SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA Nº
01-2022 |
Tema: “Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e
conhecimento” |
Ano: 6º e 7º ano
Período: 07/03 a
18/03/2022 Nº de Aulas: 4 |
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
·
Participar do momento de apresentação entre
professor e alunos, socializando combinados, dinâmicas e apresentação do
componente.
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Caro
professor (a), Estamos retornando
com as aulas presenciais e vale ressaltar que a importância de criar um
planejamento de volta às aulas nunca foi tão crucial. Escolheu-se trabalhar
com o tema: “Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento”, assim
sendo, segue um direcionamento para as 4 aulas quinzenais. Cabe ao professor
usar esse espaço através de dinâmicas, textos, músicas, atividades
recreativas e assim haver uma escuta de todos os alunos nesse retorno.
Durante esse período iniciar a avaliação diagnóstica de cada aluno. Através
desse tema o professor poderá ajustar a sequência didática a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar. Finalmente, chegamos
a este momento presencial com os nossos alunos! Motivo maior pelo qual nos
preparamos e preocupamos tanto com todos os detalhes anteriores! Eles também se
reinventaram na maneira de aprender e realizar tarefas e, possivelmente,
estão saudosos de trocas com os colegas no ambiente escolar, portanto: oportunize
espaços de partilhas para falarem sobre como foi o período de isolamento
social, afinal, eles retornarão com imensa necessidade de expressar as suas
vivências e entender as dos colegas. Apenas para reforçar
a importância das dinâmicas, sugerimos que elas estejam pautadas em ressaltar
o papel fundamental de todos na escola, identificação e partilha das emoções,
demonstração de afeto (de maneira verbal ou escrita/desenho, mas, à
distância, claro). Garanta que eles
possam refletir criticamente sobre os momentos que vivenciaram na quarentena
e neste retorno e, até mesmo, que eles possam trabalhar a empatia e a
sensibilidade. Enfim, reforce os
combinados de convivência, a importância da corresponsabilidade e das
relações pautadas na afetividade, no diálogo e na prática constante da
gratidão! Neste momento, é
importante nos alimentarmos de coragem e bravura para recomeçar! Esperamos
que essas dicas tenham feito sentido, mas não se limitem a elas, busquem
também maiores informações para complementar o seu planejamento. AULA
01 1º MOMENTO:
Juntos sempre fomos
mais fortes! Sem desistir dos nossos sonhos, das nossas lutas, das nossas vitórias.
Neste momento estamos voltando com as aulas presenciais, com mais amor, foco,
garra para um novo capítulo na nossa história. Estávamos contando os dias para o nosso reencontro! Estamos muito felizes por este dia de ter novamente vocês dentro da
nossa escola. Sejam bem-vindos!
A seguir, algumas atividades e dinâmicas de apresentação, acolhimento,
de afetividade, como sugestão que podem ser realizadas na aula. 1. ESCUTA DE
EMOÇÕES EM DUPLAS Em duplas (com os cuidados necessários, claro), sorteie emoções
(Alegria, Raiva, Tristeza, Ansiedade, Medo etc) e deixe que as duplas
conversem sobre as emoções e digam um para o outro quando que eles sentiram a
emoção sorteada, nos tempos de distanciamento social. Depois do tempo
estabelecido, deixe livre para as duplas que quiserem socializar o que
conversaram. Para finalizar, faça uma reflexão sobre tais emoções. 2. CONSELHO ANÔNIMO Peça que os alunos desenhem ou escrevam uma carta para si mesmo, de
como estão se sentindo e como queriam estar, falando sobre seus sonhos e
frustrações. Ao final, comente sobre, junto com os participantes, dando
conselhos e mensagens de carinho e amor para todos, especialmente para quem
fez a carta ou desenho. 3. GARRAFA DOS
ELOGIOS Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve
sentar formando um círculo. O educador coloca a garrafa deitada no chão no
centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o
gargalo para alguém. O educador dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou
elogio à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de
girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente. 4. NOMES E
QUALIDADES (apresentação) O educador deverá iniciar a brincadeira dizendo seu nome e uma
qualidade que tenha a letra inicial do seu nome. Deverá explicar aos alunos
que nesta brincadeira tem um segredo que deverão descobrir. Nem todas as
qualidades serão aceitas e eles deverão prestar atenção para descobrir o
motivo e acertar na sua apresentação. Após, cada aluno dirá seu próprio nome
acrescentando uma qualidade. Ex.: Meu nome é Ricardo e eu sou risonho. A
qualidade deverá iniciar com a mesma inicial do nome da pessoa, à medida que
as pessoas se apresentam e falam a qualidade e esta não coincide com a
inicial do nome, o educador e os demais alunos que já souberem do “segredo”
vão dizendo que “não é”; O “segredo” só será revelado ao final. 5. QUAL É SEU
CHOCOLATE PREFERIDO? Qual o seu chocolate preferido é uma dinâmica para início das aulas
que vai bem em todas as situações e públicos. Trata-se de um teste, tipo
aqueles de revista para adolescentes, onde listam-se dez chocolates e o aluno
tem que escolher um. Cada chocolate possui uma descrição que envolve assuntos
como preferências e personalidade. Normalmente os alunos adoram (por incrível
que pareça dá certo) e riem bastante com as revelações surpreendentes sobre
eles e seus colegas. 6. CARTÕES E BALÕES Material: bolas de sopro (coloridas); cartões coloridos; lápis
hidrocor e papel ofício. Dinâmica de volta às aulas - Brincadeiras para primeiro dia de aula Desenvolvimento: Enumerar uma série de cartões coloridos e no seu verso escrever a
seguinte ordem: “Estoure uma bola da cor do seu cartão” Encher as bolas coloridas e introduzir em cada uma delas papéis chaves
contendo frases pitorescas, alusivas à apresentação dos membros do grupo. Dispor as bolas no centro da sala. Formar um círculo em volta das bolas coloridas. Dispor os cartões coloridos em uma mesa e solicitar aos participantes
que escolham cada um o seu cartão. Convidar o portador do cartão de número 1
para que, no centro do círculo estoure uma bola da mesma cor do seu cartão de
acordo com a ordem expressa no verso. Estourada a bola, o papel chave que estava no seu interior deverá ser
lido em voz alta e atendida sua solicitação. O procedimento continua com a
pessoa do cartão de número 2, e continua até que todos tenham se apresentado. Sugestões para as frases: Como devemos chamar você? Escolha alguém do grupo e apresente-se formalmente a essa pessoa. Qual sua expectativa com relação a esse grupo? O que você espera receber deste grupo? Etc… 7. PENSO, LOGO
EXISTO Selecione algumas frases motivacionais famosas e dedique um tempo da
aula para refletir e conversarem na sala sobre elas. Pode ser que não seja
fácil engajar os alunos nesse tipo de atividade. Sempre tem os alunos que não
mais tímidos, introspectivos. A
experiência que tenho com esse tipo de atividade é que quando eles começam a
se “soltar”, automaticamente os demais vão sendo influenciados e no final, a
maioria está totalmente envolvida na atividade. https://aulaincrivel.com/oretorno/ https://www.educacaoetransformacao.com.br/dinamica-de-volta-as-aulas/ 2º
MOMENTO: Apresentação
do protocolo de retorno às aulas de Educação Física Para que tudo ocorra de maneira
segura, precisaremos manter uma rotina de cuidados visando à prevenção e contaremos
também com a ajuda de vocês. Sendo assim, estruturamos alguns protocolos a
serem utilizados durante as vivências nas aulas de Educação Física. Pensando em todos os benefícios que a
prática da atividade física proporciona, e no iminente retorno às aulas presenciais
e vivências práticas características da Educação Física são sugeridos
protocolos que almejam evitar e prevenir o contágio do COVID19. Devemos considerar, quais são os
espaços onde essas atividades podem ser realizadas. Vivemos um momento em que
os espaços ao ar livre como praças, pátios, quadras devem ser privilegiados. É possível realizar atividades
adaptadas sem contato físico, respeitando o distanciamento social
recomendado. Vamos às orientações para o
direcionamento das aulas: As aulas práticas de Educação Física
podem ser realizadas em locais arejados adaptados de acordo a realidade de
cada escola. O espaço de cada estudante nas aulas
de Educação Física deverá ser demarcado e respeitar as especificações de
acordo o protocolo de segurança da saúde. Evitar qualquer tipo de contato
físico. O número de estudantes na quadra,
pátio ou espaço aberto será limitado para que haja o correto distanciamento. O uso de máscaras é obrigatório em
todas as atividades. Trazer uma máscara extra para fazer a troca após o
término da aula prática. Trazer a própria garrafa de água e não
compartilhar com os colegas. É importante manter-se hidratado. Lavar as mãos ou usar álcool em gel a
70% conforme orientações do protocolo de higiene, sempre que tocar em algum
objeto. Evitar tocar nos olhos, no nariz e na
boca quando a mão não estiver lavada e higienizada. Não colocar as mãos na máscara. Os materiais que serão utilizados nas
aulas serão higienizados conforme recomendação sanitária, antes e depois do
uso. HORÁRIO Solicitamos que o horário seja respeitado. O atraso na hora da entrada compromete o
acompanhamento do aluno e o andamento da turma. Portanto, o aluno tem o dever
de comparecer assídua e pontualmente às aulas. UNIFORME Usar uniforme completo e adequado conforme regras
da escola; Utilizar calçado fechado apropriado para as aulas
práticas; Devem ser retirados: brincos, pulseiras,
relógios, colares durante a aula para evitar acidentes. ATITUDES Durante a aula, saber ouvir e saber falar; Aguardar a chegada do professor dentro da sala de
aula e em silêncio; Sair para as aulas práticas organizadamente; Respeitar o professor, colegas e demais
funcionários da escola; Não é autorizado a retirada de materiais da sala
dos professores (exemplo: bolas, jogos:
dominó, xadrez, baralho etc,) somente quando autorizado pelo professor do
componente curricular. Utilizar e devolver corretamente os materiais da
aula. Se danificar os materiais que são utilizados nas
aulas práticas, o (s) aluno (s) que tiver utilizando no momento deverá arcar
com a despesa de compra de um novo material. É proibido pendurar-se nas traves e postes,
acertar intencionalmente o colega, danificar os materiais de aula, permanecer
em local diferente da aula. Qualquer problema de indisciplina grave será
levado à direção e/ou coordenação da escola. O uso de celular, fone de ouvido, aparelhos
sonoros para qualquer fim no decorrer das aulas deverá ser utilizados quando
autorizados pelo professor. Para evitar acidentes estão proibidas as balas,
chicletes e outros alimentos durante as aulas práticas de Educação Física. JUSTIFICATIVAS Caso o aluno esteja impossibilitado por problema
de saúde de frequentar a aula de Educação Física, deverá apresentar um
atestado médico assinado e datado. Mesmo dispensado, o aluno deve assistir às aulas e
participar das atividades dentro de suas possibilidades. AULA
02 Para esta aula desenvolver atividades práticas ao ar livre (quadra,
pátio, sala de aula, ou outros espaços adaptados de acordo à realidade de
cada escola). Sugestões de
atividades:
Dividir a turma em grupo, mas sem grupamentos, podendo ser selecionado
fileira para cada rodada. O professor sorteia uma palavra e coloca a quantidade de espaço
equivalente a quantidade de letras daquela palavra. Após o sorteio da palavra, o professor irá sortear a quantidade de
dicas para aquela determinada palavra.
Cada aluno no respectivo lugar, fara no seu caderno ou folha
distribuída pelo professor; Sortear a letra e tema para cada rodada;
O professor ter o
cuidado de manter os outros alunos afastados, já devidamente orientados como
se portar no ambiente escolar em período de pandemia. Dividir a turma em
grupos, dependendo do espaço, fazer mais de um tabuleiro de jogo da velha.
Pode ser adaptado para todas as turmas.
Utilizar data show
e marcar o tempo AULA 03 1º MOMENTO: Nesta aula promover um
momento de reconhecimento de trajetória dos alunos e de acolhida com empatia
das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.
Relacionar a bagagem ao Componente Curricular Educação Física. O QUE TRAGO NA BAGAGEM? CONDUÇÃO Responder as questões em relação à Bagagem do
Componente Curricular Educação Física 1. Você se interessa pelo estudo da Educação Física?
