SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Leitura, Interpretação e
Produção Textual– 2022 |
Ano/Série: 6º, 7º, 8º e 9º Período: 03/03/2022 e 11/03/2022 Nº de Aulas: 6 |
CAMPO DE ATUAÇÃO: Artístico-
Literário, Campo
de atuação na vida pública. |
TEMA:
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO, AFETIVIDADE E CONHECIMENTO |
PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS
DE CONHECIMENTO: LEITURA:
Interpretação Textual: questionários diagnósticos; Estratégias de leitura:
apreender os sentidos globais do texto; ORALIDADE:
Oralização; Conversação espontânea; Participação
e troca de ideias coletiva; PRODUÇÃO
TEXTUAL: Vocabulário da vida; |
COMPETÊNCIAS GERAIS: BNCC 1-
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de
uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer
à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a
análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas,
elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções
(inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 9.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreender a língua como fenômeno
cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível
aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades
de seus usuários e da comunidade a que pertencem. 3. Ler, escutar e produzir textos
orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de
atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo
a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e
continuar aprendendo. 5. Empregar, nas interações sociais, a
variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s)
interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual. 9. Envolver-se em práticas de leitura
literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição,
valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como
formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo
o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura. 10. Mobilizar
práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas
digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de
compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar
diferentes projetos autorais. |
HABILIDADES DA BNCC: (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e
entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música,
artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros
textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos. (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e Compreender
– selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequadas a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –,
romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas
brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de
enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás,
poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeopoemas, poemas
visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e
estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. (EF67LP30)
Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense,
mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em
quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou
de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao
gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador,
utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando
conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir
os discursos direto e indireto. (EF67LP32) Escrever palavras com correção
ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita. (EF67LP33) Pontuar textos adequadamente. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS EM FOCO: Protagonismo: Identificar as próprias
potencialidades e capacidades e se reconhecer como principal agente
transformador do seu próprio caminho. Tomar para si o rumo de seus projetos
pessoais e profissionais. Agir como cidadão global, responsável, disciplinado
e atento, um cidadão participante e ativo da sociedade democrática. Lidar com as emoções:
Apresentar estabilidade emocional, exteriorizar emoções. Compreender o
ambiente no qual está inserido, as mudanças corporais, as fases da vida,
ponderar expectativas. Refletir sobre sentimentos, como insegurança, medo,
solidão, raiva, decepção, e entender a raiz dessas sensações, conversar com
familiares e amigos e/ou profissionais de saúde mental. Negar ativamente
soluções que envolvam atos violentos ou consumo de drogas. Empatia:
Considerar as opiniões e pontos de vista do outro, não apenas as suas.
Respeitar o outro, colocando-se no seu lugar e valorizando a sua história e
sua importância. Responsabilidade: Reconhecer suas obrigações
enquanto cidadão e enquanto ser participativo da sociedade, identificando o
seu papel, suas expectativas, suas inseguranças e constantemente revendo o
que é de sua responsabilidade. Autoconhecimento:
Conhecer a si mesmo, suas emoções e expectativas. Administrar desejos,
anseios, defeitos e qualidades. Ser disciplinado e eficiente na busca pela
realização de seus objetivos. Comunicação: Expressar opiniões e
sentimentos através de emoções e palavras, escritas e/ou faladas. Ouvir o
outro, considerar seu ponto de vista. Ser engajado e interessado na troca de
ideias e no debate de opiniões, respeitando o outro, mesmo quando
discordar. Conhecimento
Inter e intrapessoal: Conhecer a própria história (planeta,
nação, etnia, grupo social, família) e a do outro. Relatar experiências e
escutar a história de vida do outro, distinguindo-se e identificando-se.
Reconhecer privilégios e as dificuldades tanto de si quanto do outro. Curiosidade
para aprender: Capacidade de cultivar o forte desejo de
aprender e de adquirir conhecimentos, ter paixão pela aprendizagem. Imaginação
criativa: Capacidade de gerar novas maneiras
de pensar e agir por meio da experimentação, aprendendo com seus erros, ou a
partir de uma visão de algo que não se sabia. ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
1ª, 2ª AULAS
- 1ª ETAPA - Professor,
sugerimos que para iniciar as aulas de Leitura, Interpretação e Produção
Textual, retome alguns conceitos com os estudantes: o que é uma reflexão? Por
que é importante pensar e refletir sobre determinado assunto ou tema? Significado
de Reflexão: substantivo feminino. Ação ou efeito de refletir, de se desviar
da direção original. Meditação, pensamento ou análise detalhada sobre um
assunto, sobre si próprio ou sobre algum problema ou sentimento. Atributo de
quem se comporta com prudência. Análise acerca de um determinado tema.
Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2020. 2ª ETAPA SENSIBILIZAÇÃO - Professor(a), do mesmo modo que é
importante explicitar aos estudantes no momento da apresentação do objeto de
conhecimento, as habilidades específicas que serão foco da aula, é
fundamental também, apresentar e mobilizar a competência socioemocional que
será foco de desenvolvimento intencional. - Para essa Sequência de Atividades,
a competências serão a tolerância ao estresse e pensamento crítico. Para
iniciar esse diálogo, faça uma conversa para perguntar aos estudantes sobre
possíveis situações difíceis que tenham passado nesse período de isolamento
social, aproveitando para engajá-los na discussão a partir de suas vivências.
-Registre na lousa/quadro digital a
definição da competência para ser retomada quando necessário. Tolerância ao
estresse está relacionada à capacidade de administrar sentimentos
desagradáveis e encontrar formas de lidar com eles de forma mais construtiva.
