial do
subtema “O FAIR PLAY NO ESPORTE: UM COMPORTAMENTO NATURAL OU CONDICIONAL?” Ética
esportiva: A origem do fair-play https://www.youtube.com/watch?v=PglgcRsZSlY Fair Play: A ética no esporte e na vida
https://www.youtube.com/watch?v=woH7_MlMFx0 Conceito de fair play Fair play é
um termo bastante comum para os esportistas. Numa tradução literal o termo
significa “jogo limpo”. Entende-se, assim, por um comportamento voluntário de
respeito mútuo e de espírito de justiça que precisa ser adotado por todos os
atletas antes, durante e após as competições esportivas, para que estas se
desenvolvam com um clima amistoso, estabelecendo, portanto, um controle que
as regras por si só não conseguiriam cominar. Podemos associar o termo fair
play como o conceito de espírito esportivo. Em conformidade com
Santos (2005), entendemos que espírito esportivo é um conjunto de normas
prescritas e não prescritas nos códigos esportivos que envolvem
comportamentos de acordo com um código de ética humano, que prescreve
respeito, tolerância, igualdade, lealdade, honestidade etc. O conceito de fair play surgiu
na sociedade aristocrática europeia, quando era muito difundido pelo Barão
Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O
conceito de jogar limpo sempre existiu nas mais antigas das sociedades, o
termo fair play surgiu como uma transferência do modelo de
comportamento inglês do século XVIII e XIX, o comportamento de cavalheirismo.
O fair play defendido por Coubertin representa a honra e a
lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio (Rufino et al., 2005). Para
exemplificar a lealdade e a justiça, que são uns dos princípios do jogo
limpo, narraremos uma situação que ocorre com muita frequência no futebol: Por alguma circunstância,
um atleta cai em campo reclamando de dor. Um jogador da equipe adversária
percebe ou é alertado sobre o jogador que pode estar lesionado, e
imediatamente chuta a bola para fora do campo. Então, após os médicos
entrarem em campo e prestarem atendimento ao jogador caído, a bola volta a
rolar. Logo, a equipe que tem direito à reposição devolve intencionalmente a
bola para a equipe adversária, que havia chutado a bola pra fora. Estas são atitudes que fazem parte do
código de ética dos futebolistas. No primeiro momento o jogador poderia
seguir jogando, pois a regra permite, uma vez que o árbitro não paralisou o
jogo. Mas mesmo assim age com lealdade, jogando a bola para fora. No segundo
momento a equipe adversária procura ser justa, devolvendo a bola. https://www.efdeportes.com/efd211/o-fair-play-no-esporte-comportamento-condicionado.htm
ATIVIDADE
2)
Até que ponto realmente acontece o fair
play? 3) Será que as
regras de todos os esportes possibilitam e promovem o jogo limpo? Será que
existe exagero de espírito esportivo em algumas circunstâncias? AULA 5 1º MOMENTO: Aula
prática ·
Jogos de tabuleiro ·
Circuitos Observação: Durante esse período da sequência os
professores deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos
instrumentos dispostos na planilha (em anexo). (Traçar o perfil de cada turma, identificar
alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros
pontos. |
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RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) notebook ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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OBSERVAÇÃO:
O
planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
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