SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTE |
|
Tema: A Tecnologia e as
Competências Socioemocionais: Reflexões Necessárias Tema Intercurricular: Valores em Pauta:
Aprendizagens Significativas e Inovadoras em Sala de Aula (Quais emoções as cores me despertam nas obras
de Luciano Martins) |
Objeto do conhecimento: Contextos e Práticas, Elementos da Linguagem,
Processos de Criação |
Unidade Temática: Artes
Visuais/Artes Integradas Ano:
6º e 7º Período: 01/02 a 17/03/2023 Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das
artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros
e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais
(ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento
etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão
artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.). (EF15AR90BA) Experimentar diferentes formas de expressão
artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de
materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não
convencionais (EF69AR118BA) Analisar os elementos constitutivos das Artes
Visuais: efeitos de luz e sombra, ilusão de ótica e a cor ligada ao
significado e a emoção, na apreciação de diferentes produções artísticas. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
5. Mobilizar recursos
tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística. 4. Experienciar a
ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando
espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte. 8. Desenvolver a
autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas
artes. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e
internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões
de mundo. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular
a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
Informações
para os alunos: Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos 1ª AULA: 1º Momento:
ACOLHIMENTO, BOAS VINDAS! -
Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos Professor, após a apresentação faça a dinâmica com os alunos Dinâmica: Recebendo Elogios Depois de terminada essa brincadeira, peça a turma para fazer um
cartaz com as anotações e colar na sala. Professor explique aos alunos o que é arte, sobre a importância do
estudo de arte e em seguida faça o levantamento de conhecimento prévio e aplique a atividade ·
O que
é Arte para você? ·
Você
gosta de estudar sobre a Arte? Como você gostaria de estudar esse componente? 2º Momento: Professor apresente o
texto aos alunos “A Arte na nossa vida”. A
arte está em nossa vida, embora na maioria das vezes não nos damos conta
disso. Você pode pensar que não conhece arte, que não convive com objetos
artísticos, mas estamos todos muito próximos dela. Ao acordar pela manhã e
olhar o relógio para saber a hora, você tem o primeiro contato do dia com a
arte. O relógio, qualquer que seja o seu modelo, passou por um processo de
produção que exigiu planejamento. A roupa que vestimos a caneta que
utilizamos, os móveis que usamos são claro exemplo de como a arte se faz
presente no nosso dia a dia. Por
meio da arte é possível nos comunicarmos com o mundo, expressarmos nossos
sentimentos e ideias. Por isso a arte pode divertir e incomodar as pessoas.
Ela pode nos fazer pensar em coisa que em geral não observamos, à primeira
vista, no dia a dia. http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html Observe as
imagens a seguir e responda às questões. 1 – Em
quais imagens estão representadas cenas ou objetos que você conhece? 2 – Em sua opinião, quais imagens podem ser
consideradas formas de arte? 3
- Responda: ·
Qual o
sentimento você tem quando está na aula de arte? ·
Você
acha que a aula de arte te ajuda no seu dia a dia? ·
Para
você o que é preciso para uma pessoa ser um artista? ·
Por
que o mundo precisa de arte? ·
Como conseguimos
ver as transformações do mundo através da arte? 2ª AULA 1º Momento:
O Monstro das Cores. O livro trabalha com cinco
emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo e calma. Para cada uma foi
designada uma cor: amarelo, azul, vermelho, preto e verde, respectivamente. Um
monstrinho confuso não sabe expressar o que lhe passa. Ele conta com a ajuda
de uma amiguinha para colocar ordem em todas as emoções que não consegue
explicar. Nessa aula iremos trabalhar as emoções e cores. 1) Leia o livro “O monstro das
cores”, de Anna Llenas. Quem puder, pode assistir a leitura do livro nesse
link: https://www.youtube.com/watch?v=x5c2O90WsmQ.
Ou leia o texto. Mas... e agora? Sabe dizer o que você está sentindo? 2) Agora responda: 2º Momento: Agora você é o artista, mão na massa – Vamos fazer um termômetro
das emoções? Segue em anexo os desenhos O mais legal do termômetro das emoções que vamos confeccionar é que
pode ser feito pelo aluno. Isso é um plus, posto que
pode internalizar o significado das emoções, aprendendo a nomear o que sente
com mais facilidade. Material
necessário:
·
Fichas das emoções para colorir (em anexo) ·
Cartolina de cor ·
Lápis de cor ·
Pregadores de madeira ·
Caneta preta ·
Washitapes ( Fita decorativa) ·
Cola bastão Como
preparar:
Primeiramente você deve
fornecer os nomes das emoções a serem trabalhadas. Neste caso, optamos por
fazer umas fichas retangulares, em cartolina. Com uso do rotulador escrevi
cada emoção em uma ficha. A ideia é apresenta-las, uma ao lado da outra. Pergunte ao aluno se ele pode
descrever situações em que sente raiva, alegria, tristeza, calma, medo… Depois, apresente as fichas das
cinco emoções (imprime os desenhos disponíveis em anexo). Peça ao aluno que
observe as expressões do monstrinho e identifique que emoção está sentindo. Após relacionar emoção e
desenho dos monstrinhos, devemos dar uma cor a cada emoção. Seria legal
deixar que o aluno escolha as cores, ainda que sejam arbitrárias e não sejam
aquelas que previamente podemos conceber para tal emoção. https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro/ 3ª AULA 1º Momento: Relembrando
Cores CORES QUARTENÁRIAS 2º Momento: Dê sentimentos as cores, siga o exemplo e as suas
emoções: ·
Vermelho- Amor, paixão, energia, violência. ·
Azul- ·
Verde- ·
Amarelo- ·
Laranja- ·
Rosa- ·
Cinza- ·
Branco- ·
Roxo- ·
Citrino- Desenhe o que está
sentindo e escreva o motivo: 4ª AULA 1º Momento: MISTURANDO AS CORES Peça aos alunos para assistir o Vídeo (Mistura de cores- Primárias, secundárias e terciárias) Vídeo das cores: https://www.youtube.com/watch?v=qFF6IL-1o-k 2º Momento: Com esse experimento quais foram as cores encontradas? ·
Essas cores que foram encontradas pertencem a qual grupo? Escreva os
nomes das cores nas bexigas e em seguida escreva as emoções que as cores
transmitem. ·
São cores primárias? ·
São cores secundárias? ·
São cores terciárias? Para Casa: Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o açafrão que cor terei? Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o corante que cor terei? Se eu
pegar um pouco de cola e misturar o café que cor terei? 5ª AULA 1º Momento: LUCIANO MARTINS Luciano Martins (Porto Alegre, 5 de setembro de 1996) é um artista plástico brasileiro que se
tornou muito conhecido por conta de sua pintura que lembram traços infantis,
porém lúdicos. É um dos artistas
mais vendáveis da sua geração. Suas obras pintadas com tinta aquarela pra
trabalho, Luciano Martins foi convidado, juntamente com suas obras, para
estar à frente de muitas organizações não governamentais, como a APAE de Santos, Pomerode, ABRALE e Arte solidária. Criador de um
manifesto artístico que se baseia nos registros de sua vivência e nas coisas
que ocorrem no dia a dia, o artista tenta influenciar aqueles que apreciam
suas telas a construírem um olhar mais positivo sobre a vida. Com seus traços
tornou-se um dos profissionais mais respeitados de sua geração[1]. Já realizou
mais de 100 exposições regionais, nacionais e internacionais[2], e ainda realiza
um trabalho educacional com alunos da rede pública e privada, fazendo com que
as crianças também se apaixonem pela arte. Gostava de brincar que era dono de sua própria editora e
começava a criar histórias em quadrinhos[3]. No decorrer
dos anos, Luciano foi crescendo e começou a trabalhar como criador de charges nos jornais do
bairro onde morava. Em 1986, aos 20 anos, como não conseguiu trabalhar em
outros grandes jornais, ele entrou na área da publicidade e propaganda na
empresa Martins Andrade Comunicação, como estagiário e depois como diretor de
arte, onde ele traduzia para o desenho as ideias dos publicitários da agência[4][2]
As cores nos causam sensações e
podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até nosso humor. Agora é a sua vez: 2º Momento: ATIVIDADE ·
Luciano
gostava de brincar que era dono de sua própria editora e gostava de criar
histórias em quadrinhos. Crie uma pequena história em quadrinhos a partir das
3 obras acima. ·
Em
quais telas aparecem as cores secundárias? Quais emoções essas cores lhe
transmite? ·
Quais
as organizações que o artista Luciano Martins está a frente? ·
Quantas
exposições regionais, nacionais e internacionais Luciano Martins realizou? ·
Luciano
Martins realiza um trabalho educacional com alunos fazendo com que as
crianças se apaixonem pela arte, você também é apaixonado pela arte? ·
Cite
algumas obras de Luciano Martins 6ª AULA 1º Momento: LUCIANO MARTINS ·
Peça aos alunos
para assistir o vídeo -
Exposição Mundo Lúdico de Luciano Martins [FCRS] - 2017
Acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA 2º Momento: Atividade ·
Ao
assistir o vídeo o que mais lhe chamou a atenção? ·
O que ele
falou sobre a vida dele? Relate em um pequeno texto como foi a carreira de
Luciano Martins. ·
Você
gosta de apreciar artes desse tipo? ·
Descreva
quais emoções você sentiu ao ver as obras do artista Luciano Cruz. ·
Quais
animais estão presentes nas obras de Luciano Martins? ·
Escolha
uma das obras do artista Luciano Martins, desenhe e pinte usando as cores que
você gosta. CAPRICHE! Referências
acessadas em 20/02/2023 https://www.google.com/search?q=cores+atividades&tbm=isch&ved=2ahUKEwjIi- https://www.google.com/search?q=luciano+martins+artista+plastico&rlz=1C1GCEA https://www.google.com/search?q=cores+prim%C3%A1rias+secund%C3%A1rias+e+terci%C3%A1rias& https://www.youtube.com/watch?v=IBhnguJe4qA https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte&tbm=isch&ved= https://www.google.com/search?q=imagens+de+arte+moveis&tbm https://www.google.com/search?q&tbm=isch&ictx= https://www.educlub.com.br/como-fazer-um-termometro-das-emocoes-ou-um-emocionometro http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/03/a-arte-na-nossa-vida.html O Senhor é a
minha luz a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida;
de quem me recearei? ( Salmos 27:1
) |
RECURSOS:(
) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x ) Vídeo; ( x ) Computador; (
) Jogos; ( x ) Textos Informativos;
(x ) Outros: |
AVALIAÇÃO:(
) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x )
Avaliação da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário