1ª SD Produção Textual 2022

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Leitura, Interpretação e Produção Textual– 2022

 

Ano/Série: 6º, 7º, 8º e 9º      Período: 03/03/2022 e 11/03/2022       Nº de Aulas: 6

 

CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico- Literário, Campo de atuação na vida pública.

TEMA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO, AFETIVIDADE E CONHECIMENTO

 

PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO:  

 

LEITURA: Interpretação Textual: questionários diagnósticos; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto;

ORALIDADE: Oralização; Conversação espontânea; Participação e troca de ideias coletiva;

 

PRODUÇÃO TEXTUAL: Vocabulário da vida;

 

COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC

 

1- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

 

5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

 

9. Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.

 

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

 

 

HABILIDADES DA BNCC:

(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

 

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

 

(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM FOCO:

Protagonismo: Identificar as próprias potencialidades e capacidades e se reconhecer como principal agente transformador do seu próprio caminho. Tomar para si o rumo de seus projetos pessoais e profissionais. Agir como cidadão global, responsável, disciplinado e atento, um cidadão participante e ativo da sociedade democrática.

 

Lidar com as emoções: Apresentar estabilidade emocional, exteriorizar emoções. Compreender o ambiente no qual está inserido, as mudanças corporais, as fases da vida, ponderar expectativas. Refletir sobre sentimentos, como insegurança, medo, solidão, raiva, decepção, e entender a raiz dessas sensações, conversar com familiares e amigos e/ou profissionais de saúde mental. Negar ativamente soluções que envolvam atos violentos ou consumo de drogas.

 

Empatia: Considerar as opiniões e pontos de vista do outro, não apenas as suas. Respeitar o outro, colocando-se no seu lugar e valorizando a sua história e sua importância.

 

Responsabilidade: Reconhecer suas obrigações enquanto cidadão e enquanto ser participativo da sociedade, identificando o seu papel, suas expectativas, suas inseguranças e constantemente revendo o que é de sua responsabilidade.

 

Autoconhecimento: Conhecer a si mesmo, suas emoções e expectativas. Administrar desejos, anseios, defeitos e qualidades. Ser disciplinado e eficiente na busca pela realização de seus objetivos.

 

Comunicação: Expressar opiniões e sentimentos através de emoções e palavras, escritas e/ou faladas. Ouvir o outro, considerar seu ponto de vista. Ser engajado e interessado na troca de ideias e no debate de opiniões, respeitando o outro, mesmo quando discordar.  

 

Conhecimento Inter e intrapessoal: Conhecer a própria história (planeta, nação, etnia, grupo social, família) e a do outro. Relatar experiências e escutar a história de vida do outro, distinguindo-se e identificando-se. Reconhecer privilégios e as dificuldades tanto de si quanto do outro.

 

Curiosidade para aprender:  Capacidade de cultivar o forte desejo de aprender e de adquirir conhecimentos, ter paixão pela aprendizagem.

 

Imaginação criativa: Capacidade de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, aprendendo com seus erros, ou a partir de uma visão de algo que não se sabia.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

*           1ª, 2ª AULAS  -

1ª ETAPA

- Professor, sugerimos que para iniciar as aulas de Leitura, Interpretação e Produção Textual, retome alguns conceitos com os estudantes: o que é uma reflexão? Por que é importante pensar e refletir sobre determinado assunto ou tema?

Significado de Reflexão: substantivo feminino. Ação ou efeito de refletir, de se desviar da direção original. Meditação, pensamento ou análise detalhada sobre um assunto, sobre si próprio ou sobre algum problema ou sentimento. Atributo de quem se comporta com prudência. Análise acerca de um determinado tema. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2020.

2ª ETAPA

SENSIBILIZAÇÃO

- Professor(a), do mesmo modo que é importante explicitar aos estudantes no momento da apresentação do objeto de conhecimento, as habilidades específicas que serão foco da aula, é fundamental também, apresentar e mobilizar a competência socioemocional que será foco de desenvolvimento intencional.

- Para essa Sequência de Atividades, a competências serão a tolerância ao estresse e pensamento crítico. Para iniciar esse diálogo, faça uma conversa para perguntar aos estudantes sobre possíveis situações difíceis que tenham passado nesse período de isolamento social, aproveitando para engajá-los na discussão a partir de suas vivências.

-Registre na lousa/quadro digital a definição da competência para ser retomada quando necessário. Tolerância ao estresse está relacionada à capacidade de administrar sentimentos desagradáveis e encontrar formas de lidar com eles de forma mais construtiva.

- Será importante, o(a) professor(a) estar preparado(a) para acolher a turma e redirecionar o diálogo para pensar nas estratégias de superação dessas dificuldades.

- Esse será o momento de estabelecer um diálogo entre o desenvolvimento das competências socioemocionais e as habilidades linguísticas (leitura e produção de discurso argumentativo) requeridas para a atividade. Importante compreender que nem sempre essa relação será expressada de forma direta ou explícita, mas que se substancia implicitamente dentro do processo de aprendizagem.

Seguem algumas perguntas que podem apoiar nesse momento integrado de levantamento de conhecimentos prévios:

• Você se lembra do que lhe gerava algum estresse no ambiente escolar antes da pandemia? Cite exemplos.

• O que ou quais situações geraram mais estresse em você no período de distanciamento? Compartilhe alguns.

• Como podemos lidar melhor com situações desagradáveis nesse contexto de pós-pandemia? Compartilhe estratégias.

• Você se interessa por ler e conhecer temas que geram opiniões divergentes?

• Sente ansiedade quando precisa construir um texto, seja falado ou escrito, que seja argumentativo e sustente suas opiniões?

Importante: o desenvolvimento da competência tolerância ao estresse é uma importante ferramenta para lidar com as diversas situações complexas e desafiadoras que o momento atual tem nos apresentado dentro da escola e para além dela. Explore essa questão com a turma!

*           3ª, 4ª AULAS  -

1ª ETAPA

- Professor, sugere-se como atividade diagnóstica de reflexão, oralidade, leitura e escrita, o texto: VOCABULÁRIO DA VIDA. Informe aos alunos que para termos tolerância, empatia, autoconhecimento, resiliência, amor ao próximo, é preciso estar sempre conectado com palavras importantes e que servem de guia em nossa caminhada.

- Disponibilize o texto O VOCABULÁRIO DA VIDA, para os alunos, e em seguida solicite  a leitura individual e silenciosa, e depois faça uma leitura clara e em voz alta para a turma, e ao final socialize com a turma as palavras e a mensagem do texto.

2ª ETAPA

- Professor, após a leitura do texto com a turma, oriente-os em relação a atividade que deverá ser individual para podermos analisar a capacidade de entendimento, escrita, leitura e oralidade dos alunos.

- Informe aos estudantes que deverão criar individualmente os seus VOCABULÁRIOS DA VIDA, a partir da seleção de palavras que para eles tenham significados importantes e relevantes. Deverão realizar a atividade utilizando do alfabeto, ou seja selecionarão palavra a partir da letra A, até a letra Z. Aproveite para trabalhar algumas competências socioemocionais com os estudantes através das questões abaixo:

Quais são os principais valores que um estudante deve ter?

Quais são as atitudes que definem um estudante protagonista?

Qual a importância da escola em sua vida?

*           5ª, 6ª AULAS  - SOCIALIZAÇÃO DOS VOCABULÁRIOS DA VIDA

1ª ETAPA

- Após, a realização da atividade, é hora da apresentação oral dos estudantes. Deixe-os ensaiar e oriente como deve ser uma apresentação oral. Lembre a turma que respeitar e ouvir o colega quando ele apresenta uma atividade avaliativa é uma das atitudes positivas de um adolescente protagonista.

- Após todos os terem apresentado, faça uma avaliação oral ou escrita com os alunos acerca do entendimento deles sobre o tema e atividades propostas.

- Lembre-se de recolher as produções dos alunos, pois é um diagnóstico importantíssimo e que deverá ser analisado para reescrita.

 

AVALIAÇÃO EM PROCESSO

             Ao final de cada aula, é importante realizar uma breve conversa de avaliação sobre como os estudantes estão percebendo o exercício da competência socioemocional priorizada, formulando perguntas que os ajudem a manter a conexão entre o que vivenciam nas aulas e as suas experiências fora da escola. Além disso, a partir dessa reflexão, convide os estudantes a planejarem, cada um, uma ação que pode ser realizada com vistas a exercitar de modo intencional o desenvolvimento daquela competência

AUTOAVALIAÇÃO – MEDIAÇÃO

           Também é importante, em seu momento de reflexão, professor(a), registrar uma autoavaliação sobre a sua mediação do processo de desenvolvimento das competências socioemocionais, a partir de perguntas como:

• Como você, professor(a) se avalia nas etapas dessa aula, do planejamento à avaliação?

• Foi possível identificar o desenvolvimento da competência socioemocional em foco nos estudantes?

• As estratégias metodológicas utilizadas promoveram a aprendizagem entre pares?

• Saberia identificar quais estudantes mais se empenharam nas atividades?

• Saberia identificar os estudantes que tiveram dificuldades e/ou não se mostraram muito motivados com alguma atividade? Se sua resposta for sim, que tipo de apoio e/ou estratégias acredita ser necessário para retomar nos próximos encontros?

 

 

 

 

RECURSOS:

(  ) Resumo          (  ) Data show;            (  ) Jornal;           (  ) Revista;          (   ) Vídeo;

(  ) Computador;       (  ) Jogos;         (  ) Livro didático;       (  ) Informativos.

 

 

AVALIAÇÃO:

(  ) Prova;        (  ) Trabalho;      (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (     );      (  ) Seminários;

(  ) Apresentação oral;             (  ) Observação do desempenho do aluno;                (  )  cartaz;

(  ) Debate;          (  ) Relatórios;         (  ) Avaliação escrita;         (  ) Avaliação da participação;

 

 

Professor é importante:

Incluir as competências gerais da Base na aula.

  • Fomentar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  • Apropriar-se de novas ferramentas pedagógicas, com a sala de aula invertida.
  • Rever sua maneira de conduzir a aula, colocando o aluno no centro do processo.
  • Trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma progressiva (ensino espiralado).

Fazer uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar indicadores que ajudem no seu trabalho.

 

 VOCABULÁRIO DA VIDA

 

Adeus: É quando o coração que parte deixa a metade com quem fica. 
Amigo: É alguém que fica para ajudar quando todo mundo se afasta. 
Amor ao próximo: É quando o estranho passa a ser amigo que ainda não abraçamos. 
Caridade: É quando a gente está com fome, só tem uma bolacha e reparte. 
Carinho: É quando a gente não encontra nenhuma palavra para expressar o que sente e fala com as mãos, colocando o fago em caca dedo. 
Ciúme: É quando o coração fica apertado porque confia em si mesmo. 
Cordialidade: É quando amamos muito uma pessoa e tratamos todo mundo da maneira que o tratamos. 
Entendimento: É quando um velhinho caminha devagar na nossa frente e a gente estando apressado não reclama. 
Evangelho: É um livro que só se lê bem com o coração. 
Evolução: É quando a gente está lá na frente e sente vontade de buscar quem ficou para trás. 
Fé: É quando a gente diz que vai escalar um everest e o coração já o considera feito. 
Filhos: É quando deus entrega a jóia em nossa mão e recomenda cuidá-la. 
Fome: É quando o estômago manda um pedido para a boca e ela silencia. 
Inimizade: É quando a gente empurra a linha do afeto para bem distante. 
Inveja: É quando a gente ainda não descobriu que pode ser mais e melhor do que o outro. 
Lealdade: É quando a gente prefere morrer que trair a quem ama. 
Lágrima: É quando o coração pede aos olhos que falem por ele. 
Mágoa: É um espinho que a gente coloca no coração e se esquece de retirar. 
Maldade: É quando arrancamos as asas do anjo que deveríamos ser. 
Morte: Quer dizer viagem, transferência ou qualquer coisa com cheiro de eternidade. 
Netos: É quando deus tem pena dos avós e manda anjos para alegrá-los. 
Ódio: É quando plantamos trigo o ano todo e estando os pendões maduros a gente queima tudo em um dia. 
Orgulho: é quando a gente é uma formiga e quer convencer os outros de que é um elefante. 
Paz: É o prêmio de quem cumpre o dever. 
Perdão: é uma alegria que a gente se dá e que pensava que jamais a teria. 
Perfume: É quando mesmo de olhos fechados a gente reconhece quem nos faz feliz. 
Pessimismo: É quando a gente perde a capacidade de ver em cores. 
Preguiça: É quando entra vírus na coragem e ela adoece. 
Raiva: É quando colocamos uma muralha no caminho da paz. 
Saudade: É estando longe, sentir vontade de voar, e estando perto, querer parar o tempo. 
Simplicidade: É o comportamento de quem começa a ser sábio. 
Sinceridade: É quando nos expressamos como se o outro estivesse do outro lado do espelho. 
Solidão: É quando estamos cercado por pessoas, mas o coração não vê ninguém por perto. 
Ternura: É quando alguém nos olha e os olhos brilham como duas estrelas. 
Vaidade: É quando a gente abdica da nossa essência por outra, geralmente pior.

 

Luiz Gonzaga Pinheiro

 

 

 

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