- Será importante, o(a) professor(a)
estar preparado(a) para acolher a turma e redirecionar o diálogo para pensar
nas estratégias de superação dessas dificuldades. - Esse será o momento de estabelecer
um diálogo entre o desenvolvimento das competências socioemocionais e as
habilidades linguísticas (leitura e produção de discurso argumentativo)
requeridas para a atividade. Importante compreender que nem sempre essa
relação será expressada de forma direta ou explícita, mas que se substancia
implicitamente dentro do processo de aprendizagem. Seguem algumas perguntas que podem
apoiar nesse momento integrado de levantamento de conhecimentos prévios: • Você se lembra do que
lhe gerava algum estresse no ambiente escolar antes da pandemia? Cite
exemplos. • O que ou quais
situações geraram mais estresse em você no período de distanciamento?
Compartilhe alguns. • Como podemos lidar
melhor com situações desagradáveis nesse contexto de pós-pandemia?
Compartilhe estratégias. • Você se interessa por
ler e conhecer temas que geram opiniões divergentes? • Sente ansiedade
quando precisa construir um texto, seja falado ou escrito, que seja
argumentativo e sustente suas opiniões? Importante: o desenvolvimento da
competência tolerância ao estresse é uma importante ferramenta para lidar com
as diversas situações complexas e desafiadoras que o momento atual tem nos
apresentado dentro da escola e para além dela. Explore essa questão com a
turma!
3ª, 4ª AULAS
- 1ª ETAPA -
Professor, sugere-se como atividade diagnóstica de reflexão, oralidade,
leitura e escrita, o texto: VOCABULÁRIO DA VIDA. Informe aos alunos que para
termos tolerância, empatia, autoconhecimento, resiliência, amor ao próximo, é
preciso estar sempre conectado com palavras importantes e que servem de guia
em nossa caminhada. -
Disponibilize o texto O VOCABULÁRIO DA VIDA, para os alunos, e em seguida
solicite a leitura individual e
silenciosa, e depois faça uma leitura clara e em voz alta para a turma, e ao
final socialize com a turma as palavras e a mensagem do texto. 2ª ETAPA - Professor, após a
leitura do texto com a turma, oriente-os em relação a atividade que deverá
ser individual para podermos analisar a capacidade de entendimento, escrita,
leitura e oralidade dos alunos. -
Informe aos estudantes que deverão criar individualmente os seus VOCABULÁRIOS
DA VIDA, a partir da seleção de palavras que para eles tenham significados
importantes e relevantes. Deverão realizar a atividade utilizando do
alfabeto, ou seja selecionarão palavra a partir da letra A, até a letra Z.
Aproveite para trabalhar algumas competências socioemocionais com os
estudantes através das questões abaixo: Quais
são os principais valores que um estudante deve ter? Quais
são as atitudes que definem um estudante protagonista? Qual
a importância da escola em sua vida?
5ª, 6ª AULAS
- SOCIALIZAÇÃO DOS VOCABULÁRIOS DA VIDA 1ª ETAPA -
Após, a realização da atividade, é hora da apresentação oral dos estudantes.
Deixe-os ensaiar e oriente como deve ser uma apresentação oral. Lembre a
turma que respeitar e ouvir o colega quando ele apresenta uma atividade
avaliativa é uma das atitudes positivas de um adolescente protagonista. - Após todos os terem
apresentado, faça uma avaliação oral ou escrita com os alunos acerca do
entendimento deles sobre o tema e atividades propostas. - Lembre-se de
recolher as produções dos alunos, pois é um diagnóstico importantíssimo e que
deverá ser analisado para reescrita. AVALIAÇÃO
EM PROCESSO Ao final de cada aula, é
importante realizar uma breve conversa de avaliação sobre como os estudantes
estão percebendo o exercício da competência socioemocional priorizada,
formulando perguntas que os ajudem a manter a conexão entre o que vivenciam
nas aulas e as suas experiências fora da escola. Além disso, a partir dessa
reflexão, convide os estudantes a planejarem, cada um, uma ação que pode ser
realizada com vistas a exercitar de modo intencional o desenvolvimento
daquela competência AUTOAVALIAÇÃO – MEDIAÇÃO
Também é importante, em seu
momento de reflexão, professor(a), registrar uma autoavaliação sobre a sua
mediação do processo de desenvolvimento das competências socioemocionais, a
partir de perguntas como: •
Como você, professor(a) se avalia nas etapas dessa aula, do planejamento à
avaliação? •
Foi possível identificar o desenvolvimento da competência socioemocional em
foco nos estudantes? •
As estratégias metodológicas utilizadas promoveram a aprendizagem entre pares?
•
Saberia identificar quais estudantes mais se empenharam nas atividades? •
Saberia identificar os estudantes que tiveram dificuldades e/ou não se
mostraram muito motivados com alguma atividade? Se sua resposta for sim, que
tipo de apoio e/ou estratégias acredita ser necessário para retomar nos
próximos encontros? RECURSOS: ( ) Resumo (
) Data show; ( ) Jornal; (
) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Computador; (
) Jogos; ( ) Livro didático; (
) Informativos. AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( );
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do aluno; ( )
cartaz; ( ) Debate; (
) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (
) Avaliação da participação; Professor é importante: Incluir
as competências gerais da Base na aula.
Fazer
uso da tecnologia para potencializar o aprendizado do aluno e gerar
indicadores que ajudem no seu trabalho. Adeus: É quando o coração que
parte deixa a metade com quem fica. |
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