Como você colabora para que seu tempo de estudo seja o mais aproveitável
possível? 2. Como é a sua participação nas aulas de
Educação Física? Leve em consideração questões como: Você participa? Tem interesse, compromisso,
responsabilidade e afetividade? Justifique. 3. O que trago na bagagem em relação ao que
aprendi no ano de 2021? 4. Mas o que é mesmo Educação Física? Escreva sua
definição. 5. A Educação Física é importante? Por quê? 6. Desde quando existe a Educação Física? 7. Quais são as modalidades desportivas que mais
gosta de participar? Quais são as suas habilidades em relação a esse
desporto? 8. Em que o estudo da Educação Física contribui
para sua vida cotidiana? 9. Que emoções/ sentimentos você sente quando
participa das aulas de Educação Física? Por quê? 10. Quais são as expectativas para este ano de
2022? 11. Como gostaria de estudar o componente durante
esse ano? Após responderem o questionário socializar as
respostas dos alunos, em seguida direcionar para a apresentação do componente
curricular Educação Física. 2º
MOMENTO: APRESENTAÇÃO
DO COMPONENTE EDUCAÇÃO FÍSICA Apresentação
do componente Educação Física no vídeo a seguir traz reflexão e
sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do
que apenas "jogar"! Maneira lúdica de mostrar aos alunos o que é,
sua importância e o prazer em participar desse momento! Vídeo
1: O que é Educação Física? https://www.youtube.com/watch?v=foVvpAvJ0LE Duração:
04:06 Vídeo
2: Educação Física Escolar: qual a sua importância? https://www.youtube.com/watch?v=9tyvjssXcDw Duração:
04:38 ü Para finalizar apresentar o
componente curricular Educação Física (O que é, a importância, as vantagens e
os benefícios, Apresentar e discutir o texto em anexo: Você sabe o que é
Educação Física? O termo
Educação Física remete à ideia de educar o físico. Mas o que isso significa?
Fortalecer a musculatura? Praticar esportes? Adquirir postura? Bem, a
Educação Física nasceu como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os
indivíduos a partir dos seus corpos. Ou seja: a Educação Física está
historicamente atrelada a um método de dominação do indivíduo. Para melhor
compreendermos como esse processo acontece, é necessário recorrer a um
conceito importante do filósofo Michel Foucault: corpos dóceis. Segundo ele,
a sociedade moderna (constituída a partir das Revoluções Industrial e
Francesa) foi marcada pelo êxodo rural e consequentemente pelo inchaço de
pessoas nas grandes cidades europeias. Dito de maneira bastante simplificada,
uma vez que as autoridades não tinham pessoas suficientes para trabalhar, foi
preciso desenvolver um método em que as pessoas controlassem a si mesmas: a
vigia. Trata-se de um mecanismo em que a pessoa se sente vigiada
constantemente e que, portanto, dificilmente fará algo que contrarie as
regras sociais. Um desses mecanismos é o controle do corpo: ora, à medida que
o corpo é disciplinado, sua conduta está sendo disciplinada. É possível,
portanto, entender que tornar o corpo dócil – ou disciplinado – já foi um dos
papéis fundamentais da Educação Física. Hoje em dia
as coisas mudaram. Há alguns autores, como Medina, por exemplo, que afirmam
que a Educação Física não cuida apenas do corpo, mas antes de tudo da mente.
A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área
que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do
corpo em movimento. Explicando: o objetivo desse componente curricular não é
fazer com que as pessoas saibam jogar futebol, mas sim que elas consigam
vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre o
comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e venda de
atletas, dentre outras coisas. É por isso que Medina afirma que a Educação
Física trabalha corpo e mente. RONDINELLI, Paula. "O que é Educação Física?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/o-que-educacao-fisica.htm. Acesso em 17 de abril de 2021 AULA 04 O professor durante essa aula deverá fazer o exame
Biométrico dos alunos, antes disso explicar para que é utilizado e a sua
importância. O Exame Biométrico é utilizado nas escolas pelos profissionais de
Educação Física para fazer o levantamento de dados dos alunos e verificar se
o seu peso está ideal. Deslocar os alunos para um espaço para mensurar as
medidas corporais (peso e altura). Fazer as anotações de cada aluno na planilha por
turma (em anexo). Através da fórmula calcular o IMC e analisar o resultado de
acordo a tabela da OMS (em anexo). Material necessário: balança, fita métrica. Enquanto tiver mensurando as medidas (peso e
altura) de um grupo, os demais alunos deverão preencher individualmente o questionário
de Avaliação da Atividade Física (em anexo) A realização do
questionário sugerido, simples e objetivo, pode servir para acompanhar
modificações no estilo de vida ativo ou sedentário, além de auxiliar nas
orientações das modificações necessárias à promoção da saúde nos
adolescentes. ü Caso o tempo não for suficiente, socializar as questões apresentadas no questionário na próxima aula. Observação: Durante esse período da sequência os professores
deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos
dispostos na planilha (em anexo). (Traçar o perfil de cada turma, identificar
alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros
pontos |
RECURSOS: ( ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) notebook ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular; ( )
Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência
quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário